quarta-feira, 31 de julho de 2013

Absurdo - Teresa Murad gastará 11 milhões em reparos e adequações emergenciais no Complexo Educacional

Clique na imagem para ver em tamanho maior

Você não leu errado no título desta matéria o valor que será utilizado pela prefeita Teresa Murad (PMDB) para, segundo ela, investir em apenas reparos e adequações emergências na estrutura física do Complexo Educacional do Ensino Fundamental construído na administração do seu sobrinho, o engenheiro Rômulo Augusto.

As informações estão a disposição de qualquer cidadão na página eletrônica do Tribunal de Contas do Estado - TCE/MA que você poder ler clicando aqui.

Urgente - Em São Luís secretário adjunto de Saúde está sendo ouvido em processo de cassação de Teresa Murad


Ocorre neste momento em São Luís uma audiência de mais um processo que pede a cassação pela prefeita Teresa Murad (PMDB), na oportunidade será ouvido o secretário de estado adjunto de Saúde, José Márcio Leite, que deverá explicar a abertura do Hospital Macrorregional de Coroatá em pleno período eleitoral 2012.

Acompanham a audiência que ocorre  em uma das sala da 76ª Zona Eleitoral Domingos Alberto (PT), candidato a prefeito de Coroatá nas últimas eleições, o vereador Cássio Reis (PSDB), Císius Janus e Francimar Sousa (estes últimos dois coordenadores da campanha naquele período).

Ontem também foi realizada uma audiência de outro processo que também pede a cassação da prefeita Teresa Murad, na qual foi ouvida a coordenadora substituta do Viva Cidadão, Joedilma dos Santos.

Deputado Bira do Pindaré vistará Coroatá neste final de semana a convite de Domingos Alberto

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) estará em Coroatá nos dias 03 e 04 de agosto (sábado e domingo) uma visita especial a população coroataense.

Bira estará na cidade a convite de amigos e aliados, tais como Domingos Alberto, o vereador Raimundo Diogo (PT), professor Edmilson Braga, professor Carlitos e o líder comunitário Zé Ivan, nesses dois dias serão organizadas reuniões e visitas a amigos e lideranças da sede a da zona rural.

O principal encontro ocorrerá no domingo (04), a partir das 9 horas da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Coroatá, para o qual diversas lideranças petistas, dirigentes partidários, movimentos sociais, empresários já confirmaram.

José Sarney recebe alta em São Luis e segue para São Paulo


O Senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu alta, na manhã desta quarta-feira (31/7) do hospital UDI em São Luís.

O boletim médico, divulgado na manhã de ontem, já tinha afirmado que o político apresentava melhoras clínica, encontrava-se estável e respirando espontaneamente, sem a necessidade de aparelhos.

O Senador saiu acompanhado com familiares e deve se dirigir à São Paulo, onde deve passar por um check-up em um hospital da capital paulista.

Escolhido o novo presidente do Conselho de Segurança Pública de Coroatá


Foi eleito na ultima sexta-feira, dia 26, um novo presidente da mesa diretora do Conselho de Segurança comunitário do município de Coroatá (CONSEG).

Após a votação realizada pelos conselheiros, Valdivino Nunes Capelão foi eleito presidente, Alberto o vice e David da Silva, o 1º Secretário.

O CONSEG é composto por conselheiros que se reúnem com frequência para discutir,analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Com informações do Blog Coroatá Conectado.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Em Coroatá o TFD não funciona

Várias pessoas tem procurado o blog para denunciar que a verba do TFD (Tratamento Fora do Domicilio) Não está chegando para quem precisa.

Segundo informações as pessoas que dão entrada no beneficio se deslocam até a secretaria de saúde do município e os funcionários apenas pedem um numero de uma conta pra que o beneficio seja depositada, coisa que nunca acontece. E enquanto isso as pessoas padecem a espera da boa vontade da prefeitura de depositar o referido beneficio.

Mas vale lembrar que com saúde não se brinca e nem se deve esperar, ou melhor não deveria...

Macílio Gonçalves avalia os primeiros 7 meses da prefeita Teresa Murad

Veja o vídeo postado por Francinaldo Lima em seu canal no YouTube no qual o apresentador do programa Canal Aberto apresentando diariamente na TV local dar sua opinião sobre os sete primeiros meses de governo da esposa do deputado licenciado Ricardo Murad. Assista:

 

Imagem do dia: Centro do Abandono

Depois que a prefeita de Coroatá assumiu o comando do município, simplesmente abandonou aquele que era o maior centro de lazer da população.

Veja como se encontra o Centro Comunitário de Coroatá. 

Clique na imagem para ver em tamanho grande


SUS (Sistema Único de Sarney): Quem come do pirão prova do cinturão

O "gigante" da Saúde
Do blog do César Bello

O prefeito de Caxias, Léo Coutinho (PSB) no pertinente artigo "Farinha Pouca (Meu Pirão Primeiro)" denuncia retirada de verbas da Saúde de Caxias e critica discurso contraditório de Roseana Sarney.

Roseana Sarney (PMDB) estaria desvirtuando, com intenções eleitoreiras os princípios do SUS- partilha de recurso/equipamentos proporcionais as macro-regiões com maior capacidade de atendimento.

Desde o início da implantação do SUS (Maranhão) ficou estabelecido que haveriam 3 macro-regiões(São Luís, Caxias, Imperatriz). A Sarney criou mais 5 macro-regiões e 19 regiões.

A topografia teve como objetivo dar ao governo poder discricionário, desvirtuando o espírito acordado no Sistema Único de Saúde. Tudo sem a devida homologação do Ministério da Saúde.

Para o leitor avaliar a descriminação na repactuação de verbas/equipamentos, o governo de Roseana Sarney destina para o Hospital de Coroatá, (22 leitos) 5 milhões para despesa de custeio.

Foram retirados 41 municípios/verbas de atendimento da Macro-Região Caxias. Ainda assim a Prefeitura de Caxias manteve a mesma quantidade de atendimentos. O deficit é de 7 milhões.

Qual a receita da Saúde no Maranhão? "Quem come do meu pirão, prova do meu cinturão". Coroatá é feudo dos Sarney/Murad. Caxias bem administra pelos Coutinhos é ligada a Flávio Dino (PCdoB).

O povo sofre com a discriminação das verbas do Sistema Único de Saúde. O SUS no Maranhão é Sistema Único do Sarney. "Todo poder emana de Sarney, em nome dos 3 filhos será exercido".

Sarney será transferido para hospital de São Paulo


Um quadro de infecção respiratória aguda mantém o senador José Sarney (PMDB-AP), internado e por conta de seu estado de saúde, que inspira cuidados, ele será transferido hoje para o Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O peemedebista está sob cuidados médicos desde a madrugada do último domingo (28), quando deu entrada no UDI Hospital, alegando calafrios e febre.

Ainda na tarde desta segunda-feira (29), a assessoria do centro de saúde em que o senador está internado informou que o estado de saúde permanecia estável e que um novo boletim médico deve ser divulgado na manhã de terça-feira (30). O médico, Carlos Gama, que acompanha José Sarney, diz que mesmo não sendo grave o estado de saúde do ex-presidente requer cuidados.

