segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dança Portuguesa “Patrimônio de Lisboa” em busca de apoio para participar do 38º Encontro de Folguedos no PI

A Dança Portuguesa “Patrimônio de Lisboa”, criada para representar Coroatá a partir dos festejos juninos deste ano, sob a coordenação do jovem Leandro Kleper, realizou belas apresentações e abrilhantou diversos arraiais, e não apenas do nosso município, mas de diversas cidades vizinhas ou, até mesmo, localizadas em outros estados, como Altos - PI.

O novo grupo cultural genuinamente coroataense, formado por aproximadamente 60 jovens, deixou de se apresentar em outros incontáveis números de arraiais, entre eles na capital São Luís - MA, unicamente por deficiência de patrocínio para o transporte dos brincantes.

Em conversa com a nossa reportagem, um dos integrantes da dança falou da dificuldade para conseguir patrocínio para que a colocassem "nos arraiais" e que a maior parte dos gastos, saiu mesmo do bolso dos brincantes e dos famosos paitrocinadores, até mesmo parlamentares, políticos, empresários, deixaram de patrociná-los e a Prefeitura Municipal de Coroatá, através de sua secretaria de Cultura, recusou-se a patrocinar no no primeiro momento. É lamentável saber que o poder público ou empresários não estejam interessados em contribuir para o enriquecimento da cultura do seu município ou simplesmente para a formação cultural dos jovens envolvidos, como um incentivo para sigam no caminho da retidão.

Após um esforço infinito e doações modestas que andaram longe de cobrir os gastos globais, a 
Dança Portuguesa "Patrimônio de Lisboa", mostrou o talento e a beleza fruto dos seus esforços. Entre contribuições que mais pareciam "esmolas" (com o perdão da palavra), como a de um vereador governista que doou apenas R$20 (isso mesmo, vinte reais), as duas maiores doações, frisa-se, foram feitas pela empresária Daniele Lima (Casa Codoense) e por Luís da Amovelar.

Mais uma vez a coordenação e brincantes da "Patrimônio de Lisboa" pede ajuda aos empresários e governistas da cidade para participar da segunda noite da 38ª edição do Encontro de Folguedos, a ser realizado na capital do Piauí entre os dias 1º e 6 do mês de julho, confira a programação completa clicando aqui.  Este é um importante evento cultural e nacional, uma oportunidade para representar a nossa cidade e o nosso estado ao lado de outros grupos maranhenses.  O grande desafio é, mais uma vez, com relação aos recursos para o custeio do transporte.

Para contribuir nesta nova oportunidade basta contatar com a coordenação pelos números (98) 82268044 ou (99) 91574090 – (99) 81105385; e terão seus nomes e marcas divulgados através da página no Facebook Coroatá na Rede, parceira da Dança Portuguesa “Patrimônio de Lisboa”.


Atualização às 20:59 - O coordenador da Dança Portuguesa “Patrimônio de Lisboa” entrou em contato com a nossa redação e informou que a Prefeitura Municipal de Coroatá - PMC ajudou-lhes em dois momentos após o fechamento da arrecadação, sendo o primeiro deles na ocasião da sua estréia e o segundo em sua apresentação no arraial coroataense, configurando-se então como a maior patrocinadora.

Assista ao vídeo de umas das suas apresentações produzido por ELBS Vídeo:

Pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes aponta o vereador Cássio Reis como o mais atuante do parlamento coroataense

Vereador Cássio recebendo pela primeira vez esta honraria em 2011, Recife - PE
O Instituto Tiradentes, sediado em Viçosa - MG, conheça essa importante instituição clicando aqui, através de uma pesquisa de opinião pública via consulta telefônica a um determinado número de coroataenses realizada entre os dias 02 e 30 de maio deste ano, apontou o vereador oposicionista Cássio Reis (PSDB) como o mais atuante entre todos os parlamentares do município de Coroatá.

Por este destaque o vereador tucano será homenageado com a láurea, medalha Tiradentes, a ser entregue em sessão solene realizada pelo Instituto Tiradentes na cidade de Belém - PA ao final do 82º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais que ocorrerá entre os dias 21 e 22 de agosto próximo.

 A "Medalha Tiradentes - Colar de Ouro", instituída pelo Instituto Tiradentes, é conferida apenas ao políticos que obtiverem aprovação na mencionada pequisa e que possuem idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Esta não será a primeira vez que Cássio Reis receberá a premiação, em 2011 o parlamentar também foi agraciado com a comenda tendo entregue naquela oportunidade em Recife - PE, quando destacou-se em segundo lugar. A nova colocação obtida pelo parlamentar serve para demonstrar o avanço da sua atuação em defesa da população coroataense com o passar dos anos.

Em conversa com a nossa reportagem, o vereador falou da sua alegria e gratidão a população de Coroatá, em especial aqueles que participaram da pesquisa. "Um reconhecimento como este me motiva ainda a continuar esse grandioso trabalho que o povo vem me credenciando para ser seu representante, espero que ainda este ano nós todos juntos possamos comemorar uma vitória ainda maior, a libertação de todo o povo do Maranhão, que será a eleição do nosso governador Flavio Dino", declarou.

Major Alexandre participa da convenção do PCdoB e reencontra amigos em São Luis

Simplício Araújo, Roberto Rocha e Major Alexandre.
Alexandre com o seu camarada Flávio Dino
O major da Polícia Militar do Maranhão - PM/MA, Alexandre Brito, candidato a vice-prefeito na chapa do petista Domingos Alberto na última eleições, participou ontem (29), no Multi Center Sebrae da convenção do PCdoB, partido o qual filiou-se em 2012 apenas para concorrer ao pleito, já que sua condição não permite uma filiação contínua, apenas extraordinária.

Na oportunidade, Alexandre aproveitou para conversar com alguns amigos, entre eles o ex-colega de faculdade, deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade), e aproveitou para informá-lo, que ajudará o deputado em sua reeleição. Major, como é chamado por todo, também conversou por alguns minutos com o candidato a senador Roberto Rocha (PSB) e com o candidato a vice, Carlos Brandão (PSDB), além do companheiro Flávio Dino, candidato a governador.

Em conversa com a reportagem do Coroatá de Verdade, Alexandre Brito garantiu que continua na luta pela liberdade do povo de Coroatá, ao ser perguntado sobre as pretensões para 2016, disse apenas que "muitas águas ainda irão rolar por baixo dessa ponte", deixando clima de mistério no ar.

Yasmine Maia, Simplicio Araujo, Major Alexandre e Carlos Brandão.
Carlos Brandão e o Major Alexandre
Major Alexandre e o presidente do PCdoB, Marcio Jerry.

