sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Extra! Extra! Extra! Coroatá recebeu neste mês quase 2 milhões de complementação do FUNDEB referente ao ano 2012

Veja, no detalhe, os repasses referidos.
Com informações do blog do Acélio Trindade

No último dia 5 de fevereiro caíram dois repasses na conta do município de Coroatá oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o primeiro trata-se do repasse do resíduo (sobra) para a complementação do ano de 2013, ou seja, essa sobra é de 2012. Mas, que só caiu nos cofres da Prefeitura Municipal em 2014, veja no detalhe ou clicando aqui.

O outro montante se refere à primeira parcela de complementação de 2014.

Essa situação só acontece no mês de janeiro porque, junto com o repasse normal do mês, há um resíduo de receita referente ao ano anterior. Ao longo de cada ano, a União só repassa 85% dos recursos que integram a complementação federal ao Fundeb, e deixa os 15% restantes para serem pagos em janeiro do ano seguinte.

Neste ano de 2014, os Municípios que receberam recursos da complementação da União ao Fundeb foram de dez Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em vários municípios, os prefeitos como uma forma de incentivo aos profissionais, estão repassando o abono. A prefeita Teresa Murad (PMDB) poderia aproveitar o recurso para fazer o mesmo ou pagar os salários do mês de dezembro daquele ano, que até hoje não passaram de vagas promessas.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maioria governista reprova requerimento do vereador Cássio Reis sobre escola no Centro Novo

Um requerimento de autoria do vereador Cássio Reis (PSDB) foi discutido e votado na sessão desta quinta-feira (27). Trata-se da convocação da prefeita municipal Teresa Murad (PMDB) para tratar do abandono da EM Centro Novo localizada na zona rural de Coroatá, releia clicando aqui.

Durante a discussão da matéria, o líder do bloco governista, Riba Maia (PSC), convocou os seus pares para votar contra a proposta que classificou de imoral, enquanto Jocimar Pereira (PMDB) declarou que a prefeita acionará na justiça um pedido de reintegração de posse contra a associação de moradores da localidade.

O requerimento recebeu o apoio dos vereadores oposicionistas Juscelino Araújo (PT), Lourdinha Pereira (PCdoB) e Raimundo Diôgo (PT), mas, após as discussões, a matéria foi reprovada, com os votos unanimes dos governitas presentes, exceto o presidente em exercício, Josean Veras (PSC), que só vota em caso de desempate (Riba Maia, Wllisses Muniz, Jocimar Pereira, Marcos da Conceição) e do sem bloco Naldo Dantas (PSDB).

Simplicio Araújo participa do ato de lançamento do Solidariedade em Gonçalves Dias


Presidente do Solidariedade no Maranhão, o deputado federal Simplício Araújo participou, nesta terça-feira (25), em Gonçalves Dias (MA), do lançamento do partido no município. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de se filiar à sigla.

Organizado pelo presidente municipal do Solidariedade, Felipe Gonçalves, e pelo empresário, Francisco Gonçalves, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com grande participação popular. “É uma honra saber que a população de Gonçalves Dias atendeu ao nosso chamado e veio ouvir a proposta do Solidariedade. Isso demonstra que a nossa cidade também está disposta a discutir uma nova forma de fazer politica”, disse Felipe Gonçalves.


Durante o evento, Simplício apresentou as principais bandeiras defendidas pelo Solidariedade. Dentre elas, a jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, o fim do fator previdenciário, a valorização das aposentadorias, entre outras. Ou seja, uma agenda voltada ao trabalhador brasileiro.

“O Solidariedade chega com uma missão árdua: defender o trabalhador brasileiro que teve suas reivindicações esquecidas ao longo de anos. A sigla chega também para somar com esse novo momento que vive a politica do país”, apontou o parlamentar maranhense.


O deputado ouviu as reivindicações dos moradores e criticou a forma com que o governo trata a segurança da cidade, considerada extremamente violenta. A população denunciou ao deputado que na cidade há apenas cinco policiais militares e três viaturas policias. Porém, apenas uma funciona. Simplício também agradeceu a homenagem da jovem Nayara, que recitou um poema ao partido e ao deputado.

O pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Wellington Reis, também participou do evento e garantiu, ao lado de Simplício Araújo, que irá contribuir para o fortalecimento da sigla em Gonçalves Dias e em toda região.



O presidente da Força Sindical do Maranhão, Frazão Oliveira; o presidente do Sintespem, Relve Marques; e o secretário de governo do município, Jacyon Gonçalves, também afirmaram que o partido nasce forte e ao lado do trabalhador. Nos discursos, eles parabenizaram o deputado Simplício Araújo, que vem atuando de maneira firme na luta pelos direitos dos trabalhadores.

TCU declara Bira do Pindaré Ficha Limpa por unanimidade


O Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade o Recurso de Reconsideração apresentado pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), na manhã desta quarta-feira (26). A decisão final tomada pelo TCU julga regulares todas as contas do deputado Bira enquanto Delegado Regional do Trabalho (DRT/MA).

Desta forma, o TCU corrige uma decisão equivocada anterior, e o deputado Bira do Pindaré mantém resguardados todos os seus direitos políticos. O Ministro, José Múcio Monteiro, Relator do Processo TC-006.652/2004-0, e seus pares, entre outros pontos, consideraram o fato de que as possíveis irregularidades em procedimentos licitatórios de serviço de manutenção de viaturas da DRT/MA ocorreram antes da gestão de Bira.

Bira do Pindaré exerceu o cargo de Delegado Regional do Trabalho entre 2003 e 2006 e as possíveis irregularidades aconteceram ainda na gestão de seu antecessor. Os Ministros concluíram que o deputado Bira só foi incluído na questão em razão do extravio do processo relativo a contratação de serviços, quando suas contas perante a DRT/MA já haviam sido aprovadas.

Os Ministros do TCU também se basearam na total boa fé de Bira do Pindaré quando Delegado Regional do Trabalho, uma vez que atendeu todas as orientações formuladas à época pela Controladoria Geral da União. A decisão do TCU corrige o equivoco de ter se considerado como não prestados os serviços unicamente em razão de não terem sido localizados as notas fiscais junto ao órgão da Fazenda Estadual.

Trecho da decisão final do TCU: “… a ausência de registros das notas fiscais no órgão de Fazenda Estadual levou à presunção de que a comprovação das despesas era irregular e por isso deveria ser glosada Contudo, há duas inconsistências na caracterização desse débito. A primeira é a presunção de que os serviços não foram prestados. A segunda inconsistência na caracterização do débito diz respeito ao fato de um juízo de inidoneidade das notas fiscais haver decorrido de consulta ao órgão fazendário estadual”.

De acordo com Davi Telles, advogado do deputado Bira no Processo, a decisão anterior que foi corrigida por unanimidade dos Ministros na sessão desta quarta pelo TCU, se baseava numa presunção extremamente frágil e equivocada, uma vez que considerava, absurdamente, como não realizados serviços que foram efetivamente prestados.

A consulta em relação às notas fiscais foram feitas junto ao órgão fazendário estadual quando deveria ter sido feita no órgão fazendário municipal, pois se tratava de contrato de prestação de serviço. Logo, a alegação de notas frias era absolutamente infundada.