Um boletim médico divulgado ontem, informou que o político estava com infecção respiratória aguda, que começou a ser tratada assim que ele deu entrada no hospital. O tratamento consiste na administração de antibióticos.

Sarney teve uma agenda intensa, antes de ser hospitalizado, no sábado pela manhã ele participou de uma reunião da cúpula do PMDB maranhense, que anunciou a desistência do ministro da Minas e Energias, Edison Lobão (PMDB) da disputa ao governo do estado e consequentemente credenciou Luís Fernando (PMDB), secretário estadual de Infraestrutura, como nome do grupo para a disputa de 2014.

Após a reunião, José Sarney participou na noite de sábado do casamento de sua neta Maria Fernanda Sarney. Durante a cerimônia o senador teria passado mal. Coincidentemente ano passado, durante o casamento de outra neta, Maria Adriana Sarney ocorreu fato semelhante.

Cancelamento de atividades

Por conta do problema de saúde do pai, a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou o cancelamento dos trabalhos do "Governo Itinerante" que esta semana desenvolveria atividades nas cidades de Matinha, Nova Olinda, Penalva e Viana na baixada maranhense.

Roseana embarca nas primeiras horas do dia, junto com seu pai, para São Paulo. Ela faz questão de acompanhar de perto todo o tratamento e a evolução do quadro de saúde do senador. Além da governadora, o deputado federal Sarney Filho (PV), deve embarcar rumo a capital paulista.

Palavra do especialista

O pneumologista e cirurgião toráxico, Elias Amorim, explica que dependendo do quadro de saúde de José Sarney, a infecção pode se agravar devido à idade e tornar a recuperação mais difícil. "Uma infecção pulmonar pode ser causada por bactéria ou por vírus e pode resultar em pneumonia. É necessário, entretanto, saber o grau de comprometimento dos tecidos e avaliar o grau de infecção. As defesas do organismo diminuem conforme a idade, e isto pode levar o paciente a ficar debilitado mais rápido, dificultando o tratamento". O especialista destaca ainda que, apesar de ser uma do risco de uma infecção respiratória, a doença é reversível e o tratamento é feito à base de antibióticos.

Fonte: Oimparcial

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Baixo IDHM é um desafio para o governo de Teresa Murad

A administração da prefeita Teresa Murad (PMDB) tem um grande desafio a sua frente: trabalhar políticas públicas, especialmente voltadas para saúde e educação, que melhorem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM. Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas – ONU nesta segunda-feira (29) o município de Coroatá encontra-se em estado de alerta, ou seja com baixo desenvolvimento humano (0,576).

O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631. Para calcular o desenvolvimento da qualidade de vida de cada estado, são levados em consideração os índices educacionais, de expectativa de vida e de renda da população de cada estado e município.

Veja os dados referentes a outros municípios brasileiros e compare clicando aqui.

Veja o Papa Francisco abençoando o Deputado do Maranhão Simplicio Araujo




domingo, 28 de julho de 2013

URGENTE: Sarney dá entrada em hospital de São Luís


O senador José Sarney (PMDB-AP) deu entrada, na madrugada deste domingo (28/7) na urgência do Hospital UDI, em São Luís.

Segundo o boletim médico, assinado pelo Dr. Carlos Gama, o político chegou no hospital por volta das 00h30 com quadro de febre e calafrio, compatível com um processo infeccioso agudo.

Exame clínicos laboratoriais e de imagem não evidenciaram alterações clínicas significativas.

O senador encontra-se acompanhado de seus familiares e deve permanecer sob cuidados médicos por tempo indeterminado.

Fonte: O Imparcial

sexta-feira, 26 de julho de 2013

UEMA em Coroatá só no final de 2014


Os assessores e babões da prefeitura não param de vangloriar Ricardo Murad porque segundo eles, o mesmo conseguiu um pólo da Universidade Estadual do Maranhão para Coroatá. Com base nessas afirmações, vamos aos fatos.

Primeiro que Ricardo Murad é secretário de Saúde e não de educação, então se alguém levou a universidade para Coroatá, esse alguém não foi o secretário de Saúde.

Vale lembrar também que Ricardo disse em entrevista na sua TV que na Uema de Coroatá até curso de Medicina ia ter, agora o que se vê é apenas o curso de enfermagem com pouquíssimas vagas e que em sua grande maioria serão ocupadas por pessoas de outras cidades.

Além das poucas vagas, é importante frisar um detalhe, o curso de enfermagem de Coroatá, só terá inicio daqui a um ano, em 2014, ano eleitoral, mais precisamente meses próximos a eleição.

E outra, pra concorrer a uma das vagas do curso é preciso desembolsar R$ 75,00.

Outra observação é que a prefeita desde que assumiu o poder publico de Coroatá desativou o cursinho pré vestibular que dava aulas de graça para estudantes coroataenses e que chegou a aprovar dezenas de jovens em Universidades conceituadas de todo o país.

Apesar de todas essas dificuldades, o blog não poderia de concordar, que mesmo sendo apenas um curso, ter um pólo da UEMA em Coroatá, já é meio caminho andado.

Ricardo Murad manda barrar a entrada de editor do Marrapá no Macrorregional coroataense

À tempo...

Apuramos com a colaboração de fontes que estiveram presentes na tarde desta quarta-feira (24) nas dependências do Hospital Macrorregional de Coroatá, bem como funcionários ligados à administração, que se aproximando às 16 horas aquele estabelecimento de saúde recebeu a inesperada e ilustre visita de Leandro Miranda, editor do conceituado blog Marrapá que vem noticiando e denunciando diariamente a ausência de compromisso da governadora Roseana Sarney (PMDB) com o Maranhão e em especial no tocante ao descaso com a saúde da população.

Miranda chegou ao Macrorregional portando uma câmera de vídeo para fazer algumas imagens e entrevistar usuário e funcionários, mas foi logo recebido por seguranças que tentaram impedir a sua entrada nas dependência do estabelecimento tido como propriedade particular pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad (PMDB). O repórter apresentou-se com sua identidade original e solicitou a uma funcionária que fosse levado ao diretor do Macrorregional, Kilmer Rodrigues, que não quis recebê-lo, acredita-se que apenas por falta de vontade do administrador ou ainda por este não ter (ou mesmo saber) o que declarar.

Apesar do tumulto Leandro Miranda conseguiu percorrer e fazer imagens do interior do hospital, mas sempre acompanhado de longe por seguranças e outros funcionários, todos orientados a não fazer nenhuma declaração para o blogueiro (como era de se esperar).

O curioso é ver tanto receio para abrir as portas do Hospital Macrorregional de Coroatá para a imprensa já que, segundo declarações recentes do secretário Ricardo Murad, os serviços ofertados por aqui assemelham-se aos que são oferecido na Inglaterra (o famoso SUS britânico). Tal absurdo tornou-se o assunto do momento e motivo de piadas nas rodas de conversas, pois não é o que tem chegado diariamente ao conhecimento da imprensa e dos políticos maranhenses.

Segundo informações ao finalizar o trabalho e satisfeito com o material colhido Leandro Miranda deixou o prédio e, em seguida, o município. Vamos esperar para breve o resultado de tamanho esforço do blogueiro.