Opinião - Legado

Qual o legado que este homem deixa para o país em 50 anos de vida pública?
Por Císio Janus

Estive pensando estes dias o que poderia escrever para nossos leitores de forma construtiva, neste período tão festivo em que vive nosso país, e fiquei alegre quando um conterrâneo maranhense forneceu-me o combustível que precisava para o texto da semana, falo do nosso "glorioso" e "onipresente" da política brasileira José Sarney.

Andei pesquisando sobre essa palavra tão utilizada nestes últimos tempos principalmente no Brasil, o que seria realmente o significado da palavra legado e eis alguns conceitos encontrado:

O que é legado?

Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo, de valor ou não, para outra pessoa, e vem do latim, legatus. Legado também é alguém que vai para uma missão especial, para representar o papa.

Um legado pode ser constituído por alguma coisa imaterial. O Império Romano, por exemplo, deixou um forte legado cultural, linguístico que ainda se verifica em muitas sociedades hoje em dia. Outro exemplo de um legado imaterial é o legado intelectual deixado por vários filósofos e pensadores do passado.

Legado também é quando o governo de um país se junta a outro, para uma determinada missão, é uma tarefa de caráter temporário, em caráter extraordinário.

Em meados dos anos 90, aproximadamente entre 1995 e 1996, conheci um marinheiro na região metropolitana da cidade magnifica de Recife - PE, chamada de Rio Doce, uma família de uma amiga muito querida, no qual contou-me um acontecimento único: eles presenciaram uma cena inusitada em um fim de tarde, próximo a praia de Angra dos Reis localizada no Rio de Janeiro, estavam observando pelo binóculos as vistas maravilhosa do lugar quando se deparam com uma pessoa correndo pelas areias da praia, somente de calção, e um dos filhos deste inusitado marinheiro disse: "Paiiiiiii, veja, veja é o Ayrton Senna correndo na praia, veja, veja". O pai ficou sem acreditar, tomou o binóculos da mãos do filho e observou e teve a certeza, era realmente Ayrton Senna do Brasil, imediatamente desceu do navio, entrou na lancha menor e foi a baia de Angra dos Reis com toda a família e disse: "Senna, desacelera para tirarmos uma foto", e, para sua surpresa, Ayrton pediu que eles viesse e tirassem ao seu lado a foto, segurou as crianças pelas mão, cada uma de lado e os pais atrás se agachou e tirou a foto. Particularmente achei que era apenas história de pescador ou melhor de marinheiro, mas quando foi minha surpresa quando, o caro colega, veio com um quadro e ali estava exatamente a foto emblemática daquele encontro inusitado em um fim de tarde de Angra dos Reis, e este conclui que nunca havia conhecido alguém mais humilde em minha vida, simples e humano.

Essa história sempre faz-me pensar em que legados deixamos em nossa vida enquanto estamos aqui no plano terrestre. Será que sairemos ilesos da história vivida por cada um? Ou sairemos com nossas deficiências humanas expostas de forma clara e evidente? Como um câncer que chegou em um estado terminal? Termos um legado de vitórias, de lutas, de perdas, mas de aprendizados para nossa vida e futuras gerações. É uma responsabilidade única que temos que sempre está atento, pois sairemos dessa vida com uma imagem linda, de admiração, ou uma imagem cheia de nevoeiros, sombria e deletada pela humanidade de um ser sem nenhum valor?

A Copa do Mundo tem seus legados, bons e ruins, bons no sentido de ser um divertimento único para os amantes do futebol, da congratulações dos povos, dos intercâmbios culturais, dos crescimento da economia interna das cidades sedes, mas também deixa um legado de vergonha para nós brasileiros, quando R$ 21 mil, são gastos em centros de treinamentos que ficaram ociosos depois da copa da arena Amazonas e não serviram para nada depois disso, pois nenhum time do Amazonas tem condições de manter essa estrutura. Vamos fazer mais uma vez uma análise dos gastos colossais do legado que a copa deixa para o país do futebol:

Os gastos federais foram na ordem de R$ 371 mil na área de telecomunicações, os maiores investimentos foram em São Paulo na ordem de R$ 4,9 bilhões até março deste ano que alavancou para R$ 6,2 bilhões; Natal/RN teve seus gastos de R$ 1 bi, passarem para 1,7 bi; Curitiba de R$ 318 mi, para R$ 863 mi, na área de mobilidade urbana passou de R$ 10,9 bi, para 12 bi. Os governos locais, ou seja, dos estados das cidades sedes financiaram 25,8% de todos os gastos com a Copa do Mundo da "grande mãe FIFA", mas, se indagarmos ao senhor-todo-poderoso Joseph Blatter, presidente desta entidade, de quem foi a ideia de para que houvessem 12 sedes nesta copa de valor colossal ele, com certeza, ele responderá que foi o (ex-)presidente magnânimo Luís Inácio Lula da Silva. "Foi dele", ele sentenciará.

Legados são vistos de forma positiva quando temos uma visão real de benesses para o meio em que se vive, futuras gerações, e, principalmente, para o crescimento de um país, estado ou nação, diria que esses gastos relatados acima deixaram em nossa conta toda a responsabilidade, não de comemorar, mas de chorar brevemente.

Quase falho no esquecer de enaltecer a pessoa do senhor José Sarney, que fez o maior ato político da história deste país chamado Brasil quando enviou através de sua assessoria de imprensa um comunicado esta semana anunciando a sua desistência das disputas eleitorais de forma definitiva (sic), creio que todos os brasileiros, sorriram, vibraram como em um gollllllllllllllllllllll da nossa seleção em uma final de Copa do Mundo. Diria que esse foi um dos maiores legados deixados nessa copa: as resistências que, de forma responsável, foi às ruas pedir mudança, que culminaram na reprovação não só de José Sarney quando esteve esta semana no Amapá com a presidente Dilma para inaugurar as casas populares e teve de ouvir por 5 (cinco), eu disse 5 (cinco), vezes consecutivas vaias quando se falava ao microfone no nome dele que, aliás, é senador por aquele estado.

Caros leitores, legados são deixados de forma positiva e negativas, diferentemente de Ayrton Senna da Silva do Brasil, o maior mito do esporte brasileiro de todos os tempos, que deixou respeito, admiração, integridade, amor ao próximo, o senhor José Sarney, deixa a vida eleitoral de forma melancólica, catastrófica, onde o maior legado são VAIASSSS e SUSSUROS DE FORA DITADURA, FORA HIPOCRISIA, FORA SENHOR FEUDAL. Nós maranhenses agradecemos aos nossos irmãos do Amapá por esta resposta viva de democracia e pedido de mudança. Ser ícone na história talvez não seja o meu ou o seu legado, mas temos a convicção de que, maior que ser um ícone que ultrapassou décadas com glórias, será deixar muito mais que brilho passageiro de fama efêmera, mas um legado de honra e lutas por uma sociedade melhor de se viver. Temos o livre arbítrio de escolhermos em que direção seguir, cabe a cada um olhar de forma ampla para sua vida todos os dias quando se observarem além do espelho de suas casas e perguntarem a si mesmo: QUAL O LEGADO QUE VOU DEIXAR?