“Além disso, os possíveis vícios no processo licitatório são de momento anterior à gestão do deputado Bira, que, na verdade, ao assumir procurou sana-los, acatando todas as orientações da CGU. O Tribunal reconheceu tudo isso e fez justiça”, explicou Davi Telles.

O deputado Bira disse que está muito satisfeito com o julgamento e que se sente aliviado. “Nunca na minha vida eu me senti tão injustiçado, mas Deus é maior. Estou feliz”, declarou com enorme entusiasmo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Maranhão é o estado mais corrupto do Brasil, aponta Polícia Federal



O Estado do Maranhão, administrado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), filha do senador e ex-presidente José Sarney, é encabeçado na lista dos estados mais corruptos do Brasil, segundo dados da Polícia Federal.

No Maranhão, a PF conduz 644 inquéritos relativos a fraudes em gestão municipais, seguido da Bahia com 490 inquéritos, Ceará com 296; Piauí com 285; Pará com 196 e Pernambuco com 194 inquéritos. Além desses estados, São Paulo aparece com são 96 gestores que atropelam a lei; Alagoas 83 e no Rio de Janeiro com 60.

Com um total de 217 municípios, o Maranhão é sempre destaque em corrupção com – por exemplo -, as diversas operações da Polícia Federal para combater organizações criminosas (ORCRIM) que atuam saqueando os cofres públicos.

Com informações do site Transparência Política.

Vitória de Rubens Jr sobre Ricardo Murad no TJ

Agência Alema
O portal do Tribunal de Justiça do Maranhão publicou na tarde desta segunda-feira (24) a determinação do desembargador Lourival Serejo em desfavor ao secretário de saúde do estado, Ricardo Murad.

A decisão determina que secretário Ricardo Murad forneça, sem restrições, fotocópias de todas as informações sobre os convênios relativos à reforma do Hospital Pam Diamante.

O magistrado determina também que, caso não tenham sido prestadas as contas dos convênios, seja informado esse fato e as providências adotadas. O pedido foi concedido liminarmente, em Mandado de Segurança impetrado pelo deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB), com base na Lei de Acesso à Informação (nº. 12.527/2012).

O deputado informou que solicitou ao secretário, por meio de ofício, informações relativas ao quantitativo de gastos na reforma do hospital Pam Diamante que, segundo ele, há tempos estaria passando por uma infindável reforma. Afirmou ainda que, passados mais de 100 dias do pedido administrativo, não houve resposta da Secretaria, gerando o direito ao requerimento judicial.

O relator do processo, desembargador Lourival Serejo, deferiu a liminar, reconhecendo o direito de Rubens Junior em ter acesso às informações tanto na condição de cidadão quanto de deputado, em decorrência do poder legislativo de fiscalização.

O magistrado ressaltou a previsão da Constituição Federal de que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse ou de interesse coletivo ou geral e frisou que, no caso, as informações pedidas são de nítida natureza pública.

Segundo ele, ao deixar de prestar as informações requeridas, o secretário feriu as garantias constitucionais que asseguram o acesso de informação e a publicidade dos atos administrativos.

“A Lei de Acesso à Informação representa uma mudança de paradigma ao estabelecer que o acesso é a regra e o sigilo, é a exceção”, justificou.

Tanto o secretário estadual de Saúde quanto a procuradora geral do Estado foram notificados da decisão.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Imagem do dia: é assim que Teresa Murad trata a educação de Coroatá


Escola na zona rural de Coroatá que foi fechada pela prefeita Teresa Murad, desde que a mesma assumiu o comando do município. (Entenda Mais clicando aqui)

Prefeita proíbe jovens evangélicos de realizarem retiro espiritual em escolas municipais

Prefeita Têca Murad diz NÃO aos evangélicos
Como todos os coroataenses são sabedores, todos os anos no período carnavalesco, os jovens de igrejas evangélicas da nossa cidade se "retiram" para locais mais calmos afim de refletirem e realizarem orações longe das bebidas e das festas mundanas. Os locais escolhidos na maioria das vezes, são escolas municipais nos interiores da cidade, todos os anos a prefeitura disponibiliza as escolas para que os retiros fossem realizados, ou melhor, disponibilizava, já que os pastores das igrejas já foram informados que este ano não será cedido nenhuma escola municipal para nenhuma igreja.

Segundo informações, o pastor da igreja Assembleia de Deus, Josias que é filho do pastor Biné se reuniu com alguns membros da congregação para informar a decisão da prefeita que teria alegado que o Ministério da educação quem havia proibido o uso das escolas municipais para a realização das programações evangélicas. O que todos nós sabemos que não passa de mais uma grande mentira dessa prefeita que não tem compromisso nenhum com a juventude evangélica de Coroatá.

Roberto Rocha debate problemas do Maranhão com população



Em continuidade com os debates promovidos pelo movimento do campo da oposição no Maranhão, o vice-presidente do PSB e pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha, esteve neste fim de semana nas cidades de Santa Quitéria e São Bernardo. Entre os temas abordados, Rocha falou sobre projetos há anos previstos para os municípios e que nunca foram colocados em prática.


Com o objetivo de levar ideias novas para mudança no Maranhão, o pré-candidato a senador Roberto Rocha está percorrendo o interior tanto em debates do PSB quanto os eventos promovidos pelas legendas da oposição.

Em Santa Quitéria, Rocha falou sobre a pobreza do Maranhão lembrando que os índices do estado são causados por um extenso tempo de abandono com investimentos que somente beneficiam grandes empresas. Ele afirmou que mesmo utilizando meios do estado como o Porto do Itaqui, essas grandes empresas não deixam saldos para a população maranhense.

“Temos um passado de abandono, portanto, cabe a nós, em 2014, a chance de recomeçar, ajustando nossas velas para o Maranhão avançar”, afirmou Roberto Rocha.

Em São Bernardo, o vice-presidente do PSB esteve com os deputados Simplício Araújo (federal) do Solidariedade e com Rubens Pereira Júnior (estadual) do PCdoB. Os parlamentares falaram sobre a falta de política pública para as famílias das zonas rurais.

Segundo eles, são 14 anos de uma administração estadual que pouco fez pelas comunidades rurais do Maranhão. Ainda de acordo com eles, há uma inversão de valores na atual política que privilegia mais a concentração de renda nas mãos de poucos deixando a população na pobreza.

Parceria – Ainda em São Bernardo, Roberto Rocha falou do período em que exerceu o mandato de deputado federal, ocasião em que trabalhou para fechar parcerias importantes para a comunidade rural como a presença no estado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O pré-candidato ao Senado falou ainda do momento do aumento da insegurança no Maranhão ocasionado, segundo ele, pela falta de investimentos na segurança como aumento do efetivo policial – o Maranhão tem o menor percentual de policial militar por habitante do Brasil.

Roberto Rocha e lideranças dos partidos do campo de oposição estiveram ainda em Chapadinha. Em todos os municípios, o pré-candidato a senador ouviu as principais demandas da população

BOMBA! Documentos mostram que Luis Fernando pagou por ruas que não existem em São José de Ribamar

Blog do Jeisael



Considerado pelo então Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, como um dos convênios eleitoreiros que serviram para beneficiar Roseana Sarney nas eleições de 2010, o convênio 061/2010 entre a prefeitura de São José de Ribamar e governo do estado figura como um verdadeiro escoadouro de dinheiro público.