Flagrantes da saúde "britânica" em Coroatá

Com informações do blog Barra do Corda News e fotos de Leandro Mirando, do Marrapá

O cidadão que precisar do Hospital Macrorregional de Coroatá terá de fazer uma verdadeira viagem na história da humanidade para cair na realidade e entender o porque do mestre Moisés não poder abrir o mar em frente a referida unidade de saúde. Quando Moisés, homem de fé inabalável abriu o Mar Vermelho ele não se deparou com um rio proveniente de água de esgoto. Vemos que ali a sujeira não está só na água.

O secretário Ricardo Murad dizer que a saúde do Maranhão é estilo "britânica" é uma maluquice sem precedentes. A começar pelo fato de fazerem muita propaganda enganosa de algo que se torna cada vez mais caótico no Maranhão e que todo mundo sabe. Essa é a triste realidade da saúde na terra dos Sarney/Murad.

Veja o flagrante:




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ricardo Murad retira grupo gerador e transformador de energia do Carlos Maceira e manda para Coroatá

Do blog do Jorge Vieira
Hospital Carlos Macieira está sendo saqueado por Ricardo
Diante da omissão de todas as instituições encarregadas pela fiscalização do dinheiro público, especialmente o Ministério Público, o Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, continua fazendo das suas sem ser incomodado por ninguém, à exceção feita aos bravos deputados de oposição.

Mas agora parece que o secretário Ricardo Murad resolveu desafiar a todos, sem temor, sem receio, com seu modo inovador de administrar a saúde do estado do Maranhão.

O Hospital Carlos Macieira, conhecido como o Hospital do Servidor, passa por reformas infinitas, jamais concluídas e consumindo centenas de milhões de reais. Sofreu, inclusive, um misterioso incêndio há pouco tempo.

Como se isso não fosse o bastante, com o propósito único de bem equipar o Hospital Mamede Trovão da sua cidade, Coroatá, da qual a esposa de Ricardo, Teresa Murad, é prefeita, eis que o Secretário de Saúde resolveu retirar equipamentos do Hospital Carlos Macieira e mandar instalar no hospital de sua cidade. Um verdadeiro acinte.

Pois é exatamente isso que está no Diário Oficial do Estado, do dia 21 de maio de 2013, página nº 12, caderno de terceiros: a resenha de um contrato assinado pelo próprio Ricardo Murad, mandando retirar o maquinário do Hospital Carlos Macieira, reformando e encaminhado para o Hospital Mamede Trovão, de Coroatá. Veja o trecho do contrato, que possui a assinatura do próprio Ricardo Murad:

EXTRATO DO CONTRATO Nº 128/2013/SES. REF.: PROCESSO Nº 22283/2012/SES - PARTES: O Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde e a Empresa Mundo Empreendimentos & Construções Ltda - OBJETO: Contratação de empresa especializada em serviços de recuperação/manutenção de geradores, manutenção de rede elétrica de alta e baixa tensão e rebobinamento de transformadores: - Serviços de Recuperação de 02 (dois) Geradores de 450kVA que estavam no Hospital Carlos Macieira para o Hospital Mamede Trovão.

Custa acreditar que, por mais desligada do governo que seja a governadora Roseana Sarney, ela não dê conta de absurdos como esse que seu cunhado-secretário faz. Qual a razão de retirar um grupo gerador do principal Hospital

Charge: Enquanto isso...

Reprodução: Facebook/Teresinha Muralha (clique na imagem para aumentar)

Ricardo Murad anuncia licitação para ações da CAEMA em Coroatá


 O secretário de estádio de Saúde, Ricardo Murad, mandou o superintendente do Interior da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o  engenheiro Felipe Fernandes, anunciar os serviços de manutenção nos poços P-01, P-12 e P-28 localizados no município de Coroatá, conforme publicação do portal do Jornal Pequeno no dia de ontem (23), veja aqui.

Para tanto, a autarquia maranhense abrira processo licitatório para escolher as empresas que irão realizar, nos próximos meses, estes serviços quem também serão estendidos aos municípios Pindaré-Mirim e Barreirinhas e a coleta e tratamento de esgotos, em Barreirinhas com serviços na rede coletora.

Na cidade de Coroatá, localizada a 247 quilômetros de São Luís, a Caema vai executar serviços de manutenção nos poços P-01, P-12 e P-28. De acordo com o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, serão realizadas a limpeza, desinfecção e o desenvolvimento desses poços. “Com a conclusão dos serviços, aumentará a vazão nominal dos três poços e os mesmos passarão a produzir mais água para os moradores” destaca.

A nossa reportagem entrou em contato o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC, que não soube informar a localização dos postos listados nesta nota.

Com informações do Jornal Pequeno.

MA que liga Pirapemas a Coroatá continua em situação precária

Do blog Centro Sul Maranhense News
 



Percorrendo a estrada que liga o município de Pirapemas a Coroatá percebi que a mesma encontra-se em estrado deplorável com longos trechos de difícil acesso, apresentando muitos buracos, pontes de madeira precisando de reformas, pontes de concreto sem interligação com a estrada, vegetação lateral com galhos atrapalhando o deslocamento dos veículos, afloramento de rochas devido a falta de manutenção.

A estrada que liga os dois municípios tem um percurso de aproximadamente 65 km e ao longo deste encontra-se os povoados de Salgado, Santo Honório, Leão, Bica, Panamirim, Panaca, São Benedito dos Pretos, Bacabalzinho, Conceição, Pau de Estopa, Cigana, Mantinga e que já deveria ter tido um cuidado especial por parte de Ricardo Murad que manda em Coroatá "desde que o mundo existe", tendo inclusive, a esposa como atual gestora do município.

A estrada denominada MA-332 foi construída há mais de 15 anos, segundo moradores e tem sido vítima do descaso das autoridades estaduais ao longo desses anos e que só fazem algum tipo de reparo quando se aproxima as campanhas eleitorais em que deputados e prefeitos precisam se deslocar para fazer as suas campanhas, prometendo o que podem e que não podem para o povo sofrido da região.

Apesar de ser uma rodovia estadual, não preocupa nem um pouco o governo do Maranhão, uma vez que os comícios ocorrem nas sedes dos municípios e para fazer o seu deslocamento a governadora e outros aliados utilizam os helicópteros e aviões à disposição do governo e das campanhas.

A população pede mais uma vez um olhar mais humano das autoridades desse estado, tão carente em tudo - saúde, alimento e estradas.

À distância vereador Cássio Reis se posicionou contra a doação do Centro Comunitário

O vereador oposicionista Cássio Reis (PSDB) acompanha na capital do estado a sua esposa que passou recentemente por uma cirurgia e por isso não esteve presente na sessão extraordinária realizada no dia de ontem (24), mas posicionou-se pelas redes sociais sobre os projetos votados ontem no parlamento, demostrou uma preocupação especial com aquele que tratou da doação das instalações do Centro Comunitário ao estado do Maranhão.