Boa semana a todos.

Nota do editor - Aproveite esta oportunidade para assistir ao documentário "Sobrenome Maranhão" e tire suas próprias conclusões acerca do legado deixado pela última oligarquia política brasileira para o nosso estado, confira:

domingo, 29 de junho de 2014

“Eu vou ser governador de todas as famílias do Maranhão”, afirma Flávio Dino

Selfie da mudança: Flávio Dino e Roberto Rocha
Multidão recepciona a chegada de Flávio Dino a Conveção
Em Convenção realizada nesta manhã, Flávio Dino, Carlos Brandão e Roberto Rocha receberam o apoio de líderes políticos e homologaram suas candidaturas. Em seu discurso, Flávio apresentou suas propostas de governo, construídas após conversas com o povo durante o Movimento Diálogos pelo Maranhão

Durante seu discurso na Convenção da Mudança, realizada pelo PCdoB, PDT, PSB e PPS, com participação também de PSDB, PP, PTC, PROS, Solidariedade e Militância Petista, que aconteceu na manhã deste domingo (29), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e contou com a presença de mais de dez mil pessoas, Flávio Dino homologou sua candidatura e enfatizou suas propostas para governar o estado. “Nenhum império dura para sempre. Nós iremos proclamar a república no Maranhão”, afirmou.

Após discorrer sobre a situação atual do saneamento básico no Maranhão, onde metade da população não tem água e banheiro em casa, Flávio falou sobre a criação do programa “Água para Todos”, que pretende levar água encanada e banheiro a todos os que não os possuem. Ao saudar a juventude, Flávio Dino garantiu a construção de Universidades estaduais regionalizadas, com autonomia administrativa, para ampliar o número de vagas gratuitas e públicas e aproximar as instituições das comunidades. Além disso, garantiu a criação das escolas técnicas estaduais. “Nós vamos garantir escolas técnicas estaduais, integradas ao ensino médio, para a juventude do nosso estado”, afirmou.

Flávio também falou sobre a situação da saúde no Estado, lembrando pacientes que esperam um longo tempo por vagas em hospitais públicos. Flávio enfatizou a criação do “Mais Médicos” estadual. “O programa significa formar médicos maranhenses, apoiar as escolas de medicina do estado do maranhão, fazer uma carreira boa aos médicos daqui para que eles possam se dedicar aos maranhenses”, declarou.

Quando falou da segurança, Flávio Dino relembrou que atualmente a cidade passa por um momento de insegurança geral. Para isso, falou sobre o programa “Pacto pela Vida”, que vai dobrar o número de policiais e garantir segurança as famílias.

No campo da Assistência Social, o Programa “Minha Casa, Meu Maranhão” transforma o governo do estado em parceiro do Governo Federal, e vai reformar ou construir 200 mil casas. Além disso o Cadastro único dos Programas Sociais no Estado do maranhão vai permitir ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado. O programa Bolsa Família do Governo Federal será ampliado com o Cartão Material escolar, que vai garantir verba para ajudar na compra de materiais escolares para as crianças em idade escolar.

Ao final de seu discurso, Flávio Dino confirmou seu compromisso com o público: “Eu não vou ser governador da minha família, mas de todas as famílias do Maranhão”, ressaltou.

O ato político também oficializou as candidaturas de Carlos Brandão a vice e Roberto Rocha ao Senado Federal, e também os candidatos a deputados estaduais e federais.

sábado, 28 de junho de 2014

Caravanas coroataenses participarão amanhã em São Luís da Convenção do PCdoB que homologará a candidatura de Flávio Dino

Pátio do local onde ocorrerá o evento neste domingo, 29, sendo preparado
Com liderança média de mais de 30 pontos em todas as pesquisas, os oposicionistas Flávio Dino (PCdoB), Carlos Brandão (PSDB) e Roberto Rocha (PSB) abrem o calendário eleitoral com uma grande convenção neste domingo, 29. O evento acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma - São Luís), a partir das 8h da manhã. PCdoB, PDT, PSB e PPS fazem a chamada Convenção da Mudança, com participação também de PSDB, PP, PTC, PROS, Solidariedade e Militância Petista.

Com 58,2% das intenções de voto para o governo do estado, Flávio Dino homologará sua candidatura pelo PCdoB. No mesmo evento, o pré-candidato a senador Roberto Rocha entrará na disputa pela vaga no Congresso nacional. Rocha tem 35,8% das intenções de voto segundo a pesquisa DataM divulgada pelo jornal Atos e Fatos na última quarta. O candidato a vice-governador indicado pelo PSDB é o deputado federal Carlos Brandão.

Em uma rede social neste sábado, 28, Flávio Dino fez o convite à população maranhense para participar do movimento de mudança neste domingo. “Vamos fazer uma bela convenção amanhã, cheia de energia cívica, ideias, propostas e surpresas boas”, escreveu.

Caravanas de todos os municípios do Maranhão se organizando para participar do evento em São Luís entre elas caravanas do município de Coroatá, sendo as maiores delas as coordenadas pelo ex-vice-prefeito Domingos Alberto, esta em nome do partido Solidariedade, e pelo ex-prefeito Luís da Amovelar com o apoio da bancada oposicionista, mas, além dessas caravanas, outras menores também estão com as suas participações confirmadas no evento.

Cantora do Furacão do Forró é ferida na cabeça durante apresentação no arraial de Coroatá

Atualizada às 14:28

Na noite de ontem (27), a nova cantora da banda Furacão do Forró, Elayne Tyne, foi atingida na cabeça por um objeto arremessado do público durante a sétima noite do "Arraial de Todos Nós" organizado pela Prefeitura Municipal de Coroatá. Segundo informações da VP Comunicação, responsável pelas relações públicas da banda, que entrou em contato com a nossa redação, o incidente ocorreu durante um princípio de briga que ocorreu próximo ao palco. Uma desses objetos atingiu a cabeça da cantora que foi levada às pressas para o hospital. O show chegou a ser suspenso por alguns minutos, mas logo foi retomado.

A cantora levou três pontos na cabeça e após medicada, retornou ao palco e seguiu a apresentação até o final.