Pelo menos duas obras constantes no convênio servem para desmascarar a farsa do “exemplo de gestor” que dizem ser o ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando: o estádio Dário Santos, no bairro Moropóia, e a pavimentação de ruas fantasmas na Vila São José.

O estádio teve sua reforma anunciada em 2007, com previsão de gastos da ordem de R$ 700 mil e ainda não está pronto depois de consumir mais de R$ 7 milhões.

As ruas na Vila São José foram anunciadas como entregues no próprio site da prefeitura de São José de Ribamar. São a rua 01, a travessa da rua 01, a rua Projetada, a rua Nova Esperança e a rua Presidente Goulart.

O vídeo desta reportagem mostra a verdade: as ruas não existem, apesar de constar o pagamento de obras de pavimentação nos documentos do convênio 061/2010.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Solidariedade realiza encontro regional em Chapadinha

Público do evento.

No último sábado (22) foi realizado em Chapadinha (MA) o encontro Regional do Solidariedade. No evento, comandado pelo presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Simplício Araújo, e pelo presidente do diretório de Chapadinha, o médico Levi Pontes, foram debatidos temas importantes para o futuro do partido no Maranhão. Ambos mostraram para a população da região do Baixo Parnaíba a missão do Solidariedade, que traz como principal bandeira a luta pelas causas do trabalhador brasileiro.

Na ocasião, Simplício Araújo e Levi Pontes reafirmaram o compromisso do Solidariedade com a pré-candidatura de Flávio Dino ao governo do Maranhão. Flávio Dino também esteve presente no encontro. “O Baixo Parnaíba precisa da força do Solidariedade e de suas lideranças para fazer a mudança que a população precisa. A sigla mostra esse compromisso desde sua fundação: o compromisso com um Maranhão mais justo e com dias melhores para o Baixo Parnaíba”, ressaltou Flávio Dino.



Simplício Araújo criticou a situação que vive Chapadinha. O município está abandonado pelo poder público. “Chapadinha é uma cidade extremamente importante para o Maranhão e precisa ser vista com outros olhos tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura”, apontou o deputado maranhense durante o evento. O parlamentar criticou ainda o novo golpe do governo do estado que anunciou recentemente a construção de um hospital no município.



Levi Pontes, pré-candidato a deputado estadual, falou sobre sua responsabilidade com a região, além de agradecer a presença das caravanas das cidades de Barreirinhas, Axixá, Vargem Grande, Milagres, Urbano Santos, Santa Quitéria, Mata Roma, Centro Novo do Maranhão, Tutóia, Nina Rodrigues, Buriti, Presidente Vargas, Brejo, Belagua, São Bernardo, Coelho Neto, Centro dos Guilhermes, Itapecurú e Araioses. Cidades estas que já tem diretório do Solidariedade e que estão sendo estruturadas por Levi Pontes.

“O objetivo do evento foi fortalecer os laços com as lideranças que já estão nos apoiando, debater os problemas da região e aumentar o movimento por mudança no Maranhão em todo o Baixo Parnaíba”, disse Levi. O médico também demonstrou preocupação com o fato de 12 dos 30 municípios com piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país estarem na região.


Também estiveram presentes a ex-vice prefeita, Joana Leal; a vereadora Francisca Aguiar; o vereador Samuel Nistron; o presidente da Câmara de Vereadores de Chapadinha, Nonato Baleco; os deputados Domingos Dutra; Rubens Jr; Raimundo Cutrim; Waldir Maranhão, a liderança de Imperatriz Rosângela Curado. E ainda o vice-prefeito de São Luis, Roberto Rocha; a presidente do Solidariedade Mulher, vereadora de Coelho Neto Cristiane Bacelar; o ex-prefeito de Chapadinha e pai de Levi Pontes, Antonio Pontes de Aguiar; e o ex-deputado de Tutóia Zé Orlando.



sábado, 22 de fevereiro de 2014

População de Bacabal está sendo vítima do descaso com o dinheiro público, diz Patricia Vieira

Atual situação de Bacabal.


Patricia Vieira, que é presidente do PROS - Mulher e pré-candidata a deputada estadual, diz está indignada com a forma que o atual gestor de Bacabal que é sua cidade natal, vem tratando a população do município. Em nota encaminhada a imprensa, Patricia denuncia as mazelas que é obrigada a ver o seu povo sofrer diariamente por um governo totalmente autoritário e insensível.

Veja o desabafo de Patricia Vieira.

Patricia e seu esposo Zé Vieira.
Mais uma vez o povo de Bacabal é vitima da má gestão pública e testemunhas do Caos que paira sobre a cidade que tanto queremos bem. Ruas esburacadas, saúde, educação precárias, além de suspeitas de corrupção até mesmo no sistema de iluminação pública. A verdade é que nosso povo está a míngua, no escuro e a mercê de um gestor que não sabe valorizar seu voto.

Esse é o preço e o reflexo que a população de Bacabal optou por eleger um candidato sem experiencia politica e administrativa e que parece ter apenas compromissos particulares com políticos que sempre estiveram na barra da saia do governo estadual e nunca fizeram nada por nossa cidade.

Com 14 meses a frente da administração municipal, o prefeito atual conseguiu apenas provar que é completamente incapaz de gerir recursos públicos, atualmente nosso dinheiro parece escorrer dentre as inúmeras valas da cidade. Não é atoa que pesquisas oficiais apontam o prefeito de Bacabal como um dos piores do estado e o deputado federal e ex-prefeito da mesma cidade, é considerado um dos melhores gestores que já passaram pelo município.

Zé Vieira que nunca em hipótese alguma abandonou seu povo, sendo como prefeito ou deputado, sempre ajuda a população de Bacabal, nos seus três anos de mandato como deputado federal já destinou R$ 16.710.000.00 (dezesseis milhões e setecentos e dez mil reais) para a área de saúde, educação e infraestrutura, desse montante o atual gestor recebeu R$ 5.500.000.00 (cinco milhões e quinhentos mil reais) somente para obras de infraestrutura, dinheiro alocado junto à Codevasf.

E é por isso que as pesquisas também mostram que a grande maioria dos entrevistados desejam mudança, respeito e renovação do quadro politico. O clamor da renovação deve partir da juventude discutindo propostas. apontando novos caminhos e claro valorizando a confiança e o voto do eleitor, só assim teremos uma democracia mais solida e justa.

Bacabal e todo o Maranhão exige respeito e dias melhores.

Patricia Vieira
Presidente do PROS-Mulher e filha de Bacabal com orgulho.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Rubens Pereira Jr acusa grupo Sarney de fazer campanha predatória contra Flávio Dino

Imagem: Agência Alema
Do Jornal Pequeno

O deputado Rubens Pereira Jr disse, ontem, no plenario da Assembleia Legislativa, que o desespero da família Sarney alcançou níveis altíssimos, o que desencadeou uma “campanha predatória” contra o presidente da Embratur Flávio Dino. Nas duas últimas semanas, segundo Júnior, “várias informações inverídicas têm sido plantadas nos veículos manipulados pela governadora”.