Em seu perfil no Facebook escreveu: "venho através deste instrumento de comunicação pedir aos nobres colegas parlamentares, em especial aqueles que fazem parte da base governista que NÃO VOTEM pela aprovação do projeto de lei que autoriza a doação do Centro Comunitário, pois trata-se de um espaço que faz parte da  história de várias gerações de coroataenses, tendo sido o primeiro clube recreativo e atualmente o único espaço público para a realização festas, confraternizações, encontro evangélicos, entre outros".

Cássio Reis também telefonou para colegas de bancadas que participavam da sessão por várias vezes para expressar a sua oposição e opinião a respeito dos projetos que foram discutidos. Ligou também para parlamentares do bloco governistas para pedir que estes não votassem contra os coroataenses na doação do Centro Comunitário, mas, como vimos, não foi atendido pelos colegas que se encontram aliados a prefeita Teresa Murad (PMDB).

Vereadores governistas aprovam doação de Centro Comunitário para o Estado e afetação do Parque Ayrton Sena





Os vereadores foram chamados às pressas para votar cinco projetos de autoria do executivo em uma Sessão Extraordinária que ocorreu nesta terça-feira (23). Os projetos encaminhados à Câmara Municipal versavam sobre o Conselho e Fundo Municipal de Assistência Social (19/2013), autorização ao Poder Executivo Municipal para efetuar abertura de crédito suplementar no orçamento municipal para este ano (20/2013), autorização para afetação do Parque Ayrton (21/2013), autorização para doação de área do município localizada no Bairro Areal (aquela recuperada da 1ª Igreja Batista) para o estado do Maranhão e por último, e não menos polêmico, o projeto que autorizava a doação do Centro Comunitário ao estado do Maranhão para a construção de um Centro de Reabilitação em Saúde Física.

Desde o primeiro momento a sessão foi marcada por intensa discussão. Em sua fala inicial o líder da Bancada de Oposição, Raimundo Diôgo (PT) criticou a "enxurrada" de projetos de leis enviados para apreciação naquela sessão, que, segundo ele, poderiam esperar para próxima ordinária após o recesso parlamentar.

Quando o primeiro projeto entrou em pauta dispondo sobre o Conselho e Fundo de Assistência Social, o líder oposicionista contestou a legalidade e constitucionalidade da proposta que versava sobre matéria disposta em lei em vigor, mas sem fazer nenhuma referência a esta. O líder do governo, Júnior Buhatem (PMDB), e o presidente César Trovão (PV) justificaram dizendo que a lei anterior que dispunha sobre a matéria não foi encontrada  pela atual administração nos arquivos do município, o que fazia-se necessário a aprovação de um novo texto.

O segundo projeto a entrar em discussão na ordem do dia foi retirado em seguida, pois a abertura de crédito suplementar no orçamento municipal para este ano já havia sido discutida e aprovada naquela Casa em outra oportunidade através da apresentação de emenda de autoria do vereador César Trovão. Sendo assim passou-se a discussão do projeto de lei autorizando a afetação do espaço físico denominado Parque Ayrton Sena onde, segundo a base governista e mensagem do executivo ao parlamento. será construída uma Academia da Saúde.

Durante a discussão desta terceira pauta o vereador Raimundo Diôgo a classificou como ridícula, pois, segundo ele, o projeto não informava sobre a quem pertencia área em questão, o que não foi esclarecido pelos vereadores governista. Ainda sobre essa proposta o vereador Marcelo Moura (PTC) declarou em seu discurso que, embora saiba da importância da construção desta acadêmia, o governo deveria priorizar a reabertura do Hospital Geral Municipal - HGM, pois a população coroataense padece ao ter a sua disposição apenas o Hospital Macrorregional que também serve para atender pacientes de toda a região, o que tem prejudicado a oferta de serviços de saúde aos munícipes.

Em seguida passou a discussão da doação de área do município localizado à Rua São Francisco, bairro Novo Areal para que o estado construa um Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e um Centro de Referencia Especializado em Assistência Social - CREAS (para quem não lembra esta área pertenceu até alguns meses atrás a 1ª Igreja Batista, sendo doada durante a administração anterior, mas recuperada para o município durante a atual administração) e por último, e ainda mais polêmico, a doação do Centro Comunitário para o estado para que, segundo a mensagem enviada ao parlamento, o Governo do Estado possa construir um Centro de Reabilitação em Saúde Física.

Os parlamentares do Bloco de Oposição contestaram a doação do Centro Comunitário pois segundo estes o Centro de Reabilitação poderia ser construído em outra área. "O Centro Comunitário é um espaço histórico e de utilidade pública onde até o ano passado eram realizados os mais diversos eventos voltados para a população coroataense", declarou Marcelo Moura em seu discurso.

Ao final de toda a discussão os quatro projetos foram aprovados apenas com os votos do vereadores governistas. Seguindo a orientação do líder de bancada os parlamentares oposicionistas se abstiveram de votar nos três primeiros projetos (19/2013, 21/2013 e 22/2013) e votaram contra o projeto que autoriza a doação do Centro Comunitário ao estado do Maranhão (23/2013).

"Fechar o Centro Comunitário é destruir um espaço histórico, não estamos votando aqui contra a construção do Centro Reabilitação, o que poderia ser feito em qualquer outro lugar, mas contra a extinção deste importante espaço para a realização de evento do município e da sociedade coroataense", declarou Raimundo Diôgo.

Durante as discussões os vereadores Lourdinha Pereira (PCdoB) e Juscelino Araújo (PT) também se posicionaram durante as discussões. "O secretário Ricardo Murad foi apresentado hoje aqui com o "papa" da saúde, mas não é isso que as revistas de circulação nacional como Carta Capital e Veja tem mostrado nas últimas semanas", declarou Lourdinha em um determinado momento das discussões.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Câmara se reúne hoje para votar doação do Centro Comunitário para a construção de presídio pelo Governo do Estado

Foto: Antonielson Sousa/Coroatá OnLine
A Câmara Municipal de Coroatá se reunirá extraordinariamente logo mais às 16:00h para votar dois projetos enviados às pressas pelo executivo municipal, ou seja pela prefeita Teresa Murad (PMDB). Para ilustrar a importância desta votação aos interesses desta administração basta dizer que o presidente da Câmara, César Trovão (PV), que também é irmão da prefeita, ligou pessoalmente para os seus companheiros de parlamento para reforçar a convocatória entregue nesta segunda-feira (22) nas residências dos parlamentares por um dos funcionários da Casa.

Nesta sessão, mais uma realizada às escondidas, o executivo buscará a reformulação da lei municipal que instituiu o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. Porém, a discussão principal ficará em torno do polêmico projeto que, se aprovado pela maioria simples, doará o terreno e as atuais instalações do Centro Comunitário para o Governo do Estado do Maranhão, mas especificamente para a Secretaria de Estado de Segurança Púbica - SESP, para que sejam construídas as novas instalações da delegacia local e do que está sendo chamado de "mini-penitenciária".

Este é mais um absurdo que será cometido por esta administração raivosa que busca de todas as formas vingar-se da população coroataense pelos longos oito anos distantes do poder e pelas circunstâncias que os levaram a uma difícil (e cara) vitória em 2012. Afinal, qual seria outra justificativa para tamanha maldade com nossa gente? Pois desde que foi construído (em uma das administrações deste mesmo grupo político que ora se encontra de volta ao poder e planeja a sua destruição) o Centro Comunitário tem sido o único espaço público de lazer para os coroataenses.