Antes de ser levada ao hospital a vocalista ainda declarou ao público, ali mesmo no palco, a sua decepção com o acontecimento, assim como fez o seu companheiro de palco, Wylley Gomes.

Em nota enviada especialmente ao Coroatá de Verdade, Elayne Tyne disse que foi "muito bem recebida e muito aplaudida antes, durante e depois do show". Em seguida tranquiliza os fãs: "estou muito bem, nada de grave", disse a cantora anunciando que segue a agenda apresentando-se hoje a noite na cidade de Bacabeira - MA.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

De passagem por São Luís veículos a serviço da prefeitura de Coroatá desrespeitam vaga preferencial em estacionamento


Ontem, 26, o blog do Luís Pablo publicou em primeira mão uma imagem (acima) que mostra uma das "famosas" Amaroks Wolksvagem alugadas pela Prefeitura Municipal de Coroatá em mais um de seus muitos passeios pela capital do estado. Na imagem divulgada que, infelizmente, não é possível identificar o local no qual o veículo se encontra ou sua numeração para que possa ser identificado o departamento ao qual está a disposição, é possível ver que o mesmo se encontra estacionado na vaga exclusiva para idosos.

Uma clara demonstração do desrespeito do motorista, e consequentemente do secretário ou diretor de departamento que o utilizava, com a legislação de trânsito e correlatas que determina vagas de estacionamento exclusivo para deficiente ou idosos (3% e 2%, respectivamente, do total existentes em cada município), pois o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu Art. 181, inciso XVII, determina que estacionar em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas é uma infração leve, que enseja três pontos na habilitação, além de uma multa no valor de R$54,00 (cinquenta e quatro reais) e remoção do veículo.

E esta não é a primeira vez, embora esperamos que seja a última, que um veículo da Prefeitura Municipal de Coroatá é fotografado desrespeitando a vagas preferencias em São Luís, outro exemplo foi neste mês, dia 18, quando o jovem Páblo Lima divulgou em sua página em uma rede social a foto abaixo que mostra outra Amarok a serviço da prefeitura coroataense estacionada no pátio do São Luís Shopping, desta vez estacionada em uma vaga reservada para deficientes.


Seria muito importante que a prefeita Teresa Murad (PMDB) e sua equipe ensinasse aos seus motoristas e aos diretores de departamentos que utilizam estes veículos o respeito a legislação do trânsito brasileiro e, principalmente, o respeite aqueles que merecem prioridade e trato diferenciado por suas especificidades, como os idosos e deficientes.

Para Coroatá governo libera R$ 30 milhões, já São Luís, nada!

Do blog do John Cutrim/Jornal Pequeno

A Prefeitura de Coroatá, administrada por Teresa Murad (PMDB), esposa do secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, receberá uma fortuna do governo do Estado para a melhoria (não se sabe qual) do sistema de abastecimento de água.

O município governado pelos Murads abocanhará nada menos que R$30 milhões para ajudar a sanar a falta de água nos bairros. Com esse montante, dá para implantar todo um sistema novo na cidade.

Enquanto isso, a Prefeitura de São Luís não recebe um tostão sequer do governo Roseana Sarney. Um absurdo!

A população ludovicense, a mais prejudicada por conta de questões políticas, continua padecendo com a falta de infraestrutura por conta da discriminação equivocada do governo Roseana com a capital.

Os moradores de São Luís permanecem carregando lata d’água na cabeça…

Helicóptero do estado fica à disposição de Ricardo Murad e da esposa

Do Blog Marrapá

O secretário Ricardo Murad (PMDB) encontrou uma maneira prática para bater ponto na Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) e ainda se empenhar para fazer da filha, Andréa Murad (PMDB) e do genro, Sousa Neto (PRB), deputados estaduais.

Megalomaníaco, o cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB) simplesmente apoderou-se de um dos helicópteros à serviço do Governo do Estado com o objetivo de se deslocar entre a capital e as cidades de Santa Inês e Coroatá.

A aeronave também está a disposição da prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB), que, embora declare ter residência fixa no município, desloca-se quase que diariamente para a mansão de sua família, localizada no bairro do Olho d’Água.

Como o clã Murad nunca declarou a posse de um helicóptero, supõe-se que a aeronave em questão é a mesma utilizada pela SES para o transporte de pacientes em estado grave entre os hospitais público do estado.

Nas últimas semanas, Ricardo foi flagrado diversas vezes a bordo da aeronave ao lado da esposa, filha e genro, em pré-campanha pelo interior do Maranhão.

No vídeo abaixo, feito por um dos vizinhos do secretário, é possível ver o veículo pago com dinheiro público levantando voo do heliponto dos Murad em São Luís.

Veja o vídeo:

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rápidas - Especial sessão da Câmara desta quinta-feira, 26

Durante a discussão do projeto o vereador Juscelino Araújo (PT) sentiu-se ofendido por pronunciamento do presidente César Trovão (PV) ao se referir sobre poço artesiano construído em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA no povoado Fazendinha, que insinuou que a obra havia sido corrompida e que o mesmo estaria sem funcionamento. “Eu gostaria de pedir que você me respeitasse, a mim e ao movimento sindical, pois não temos essa prática (corrupta)”, disse o petista que também alegou que o poço encontra-se em funcionamento. "Você anda muito mal informado", sentenciou o petista.

***
O vereador Marcos Machado (DEM) que nunca perdeu uma oportunidade para defender a administração municipal hoje faltou-lhe argumentos para fazer o mesmo durante a discussão do projeto de lei que criou o tal Fundo de Desenvolvimento, aliás, durante toda a sessão permaneceu apático, diferentemente do que costuma aparentar, mas subiu a tribuna no Grande Expediente, ainda apresentando desânimo, sabe-se lá porquê.

***


Gostei do estilo divertido apresentado durante a sessão de hoje pelo vereador Wlisses Muniz (PMDB), muito oportuno para o período junino e realização da Copa do Mundo do Brasil (camiseta da seleção e gravata de plástico por baixo do paletó).

***

Já o vereador Raimundo Diôgo (PT) o comparou com o personagem Araquém, o "showman", que ficou famoso em 1986, tornando-se popular durante muitas Copas, entenda clicando aqui.

***

E o presidente César Trovão continua fazendo um esforço tremendo para defender o governo de sua irmã, aliás, correndo o risco de sua saúde, já que recentemente passou por mais uma cirurgia cardíaca.

***

Os vereadores oposicionistas, em especial Jocimar Pereira (PMDB), insistem com a mentira vergonhosa que Flávio Dino (PCdoB), após eleito, fechará o Hospital Macrorregional de Coroatá.

***

Pra variar, o vereador Dr. Naldo (PSDB) entrou mudo e saiu calado (mais uma vez).