Rubens Jr. destacou a tentativa de manchar a imagem de Flávio Dino. “Os veículos controlados pela família Sarney têm acusado Flávio Dino de malversação de dinheiro público durante sua passagem pela Embratur; porém, o julgamento feito pela Controladoria Geral da União durante a passagem dr Flavio pelo instituto resultou na aprovação de todas as contas”, afirmou o deputado.

A prova da distorção dos fatos, segundo Rubens Jr., foi a certidão negativa da CGU, emitida na tarde de oanteontem (18). “A Controladoria Geral da União jogou uma pá de cal nesta história armada, certificando que não constam em relatórios de auditoria, fiscalizações, processos disciplinares ou quaisquer outros procedimentos da CGU, ao senhor Flávio Dino, no tocante ao período em que exerceu o cargo de presidente da Embratur”.

Para o líder da oposição, a “onda de inverdades” teria sido motivada pelo crescimento de Flávio Dino, como mostrado na pesquisa Data M/TV Record (n°0004/2014) divulgada na noite de anteontem. O candidato do PCdoB aparece com 38,1%, enquanto Eliziane Gama vem na segunda colocação com17,5% e Luis Fernando Silva aparece em terceiro lugar com 9,4%,. O resultado obrigou o grupo Sarney a colocar a CGU em suspeição, ressaltou o oposicionista.

Vereador Cássio protocola requerimento que convoca prefeita municipal para prestar esclarecimentos sobre o fechamento e abandono da EM Centro Novo.

Do blog do Vereador Cássio Reis

O vereador Cássio Reis (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta quinta-feira, 20, um requerimento convocando a prefeita municipal Teresa Murad (PMDB) para prestar esclarecimentos sobre o fechamento e abandono da EM Centro Novo. A matéria que deveria ter sido discutida e apreciada na sessão de ontem foi prejudicada por falta de tempo para a pauta durante a ordem do dia.

O requerimento é fruto de uma visita que o parlamentar fez recentemente a convite da comunidade ao povoado e constatou “in loco” a situação em que o prédio construído durante a administração anterior se encontra, o que configura claramente abandono de patrimônio público pela atual gestão municipal, pois naquele local é possível encontrar diversos equipamentos de informática novos abandonados (computadores, gabinetes, estabilizadores), material escolar e pedagógico, móveis escolares, além do matagal tomando conta das imediações desde os primeiros dias do ano de 2013.

Na justificativa do requerimento, Cássio Reis ressalta que as crianças antes matriculadas na EM Centro Novo tiveram suas matrículas deslocadas para povoados nas proximidades (Tatajuba, Nogueira, Jequeri, Santa Cruz), o que as obriga a utilizarem transporte não adequado (pau-de-arara) e tem causado indignação na população.

“Mas, mesmo abandonada a EM Centro Novo permanece relacionada como Unidades Executoras (REx) do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, segundo dados do Sistema de Ações e Assistência Educacional/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação – MEC, para atender ao disposto na Lei Federal 11.947, de 16 de julho de 2009 e legislação correlata, e recebeu recursos referente aos repasses programa durante todo o ano de 2013, pois, segundo as informações do mesmo sistema, estudam 36 crianças naquela escola, o que causa estranheza já que a mesma permaneceu fechada e abandonadas durante todo este período”, destacou o parlamentar.

O requerimento e a dramática situação da comunidade será discutida na sessão da próxima quinta-feira, 27.

Veja na íntegra o documento protocolado e fotos do prédio e material abandonado:







Vereadores governistas votam contra os vendedores ambulantes em projeto de Diogo

Foto Leandro Baima (Coroata OnLine)
Durante a Ordem do Dia da primeira sessão deste ano (quinta-feira, 20), o vereador e líder da bancada de oposição, Raimundo Diogo (PT), apresentou um requerimento solicitando o comparecimento aquela Casa da prefeita municipal Teresa Murad (PMDB) e do promotor Luis Samarone, para que ambos pudessem esclarecer sobre a remoção dos vendedores ambulantes das ruas e avenidas de Coroatá.

A matéria transformou-se em uma discussão polemica que tomou todo a Ordem do Dia, o que impediu, inclusive, a discussão de projetos de outros parlamentares. Apos a discussão acalorada o projeto foi rejeitado com os votos dos vereadores da base aliada a prefeita Teresa Murad (PMDB), que seguiram a orientação do líder do bloco, Riba Maia (PSC), pela desaprovação da proposta.

Antes da apreciação do projeto um requerimento verbal do autor para que a votação da mesma fosse nominal, também foi derrubado com os votos unanimes dos governistas.

Ao final, mesmo vencido (mas não convencido, como costuma falar), Diogo declarou-se contente pois a sua proposta incitou o debate e abriu a possibilidade de dialogo do governo com os vendedores abulantes através da realização de um audiência publica prometida ali pela Bancada Gorvenista.

Vereador Cássio desmente líder de governo na primeira sessão do ano

Foto: Leandro Baima (Coroatá OnLine)
Durante um pronunciamento de trinta minutos no Grande Expediente da sessão desta quinta-feira, 20, o vereador e líder do governo, Riba Maia (PSC), falou da construção de estradas, asfaltamento de diversos bairros, reconstrução da cidade, compromisso e respeito com a população, assim como sobre um modelo de cidade para o Maranhão.

Em seguida o líder disparou críticas ao pré-candidato da oposição, Flávio Dino (PCdoB), pedindo que os coroataenses não votem em comunista e descreveu o candidato do governo, Luís Fernando (PMDB), como um exemplo de administrador.

Ao usar a tribuna também durante o Grande Expediente, o vereador Cássio Reis (PSDB), em resposta ao pronunciamento do líder do governo, ironicamente pediu o endereço da cidade e o nome da prefeita sobres as quais referiu-se em seu discurso. E disparou dizendo: “esta é uma administração mentirosa, tem uma prefeita, uma vice e três subprefeitos, mas não tem competência, pois durante um ano e dois meses o que vimos é a implantação de uma ditadura e a perseguição”.

E continuou indagando: “o atraso no pagamento dos funcionários da CAEMA por três meses, chegando a até a demissão, hospital fechado, bairros abandonados, prédio da prefeitura fechado, EM Agrícola e guaritas abandonadas, demissão de mais de quatorze técnicos de enfermagem do Hospital Macrorregional, tudo isso é culpa da ex-administração? Ou este é o progresso ao qual você se refere?”

Luís Fernando - Ainda em seu discurso o vereador Cássio disse que o candidato da oligarquia é um grande mentiroso, pois veio a Coroatá anunciar a obra da estrada Coroatá – Vargem Grande, quando na oportunidade prometeu entrega-la ainda em dezembro de 2013, o que não ocorreu até esta data. “O que se ver é muita promessa e desespero da oligarquia Sarney-Murad, que usa os seus meios de comunicação para atacar o futuro governador Flávio Dino”, declarou.