Em mais esta atitude orquestrada pela mente doentia do seu esposo megalomaníaco, a prefeita Teresa Murad, demonstra a sua total ausência de preocupação com a população da cidade que governa e o completo desconhecimento das orientação para a construção de delegacias e presídios, pois as mesmas instruem que estes prédios sejam construídos distante dos centros urbanos. Sendo assim, reforçamos que a doação do nosso Centro Comunitário ocorrerá por pura maldade desta dupla, pois existem outras dezenas (ou talvez centenas) de terrenos que poderiam ser utilizados para esta finalidade, inclusive aquele mesmo onde funcionou a delegacia local até ser destruída superficialmente naquele início de rebelião do último mês de fevereiro.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Domingos Alberto e presidente do STTR sofrem acidente na BR 135


O ex-vice prefeito de Coroatá, Domingos Alberto e o presidente do STTR, Antonio Viana, se dirigiam até a capital do estado quando o carro em que eles estavam se chocou com um dos veículos da construtora que faz a duplicação da rodovia.

Por telefone eles informaram que não se feriram, porém o veiculo, um Corsa Classic ficou parcialmente destruído.

Aguarde mais informações!

Nós podemos!

Por Císio Janus

“O conceito de que o homem era produto de suas circunstâncias, e que essas circunstâncias não eram predeterminadas, imutáveis ou totalmente imunes à intervenção humana é uma da descoberta mais radicais de todos os tempos” Sylvia Nasar – A Imaginação Econômica – Gênios que Criaram a Economia Moderna e Mudaram a História”

O conceito de uma pequena parte de um núcleo alterar o que já esta “predeterminado”, muitas vezes causa-nos certo reboliço de como é possível atender a todos com apenas o dizer “NÓS PODEMOS!” Formar opinião sobre algo é sempre uma forma de se rever os próprios conceitos, diria que nas muitas labutas da vida atual em nosso Brasil dizer o que se pensa é como considerar o que o momento é ébrio e fatídico, e, portanto podemos dizer sim: NÓS PODEMOS!

O nosso “WE CAN” parafraseando com Barack Obama têm a certeza de que podemos reverter nossos valores, conceitos, formas de vida, vontade de externar uma única forma de existência humana, no que diz respeito a formalizarmos a vontade de um povo de ser simplesmente POVO. O mesmo povo que contribui para colocar um ser no poder tem a mesma eficácia de dizer um não a este mesmo ser e fazê-lo repensar: o que realmente eu represento para o mundo no qual eu vivo? A perspectiva de uma nova visão de bem-estar tornar uma ferramenta de luta faz com que essa mesma ferramenta se torne um brasão de cada brasileiro chamado POVO um ser pensante. Pensar neste momento parece-me mais uma demonstração de que o semblante de cada cidadão deste país pode fazer com que se formem uma geração de caráter revolucionário, uma geração de semblante inovador, para que possamos ter em nossa mente a forma mais pura de sorrir e dizer a nós mesmo: NÓS PODEMOS!

domingo, 21 de julho de 2013

Rubens Jr e Simplício Auraújo condenam grampo e anunciam que pedirão investigação da PF e MPF


Do Jornal Pequeno

O deputado Simplício Araújo disse ontem ao Jornal Pequeno que vai solicitar ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal que investigue a denúncia de que o governo do Maranhão estaria usando o aparato da Segurança Pública para espionar e grampear mensagens eletrônicas trocadas pelos líderes da oposição com lideranças políticas do interior do Estado.

As suspeitas de interceptações ilegais de correspondências dos líderes oposicionistas foram reforçadas após o blogueiro e editor de política do jornal O Estado do Maranhão, Marcos D’Eça, ter afirmado em seu blog que teve acesso a “extrato de mensagens eletrônicas” trocadas entre lideranças da oposição.

Disse Simplício: “Estou estudando com o advogado Rodrigo Lago a quem vamos encaminhar a representação, mas já decidi que vou levar o caso para a esfera federal. Provavelmente, vamos solicitar que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal apurem a denúncia de que conversas estariam sendo gravadas para serem usadas politicamente contra adversários do governo”.

Para o deputado federal, o Maranhão não pode ser transformado num estado policialesco porque isso tolhe o exercício da democracia. “A população já sabe que existe este tipo de coisa no Maranhão desde que o deputado Raimundo Cutrim foi à tribuna para criticar o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, e acusá-lo de montar histórias e fazer grampo ilegal”, observou Simplício Araújo.

O líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior, lamentou que em pleno estado de direito democrático no Maranhão ainda se utilize práticas do tempo do nazismo.

“Não podemos admitir mais esse tipo de comportamento do grupo que está no poder. A denúncia de grampo ilegal já havia sido confirmada pelo ex-secretário Raimundo Cutrim, mas agora surgiram fatos novos que precisam ser esclarecidos com a máxima urgência”, defendeu Júnior.

O PCdoB, legenda liderada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, pré-candidato ao governo em 2014 e principal líder da oposição, expediu nota de repúdio contra a utilização de “grampos ilegais que afrontam um dos direitos fundamentais da democracia brasileira, que é o sigilo a correspondência”.

sábado, 20 de julho de 2013

Vale a pena ver de novo - Ricardo Murad em duas versões, ambas impróprias para crianças

Por Augusto Nunes, da revista Veja

Candidato ao governo do Maranhão em 2002, Ricardo Murad atravessou a temporada de caça ao voto fantasiado de inimigo n° 1 da famiglia Sarney em geral e, em particular, da governadora abatida pelo caso Lunus e pelo fim iminente do mandato. Irmão de Jorge Murad e, portanto, cunhado de Roseana Sarney, desertara do clã anos antes, inconformado com o veto do patriarca ao desejo de governar o Estado. Definitivamente, sugere o vídeo em que o parente rancoroso acusa os Sarney de só pensarem em dinheiro e qualifica Roseana de “uma farsa”.



Nada que uma conversa com o patriarca não pudesse resolver, corrige o segundo vídeo, gravado cinco anos mais tarde. Em 2007, o deputado Ricardo Murad continuava em estado de beligerância, mas o alvo era outro. De volta à seita, o antigo devoto de José Sarney recuperou inteiramente a fé no sumo sacerdote e declarou guerra ao governador Jackson Lago. A reconversão funcionou. O maranhense volúvel ganhou de presente a Secretaria da Saúde, onde hoje ajuda a aumentar a taxa de mortalidade infantil.


Publicado originalmente no site da revista Veja em 02 de abril de 2010, leia aqui.

À tempo - Empresa da cunhada de Ricardo Murad ganha obras em Coroatá

Do blog do Luís Cardoso

Em Coroatá tudo é revolvido em casa, na família Murad.

A contratação de empresas para execução de obras não é direcionada a nenhuma outra empresa que não seja da mesma família.

A Construtora Domus de propriedade de Helena Almada Murad, casada com o empresário conhecido como “Biluca”, irmão de Ricardo Murad, foi contratada em novembro do ano passado para construir quadras poliesportivas em escolas públicas da rede estadual de ensino da cidade.