***

Aliás, se ele quiser falar na próxima sessão vai ter que esperar alguns dias, pois esta foi a última sessão deste semestre antes do recesso parlamentar que dura até 07 de agosto.

***

Por falar em Dr. Naldo ele foi motivo de piada hoje entre o colegas parlamentares, pois figura como o terceiro colocado entre os vereadores coroataenses mais atuante, segundo o instituto pernambucano Tiradentes, realizada por meios de questionamentos via linha telefônica.

***

Ainda a respeito desta pesquisa que aponta os três vereadores mais atuantes do município, dando destaque em primeiro lugar para o vereador de oposição Cássio Reis (PSDB) e Lourdinha Pereira (PCdoB) em segundo. Sobre esta pesquisa votaremos a falar mais detalhadamente em uma outra postagem.

Câmara aprova, com abstenção dos oposicionistas, projeto que cria Fundo para receber “recursos eleitoreiros” de Roseana Sarney

Agora Fundema!!!

Os vereadores governistas aprovaram na sessão desta quinta-feira, 26, o projeto de lei enviado pela prefeita Teresa Murad (PMDB) instituindo o Fundo de Desenvolvimento Municipal – FDM, a ser criado especificamente para receber os recursos advindos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão - Fundema, criado recentemente pela governadora para fins eleitoreiros, segundo classificou a bancada de oposição na Assembleia Legislativa na ocasião da votação do projeto de lei que o instituiu (entenda melhor clicando aqui ou aqui).

A criação do tal Fundo Municipal, por consequência, é uma exigência para os municípios aliados que receberão repasses do Fundo Estadual, projetos semelhantes a este deverão ser votados e aprovados nos diversos municípios maranhenses que desejam receber os repasses.

O líder da Bancada Parlamentar de Oposição, Raimundo Diogo (PT), lembrou a obscenidade da nomenclatura e que “este projeto que está sendo criado com teor político e o dinheiro possivelmente será usado para ‘cooptar’ e ‘amarrar’ prefeito”. Em seguida o líder propôs uma emenda supressiva de artigo que permitiria a prefeita fazer alterações em lei orçamentária sem anuência do parlamento, pois, segundo ele, isto tonaria “inútil à função dos vereadores”.

O “Fundema deveria se chamar ‘bolsa-prefeito’, pois foi criado para enviar dinheiro aos municípios às vésperas das eleições como fizeram nas eleições de 2010”, disse o vereador Cássio Reis (PSDB).

Ainda durante o seu discurso Cássio relembrou o discurso do líder de governo que disse que o município será o primeiro a aprovar a criação do seu fundo em todo o Maranhão. “Para mim não é nenhuma surpresa, pois quando se trata de dinheiro o insaciável Ricardo Murad é o primeiro da fila e se duvidar invade o BNDES pra pegar a sua parte ”, ironizou.

“Esse fundo é um meio de segurar os prefeitos que veem sofrendo ao longo desses anos, mas muitos serão enganados porque esse dinheiro não vai chegar a tempo e se chegar muitos poderão pagar um preço alto futuramente”, sentenciou o parlamentar tucano.

O vereador-presidente César Trovão (PV) subiu mais uma vez a tribuna para defender a sua irmã, como fez questão de fazer, e disse que em Coroatá já tem dinheiro do Fundema sendo usado (mas como assim?) e convidou a população e o parlamento a fiscalizar sua aplicação.

Marcelo Moura (PTC) durante o seu discurso ironizou o fato deste Fundo onde o governo estadual pretende ao apagar das luzes resolver todos os seus problemas: “Seria muito bom se os interesses aqui lembrados realmente fossem colocados em prática”, disse.

Em seguida o líder da oposição Raimundo Diôgo anunciou que a sua bancada se absterá durante a votação.

Após a discussão do projeto o presidente César Trovão estendeu a sessão por mais 20 minutos e suspendeu por 10 minutos para reunião extraordinária e mista das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, a pedido do líder de sua bancada. Quanta urgência para aprovar este projeto nesta que, aliás, é a última sessão deste semestre!!!

Após a reunião urgentíssima, que, afinal, durou mais 30 minutos, os vereadores Jocimar Pereira (PMDB) e Leon Camilo (DEM), relatores das Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, respectivamente, leram o parecer escrito às pressas pela aprovação do projeto de lei, pela aprovação da lei com a abstenção dos oposicionistas, sendo em seguida aprovada a matéria com o voto dos parlamentares governista, mais o sem bancada Naldo Dantas (PSDB), também com a abstenção dos quatros oposicionistas presentes.







Orgulho! Simplício Araújo recebe o prêmio “Os Melhores da Política de 2013”


O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade/MA) recebeu, nesta quarta-feira (25), no Atlanta Music Hall, em Goiânia, o prêmio “Os Melhores da Política de 2013”. O parlamentar, considerado Revelação do Maranhão, teve o reconhecimento identificado por meio de uma pesquisa de opinião pública realizado pelo EPP Pesquisa, que questionou a população quais políticos possuíam o melhor desempenho na administração e quais se destacavam na responsabilidade pública.

O objetivo do evento foi homenagear políticos, empresários e comunicadores que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento do seu estado. Simplício foi reconhecido pelo excelente trabalho que vem fazendo pelo Maranhão.

“Agradeço imensamente ao Estado de Goiás pelo reconhecimento ao meu trabalho. Essa homenagem reafirma meu compromisso com o país, e, especialmente, como o povo do Maranhão”, disse Simplício, após a entrega do troféu.

O prêmio foi entregue pelo ex-governador de Goiás, Íris Rezende (PMDB), que sairá novamente candidato ao governo este ano. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) também participou do evento.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ex-prefeito Luis da Amovelar é condenado à perda dos direitos políticos

A pedido do Ministério Público Federal (MPF/MA), a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Coroatá (MA), Luís Mendes Ferreira, por atos de improbidade administrativa. Em 2006, o ex-gestor recebeu por meio de convênio feito com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mais de 2 milhões de reais para a melhoria de 69 km de estradas vicinais e construção de 14 sistemas de abastecimento de água no município.

Por meio de vistorias técnicas realizadas pelo Incra foi constatado que vários objetos do convênio não foram realizados, e os que foram executados estavam em desacordo com as especificações técnicas.

A 3ª Vara da Justiça Federal no Maranhão (JF/MA) condenou o ex-prefeito à suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de 5 anos; além de ser proibido de contratar com o poder público, mesmo por intermédio de pessoa jurídica, da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos; e aplicação de multa de três vezes o valor corrigido da maior remuneração percebida no seu mandato.