“Enquanto eles batem em Flávio Dino, mais ele cresce na intenção de votos”, disse o parlamentar mostrando os números de pesquisa realizada em São Luís que coloca Luís Fernando em último lugar, até mesmo atrás de Eliziane Gama. “Flávio Dino foi um juiz competente, um dos melhores deputados federais em sua legislatura e recentemente desempenhou com muito sucesso a presidência da EMBRATUR e será um grande governador, diferente do seu líder Ricardo Murad que tentou comprar um diploma na Faculdade de Direito”.

O parlamentar oposicionista finalizou conclamando todo o povo coroataense e de todo o estado do Maranhão para que possa estar unido para levar Flávio Dino a vitória e derrotar de uma vez por todas com essa oligarquia.

Professores protocolam no MP denúncias sobre situação precária de estradas e pontes dos povoados Limão e Paraíso

Do blog Coroatá Conectado, com adaptações

Na tarde de ontem, 20, alguns professores protocolaram uma ação no Ministério Público do Estado Maranhão - MPE, denunciando a situação em que se encontram as estradas e pontes nos povoados Limão e Paraíso. Segundo os professores, a estrada que liga os povoados, estão colocando em risco a vida dos estudantes da região e deles mesmos.

Diariamente os professores e alunos enfrentam um percurso dramático, pontes quebradas, estradas cortadas, uma grande dificuldade.

Em seguida o mesmo grupo protocolou as mesmas denúncias na Prefeitura Municipal de Coroatá, solicitando providência imediatas sobre o caso.

Nesta região existem duas escolas municipais, uma em cada povoado citado, professores já ameaçam paralisar as aulas e várias reclamações já foram feitas pelos moradores, mas, até o momento, a Secretaria Municipal de Educação ou Prefeitura Municipal se manifestou sobre o caso.

Os autores das manifestações Benedito Lopes, Luís Silvestre Vieira e Melkesedeque Brito, são professores nas escolas da região.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Peritoró responde ao blog e faz denuncias graves contra sobrinho de Ricardo Murad

Padre Josias, prefeito de Peritoró
A prefeitura de Peritoró por meio de sua assessoria respondeu a postagem que trata sobre as denuncias do Vice-prefeito Jorginho Murad ( Reveja ).

Na nota encaminhada ao Coroatá de Verdade, o prefeito faz questão de dizer que as afirmações de Murad, são mentirosas, caluniosas e fantasiosas e que quando o mesmo comandou a secretaria de saúde do município, o prefeito demitiu sua equipe após uma rigorosa auditoria e ter sido constatado uma enorme quantidade de irregularidades, Josias informou ainda que irá acionar Jorginho Murad na Justiça.

Leia a nota na integra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO 
Sobre acusações do vice-prefeito de Peritoró Jorginho Murad publicada em seu blog e nas redes sócias

O Prefeito de Peritoró Padre Jozias, através da sua assessoria de imprensa esclarece o seguinte: 
1. Nos causa surpresa as acusações do vice-prefeito Jorginho Murad. Suas afirmações estão totalmente fora de nexo com a realidade. São mentirosas, caluniosas, fantasiosas e carecem de credibilidade, que, aliás, é uma qualidade que o mesmo não tem.
2. O nobre vice-prefeito usa de má fé quando coloca em sua página nas redes sociais foto de uma obra em fase inicial, ainda na imprimação, para dizer que a mesma fora concluída. Na realidade, a obra da qual se refere, está sendo realizado no bairro São Raimundo. A mesma é um convenio do Governo do Estado e se encontra em pleno andamento. Inclusive, a Prefeitura Municipal alocou recursos próprios para a construção de bueiros e ampliação de ruas do bairro que não constavam no projeto.
3. Toda obra e serviços realizados em nosso município sejam com recursos próprios ou conveniadas, são licitadas de maneira correta, imparcial e dentro do que estabelecem as normas legais. Essa é uma característica da administração Padre Jozias: zelar pela legalidade, impessoalidade e publicidade dos atos administrativos de sua gestão. Acusar é fácil, porém é preciso mostrar as provas e o mesmo terá que fazê-la perante a justiça.
4. Com relação ao levantamento das ruas que o vice disse ter feito, é outra aberração sem tamanho. A Prefeitura tem uma equipe técnica competente e preparada para tal atividade e a mesma é responsável por todo esse levantamento, inclusive mantem em seus arquivos todas essas informações, não precisando do vice-prefeito para tal atividade.
5. O vice-prefeito Jorginho Murad também mente descaradamente quando afirma que o município recebeu 40 milhões de reais em 2013e não fez nada. O montante a que se refere está longe da realidade, e o que a Prefeitura recebeu no ano passado foi aplicado transparentemente na manutenção da maquina administrativa, em folha de pagamento, na limpeza de qualidade, em obras de escolas, postos de saúde, agricultura e na assistência social. Tudo se encontra disponíveis nos site dos órgãos de transparecia e na nossa prestação de contas que será entregue ao tribunal de contas do Estado.
6. O mesmo não tem moral e nem credibilidade pra falar de desvio de recursos públicos. Em 2013, a Secretaria de Saúde de Peritoró esteve sob o seu comando. No entanto, diante da má gestão da pasta, o prefeito demitiu sua equipe e após uma rigorosa auditoria foi constatado uma enorme quantidade de irregularidades. Isso, nobre vice-prefeito, temos como provar. E estamos tomando medidas jurídicas para o caso.
7. Outro fato que poderá ter despertado tanta ódio no nobre vice-prefeito, refere-se à eleição da mesa diretora. É sabido na cidade que o mesmo pretendia eleger uma mesa diretora do seu comando, com o objetivo de causar problemas e atrapalhar a administração, e até mesmo outras ações mais drásticas. Entretanto, os vereadores de maneira independentes se uniram e abortaram seu projeto, elegendo uma Mesa Diretora que não lhe dá sustentação política.
8. Com as falsas e graves acusações que faz o vice-prefeito ao atual gestor, de maneira destrambelhada e sem consistência, mostra o tamanho do seu despreparo e o quanto o mesmo alimenta tamanho ódio pelo fato de estar rompido com a atual gestão. Ação como esta não constrói e não ajuda em nada nosso município. O mesmo deveria buscar maneiras de contribuir para o desenvolvimento de Peritoró, já que também foi eleito para isso.
9. Ao finalizar agradecemos o apoio incondicional do povo de Peritoró que acredita em nosso trabalho. Agradecemos a importante parceria do Governo do Estado, que tem nos ajudado na melhoria da qualidade de vida do nosso povo e concluir dizendo que estamos abertos para os órgãos de fiscalização, para imprensa e o cidadão peritoroense que queira qualquer informação que achar necessária.

Peritoró (Ma) em 20 de fevereiro de 2014
Da Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Peritoró

Mesmo de licença, Cesar Trovão manda suspender gravação da sessão que seria transmitida na Rádio Educativa FM



Mesmo longe da presidência da câmara e gravemente enfermo Cesar Trovão em atitude autoritária manda suspender a gravação da sessão para transmissão posterior na Rádio Educativa FM, conforme acordado anteriormente com o presidente interino da casa Josean Veras. Após o fechamento de contrato da bancada de oposição com a direção daquela rádio para a transmissão na integra das sessões da câmara já que a rádio Geração Jovem FM responsável atualmente pelas transmissões não possuem o alcance e a qualidade em transmissão que a nova contratada.

A suspensão das gravações que seriam usadas para a transmissão na manhã desta sexta-feira  foi anunciada minutos antes pelo vereador Diôgo durante pronunciamento no pequeno expediente, que qualificou como autoritária e arbitraria a atitude do presidente licenciado, que também foi criticada e lamentada pelos demais vereadores de oposição.

Sai Jadna Mayra entra Jociel Fernandes na secretaria de Juventude de Teresa Murad

O dia de hoje, 20, foi marcado por reuniões na residência oficial da prefeita Teresa Murad (PMDB), quando está por aqui, um sítio localizado no bairro do Cajueiro, onde apenas convidados podem entrar.

Entre umas das decisões tomadas a mando do esposo Ricardo Murad pela mandatária coroataense foi a substituição da então secretária de Juventude, Jadna Mayra, que apesar de muito agouro, se manteve até o dia de hoje no cargo a duras penas e muito sacrifício, o que não foi suficiente para que, após um ano de inércia e inutilidade na função desempenhada, fosse exonerada.

Quem assume em seu lugar, sem nenhuma surpresa, é o jovem Jociel Fernandes, conforme anunciamos por aqui há muito tempo. Fernandes é presidente do PRTB e até então assessor especial da secretaria de Cultura, e seu nome corre desde o dia de ontem nos corredores da secretaria de estado de Juventude na boca da turma que costumeiramente frequenta o ambiente: Paulo Marinho Jr, o secretário, Assis Filho, secretário adjunto e Ruy Pires, que sempre pinta por lá.

"Ricardo já autorizou a nomeação de Jociel Fernandes para o cargo de secretário de Juventude", disse um deles na ocasião, segundo informações obtidas por nossa reportagem, o dia de hoje veio confirmar o desejo do deputado licenciado.

O novo secretário de Juventude, que recebeu a notícia ainda em um momento de luto e triste, pois perdeu um dos seus melhores amigos há alguns dias atrás (Jardiel Sousa), já começa a planejar o seus primeiros passos à frente da pasta, a partir de agora o departamento deverá ter sede própria e dialogar diretamente com o segmento, segundo apuramos.

Sob gestão de Flávio Dino, Embratur ganha medalha de ouro

A ação de promoção do Brasil como sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos concedeu à Embratur, Flávio Dino, destaque no 46º Prêmio Colunistas Brasil. A premiação da autarquia mereceu medalha de ouro e também representou destaque para o trabalho de Walter Vasconcelos, escolhido Profissional de Marketing Promocional do Ano.

“Com uma estrutura montada em frente à London Eye, o público embarcou em uma fantástica viagem ao Brasil, conhecendo um pouco do que poderá ser visto no país”, explicou Walter Vasconcelos ao comemorar a premiação.

O trabalho promocional coordenado pela Embratur e seu presidente, Flávio Dino, têm recebido destaque constante no cenário nacional e internacional. Sobre isso, e o atual destaque da autarquia no 46º Prêmio Colunistas Brasil que mereceu medalha de ouro, Flávio Dino avalia que o Instituto está trilhando o caminho certo.

“Considero um reconhecimento ao trabalho da equipe da Embratur que, com tanto afinco, se dedica à promoção turística do Brasil no exterior”, declarou o presidente da Embratur.

Também premiado pelo corpo de jurados o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, comemorou a premiação, valorizando o trabalho conjunto do Instituto.

“Fiquei muito feliz por esse reconhecimento e agradeço a todos que cooperaram nesse trabalho. Ninguém vence sozinho e há sempre uma plêiade de parceiros merecedores também”, destacou o diretor.

Assista ao vídeo da ação:

Empresa contratada para asfaltar Novo Areal assume a incompetência e falta de planejamento

A página da Prefeitura Municipal de Coroatá divulgou recentemente uma justificativa da empresa responsável pela execução da obra de asfaltamento no Bairro Novo Areal, a Transportes e Construções LTDA - TAC, segundo o engenheiro encarregado, Luis Sergio Ribeiro, o asfaltamento naquele bairro, mais especificamente na Rua São Francisco, atrasou devido problemas que o solo do lugar oferece que, curiosamente, somente agora descobriram, o que demonstra que não houve planejamento e estudo do solo onde a obra seria executada.

Ainda na mesa nota, que pode ser lida clicando aqui, o projeto original a rua receberia a aplicação da piçarra de forma normal e em seguida seria feita a compactação do material para que fosse aplicado o asfalto, mas por consequência da irresponsabilidade da empresa executora, o esperado não aconteceu, o que significa que todo o esforço e material empregado foi DESPERDIÇADO, pois, frisa-se (segundo a página) "tudo devido a um fator, o solo, que não oferecia condições para a execução do trabalho".

Seria cômico, se não fosse trágico!!!

Leia um outro trecho da postagem:
"O problema é que com o início das chuvas foi observado que todo material aplicado não se estabilizava, ou seja, não estava aderindo ao chão para que fosse feita compactação, além das águas das chuvas existe também o problema das águas residuais que são os esgotos das casas dos moradores do bairro e que junto com as águas das chuvas acabam abrindo erosões em toda extensão da rua. Como a Rua São Francisco é a mais baixa de todo bairro ela acaba recebendo todo esgoto e resíduos e já que sua topografia é muito plana toda essa água demora a ser escoada, causando assim o seu acumulo debaixo do solo e trazendo problemas como uma superfície em falso. Tudo isso impede a estabilização e compactação do material para receber o asfalto".
Somente agora, depois de tempo e material desperdiçado os engenheiros descobriram que, além do solo, o período chuvoso em que as obras seriam executadas atrapalharia a sua conclusão, mas não para por aí, leiamos outro trecho:
"Tendo observado todo problema que tem atrasado a obra, a Prefeitura e a Empresa encarregada de executar a obra chegaram a um entendimento de que a única forma de se resolver esse problema, seria com uma drenagem profunda do local, e só depois disso se faria a aplicação do material e sua compactação para em seguida se aplicar a camada asfáltica".
O que significará um novo prazo será estabelecido e que haverá um aumento nos gastos para cobrir as "adequações" necessárias para sanar os problemas que descobriram no decorrer das obras.

Resposta do jogos dos erros


Quais os absurdos existentes nesta imagem divulgada por está página na última terça-feira,16? Então, vamos as respostas.

A primeira delas é o simples fato que esta caixa d'água que se encontra personalizada com a logomarca do governo de Teresa Murad (PMDB) é propriedade da Companhia de Saneamento Básico do Estado do Maranhão - CAEMA, o contrário dos tempos da administração de Luís da Amovelar (PT), quando a mesma pertencia ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE. Sendo assim, é totalmente irregular e compreensível a colocação da logomarca da Prefeitura Municipal de Coroatá no "monumento" que pertence a uma autarquia estadual, portando ao Governo Estado do Maranhão.

Outro fato curioso também presente na imagem é que o Anexo I da EM Tresidela I, que deveria estar localizado no Bairro Tresidela, mas simplesmente se encontra no Centro (um pouco distante), onde antes funcionava o Anexo I do Complexo Educacional  do Ensino Fundamental - CEEF. Que diferença faz a este prédio (e a educação de nossas crianças) se chamar EM Tresidela I Anexo I em vez de CEEF Anexo I? Vai entender essa administração...

Às vésperas da eleição, filme denuncia o “Maranhão real”

Da Carta Capital

Depoimentos de jornalistas, moradores de rua e usuários do sistema público de saúde denunciam o descaso no poder público no reduto da família Sarney.
O Luís que nasce. O Luís que morre. São vários Luíses. Eles se espremem nos ônibus, são ambulantes, morrem nos corredores dos hospitais. Vivem. Sobrevivem. São vítimas de uma história que não é nova no estado nordestino. Mas da boca dos Luíses pouco se ouve. “Muitas pessoas no Maranhão sabem o que acontece aqui, mas têm medo de falar”. O longa metragem “Luíses- Solrealismo Maranhense”, de Lucian Rosa, foi lançado em outubro de 2013 em festivais, mas estreia agora na internet para poder disseminar com mais rapidez a situação da população maranhense. Depoimentos de jornalistas, moradores de rua e usuários do sistema público de saúde denunciam o descaso no poder público no reduto da família Sarney. “O filme está falando, oficialmente, da corrupção no Maranhão”, diz Rosa.

O documentário é uma produção do “Éguas Coletivo Audiovisual”. O filme se utiliza de elementos ficcionais para falar sobre o cotidiano. O público, por vezes, se confunde sobre quem são os personagens da ficção e os “da vida real”.

Segundo os documentaristas, a luta para que o filme seja visto é difícil, pois todo o complexo midiático está nas mãos da família Sarney ou de aliados, limitando a divulgação do longa. “Enquanto o Brasil noticiava os crimes nas penitenciários do Maranhão, os telejornais locais silenciavam o caso. Nos comerciais, são quatro minutos só de propaganda do governo”, relata Rosa. “Eu fico me perguntando se o Brasil não tem culpa de o Sarney ter o poder que tem: são inúmeras alianças e um passado na história recente que me fazem acreditar nisso. A política aqui, tanto local, quanto nacional, atrapalha demais o estado e as pessoas…Não é um problema só do Maranhão.”

Segundo a produtora Keyciane Martins, o documentário quer dar inicio a “um movimento genuinamente maranhense, envolvendo artistas, professores, moradores de rua…”

O filme “Luises- Solrealismo maranhense” já ganhou prêmios de melhor direção, melhor ator e melhor direção de arte no festival “Guarnicê”, o maior do Maranhão, e foi exibido em diversas mostras de cinema. Para ser realizado, apesar do orçamento limitado, o longa fez campanha e arrecadou 1.200 reais para a produção, que aconteceu entre 2012 e 2013.

Toda a equipe, ressalta Lucian, trabalhou voluntariamente. O longa contou com a ajuda do músico Zeca Baleiro, que autorizou o uso da canção A Serpente para embalar o filme. A letra do maranhense destaca: “Eu quero ver a serpente acordar, para nunca mais a cidade dormir”. O filme, agora, busca verbas para levar o documentário para o Interior do Maranhão, onde geralmente a internet não chega.

 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Os trunfos de Flávio Dino…

Do blog do Marco D'Eça (acredite se quiser)

Claudicância do grupo Sarney e jogo de interesses na Assembleia e entre lideranças aliadas à governadora Roseana potencializa as chances de Dino vencer a eleição, o que só poderá ser minimizado com uma eventual eleição indireta de Luis Fernando Silva

É óbvio que os aliados do chefão comunista Flávio Dino tentam manipular pesquisas de intenção de votos para inflar seus índices e tentar consolidar a imagem de imbatível nas próximas eleições.

Mas não se pode negar que ele seja o favorito na disputa; e esteja, de fato, bem à frente dos seus principais adversários.

Flávio Dino tem trunfos importantes nesta campanha – e se souber usá-los, tornará muito difícil a vida de quem pretenda vencê-lo em outubro.

O primeiro deles é o longo período do grupo Sarney no poder, que parece ter chegado ao limite do cansaço popular – a chamada “fadiga de material”, como define o líder socialista Marcelo Tavares.

Esta “fadiga”, pode ser compensada com a força da estrutura do grupo, que reúne o maior número de prefeitos, deputados e lideranças políticas no interior.

A pouco mais de sete meses da eleição, os principais luminares do grupo Sarney ainda questionam quanto à candidatura do secretário Luis Fernando Silva (PMDB).


O problema é que o próprio grupo parece não ter certeza do que quer.

Deputados, senadores e secretários põem todo tipo de dificuldade à hipótese de tê-lo como governador-tampão, concorrendo à reeleição no cargo – o que, sem dúvidas, fortaleceria sua candidatura.

Diante desta claudicância do grupo da governadora é que o chefão comunista navega, mesmo com toda a inabilidade política para lidar com situações eleitorais.

Flávio Dino tem todos os instrumentos para vencer as eleições de outubro, isto é fato.

E, por enquanto, só tem a si próprio como adversário…

Simplício Araújo e Sarney Filho trocam farpas sobre perseguições contra Flávio Dino



Aliado do Presidente da Embratur e aguerrido oposicionista ao Clã Sarney no Maranhão, o deputado federal Simplício Araújo (SDD) abordou o seu colega Sarney Filho (PV) em pleno plenário da Câmara dos Deputados cobrando uma postura equilibrada neste período de pré-campanha, quando o Sistema Mirante, com 70% das emissoras de rádio, TV e jornal do Maranhão, vem tentando atingir a imagem de Flávio Dino, hoje disparado a frente de todas as pesquisas para a vaga de Governador em 2014.

Desconcertado com o questionamento, o filho de José Sarney tentou se justificar: “O jogo é esse!” e afirmou ainda que eles também são atingidos pelo mesmo artifício por membros da oposição, Zequinha em alto e bom som falou a Simplício: – Pau que dá em Chico, também dá em Francisco!!!

O Deputado Simplício Araújo do partido Solidariedade do Maranhão não deixou por menos e devolveu no mesmo tom de voz: – Pra quem sempre é o pau, no caso vocês, nada mau né?!

Todo o plenário da Câmara Federal parou pra ver a discussão, sabedores do verdadeiro império de comunicação montado por José Sarney ao longo de quase meio século de poder no estado. Uma verdadeira máquina de criar factoides e mentiras, o sistema de comunicação de José Sarney vai se descredibilizando com a população.
Do Blog Marrapá.

Festa dos Blocos Tá De+ e DINOossauro promete agitar o final de semana com a banda Swinguelê e Paredão do Galinha



Dia 21 de Fevereiro(Sexta) é o tão aguardado lançamento dos Blocos Tá De+ e Dinossauro, com concentração no Auto Posto Alencar do Cajueiro a partir das 7 da noite, com agitação da banda Swinguelê.

Mais a festa não para por aí, no domingo dia 23, grande festa no Balneário Guaribas, a partir das 3 da tarde com o "Paredão do Galinha", e sua nova estrutura.

São os dois grandes blocos abalando tudo.

Reserve já seu abadá pelo telefone: 99-8244-9060/8152-8593

Tá mais ou menos, mais ou menos!!

O autor lendo o texto ao lado durante a plenária realizada na manhã de hoje, 19 (Foto: Leandro Baima)
Por José Arimatéia, professor e poeta popular

Começou o ano letivo
Mas quase nada mudou
Pois Dezembro de 2012
A prefeita nunca pagou

Distribuíram uma farda
Mas vamos prestar atenção
Porque aqui as coisas
É pra uns e pra outros não

O professor contratado
Com 20 aulas por semana
Mas isso eles não falam
Pra eles tudo é bacana

Estão faltando os livros
E material de expediente
E o dinheiro das escolas?
Pra onde vai minha gente?

É tanta coisa agora
Que parece até normal
As crianças lá na escola
Tão tomando só Nescau

Nescau de manhã e de tarde
Nescau a semana inteira
É Nescau pra todo lado
Cuidado com a caganeira

Tem aluno que já tá triste
De tanto tomar Nescau
Mas a prefeita insiste
E acha que tá normal

A cidade esburacada
Mas tem cego que não ver
Pois tem um cabra que encobre
Em seu programa de Tv.

E o professor tá na rua
Porque o procurador
Não manteve sua palavra
E mentiu pro promotor.

Simplício volta a defender aplicação da Ficha Limpa para este ano e alerta para possibilidade de brecha na lei



Da tribuna nesta quarta-feira (19), o deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) fez um apelo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa já nas eleições deste ano.

A menos de 20 dias do prazo para que o TSE aprove as últimas resoluções que vão nortear as eleições deste ano, o parlamentar maranhense ressalta a importância de se fazer a alteração nas regras atuais para impedir a candidatura dos “fichas sujas”.

Um dos fundadores do “Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz Marlon Reis teme que ocorra brecha que beneficie os fichas sujas. O MCCE alerta para a brecha, uma vez que, no momento do registro dos candidatos, não é exigida a apresentação de certidões cíveis, indispensáveis para que políticos condenados por improbidade administrativa, por abuso de poder econômico ou político e por compra de votos sejam declarados inelegíveis. A informação é do jornal “Correio Braziliense”.

“Essa brecha na lei pode permitir que pessoas com problemas na esfera cívil criminal e eleitoral possam concorrer este ano. Estamos a apenas 20 dias do prazo para quer o tribunal publique as resoluções para a eleição de 2014. Por isso, é importante que a Câmara faça um comunicado ao TSE exigindo que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada neste ano”, afirmou Simplício.

O MCCE protocorará no TSE, até o fim desta semana, uma petição para que os ministros debatam a possibilidade de incluir, por meio de uma resolução, a exigência das certidões cíveis. O documento é necessário para que o Ministério Público possa impugnar candidaturas.

Reportagem: Letícia Bogéa

Professores coroataenses paralisaram e protestaram nesta quarta-feira, 19



Fotos: Leandro Baima/Coroatá OnLine

A paralisação anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão SINPROESEMMA ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, tendo início com uma plenária realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STTR onde foram relembrados as vitórias obtidas nas paralisações anteriores e as reivindicações de mais este ato que contou com a presença de Henrique Gomes e Raimundo Oliveira, ambos diretores estaduais do SINPROESEMMA que reforçaram a pauta e a importância da mobilização na efetivação dos direitos.

Durante esse momento inicial além da fala do presidente da delegacia local do SINPROESEMMA, Celso Soares, e dos diretores Bendito Lopes (Comunicação) e Rodrigo Lima (Secretário Geral), entre outros, o grupo de professores seguiu pelas ruas com as paradas já programadas em frente às atuais instalações da Prefeitura Municipal e do prédio provisório da Promotoria.

Leia a carta aberta distribuída durante o ato:

Mais uma vez s educadores de Coroatá sentem-se forçados a se manifestarem para o cumprimento legal dos seus direitos.
Lutamos Contra os desmandos e descalabros da política educacional em nosso município, onde a resposta do governo é a violência moral dos que procuram fazer valer os seus direitos (telefonemas ameaçadores que acenam com a ridícula possibilidade de exoneração de servidores públicos contratados) ou econômica (a ameaça COVARDE de corte de ponto).
Amigos, vivemos um momento impar em que, -pela primeira vez em muito tempo, os poderosos estão acuados e a população nos apoia em nossa luta, vivemos um momento em que podemos, finalmente, nos fazer ouvir e impor nossa vontade sobre os desmandos e abusos que diariamente nos oprimem e nos violentam. Porém, para isso, é preciso que continuemos com nossas lutas através das manifestações! 
Não se deixem intimidar pela brutalidade dos poderosos, não se deixem iludir pelas MENTIRAS da pelega e comprada mídia, não nos deixemos acovardar pela pequenez mesquinha dos “Bônus para os puxa sacos” e “vales coxinhas” com os quais tentam nos calar, unamo-nos ao invés de nos dividir. 
P.S: A população precisa saber dos devaneios cometidos pela atual administração contra os que tentam levar urna educação de qualidade: 
  • O não cumprimento do acordo firmado em audiência pública no ano de 2013 onde se tratou da construção do Plano de Cargos e Carreira (PCC) junto à categoria (que são os maiores interessados).
  • A não efetivação do reajuste salarial enviado pelo Governo Federal de 8.32% (onde de forma alguma acarretaria despesas aos cofres do município).
  • O não cumprimento integral da LEI 11.738/08. Atualmente os professores contratados não estão sendo beneficiados. Dentre outras reivindicações legais !!!
VAMOS PARA A RUA! Chega de meritocracia! Chega de economistas e administradores dizendo o que é melhor para a educação! Chega de sermos humilhados

Teresa inaugura quatro poços artesianos perfurados por Ricardo Murad em plena campanha de 2012

Do blog do Cici Almeida, com adaptações

O blog Coroatá Conectado apresentou uma nota na manhã desta quarta-feira, 19, demonstrando que os quatro poços "inaugurados" hoje pela prefeita Teresa Murad (PMDB) foram inciados ainda durante a campanha de 2012 com recursos da Secretaria de Estado de saúde - SES (veja extrato do DOE publicado abaixo).

Quem não sabe que Ricardo Murad usou de toda a estrutura do governo estadual para eleger sua mulher? Prova disso foram os vários convênios firmados com o propósito de beneficiar sua esposa, como por exemplo, a construção de quinze poços artesianos em plena campanha eleitoral, sendo eles: Boa vista, Davi, Km 9 e 10, Forquilha, Garimpo, Jaqueira, Maracajá I, Mantinga, Mucambo I, Olho D’ Água das Pedras, São Luis do bode, Eira, Santo Izídio, Santa Margarida e a Vila Maranhense no Bairro da Mariol, como mostra a documentação, entre eles os quatro que foram entregues nesta manhã.


Denúncia: Direção da EM Macaúba oferece água de açude para o consumo dos estudantes

Na manhã desta quarta-feira, 19, durante a pelnária realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STTR, a professora Maria de Jesus, que leciona na EM Macúba, apresentou uma grave denúncia. Segundo a professora, há alguns dias, a direção da escola em que ensina está oferecendo água de açude para o consumo dos estudantes, imprópria para tal. Ainda segundo a educadora os alunos têm reclamado da água e até encontrado até girino.

Jesus relatou que água está sendo colocada diretamente no bebedouro por falta de água potável, conforme demonstra as fotos obtidas com exclusividade por nossa reportagem.