Mais de um milhão de reais foi pago à referida empresa conforme publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 26 de Março de 2013. Os três contratos totalizam o valor de R$ 1.073.993,04.

O que nos leva a crer que de acordo com a Comissão de Licitação nenhuma outra empresa tem competência para vencer a concorrência na cidade de Coroatá, administrada pela esposa do secretário Ricardo Murad, Teresa Murad.

E haja Murad no Maranhão.


Publicado originalmente no blog do Luís Cardoso em 08 de julho de 2013, clique aqui.

Em primeira mão - Vereador Cássio Reis reúne-se com Neto Evangelista e afirma que PSDB seguirá com Flávio Dino

O vereador Cássio Reis (PSDB) reuniu-se em São Luís na última terça-feira (16) com o deputado estadual e secretário geral do PSDB-MA, Neto Evangelista, entre os assuntos tratados a sucessão estadual foi um deles. O parlamentar coroataense revelou ao Coroatá de Verdade que o deputado Neto Evangelista afirmou que a legenda seguirá em oposição ao grupo Sarney nas próximas eleições e, portanto, estará na coligação que trabalhará pela vitória do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, ao cobiçadíssimo Palácio dos Leões. Ou pelo menos é o que está acertado até o momento, o que ainda depende de algumas negociações e conversas, mas o que, segundo o parlamentar, dificilmente seguirá outros caminhos.

Outro fato que foi revelado em primeira mão pelo parlamentar é o possível retorno do ex-governador Zé Reinaldo (ainda do PSB) à legenda para concorrer a uma vaga para a Câmara Federal.

Durante a conversa o deputado estadual ainda convidou o parlamentar coroataense para compor a direção estadual da legenda em nosso estado, o que foi aceito prontamente.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

À luta

Comissão Estadual do Fóruns e Redes reunida em São Mateus
Os Fóruns e Redes de Defesa dos Direitos da Cidadania do Maranhão, sob a coordenação estadual do juiz de direito Jorge Moreno (Santa Quitéria) e do advogado Iriomar Teixeira (São Mateus), entre os dias 23 e 31 deste mês a 9ª Jornada de Direitos Humanos em diversas cidades.

O município de Coroatá está na lista dos municípios que possuem um núcleo de atuação dos Fóruns e Redes e portanto realizará  sua audiência pública como parte integrante desta 9ª Jornada, para a qual convidam todos os cidadãos.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Clédina Maria Urbano, a audiência oportunizará aos populares expressar os problemas locais que servirão para construir com ele planos de ação capazes de reverter essa realidade de injustiças e indignidade no município. "Este é um ato democrático e de demonstração de cidadania da população de Coroatá", declarou.

O evento, que ocorrerá no próximo dia 29 de julho, a partir das 8 horas da manhã no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STTR, contará com a presença do advogado Iriomar Teixeira e de outros membros da Comissão Estadual dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, que ostenta como lema a máxima "O Maranhão é o nosso chão de luta!".

Te cuida Ricardo Murad, olha o Profissão Repórter

A equipe do Profissão Repórter, programa exibido semanalmente na TV Globo, se encontra no Maranhão para apurar as denúncias referente a má qualidade da prestação de serviços de Saúde que repercutiram nacionalmente através dos discursos do Deputado Federal, Simplício Araújo (PPS/MA) ou reportagens divulgadas na revista Veja.

Na cidade de Tutóia - MA localizada na região norte do nosso estado a equipe foi impedida de entrar no prédio do Hospital Municipal Lucas Veras à pedido do prefeito daquela cidade, Raimundo Nonato Abraão (o Dinga).

A equipe, que é comanda pelo jornalista Carco Barcelos, um dos mais respeitados em todo o país, escolhe cidades pequenas como Tutóia, que possui aproximadamente 60 mil habitantes para falar das dificuldades e da carência no sistema de saúde pública. Diante deste cenário Coroatá é uma cidade que possivelmente será visitada pelos profissionais, principalmente por governada pela esposa do secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad (e também seu reduto eleitoral).

Vamos aguardar (e torcer) para a chegada da equipe da atração global para as próximas horas ou dias, mas também podemos utilizar as redes sociais para direcionar a atenção desta para o nosso município.

Com as informações do blog do Luís Cardoso.

Flávio Dino é líder nas pesquisas também em Santa Inês

Do Jornal Pequeno

Pesquisa realizada pelo instituto DataM3 no início do mês de julho em Santa Inês mostra ótima performance de Flávio Dino (PCdoB) para as eleições de 2014. Com 59,1% das intenções de voto da cidade, Flávio Dino lidera com quase 48 pontos percentuais de vantagem em relação ao adversário.

O cenário apresentado em Santa Inês revela que 59,1% da população diz que votaria em Flávio Dino na disputa pelo governo do Estado, caso as eleições fossem hoje. 11,2% dos entrevistados disseram que votariam em Luís Fernando (PMDB), pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney. 23,1% declararam que não votariam em nenhuma das opções. Não sabe ou não responderam somaram 6,6% das pessoas ouvidas pela pesquisa.

Outras cidades também fizeram levantamento sobre intenção de votos no mês de julho. Em São Luís, a Escutec divulgou que Flávio Dino teria 43,1% contra 20,4% de Luís Fernando. Já em Imperatriz, os números levantados pelo instituto Amostragem mostram que Dino lidera com 68,3% das intenções contra 12,67% do adversário.

Mais 9% e Marina passa Dilma na pequisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta (18) pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" indica que a presidente Dilma Rousseff perdeu 28 pontos desde o último levantamento do instituto, em março, e teria hoje 30% das intenções de voto na disputa pela reeleição. Na simulação feita pelo Ibope, Marina Silva (sem partido), teria 22%; Aécio Neves (PSDB), 13%; e Eduardo Campos (PSB), 5%.

Pelo calendário eleitoral, as candidaturas a presidente terão de ser oficializadas pelos partidos até 5 de julho de 2014. O primeiro turno da eleição está marcado para 5 de outubro do próximo ano.

De acordo com o Ibope, a eventual candidatura pelo PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria mais intenções de voto que a de Dilma Rousseff, se fosse hoje a eleição. Contra os mesmos adversários, ele teria 41% das intenções de voto. Marina, Aécio e Campos teriam 18%, 12% e 3%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 11 e 14 e tem margem de erro de dois pontos percentuais (isso quer dizer que Lula, por exemplo, pode ter entre 38% e 42% das intenções de voto). Foram entrevistadas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 140 municípios de todas as regiões.

Com Joaquim Barbosa
Em uma simulação que inclui como eventual candidato o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, Dilma teria 29%. Marina somaria 21%, Aécio, 12% e Eduardo Campos, 5%, segundo o Ibope. Barbosa teria 6%.

No mesmo cenário, com Lula como candidato do PT em vez de Dilma, o ex-presidente acumularia 39%, Marina Silva, 19%, Aécio Neves, 12%, e Eduardo Campos, 3%. Barbosa continuaria com os mesmos 6%.