O MPF/MA também moveu ação contra a empresa Ilumina Manutenção e Serviços Ltda, por ter sido beneficiária dos pagamentos sem a realização os serviços especificados no convênio. A JF/MA também condenou a empresa proibindo-a de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais, mesmo por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de 3 anos; além de multa de 10% do prejuízo causado aos cofres públicos.

(As informações são do MPF)

Com 35,8%, Roberto Rocha lidera na corrida pelo Senado Federal


O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), lidera a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Data M, entre os dias 18 e 23 de junho, com 1.499 eleitores em todo o Maranhão.

Roberto Rocha aparece com 35,8% das intenções de votos, seguido do ex-ministro Gastão Vieira (PMDB), com 19,2%. Haroldo Saboia (PSOL) tem 10% e a professora Claudiceia Durans (PSTU) 1,9%.

Os dados serão divulgados nesta quinta-feira pelo jornal Atos e Fatos, e se encontram registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, sob os protocolos MA-0015/2014 e BR-00183/2014. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira os números no gráfico abaixo:




Casar com as filhas de Ricardo Murad é o melhor negócio para "se dar bem" no Maranhão

AS PREMIADAS, Tatiana e Andrea Murad.

Outro dia conversava com alguns amigos, e um deles fez o seguinte comentário: "rapaz, esse Ricardo Murad gosta de enricar um genro, né?". Eu, que não entendi muito bem naquele momento, resolvi aprofundar no questionamento e percebi que realmente esse meu amigo tinha razão. Murad sempre "confia" muito em quem um dia "confiou" em suas filhas. Vejamos:

Exemplo 1 - Dr Liorne. Casou-se com Tatiana Murad, a filha mais complicada do casal Ricardo e Teresa Murad, Taty é do tipo que tenta em alguns momentos até ser mais esperta que o pai, tanto que já foi cotada para ser candidata a prefeita de Coroatá, mas, andou fazendo umas besteiras na cidade, e logo foi rifada e mandada de volta para os seus luxos em São Luis. Tatiana viveu por alguns anos com Dr Liorne, médico bastante popular em Alto Alegre do Maranhão e que, logo, conquistou a confiança do sogrão que, em seguida, o presenteou com dois mandatos de prefeito daquela cidade, anos depois Tatiana largou Liorne, mas, mesmo assim, Murad continuou ajudando o "doutor" que hoje é médico em um dos muitos hospitais do governo do estado comandado pelo ex-sogro e hoje secretário de estado de Saúde.


Exemplo 2 - Winglitton Rocha Barros. conhecido como China, era um famoso jogador de handebol brasileiro que acabou, com seus músculos, conquistando o coração de Andrea Murad a filha do meio de Ricardão. Andrea, claro seguiu os passos da irmã e colocou China no meio politico através do pai, em um curto período de tempo, China já era secretário-adjunto de projetos especiais da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer - SEDEL. O casamento de Andrea durou menos ainda que o da sua irmã, porém, Ricardo Murad continuou abençoando o ex-genro e o deu de presente, a secretaria-chefe da casa civil de Coroatá. É o ex-genro de Ricardão que atualmente manda e desmanda na prefeitura que é administrada pela ex-sogra, a perfeita Teresa Murad (PMDB).


Exemplo 3 - Souza Neto. Esse é o novo e atual amor de Tatiana Murad, foi candidato a vice-prefeito de Santa Inês nas últimas eleições (da qual saiu derrotado), porém, agora será provavelmente, somente o povo poderia impedi-lo, presenteado pelo "sogrão-de-coração-bondoso" com um mandato de deputado estadual.

Então, como sugere o titulo da matéria, pra ficar rico no Maranhão, não é mais necessário ganhar na Mega-sena, basta conquistar o coração de uma das filhas do poderoso chefão do Maranhão, Ricardo Murad. Alguém se habilita?

Flávio Dino tem 58,2% das intenções de voto, diz pesquisa

Instituto DataM avaliou quadro da eleição estadual. O oposicionista Flávio Dino lidera a corrida, seguido de Edinho Lobão Filho com 20,7%.
Com vantagem de quase 38 pontos em relação ao segundo colocado, Flávio Dino (PCdoB) seria eleito governador pelo Maranhão – é o que traz a pesquisa do Instituto DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos. Se as eleições fossem hoje, o pré-candidato da oposição teria 58,2% dos votos maranhenses, contra 20,7% de Edinho Lobão Filho (PMDB) apoiada pelo grupo Sarney.

Às vésperas das convenções que confirmarão as candidaturas partidárias, a pesquisa DataM/Atos e Fatos avaliou o desempenho de todos os pré-candidatos com candidaturas colocadas até o momento. Em terceiro lugar estaria José Luís Lago (PPL) com 1,5%, seguido de Saulo Arcângeli (PSTU) com 0,9% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 0,3%. Brancos e nulos somam 5% e não responderam resultam 13,5% dos entrevistados.

Este é o cenário que dá início às eleições de 2014 no Maranhão, que promete ser polarizada entre Flávio Dino e Edinho Lobão Filho. O primeiro representando o grupo de oposição e o segundo com apoio do grupo Sarney, que hoje ocupa o Palácio dos Leões.

Num eventual segundo turno, em que haveria disputa direta entre os dois, Flávio Dino venceria com 62,9% dos votos contra 21,8% de Edinho Lobão Filho. 10,6% não souberam responder e 4,6% disseram que votariam em branco ou nulo. No cenário vizinho ao início da disputa eleitoral, Flávio Dino mantém a vantagem nas pesquisas que tem sido divulgadas desde 2013.

Leia mais no site Marrapá.

Tiro durante apresentação no São João de Coroatá provoca confusão e corre-corre nesta terça-feira, 24

Do blog Coroatá OnLine, com edições

A quinta noite do arraial organizado pela Prefeitura Municipal de Coroatá realizada nesta terça-feira, 24, foi marcada por um "incidente" que causou muita confusão e corre-corre durante a apresentação da Dança Portuguesa Patrimônio de Lisboa.  Durante uma briga entre duas mulheres, um homem ainda não identificado "sacou" um revólver e em meio à multidão atirou para o alto provocando uma verdadeira desordem.

Em meio a correria algumas pessoas acabaram se machucando levemente. O video-grafista Leandro Baima, que mantém a página Coroatá na Rede no Facebook, filmava a apresentação no local e registrou toda a confusão, publicando o vídeo minutos depois.

No vídeo é possível ouvir o tiro sendo efetuado e instantes depois as pessoas correndo para todos os lados.

Apesar do susto ninguém se feriu, apenas uma das mulheres/jovem que estava brigando teve pequenos ferimento decorrentes da briga  e desmaiada após o susto foi encaminhada à UPA de Coroatá, mas passa bem.