Espontânea
Na parte da pesquisa em que os eleitores respondem espontaneamente (sem que o pesquisador apresente uma lista de possíveis candidatos), Dilma teria 16% das intenções de voto; Lula, 12%; Aécio, 5%; Marina, 4%; Joaquim Barbosa, 3%; José Serra (PSDB), 3%; Eduardo Campos, 1%; e Geraldo Alckmin (PSDB), 1%. Na pesquisa feita em março pelo Ibope, Dilma tinha 35% das intenções de voto espontâneas.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

UEMA anuncia vestibular para pólo coroataense e ofertará apenas dois cursos, um deles à distância

Ricardo Murad vista com o reitor José Augusto Silva Oliveira as instalações da antiga Escola Agrícola onde deverá funcionar as instalações do Pólo da UEMA em Coroatá (Foto: Reprodução/Página da Prefeitura no Facebook) 
A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA deverá instalar no próximo ano um de seus pólos em em terras coroataenses à pedido do secretário de Estado de Saúde Ricardo Murad, veja bem que esta não é competência de sua pasta, mas o fez certamente para utilizar o fato na campanha que se aproxima, quando ele buscará a sua permanência na Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA.

Não esqueçamos de que o deputado licenciado e seus asseclas alardeou nos quatro cantos de Coroatá (e até em entrevista em seu canal de TV) que traria para este pólo cursos do mais alto gabarito e preferência popular, tais como Direito e Medicina, e muitos acreditaram. Ele bem que tentou, mas não consegui.

Pois bem, recentemente foi divulgado o edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2014 da UEMA, para todos os seus pólos espalhados por nosso estado e inclusive para o que deverá ser instalado por aqui no que será chamado de Centro de Estudos Superiores de Coroatá - CESCR. Mas para a surpresa dos coroataenses apenas dois cursos serão ofertados por aqui, sendo que apenas um deles será presencial (Enfermagem Bacharelado, que ofertará apenas 25 vagas) e o outro à distância (Tecnologia em Segurança do Trabalho, com 30 vagas).

Confira na figura abaixo que o esposo da prefeita Teresa Murad (PMDB) deixa de cumprir mais uma de suas promessas, o que não é de se admirar.


A íntegra do edital para o PAES recém lançado pode ser lido, clicando aqui.

Fábio Frazão adquire a TV Difusora em Coroatá e fará modificações em sua programação

Esta quinta-feira (18) na TV Rio Itapecuru, afiliada a TV Difusora, não foi marcada apenas pelo retorno do Programa Pacheco 190 após alguns dias fora do ar, mas principalmente pelo fato de que a partir deste dia a emissora pertencerá a Fábio Frazão, que até então era apenas o seu diretor.

Fábio Frazão, que permaneceu por um longo período na equipe da TV Cidade de propriedade do deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), arrendou no dia de ontem a TV Itapecuru pelos próximos dois anos, o que poderá ser estendido por igual período (conforme reza o contrato) de propriedade do empresário Haroldo Vitalino do município de Vitorino Freire, que é primo do deputado estadual Stenio Rezende (PMDB). Mas revelou ao Coroatá de Verdade o seu desejo era aquisição definitiva da emissora.

O novo proprietário contou ao blogue que durante este mês irá trabalhar na reformulação do estúdio, aquisição de novos equipamentos, que, segundo ele, serão os melhores da região. Frazão contou ainda que o programa do ex-vereador Pacheco Filho continuará sendo o carro-chefe da emissora, mas que deverá produzir outros programas nesta nova fase do veículo.

A nova programação e roupagem da emissora deverá estrear já na primeira quinzena do mês de agosto e a mesma será chamada a partir de então de FPlay TV, que também é o nome da empresa de publicidade do novo proprietário.

Quanto a defesa que o canal fará do governo da prefeita Teresa Murad (PMDB), Fábio Frazão é enfático: “essa linha eu fico aberto, o que for relevante na administração faremos a divulgação, mas quando tiver que criticar, vamos criticar, pois eu acho que ela já tem a TV Cidade para defendê-la”.

Após a estréia desta nova fase do canal, o proprietário promete retornar os focos para o município de Coroatá (neste momento estão produzindo e transmitindo ainda para as cidade de Codó e Timbiras), pois, segundo ele, nos últimos meses ficaram um pouco distantes da realidade local. “Perdemos o contato direto com o telespectador de nossa cidade, mas isso vamos recuperar de imediato”, finalizou.

Ainda segundo Frazão, durante este período em que as adaptações estarão sendo feitas a emissora continuará transmitindo diariamente a sua programação.

Afilhado político de Ricardo Murad e ex-secretário adjunto de Educação de Coroatá é condenado pelo TCU a devolver R$1 milhão

Do blog de Cesar Bello, com modificações
O afilhado de Ricardo Murad ao lado de Roseana Sarney
Caio Hostílio, que é atualmente um dos principais defensores do governo de Roseana Sarney na blogosfera maranhense, é carioca de nascimento e morador de Brasília - DF por longos quarenta anos, filho de militar aportou pelo Maranhão no final da década de 90, sendo logo adotado politicamente por Ricardo Murad, que o presenteou com direção do antigo Jornal "Metendo o Betelho" e mais recentemente com sociedade no também falido Jornal Veja Agora (já após a derrota dos Murad em Coroatá).

Durante o segundo mandato do engenheiro Rômulo Augusto, seu sobrinho de Ricardo Murad (entre os anos 2001/2004), Hostíllio foi "nomeado" secretário-adjunto de Educação do município de Coroatá. Hostíllio hoje é conhecido por, assim como seu padrinho, usar os meios de comunicação para condenar "a tudo e a todos" (hipócritas, salafrários e corruptos são alguns dos termos que costuma usar).

Alguns coroataenses ainda devem lembrar desta figura nos corredores do Palácio Vitor Trovão, sede do nosso governo (até ser desativado recentemente pela atual prefeita Teresa Murad). Mas o que poucos sabem (até aquele que desconhecem sua existência ou relação com este município) é que recentemente Hostíllo foi condenado pelo Tribunal de Contas da União - TCU por suas práticas administrativas à frente da secretaria municipal de Educação de Coroatá entre os meses de janeiro a abril de 2001.

Vejam bem as práticas imorais do pupilo do chefe político do município durante o período em que esteve no cargo, pois mesmo ocupando a secretaria-adjunta foi contratado pela Prefeitura Municipal de Coroatá para executar serviços de consultoria para mesmo órgão. É mole? Mas não pára por aí. De "lambuja" ainda era consultor da empresa e ONG que prestavam serviços para a prefeitura no mesmo período "sem a devida caracterização de inexigibilidade de licitação", foi o que constatou o TCU. 

À época Caio Hostíllio estava com a bola toda. Batia o escanteio, cabeceava e agarrava a bola no gol.

Este jogo de esperteza do afilhado, certamente orientado de perto pelo seu padrinho Ricardo Murad, valeu recentemente a condenação do TCU contra ele, face ao exercício do cargo de Secretário de Educação Adjunto, em Coroatá (gestão Rômulo Trovão, sobrinho de Teresa Murad, esposa de Ricardo Murad).