Confira o vídeo, caso demore para carregar desmarque a opção HD.


terça-feira, 24 de junho de 2014

Candidatura de Andrea Murad traz mais um desafeto para Ricardo

Com informações do Marrapá

A desistência do secretário Ricardo Murad (PMDB) em não disputar mais uma eleição (o que poderia garantir sua permanência no poder legislativo) por acreditar que o mais importante para ele é permanecer a frente da Secretaria de Estado de Saúde - SES até o último dia do desastroso governo de sua cunhada, lhe trouxe muita discórdia no seio de sua família, como já expusemos inúmeras vezes por aqui algumas vez.

Após as muitas desavenças movidas pela ambição particular de cada um dos membros geniosos envolvidos e Ricardão, finalmente, ter optado por agradar as duas filhas lançando uma delas (Andrea) e o marido da outra (Souza Neto) a uma vaga na Assembleia, eis que surge um novo revoltado com a sua decisão.

Trata-se do vereador de primeiro mandato de São Luís, Fábio Câmara (PMDB) que anunciou o seu rompimento com o seu tutor. Câmara parecer ter se esquecido que foi eleito graças ao envolvimento de Ricardo Murad, de quem foi funcionário na SES antes de vencer o pleito,

O parlamentar peemedebista afirmou que disputará as eleições de outubro, confirmando que pretende romper definitivamente com Ricardo Murad para concorrer à vaga de deputado estadual.

Há quem garanta, porém, que por trás da afronta do “amigo da hora certa” está o desesperado pré-candidato a governador da oligarquia Sarney, Edinho Lobão.

Prevendo um vexame nas urnas, o suplente de senador teria interesse na candidatura de Fábio, na expectativa de contar com a inigualável habilidade dele em pagar contas de água e luz da população carente na véspera das eleições.

Na campanha eleitoral de 2010, Fábio Câmara escapou fedendo das investigações da Polícia Federal. À época, foi acusado de capitanear um grande esquema de compra de votos que beneficiou principalmente as candidaturas à reeleição de Ricardo e Roseana.

Deputado federal de Bacabal envolvido com escândalos na Câmara que geram prejuízo de R$1 milhão

Por Naira Trindade, do Correio Brasiliense

O novo esquema nos gabinetes tem três estágios principais. Primeiro, os servidores públicos recebem aumento de salário em até 1.300%. Depois, são demitidos com os benefícios superfaturados. Por último, voltam para a Câmara, recontratados pelos parlamentares

No centro do poder, em Brasília, parlamentares encontraram um novo esquema para onerar a máquina pública. Em uma canetada, servidores lotados nos gabinetes da Câmara dos Deputados veem os salários aumentarem em até 1.300% poucos dias antes de serem exonerados. Apesar de recente, a alteração no contracheque garante ao funcionário o dinheiro de férias não gozadas, além de um terço desse benefício, calculado em cima do maior e último valor. Nos últimos 12 meses, a prática, que não é ilegal, pode ter causado prejuízo de pelo menos R$ 1.131.443,10 aos cofres públicos.

Levantamento do Centro de Coordenação e Documentação da Câmara, feito a pedido do Correio a partir da Lei de Acesso à Informação, revela a frequência nas alterações salariais dos servidores antes das demissões. Nos últimos 12 meses, foram registrados 422 casos de funcionários que tiveram vencimentos aumentados, 198 deles foram dispensados num intervalo de dois meses após o reajuste. A saída desses servidores, porém, é momentânea. Passados 90 dias, prazo estipulado pela Casa da recontratação, a maioria retorna para o mesmo gabinete com salários inferiores aos da demissão.

Lotada no gabinete do deputado Alberto Filho (PMDB-MA), natural de Bacabal e afilhado político do senador João Alberto (PMDB), a servidora Áurea Helena Oliveira Matos viu o salário passar de R$ 2.220 para R$ 10.190 em agosto do ano passado. Dois dias após o reajuste de 359%, Áurea foi demitida. Vencido o tempo legal para a recontratação, Áurea voltou para o mesmo gabinete, novamente com salário de R$ 2.220. Lá, outras duas pessoas tiveram aumento, saíram e também retornaram após três meses. Em um dos casos, o reajuste foi de 712%, de R$ 1.470 para R$ 12.940. Em conversa com o Correio, na segunda-feira da semana passada, Áurea justificou a rápida saída do gabinete para “fazer uma cirurgia”. No mesmo dia, o chefe de gabinete, Jaime Ferreira Lopes, confirmou se tratar de um “acordo” para garantir aos servidores uma indenização na demissão porque funcionários comissionados “não têm direito a indenizações trabalhistas”. Jaime prometeu ainda colocar a reportagem em contato com o deputado, mas não atendeu mais às ligações do Correio.

Regras - Ao ser exonerado, o servidor tem direito a receber a indenização referente às férias não gozadas, além de um terço de férias, tudo em cima do maior salário. Se no contracheque a remuneração é de R$ 12.940 e o servidor tem dois meses de férias acumuladas, ele recebe R$ 25.880, mais um terço de férias de R$ 4.313, chegando a um total de R$ 30 mil. Acordado com o parlamentar, três meses depois, o servidor é novamente contratado e retorna para as atividades normalmente.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Teresa Murad contrata duas bandas falsas para o São João de Coroatá

Do blog Atual 7, com edições

Esposa do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e prefeita de Coroatá, Teresa Murad, a Têca (PMDB), contratou duas bandas falsas para animar o São João do município.

Trata-se da banda Forró Top, que se apresentou nesse sábado (21) na cidade, e da banda Taty Mell, que se apresentou neste domingo (22). A descoberta foi feita após a produtora da Taty Mell entrar em contato com o Atual7 e com a página Coroatá OnLine para saber sobre a contratação da banda "fake" por Têca (detalhe).

"Sabe me dar alguma informação sobre essa banda ‘Taty Mel’ que vai tocar aí no São joão de Coroatá? Sou produtora da ‘Taty Mell’ aqui de Salvador e não temos nada agendado para o São João daí de Coroatá. Pode estar havendo algum engano ou alguém pode estar com nosso material vendendo shows e colocando outra cantora no lugar já que não existe nada na internet que comprove a existência de outra Taty Mel… gostaria de informações dessa cantora para saber se pode ser algum plágio… obrigada…", explicou a produtora da banda verdadeira.

Já a Forró Top respondeu a um morador de Coroatá, ainda no sábado, que não se apresentaria no sábado no município, mas apenas em Bacabeira, conforme publicou na mesma noite do show, sábado (21), a página Coroatá Na Rede.

sábado, 21 de junho de 2014

Convenção do Solidariedade em Pedreiras mostra a força política de Simplício Araújo


Com menos de um ano, o partido Solidariedade no Maranhão realizou, na última sexta-feira (20), grande convenção partidária na cidade de Pedreiras. Com a presença de seus dirigentes, o partido reafirmou sua posição no cenário político estadual e consolidou a liderança do presidente estadual da sigla, deputado federal Simplício Araújo.

A agremiação já conta com representação em 189 municípios maranhenses, e, sob a presidência de Simplício, filiou, até o momento, mais de 21 mil pessoas. O parlamentar agregou uma competitiva chapa de candidatos a deputado estadual. São médicos, empresários, vereadores, sindicalistas, funcionários públicos e jovens que tentarão uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Solidariedade. As candidaturas estaduais podem dar ao SD até três vagas no Parlamento Estadual.


Simplício Araújo conta com 182 dos 189 municípios onde o partido possui representação, e conta ainda com 14 dos 22 candidatos a deputado estadual nas cidades de Itapecuru Mirim, Chapadinha, Barra do Corda, Imperatriz, Colinas, Açailândia, Riachão, São João dos Patos, Pedreiras, entre outros municípios.

O ato político de Pedreiras mostra a força e articulação política do presidente estadual da sigla, que certamente voltará à Câmara Federal graças ao excelente trabalho realizado no partido, e, principalmente, ao trabalho que o parlamentar vem desenvolvendo em Brasília.
-> A convenção delegou para a Executiva Estadual o poder de definir, até o dia 30 deste mês, as candidaturas majoritárias e proporcionais e as coligações do partido.

Mais imagens:






Professor Edimilson Braga declara apoio a reeleição de Neto Evangelista

Edimilson, Cássio Reis com o deputado estadual Neto Evangelista em seu gabinete na AL
O professor e suplente de vereador Edimilson Braga, militante histórico do Partido dos Trabalhadores - PT, tendo, inclusive, sido presidente da legenda e candidato a vereador bem votados nas últimas eleições, também declarou o seu apoio a um pré-candidato a parlamento estadual nas próximas eleições durante o encontro político realizado no último dia 14.

Ao anunciar que abraçará a campanha para a reeleição de Neto Evangelista (PSDB), Edimilson disse que após diversas conversas com o jovem deputado o viu com um dos melhores nomes para representar o Maranhão e a cidade de Coroatá no parlamento estadual.

Braga será uma adesão importante a campanha do tucano em Coroatá, é sabido a sua participação nas lutas sociais coroataenses, em especial na educação e como um dos principais pensadores deste município. Nas últimas eleições o matemático que quase seria advogado obteve 627 votos, colocando-se mais uma vez como um dos principais nomes da nossa oposição.

Neto, por intermédio do seu correligionário Cássio Reis (PSDB), continua conversando com diversas lideranças coroataenses rumo ao fortalecimento do grupo que o apoiará por aqui.

Pesquisas realizadas na principais cidades do Maranhão e na grande capital sempre tem apontado Neto Evangelista como um dos primeiros na lista dos que permanecerão ou serão eleito à Assembléia Legislativa em outubro próximo.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Justiça proíbe divulgação de pesquisa fajuta encomendada pela oligarquia



Do Blog do Raimundo Garrone.

A Justiça Eleitoral proibiu nesta quinta (19) a divulgação da pesquisa do instituto Econométrica / Jornal O Imparcial, preparada para ser divulgada no final de semana. Esta é a terceira pesquisa com irregularidades reconhecidas pela Justiça no Maranhão.

O questionário apresentado pelo instituto trazia questões consideradas tendenciosas, como a associação de candidatos a presidenciáveis, recurso que vem sendo amplamente utilizado pelo grupo de comunicação da família Sarney.

Caso a pesquisa seja divulgada, o meio de comunicação responsável será passível de multa de R$ 52 mil.

Esta semana, outra divulgação irregular de pesquisa teve condenação pela Justiça Eleitora. Um dos blogs hospedados no sistema Mirante foi condenado a pagar multa de R$ 53.205,00 por divulgar nota sobre pesquisa que não foi registrada no sistema eleitoral.

Nos últimos anos, a Justiça endureceu as regras para a liberação e publicação de pesquisas eleitorais. O intuito é evitar que os números sejam usados para manipulação da opinião pública e fraude nas eleições.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

O povo de Coroatá agora tem um deputado federal presente!

O deputado federal Simplício desde que assumiu o mandato em janeiro de 2013, tem estado sempre que pode junto ao povo de Coroatá. E o que se pode ver claramente, as visitas do deputado a Coroatá não são apenas para conseguir votos, como muitos políticos fazem Maranhão a fora, já que o deputado tem levado os problemas e demandas do município para a tribuna em Brasilia.



Coroatá que em 2010 deu apenas 12, isso mesmo doze votos para o deputado federal Simplício Araújo, agora conta com um aguerrido defensor em Brasilia, prova disso são os discursos denunciando os desmandos da atual administração que humilha cada vez mais o povo de Coroatá. Simplício também já requereu em Brasilia, uma agencia da CAIXA para Coroatá, tendo em vista o grande sofrimento dos coroataenses nas filas das duas únicas lotéricas da cidade.


Coroatá nunca teve um deputado tão presente quanto Simplício Araújo, já que sempre deu sua maior votação para Sarney Filho, que quase nunca aparece em Coroatá. E para Nice Lobão que foi apoiada pelo ex-prefeito Luis da Amovelar, mas que também nunca mais voltou para agradecer os quase 5 mil votos que obteve na época., nenhum dos dois também jamais mandaram qualquer emenda para Coroatá, ou pelo subiram na tribuna da câmara federal para citar o nome da princesa do Itapecurú. Simplicio pelo contrario, sobe e fala sempre que pode, além de também fazer questão de atender todos os convites que lhe é feito para visitar a cidade. Veja os exemplos a baixo:

A primeira visita de Simplício a Coroatá foi em abril de 2013, quatro meses depois de assumir o mandato de deputado:


Depois disso, o deputado tornou-se amigo do grupo de oposição de Coroatá, por ter feito um brilhante discurso contra os desmandos de Murad.

Simplício Araujo no aniversario do vereador Cássio.
No povoado Fazendinha em festa do vereador Juscelino.
Em confraternização do vereador Marcelo Moura.


Visitando o Bispo...
Participando ao lado de sua esposa de procissão da padroeira da cidade
...O pastor
Visitando o Mercado 
Tomando café com amigos no mercado

Almoçando com Agentes de saúde de Coroatá
Conversando com amigos no sindicato dos batalhadores rurais de Coroatá

Participando da comemoração de bodas de ouro de um casal coroataense
Conversando com equipe de pré-campanha em Coroatá no ultimo final de semana