Para ler a decisão e a análise completa dos fatos visite o blogue de Cesar Bello, clicando aqui.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Simplício afirma que Ricardo Murad surtou ao dizer que o Maranhão possui “SUS britânico”

O deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA) repercutiu a matéria publicada no dia de ontem (18) aqui no Coroatá de Verdade, na qual noticiamos a comparação absurda do secretário Ricardo Murad que comparou a saúde do Maranhão com os serviços ofertados na Inglaterra.
Foto: Danielle Calvet
O governo do Maranhão e o secretário de saúde do estado continuam desrespeitando a população. O grupo, que domina o Maranhão há 50 anos, não tem vergonha de disseminar mentiras e ludibriar eleitores, no afã de continuar no poder. Largar o "osso" parece não estar nos planos da oligarquia Sarney. Até SUS Britânico o governo quer inventar para enganar o maranhense.

O deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA) afirmou que o secretário de saúde surtou. "Em um mesmo pronunciamento, consegue desrespeitar duas vezes a população do estado. Ao afirmar que desde 1978 luta pela estrada entre Coroatá e Vargem Grande atesta que há 50 anos, o grupo a que pertence não tem capacidade política e vontade para desenvolver o estado. Depois, ao afirmar que a governadora Roseana está implantando o SUS Britânico, joga na cara da sociedade a mentira do ano, talvez do século. É uma falácia, é um desrespeito com o povo do Maranhão. É a mentira que ele encontrou para justificar o derrame de dinheiro em Coroatá. É o grupo mostrando que está entrando em desespero com as eleições que se aproximam", afirmou.

O "show" de mentiras ocorreu na última sexta-feira (12) no povoado Barriguda, durante assinatura de mais uma ordem de serviço para tentar concluir a estrada que liga Coroatá à Vargem Grande. O "nobre" secretário deu duas demonstrações do grau de atraso em que vive o estado dominado pelo grupo Sarney.

"Desde 1978 nós lutamos por essa estrada. Veio 82, 86, 90, 94, 98, 2006, 2006 e agora com o governo Roseana nós conseguimos essa estrada", afirmou Murad. Contra fatos não há argumentos. Desde a época citada pelo secretário, apenas em 2006 e por um curto período de tempo, o estado não estava sob os domínios da oligarquia.

Logo em seguida, Ricardo Murad afirma que o governo do estado está fazendo o "SUS britânico", onde todos tem direito aos mesmos médicos e ao mesmo atendimento de qualidade. "Rico ou pobre tem direito ao mesmo hospital, ao mesmo médico, ao mesmo remédio e ao mesmo atendimento e é isso que estamos fazendo no Maranhão. Implantando o SUS britânico", alardeou.

"O secretário de saúde esqueceu de dizer que quando seu cunhado teve problemas no coração, a primeira coisa que fez foi pegar um avião para São Paulo. Se Coroatá possui apenas hospitais de ponta, sugiro ao secretário que indique esses hospitais ao senador Sarney, a governadora Roseana, ao seu cunhado e a todos de seu grupo. Se o SUS do Maranhão é britânico, que façam uso do mesmo e atestem essa qualidade da qual sujeitam o povo do estado. Não estou querendo desrespeitar quem quer que seja, mas a população está cansada. O maranhense merece saúde, educação, serviços de qualidade. São direitos básicos, que estão taxativamente arrolados na Constituição Federal. Com saúde, senhor secretário, não se brinca, não se faz piada", finalizou o deputado.

Assista na íntegra o discurso de Simplício Araújo durante a sessão da Câmara Federal nesta quarta feira (17):

Rubens Jr denuncia governo de Roseana Sarney


Veja o vídeo do discurso do deputado estadual Rubens Pereira Junior  numa das última edições do Diálogos Pelo Maranhão, este realizado em Santa Helena no último dia 12, em seu discurso ele denuncia o inescrupuloso Conselhão da Corrupção que foi destituído pela governadora Roseana Sarney após os protestos realizados na capital:




terça-feira, 16 de julho de 2013

Deputado Simplício denuncia que lideranças do estado estão sendo monitoradas pelo grupo Sarney

O deputado federal Simplício Araújo (PPS/MA) denunciou, em discurso proferido nessa segunda-feira (15) no plenário da Câmara dos Deputados, que pessoas ligadas a oligarquia estão se reunindo com prefeitos e lideranças políticas do estado e gravando essas conversas para depois utilizá-las como forma de chantagem.

"Chegou ao meu conhecimento que, assim como ocorreu nas eleições de 2006, quando o então deputado federal Julião Amin foi envolvido, juntamente com o empresário Júlio Noronha, em uma armação organizada pelo grupo que domina o estado há 50 anos, pessoas ligadas a esse grupo estão organizando encontros com prefeitos e lideranças políticas da oposição e filmando esses encontros.

Se não conseguirem cooptar pelo dinheiro, emprego ou convênios, o grupo oligárquico vai apelar, utilizando essas filmagens para a chantagear as lideranças", afirmou o parlamentar. Simplício apontou que a larga vantagem do presidente da Embratur, Flávio Dino, em todas as pesquisas, já colocam o grupo de Roseana Sarney em desespero pois o candidato preferido pelo grupo subiu apenas 2% nos últimos três meses o que, para o deputado, “dá margem ao grupo Sarney engenhar seus costumeiros golpes contra a democracia e a vontade do povo maranhense, utilizando dossiês e plantando acusações contra membros da oposição maranhense." O parlamentar afirmou ainda que, para continuar mamando nas tetas do governo do Maranhão, “esse grupo é capaz das mais absurdas e inimagináveis armações”.

Da Assessoria de imprensa do Deputado Simplício Araujo.

Absurdo: Ricardo Murad compara a saúde de Coroatá com a da Inglaterra


O secretário de estado de Saúde, cunhado da governadora Roseana Sarney e esposo da prefeita Teresa Murad, Ricardo Jorge Murad (todos do PMDB) desta vez passou dos limites! Imagine que diante dos poucos presentes à  imoral cerimônia de assinatura de mais uma ordem de serviço em “benefício” da estrada que liga Coroatá à Vargem Grande realizada no povoado Barriguda na última sexta-feira, 20 (em quase sua totalidade funcionários da administração municipal), lideranças políticas da região (prefeitos e vereadores) e do secretário de estado de Infraestrutura, Luís Fernando da Silva (também do PMDB), também conhecido pela alcunha de Picolé de Chuchu (por ser difícil de engolir), Ricardo comparou os serviços de saúde ofertados no município de Coroatá com os que estão à disposição dos cidadãos ingleses.

“Rico ou pobre tem direito ao mesmo hospital, ao mesmo médico, ao mesmo remédio e ao mesmo atendimento” e ao final indaga para em seguida responder ele mesmo a sua pergunta: “e o que estamos fazendo aqui? O SUS da Inglaterra!”, finalizou o secretário esquecendo-se do exemplo que deu recentemente o seu cunhado e presidente da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Cesar Trovão (PV), com quem sempre vive em pé-de-guerra, que ao mais uma vez sentir-se mal do coração prontamente procurou tratamento na capital do estado de São Paulo e em seguida deu continuidade ao seu tratamento de saúde em São Luís, possivelmente nas melhores redes de clínicas particulares.

É muito cinismo!!! É muito mal-caratismo!!! Não deixe de ver o vídeo abaixo: