sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Rosangela Curado será subsecretária de Saúde no governo Flávio Dino



A ex-candidata a deputada federal Rosângela Curado (PDT), será a subsecretária estadual de Saúde no governo Flávio Dino (PCdoB). A informação foi repassada pelo titular da pasta, Marcos Pacheco. A pedetista que obteve 37.726 votos na disputa por uma vaga na Câmara Federal, agora terá a oportunidade de demonstrar sua capacidade, auxiliando na gestão da saúde estadual.

Formada em odontologia, Rosangela Curado já trabalhou, prestando consultoria no setor de saúde pública a algumas cidades maranhenses. Porém em 2012, decidiu disputar a prefeitura de Imperatriz e terminou em segundo lugar. Desde então, ela vem se dedicando a vida política e agora retomará a ocupar um cargo técnico.

De acordo com Marcos Pacheco, a função de Rosangela Curado não será restringida somente a uma área, por isso ela não será secretária adjunta, mas sim a subsecretária que estará acompanhando todos os processos da SES e terá a capacidade de auxilia-lo e contribuir para melhor gestão da saúde estadual.

Rosangela Curado já era cotada para assumir como titular uma pasta no governo de Flávio Dino, porém com a predisposição da pedetista disputar a prefeitura de Imperatriz em 2016, o governador eleito deve ter preferido coloca-la em um segundo escalão já prevendo uma possível saída dela, o que ocasionaria uma quebra de planejamento de sua administração.

Felipe Camarão é indicado para Secretaria de Gestão e Previdência no governo Flávio Dino

O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), definiu nesta sexta-feira (31) o nome de Felipe Costa Camarão para comandar a Secretaria de Gestão e Previdência (Segep). Essa foi a 15ª indicação de composição do governo que terá início no próximo 1º de janeiro.

Com formação em Direito e especialista em Gestão Pública, ele assume a pasta responsável pela gestão de pessoal, patrimônio e previdência. É a Segep que coordena também a Escola de Governo. Felipe Camarão assumirá a Secretaria com a missão de valorizar os servidores públicos – ativos e inativos, além de aprimorar os serviços de estado destinados especificamente aos servidores, especialmente saúde.

Felipe Camarão é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professor. É mestre em Direito e especialista em Gestão Pública. Entre os cargos que já ocupou, estão a direção do Procon-MA por duas vezes, chefe da Procuradoria Federal do Maranhão e também da Procuradoria do INSS. Atualmente, é sub-procurador-chefe da UFMA, função que ocupa há três anos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Imagens do dia - Vídeo de Sarney votando em Aécio Neves diverte governistas



As imagens acima foram feitas durante a sessão desta quinta-feira, 30, e mostra os vereadores governistas eleitores da presidenta Dilma Rousseff (PT) e devotos do clã-Sarney analisando o vídeo que viralizou na redes sociais por mostrar o senador José Sarney (PMDB) votando no então candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) nas eleições do último domingo, 26.

Na primeira imagem o vereador Naldo Dantas, correligionário de Neves, mas aliado aos sarneystas, mostra o vídeo ao líder de governo Riba Maia (PSC) que analisa compenetrado o vídeo e na segunda o ainda tucano aparece risonho com o governista Marcos Machado (DEM).

Clima “tenso” entre vereadores de oposição




Após o vereador Raimundo Diogo (PT), líder da bancada de oposição, ter criticado publicamente durante participação no Programa Coroatá na TV os seus colegas parlamentares que votaram no candidato da direita, o senador Aécio Neves (PSDB), a exemplo de Cássio Reis (PSDB) e Marcelo Moura (PTC), o assunto veio à tona nos discursos destes últimos durante o pequeno expediente da sessão realizada nesta quinta-feira, 30.

“A democracia e o direito da livre escolha de candidatos devem ser respeitados, não cabe a quem quer que seja ir a imprensa incitar a população coroataense a reprovar o nosso voto”, declarou Moura chateado.

“Não tenho medo dos que tentam colocar os meus amigos contra mim”, disse o vereador tucano que atribui a reeleição de Dilma Rousseff (PT) ao que ele chamou de “terrorismo político”.

Debate morno na sessão desta quinta-feira é marcado por indicações ao executivo



Durante o grande expediente da sessão desta quinta-feira, 30, foi marcado por discussão de indicações que solicitam ao Executivo Municipal serviços que embora tenham sua importância não provocarão, se atendidas, grandes mudanças no cotidiano dos coroataenses.

A primeira indicação discutida foi apresentada pelo líder do governo na Câmara, o vereador Riba Maia (PSC) que solicita a prefeita municipal aliada sua, Teresa Murad (PMDB), a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento na praça localizada no Bairro Areal, pois segundo sua justificativa esta traria mais segurança aos moradores e comércios locais, tendo em vista que as entradas de bairros como Vila Teresa Murad, Novo Areal, União e Cajueiro, conforme a ementa da matéria.

Em seguida, Juscelino Araújo (PT), sempre em defesa das comunidades rurais, apresentou a indicação solicitando a mandatária do município melhorias nas pontes e bueiros das estradas vicinais que ligam os povoados Buriti a Brasilândia e Alegria a Farinha-Seca.

O governista e vice-presidente Josean Veras (PSC), que presidiu esta sessão por se encontrar ausente o presidente César Trovão (PV), indicou a instalação de campinhos de futebol society, com iluminação noturna, para a prática de esportes nos bairros e povoados. Na sua indicação o parlamentar cristão sugere que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL mantenha o funcionamento desses espaços, bem como o fornecimento de bolas, equipagens e material esportivo.

A prática esportiva também foi o tema de indicação do governista Wllisses Muniz (PMDB) que pede que a SEDEL destine recursos financeiros para a realização do Campeonato Coroataense de Futebol 2014.

Todas as indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade.

Flávio Dino anuncia Bira do Pindaré na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré (PSB) assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30).

A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.

Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, mais conhecido como Bira do Pindaré começou sua jornada política na pastoral da juventude da Igreja católica, e ao lado de outros onze jovens, fundou o primeiro grupo de jovens da comunidade católica do Vinhais. Depois organizou os jovens na paróquia e finalmente na diocese, com a ajuda do Padre Vilson Basso, que hoje é bispo de Caxias. Na UFMA, no anos de 1988 e 1989, rearticulou a pastoral universitária, e ingressou plenamente engajado no movimento estudantil, onde teve a oportunidade de ser dirigente do diretório central dos estudantes - DCE.

Depois já na Caixa Econômica Federal, foi convidado a fazer parte do movimento de oposição bancaria, tornou-se dirigente sindical bancário, vindo adiante a presidir esse, que é hoje um dos mais importantes sindicatos do Maranhão, o Sindicato dos Bancários. Com a eleição do Presidente Lula do PT, partido ao qual é filiado há mais de 22 anos, foi designado para exercer o cargo de Delegado Regional do Trabalho, ali pôde conhecer de perto a triste realidade e do povo do Maranhão, o trabalho escravo. Lutou contra a escravidão contemporânea uma bandeira que marcou profundamente a sua vida, e finalmente em 2006 a experiência que teve mais inusitada, foi candidato a Senador. Enfrentou dois grandes nomes da política maranhense, dois ex-governadores, numa eleição que só tinha uma vaga em disputa, mesmo sem apoio de presidente, governador, ou prefeitos, sem poder econômico, conquistou uma marca emblemática de mais de meio milhão de votos e venceu na cidade de São Luís, com 172 mil votos, seus dois adversários.

Nas eleições deste ano Bira recebeu 38.829 votos, destes 3.867 foram obtidos no município com o apoio do ex-vice-prefeito Domingos Alberto (PT), dos vereadores Juscelino Araújo (PT), Raimundo Diôgo (PT), Marcelo Moura (PTC) e aliados como a militância do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Simplício Araújo elogia escolha de Flávio Dino para a secretaria de Saúde

O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade), elogiou a indicação do médico Marcos Pacheco para a secretaria de saúde do estado, o deputado utilizou sua conta em rede social e disse continuar confiando na mudança que o estado precisa.

"Mais uma boa escolha de Flavio Dino o nome de Marcos Pacheco para a SES, que venha a mudança que o Maranhão tanto almeja e precisa. Avante." Escreveu o deputado.

Veja a postagem de Simplício em sua pagina do Twitter.

Opinião - O efeito Dilma (Parte II)

Por Cisio Janus L.Costa, contador, MBA-FGV

“Numa Miséria deste Tipo, admitindo alguns poucos lenitivos, mas muito poucos, nove Partes em dez de toda Raça humana trabalham penosamente durante toda a vida.” (Edmund Burke, a Vindication of Natural Society, 1756).

Os números não mentem jamais, as eleições de 2014 deixaram-nos com a ideia de que o Brasil está completamente empobrecido com a ideia de que a ideia de trabalho não satisfaz a maioria, apenas a ideia de servir-nos com migalhas de sobrevivência, vamos aos números: Belagua/MA, Dilma obteve 93,93%, ou em números reais 3.558 dos votos validos, Aecio 6,07% ou 230 dos votos validos o primeiro do pais para o PT, Serrano/MA, 93,75%, ou em números reais 4.514, Aecio míseros 6,25% ou 301 votos validos, ou seja mais uma vez estamos no topo, de números reais de um estado deflagrado pela ideia de subserviência real, temos os piores índices do pais, mas temos a primeira colocação quando se trata de dar votos para a política de base eleitoreira.

Sempre temos a ideia de estarmos crescendo, mas diria que nosso estado se esvai pela ideia de quanto mais pobre, mais necessitado, mais fácil de controlar, por que estudar tanto, perder sono em noites em claro para provas, está na ilha da fantasia de pensamentos para ser médico, modelo, empresário, carpinteiro, ou por que não político? Vivemos a ideia de quanto mais sujo, mais perfeito para abraçar a causa. Temos uma ideia de trabalho de que quanto menos melhor, esforço jamais, temos que aproveitar o que temos. As cidades citadas acima, são apenas o retrato de uma medíocre existência do Pão e Circo da Roma antiga, vale a pena aplaudirmos Dilma, e o onipresente Lula, o maior trabalhador de sindicato deste país, apenas em carro de som. Somos livres sim, país democrático, mas totalmente ingênuo no quesito de crescimento real econômico, esse assunto é apenas para o letrado, mestrando, doutorando, isso jamais fará parte dessa camada que comandamos pelos bolsas famílias da vida, ou os Pronatec’s da vida.

Vamos celebrar como diz Renato Russo “Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações.” Isso que chamamos de inclusão social, prefiro ver como abastecimento feudal de conhecimento humano. Nossa liberdade nos serve apenas para sairmos na foto como espectadores de um país que estagnou, cansou de estar perdendo o fôlego de competir no mercado da vida real.

Eu sou livre e preciso de realidade para poder conduzir meu dia-a-dia. Como Dilma irá conduzir as respostas das urnas em direção de quem investe no Brasil, os governos dos estados que se desenvolvem a cada dia como quem controla o PIB? Somente a história dirá quem tem razão, pois essa ninguém engana, a História.

Flávio Dino anuncia o médico Marcos Pacheco para a secretaria de estado de Saúde no seu governo

Marcos Pacheco, secretário de Sáude
O próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado hoje (30) pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.

Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.

O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA/FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.

Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.

Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.

Em plena luz do dia, Ricardo Murad retira móveis de prédios do estado em Coroatá

Foto: Reprodução / Facebook do Cici Almeida
Na manhã desta quinta-feira, 30, um caminhão foi estacionado em frente ao prédio onde funciona o Viva Cidadão e também um escritório fictício da Unidade Regional de Saúde dos Cocais, na cabeceira da ponte sobre o Rio Itapecuru. Aos olhos de todos os transeuntes e em plena luz do dia o caminhão foi carregado com mobília que foi levada em seguida do local para destino desconhecido por nossa reportagem.

Segundo informações confiáveis o Viva Cidadão deverá ser fechado antes mesmo do final deste, pois o prédio de propriedade de um dos aliados de Ricardo Murad, encontra-se com o contrato vencido desde o último dia 19.

Assim como o Viva, há relatos que equipamentos médicos também teriam sido transportados recentemente do Hospital Macrorregional para o prédio em reforma perene onde um dia poderá voltar a funcionar o extinto Hospital Geral do Município - HGM.

Flávio Dino anuncia secretário de Direitos Humanos e Participação Popular

Chico Gonçalves
O governador eleito Flávio Dino divulgou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular. Com forte atuação junto aos movimentos sociais, o professor Francisco Gonçalves assumirá a pasta a partir de 1º de janeiro.

Com o redesenho previsto para a Secretaria, ela será responsável por conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a implantação do orçamento participativo e da atuação dos conselhos nas ações do Poder Executivo.

Conheça o perfil do novo secretário - Francisco Gonçalves é formado em Comunicação Social/Jornalismo (UFMA), doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ) e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Com forte relação com os movimentos sociais desde a década de 70, Francisco foi assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) e conselheiro da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).

Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís desde 2013, Francisco é pesquisador e foi também chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Sua atuação política vem desde a fundação do PT-MA, partido no qual sempre teve atuação ligada à defesa dos movimentos sociais e trabalhadores maranhenses.

Durante a campanha de Flávio Dino, desempenhou importante papel junto aos movimentos sociais, sendo um dos articuladores do “Pacto por um IDH Justo”, iniciativa que tem por objetivo unir esforços em toda a sociedade para reverter os índices sociais do Maranhão.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Por não cumprir metas do Ministério, secretária de saúde de Coroatá fica de fora de premiação

A Secretaria Municipal de Saúde de Coroatá - SEMUS, simplesmente ficou de fora de uma das maiores premiações que acontecem em todo os país voltada aos secretários que cumprem todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde - MS.

Uma curiosidade é que a prefeita da cidade é nada mais, nada menos do que esposa do atual secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, e nem mesmo recebendo milhões todos os meses, consegue se destacar e oferecer uma saúde pública de qualidade para os munícipes, mais uma vergonha para a incompetente prefeita Teresa Murad (PMDB).

Veja a matéria da premiação.


O Hotel Luzeiros, na Ponta d’ Areia servirá de palco para a primeira edição do troféu “The Best Saúde Maranhão”, um dos mais concorridos eventos voltados para a área médica já realizado no Estado.

Idealizado pela equipe da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área de saúde há 08 (oito) anos e com circulação em todo Norte/Nordeste, o evento tem o objetivo de evidenciar o reconhecimento do serviço prestado pelos homenageados à sociedade maranhense.

Além dos médicos de diversas especialidades que atuam na capital maranhense, também estarão sendo homenageados os Secretários Municipais de Saúde que conseguiram alcançar, em várias áreas, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que o critério usado para relacionar os municípios homenageados, teve como base os indicadores repassados pelo Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão – COSEMS e Coordenadores de CIR – nas áreas de Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Saúde Mental, Farmácia Básica, Metas Vacinais e Compartilhamento dos Agentes Comunitários de Saúde .

Ao longo da semana, estaremos dando ênfase ao trabalho de todos os secretários homenageados, assim como a relação dos médicos contemplados. Neste primeiro momento, evidenciaremos o porquê da Secretaria Municipal de São Luís, sob o comando da médica Helena Duailibe, ter sido uma das agraciadas.

Veja abaixo a lista dos secretários que serão homenageados:

01 – O secretário do município de Tuntum – Antônio Marcos Carvalho Dias
02 – Secretaria do município de São João dos Patos – Ana Lígia Miranda Almeida Coelho
03 – Secretaria do Município de Paraibano – Lucimar Sá da Silva
04 – Secretaria do Município de Alto Alegre do Maranhão – Iolete Soares Arruda
05 – Secretário do Município de Dom Pedro – Sandro Monteiro
06 – Secretaria do Município de Lago do Mato – Sancleide Lima Brito
07 – Secretário Municipal de Codó – Ricardo Torres
08 – Secretário Municipal de Pinheiro – Fábio Silva Nascimento
09 – Secretária Municipal de São João do Sóter – Maria do Carmo Cavalcante Lacerda
10 – Secretário Municipal de Matões – Raimundo Nonato Medeiros de Carvalho
11 – Secretária Municipal de Estreito – Sirlen Campos
12 – Secretário Municipal de São João Batista – Carlos Figueiredo
13 – Secretario Municipal de Primeira Cruz – Aristeu Marques de Almeida
14 – Secretária de Saúde de Imperatriz – Conceição de Maria Soares Madeira
15 – Secretário de Saúde de Matões – Raimundo Nonato Medeiros de Carvalho
16 – Secretário de Saúde de Santa Quitéria – Odair José Oliveira Costa
17 – Secretário de Saúde de Mata Roma – Gustavo Adriano Matos Correia
18 – Secretária de Saúde de Paulino Neves – Angelica Maria Barros de Santana Araújo
19 – Secretária de Saúde de São José de Ribamar – Dalila de Nazaré Vasconcelos dos Santos
20 – Secretário de Saúde Buriticupu – Elias Rocha
21 – Secretário de Saúde de São Pedro d’ Água Branca – Francisco Taveira Peixoto
22 – Secretário de Saúde de Alcântara – Raimundo Fernandes Cunha
23 – Secretário de Saúde de Barra do Corda – Alexandre Miranda Leite
24 – Secretaria de Saúde de Porto Franco – Solange Camargo Bandeira da Silveira
25 – Secretário Municipal de Caxias - Domingos Vinicius de Araujo Santos

Com foco na participação popular, Flávio Dino faz redesenho e articulação de secretarias

Por Aline Louise


A Secretaria de Direitos Humanos passará por um redesenho durante o Governo Flávio Dino. Para conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano e de participação popular nas ações do Poder Executivo, a equipe de Flávio Dino programa uma modificação nesta pasta, que será denominada de Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com foco prioritário na redução das desigualdades e promoção de Direitos Humanos, a pasta será reformulada para atender o novo modelo de desenvolvimento defendido por Flávio Dino durante as eleições. Ao firmar o “Pacto pelo IDH” com movimentos sociais, Flávio se comprometeu a implantar ações ousadas de enfrentamento às desigualdades e políticas transversais para municípios com maiores dificuldades em setores de Educação, Saúde e Renda (integrantes do IDH).

A pasta de Direitos Humanos será responsável por promover as políticas transversais que enfrentarão o problema do IDH do Maranhão. Hoje, o estado possui o segundo pior desempenho em qualidade de vida, segundo dados do Atlas do Desenvolvimento divulgado pelo PNUD em 2013. No quesito “renda per capita”, o Maranhão fica na última colocação.

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular vai articular as políticas sociais que serão aplicadas por todas as secretarias, divididas por grupos de foco. As ações transversais vão ter atenção prioritária (mas não exclusiva) nas 20 cidades com menor IDH do Maranhão. O diagnóstico para atuação vem sendo feito pela equipe do governador eleito, tendo como referência o “Pacto por um IDH Justo” firmado junto aos movimentos sociais.

Conselhos, orçamento e participação

Outra nova função da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular será a implantação do Orçamento Participativo no governo de Flávio Dino. Através de consulta popular e ativação dos conselhos estaduais que representam os diversos segmentos da sociedade, a sociedade maranhense será ouvida para a elaboração do Orçamento do Governo do Estado anualmente.

O Orçamento Participativo será conduzido pela pasta através de audiências públicas com os conselhos estaduais e com intensa utilização das ferramentas da internet. A sociedade civil ajudará o Poder Executivo a construir as prioridades anuais do Governo, tendo como base o Programa de Governo apresentado à população nas eleições de 2014. Após colher a opinião da sociedade, o orçamento será levado à Assembleia Legislativa para deliberação.

Esta e outras iniciativas promoverão a valorização efetiva dos Conselhos da sociedade civil e movimentos populares como participantes na articulação de programas e ações do próximo governo.

Desde seu primeiro pronunciamento como governador eleito, Flávio Dino fez questão de destacar que as políticas sociais e a melhoria da qualidade de vida serão prioridades em seu governo. Com a definição das novas funções para a pasta de Direitos Humanos e Participação Popular, o próximo governador acena para a priorização da participação popular e combate às desigualdades.

Bomba! Ricardo Murad já articula para "tomar" PT em Coroatá

Saddan em momento de lazer com seus 'padrinhos do PT' Monteiro, Washington e demais amigos.

O (ainda) secretário de saúde Ricardo Murad, que é marido de Teresa Murad, prefeita de Coroatá já está se articulando para a disputa de 2016, quando sua mulher deverá concorrer a reeleição.

Murad já tem dado diversas demonstrações de que o PT estará com ele nas próximas eleições, apoiando a reeleição de sua esposa Teresa, Ricardo conta com a força do ex-vice-governador Washington Luis que agora é conselheiro do TCE mas que ainda dá as cartas no PT do Maranhão, tendo tido força inclusive para levar e manter o partido que deveria ser dos trabalhadores, para o berço da oligarquia, foi assim em 2010 em 2014 e deverá ser em 2016, o dinheiro e força politica falará mais alto.

Os petistas coroataenses estão apavorados, pois Murad, que está inclusive na lista de indicados do senador José Sarney para assumir algum ministério no governo Dilma, já até escolheu quem deverá responder pelo PT nos próximos anos, e o escolhido é nada mais, nada menos que o jovem Saddan Hussein, ex-militante do PSDB e que foi indicado pelo ex-prefeito Luís da Amovelar para trabalhar no gabinete do ex-vice-governador, e assim virou petista fazendo, inclusive, parte do diretório estadual do partido tendo boas relações com a ala denominada "sarnopetistas".

Saddan esteve ao lado de Murad comemorando a vitoria de Dilma em praça pública, além de participar do programa da TV de Murad, afirmando em alto e bom tom, que ele faz parte das lideranças de maior peso do PT de Coroatá.

O ex-candidato a prefeito e militante histórico do PT Domingos Alberto, ao que tudo indica deverá anunciar em breve desfiliação do partido para que não tenha nenhum problema com uma futura coligação com Teresa Murad, já que o mesmo é um dos mais cotados para ser o candidato a prefeito apoiado pela oposição em 2016.

Agora é aguardar pra conferir, e parece que 2016 já chegou com tudo mesmo!!

Opinião - O efeito Dilma (Parte I)

Reprodução da Internet
Por Cisio Janus L.Costa, contador, MBA-FGV

“Sim, eu sei de onde venho! / Insatisfeito como o fogo / Ardo para me consumir. / Aquilo em que toco torna-se flama, /Em carvão aquilo que abandono: / Sou fogo, com certeza” (Ecce Homo, Brincadeiras, manhã e vingança. A Gala da Ciência, Friednich Nietzsche). 
“Homem nenhum duvida da veracidade da afirmação que segue: quando algo está imóvel, permanecerá imóvel para sempre, a menos que alguma coisa a agite” (Sobre imaginação, Memória – sonhos – Aparições ou visões – Entendimento, Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil, Thomas Hobbes)

Esses pensamentos nos dão uma exata noção de como está o espirito dos brasileiros neste momento, ou pelo menos daqueles que acreditam na forma mais real de mudança, o voto, mas que este nos vitupera de maneira tão inacreditável, que muitas vezes nos fazem repensar se devemos continuar a lida, mas vamos aos fatos:

O efeito Dilma está na boca do mercado financeiro nacional e internacional neste momento, cada seguimento, pergunta-se: deverá este país retornar ao crescimento, e continuará vivendo por apenas sonhos Dos versus de Renato Russo, o Brasil é o pais do futuro?

O futuro já chegou e até rápido, pois não deixou nem a poeira assentar-se, o dólar sobe para R$ 2,52; ações do governo caem vertiginosamente; a Petrobrás no embalo do escândalo Petrolão caiu 12%; a Eletrobrás 11% e as ações do Banco do Brasil 6%; uma média de 12% no Brasil e 16% no exterior, Inflação em alta, câmbio as alturas, o superávit primário que verifica a possibilidade de pagar as dívidas públicas, esse ninguém viu, mandou lembranças. O Petrolão ou desculpem o trocadilho, a Petrobrás nosso “patrimônio”, contrata auditorias externas para verificar as contas, pois os investidores, esses coitados nem sabem mais o que são ganhos, somente corrupção. Os governos usam seu poder para beneficiar grandes empresas, e não para garantir o bom funcionamento do mercado e assim beneficiar os consumidores, é o que o economista italiano Luigi Zingales chama de Capitalismo para o Povo, no seu livro (A Capitalism for the People), os agentes financeiros usam suas influencias para beneficiar a si mesmo, os seus lobbies são para impedir o ingresso de novos competidores e assim lucrarem mais.

Vivemos dias de futuro incertos, nosso Brasil com a reeleição de Dilma vemos uma gigantesca epopeia de significados apenas serem ovacionados no campo da imaginação de um povo distante da realidade, ou melhor de regiões. O conceito de que o homem era produto de suas circunstâncias, e que essas circunstâncias não eram predeterminadas, imutáveis ou totalmente imunes à intervenção humana, é uma das descobertas mais radicais de todos os tempos. “Alfred Marshall chamou a economia moderna de Organon, palavra do grego antigo que significa instrumento-não conjunto, um conjunto de verdades, mas um “mecanismo de análise” útil para descobrir verdades e, como o termo sugere, um instrumento que nunca estaria completo ou perfeito, mas que sempre exigiria melhorias, adaptações e inovações.” (A Imaginação Econômica, Sylvia Nassar), é difícil ver-nos aqui neste nosso Brasil buscar melhorias e devemos estar sempre contemplando o interesse de um povo, mas sempre colocamos interesses partidários em primeiro plano. Keynes chamou de “o problema político da humanidade: como combinar três coisas, eficiência econômica, justiça social e liberdade individual”, como combinar diria este observador que vos escreve, pois o nosso Brasil de Dilma apenas fala em política social, o restante, esse que se dane. As verdades absolutas sobre crescimento se passa por uma única vertente de atender os interesses de partidos e aliados sem escrúpulos.

Os comentários e os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do autor do blog, sendo de total responsabilidade dos autores.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conheça Neto Evangelista, o deputado que será o próximo secretário de Desenvolvimento Social do estado

O deputado Neto Evangelista (PSDB) foi anunciado há pouco como próximo secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Maranhão. A informação foi dada pelo governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), por meio das redes sociais.

Com o desafio de diminuir as desigualdades sociais no Estado, o novo secretário será responsável pela gestão de políticas públicas relacionadas ao combate à pobreza e inserção produtiva das famílias maranhenses. O trabalho será feito com interlocução com o setor empresarial e a sociedade civil.

Perfil -
Formado em Direito, Neto Evangelista é deputado estadual reeleito (dois mandatos) e servidor do Poder Judiciário aprovado em seletivo por três anos. Faz parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão como 2º vice-presidente.

Com militância em movimento estudantil, Neto Evangelista foi um dos deputados mais novos do país. Ao ocupar a presidência interina da Assembleia Legislativa em 2012, foi o mais novo presidente de Poder Legislativo das Américas, com 23 anos.

Durante seu mandato, teve como destaque o diálogo com movimentos sociais e defesa das classes trabalhadoras, com especial atenção aos servidores públicos.

O próximo secretário administrará o quarto maior orçamento do estado, ficando atrás apenas de pastas como saúde e educação.

Evangelista foi um dos deputados estaduais mais presentes no município de Coroatá nos últimos anos, não apenas no período eleitoral, correligionário do vereador Cássio Reis, como bem sempre fez questão de ressaltar o parlamentar municipal, tem contribuído com sua eleição e seu mandado desde 2011. Apoiado quase que solitariamente pelo tucano na última eleição, o deputado e próximo secretário de estado foi reeleito para o segundo mandato aos 26 anos de idade com 36.297 votos, destes 1.032 foram em solo coroataense.

Em seu perfil em uma rede social, Evangelista escreveu:
"Quero comunicar a todos que aceitei o convite do governador Flávio Dino para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar.

Fiquei muito contente por ter sido lembrado por nosso ilustre governador e grato pelo voto de confiança que recebo. Não irei decepcionar a ele e nem ao povo do Maranhão.

O momento que se avizinha é muito importante para o povo do nosso estado. Vou seguir fazendo o que sempre faço: trabalhando duro.

Que Deus nos proteja, ilumine o povo do Maranhão e dê forças ao novo governo".

domingo, 26 de outubro de 2014

Major Alexandre faz sua avaliação sobre as eleições em Coroatá

Do Blog Coroatá Online.

Em conversa com a redação do Coroatá Online, o ex-candidato a vice-prefeito de Coroatá nas últimas eleições e uma das lideranças locais, Major Alexandre, fez um balanço sobre os resultados das urnas no último dia 5 de outubro. Confira na íntegra a avaliação de Major Alexandre.

“Eu queria agradecer a Deus, em primeiro lugar, e agradecer também ao povo do Maranhão por ter elegido o nosso governador Flávio Dino, além do senador Roberto Rocha e os demais deputados que compõe a base do governador eleito, todos estão de parabéns, especificamente nossa amada Coroatá, por ter conseguido dar a maioria dos votos a Flávio Dino e também ao nosso senador, um sinal de sintonia do povo coroataense com todo o Maranhão, que juntos conseguimos uma grande vitória, principalmente em Coroatá, um fato histórico.

Eu acredito que Flávio Dino será um dos governadores mais importantes do Maranhão e após o seu governo nós teremos a certeza absoluta que fizemos a coisa certa ao elegê-lo.

Nossa cidade (Coroatá) foi um espelho da vontade do povo em todo o Estado, aqui conseguimos vencer o candidato do governo. Roberto Rocha também foi o mais votado entre os senadores, tudo isso foi uma resposta do povo, assim como aconteceu com Simplício Araújo, que teve aqui uma expressiva votação, quase 5 mil votos, em uma campanha honesta, limpa, de ideias e de projeto. Não apenas Simplício Araújo, mas todos os deputados que apoiam a Flávio Dino, governador, todos estão satisfeitos com o resultado das eleições em Coroatá, todos foram bem votados. Além de Simplício Araújo, temos o deputados federais Rubens Junior, Weverton Rocha, os deputados estaduais Bira do Pindaré, Neto Evangelista, Edivaldo Holanda e tantos outros que contribuíram com a vitória de Flávio Dino. Coroataenses, vocês estão de parabéns, tenham certeza que teremos o melhor governo da história do Maranhão. Acredito que com essa confiança e com a graça de Deus, como diz o slogan da campanha de Dino, teremos um Maranhão de Todos Nós”.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Flávio Dino anuncia presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos

Novo secretário, José Artur.
Solucionar os problemas de mobilidade urbana, com foco na capital e nas cidades vizinhas, será uma das preocupações do governo de Flávio Dino. Por isto, nesta sexta (24), o governador eleito anunciou o presidente da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, que será criada durante o seu mandato à frente do Poder Executivo.

Este foi um dos compromissos assumidos por Flávio Dino durante a campanha. Após ouvir diversos setores da sociedade civil, surgiu a proposta da criação de um setor especializado em mobilidade urbana e transporte público.

A criação da empresa está prevista no Programa de Governo de Flávio Dino e funcionará como articuladora entre municípios das regiões metropolitanas para captar recursos junto ao Governo Federal e prestar assistência técnica aos municípios, com foco prioritário na Ilha de São Luís.

JOSÉ ARTUR CABRAL MARQUES – Empresa Estadual de Transportes Urbanos

Professor da Universidade Estadual do Maranhão, José Artur Cabral Marques é formado em Engenharia Elétrica e tem pós-graduação em Gestão de Transportes. No seu currículo estão também os mestrados em Planejamento de Sistema e em Engenharia de Automação.

Com 20 anos de experiência no setor privado, José Artur também é Gestor de Pós-Graduação na Universidade Ceuma e tem atuação destacada na prestação de consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais. Foi secretário adjunto de Transportes em São Luís.

À frente da Empresa Estadual de Transportes Urbanos, José Artur terá como foco principal a articulação do transporte público urbano entre os 4 municípios da região metropolitana na Grande Ilha.

Sensus/IstoÉ: Aécio tem 54,6% e Dilma, 45,4%

Aécio e o governador eleito Flávio Dino.

A pesquisa Sensus divulgada nesta sexta-feira no site da revista “IstoÉ” mostrou novamente uma queda na vantagem do candidato Aécio Neves (PSDB) sobre a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff  (PT) para nove pontos. Enquanto que o candidato tucano está com 54,6% Dilma tem 45,4%.
A pesquisa anterior do instituto, divulgada na última sexta-feira, já havia mostrado uma queda na diferença entre Aécio e Dilma — de 17,6 para 12,8 pontos. Na ocasião, Aécio havia oscilado de 58,8% para 56,4% das intenções de votos válidos e Dilma de  41,2% para 43,6%. A comparação foi feita com a pesquisa Sensus do dia 11.
O estudo divulgado nesta sexta-feira teve a opinião de 2 mil pessoas em 24 estados e 136 municípios do país entre os dias 21 e 24. O número de registro do site do Tribunal Superior Eleitoral é BR-01166/2014.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Após denúncia, Justiça suspende licitação abusiva do Governo Roseana

Foto: Reprodução/Jornal Pequeno
Juiz diz que licitação abusiva do governo Roseana pode ferir os cofres públicos
A Justiça proibiu, na tarde desta quinta (23), a licitação aberta pelo Governo Roseana Sarney que tinha por objetivo contratar empresa para gerenciar o Sistema Penitenciário do Maranhão por dois anos. O valor foi considerado abusivo e foi denunciado à Justiça pelo deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), coordenador da Equipe de Transição designada por Flávio Dino.

Com valor de R$ 1,39 bilhão, a licitação seria realizada na tarde desta quinta (23), às 15h, na Comissão Central de Licitação do Governo do Estado. O valor, que corresponde a nada menos que 10% de todo o orçamento do Estado, foi considerada abusiva pelo juiz Douglas de Melo Martins, que responde pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

O juiz acolheu a argumentação do deputado, que demonstrou que o contrato pretendido pelo Governo Roseana era abusivo. A licitação transcorreria no final do mandato de Roseana Sarney, o quer descumpre o artigo 42 da Lei Complementar 101/2000. O dispositivo legal proíbe que nos últimos oito meses de administração sejam feitas contratações que não possam ser pagas pelo governo que termina.

Além disto, o juiz salientou que o valor global do contrato ultrapassa o razoável para a contratação desse serviço está muito acima do praticado em todo o Brasil. A título de comparação, o juiz mostrou que o estado do Alagoas gasta mensalmente por preso o valor total de R$ 3 mil, enquanto o contrato proposto por Roseana Sarney dedicaria a cada preso nada menos que R$ 8.891,00 mensalmente.

A decisão, segundo o magistrado, teve por obrigação “resguardar o patrimônio público, especialmente em razão da proibição do enriquecimento ilícito do particular às custas da Administração Pública”. O caso continuará sendo investigado pela Justiça Estadual.

O blog quer saber: quem deverá ser o candidato a prefeito da oposição? Opine

Prefeitura Municipal de Coroatá.
Com as especulações, sugiram diversos nomes no campo da oposição que querem pleitear a vaga de candidato a prefeito de Coroatá, com isso, o blog Coroatá de Verdade quer saber, quem você acha que deverá ser escolhido??? Dê a sua opinião e vote na enquete localizado na coluna direita do blog, abaixo as opções:

Domingos Alberto: É líder sindical, comanda o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coroatá e é ex vice-prefeito, concorreu nas eleições de 2012, onde obteve 14.095 votos.

Major Alexandre: Tráz consigo um grande carisma e proximidade com a população, já foi candidato a prefeito em 2008 e obteve 665 votos, nas eleições seguintes em 2012, foi candidato a vice na chapa com Domingos Alberto.

Joana da Amovelar: Esposa do ex-prefeito Luis Mendes, foi candidata a prefeita de Peritoró.

Odair José: Evangélico, foi secretário de educação de Luis da Amovelar e é presidente do PDT de Coroatá.

Cássio Reis: Vereador já com 3 mandatos e principal opositor da prefeita Teresa Murad na câmara municipal de Coroatá, costuma realizar importantes ações sociais em povoados e bairros carentes da cidade e é presidente do PSDB de Coroatá.

Ciba:  Ex-vereador e presidente da câmara de Coroatá, já concorreu a prefeitura há muitos anos atrás e busca se viabilizar junto ao governador Flávio Dino já que é ele quem comanda o PCdoB na cidade.

Ricardo Murad destina R$ 11 milhões para ONG envolvida em escândalos de corrupção

Antonio Pereira, deputado aliado do grupo Sarney é o homem por trás de ONG que recebe recursos milionários.
Blog da Ligia Teixeira.

Na enxurrada de ações irresponsáveis do final do governo Roseana Sarney, vem à tona mais um escândalo, desta vez patrocinado pela Secretaria de Saúde do Estado.

A exemplo dos recursos destinados para empresas privadas de confiança da governadora Roseana no setor penitenciário, Ricardo Murad agora faz o mesmo com recursos da saúde.

Segundo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), em extrato com um termo aditivo apresentado hoje (22) na Assembleia Legislativa, o Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney, destinou o valor de onze milhões, onze mil, quatrocentos e seis reais e trinta e seis centavos à ONG Bem Viver, responsável pela gestão do HCM (Hospital Carlos Macieira) e que é ligada ao deputado Antônio Pereira, aliado do grupo Sarney.

Há anos a Bem Viver é citada em casos de corrupção na aplicação de recursos da saúde. A ONG de Antônio Pereira recebeu repasses milionários para promover a reforma de hospitais que jamais foram concluídas.

Iniciadas em 2009, as obras do hospital Carlos Macieira, a maior unidade pública do estado, custaram aos cofres maranhenses até agora, 158, 7 milhões de reais. Outro hospital público, o Aquiles Lisboa, especializado em pacientes com hanseníase, virou um desaguadouro de dinheiro dos maranhenses em uma reforma que dura cinco anos ao custo de R$ 11,4 milhões

Trocando em miúdos: Mesmo derrotado na eleição, o grupo Sarney está tentando se apropriar do orçamento estadual de 2015. Com a palavra , o Ministério Público e a Justiça.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Diante de inúmeros nomes especulados para as próximas eleições municipais, Manoel Sansão também lança pré-candidatura

O jovem administrador Manoel Sansão, secretário de Finanças do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil - PCdoB em Coroatá, diante dos muitos nomes especulados para disputar as eleições municiais que se aproximam rumo ao Palácio Vitor Dias Trovão, também resolveu lançar, sem pompas ou cerimônias a sua pré-candidatura.

O que é digno diante deste momento em que todos os parlamentares, ex-vice-prefeito e ex-candidato a vice-prefeitos derrotados no último pleito, ex-prefeito e ex-secretários, ambos figurando na lista de inelegíveis, agora dizem até, filho de ex-prefeito ou candidata derrotada em cidade vizinha, além do mais o jovem comunista demonstrou muita competência em todos cargos públicos exercidos por ele e tem dado muitas vezes provas da sua honestidade, tendo atuado como tesoureiro nas últimas três campanhas de candidaturas oposicionistas para a Prefeitura Municipal e sendo importante colaborador nesta última que levou a vitória o candidato Flávio Dino, seu correligionário.

Segundo reza uma lenda-verdadeira muito famosa nos bastidores do baixo clero da política local, certa vez Sansão teria sido até hostilizado por liderança das lideranças coroataense por seu zelo pela moralidade com o recurso colocados sob sua administração. Além disso, o jovem figura entre os mais atuantes ativistas nas redes sociais contra os desmandos da atual administração, divulgando incansavelmente as informações que os seus integrantes gostariam de manter distante do conhecimento popular.

O anúncio da pré-candidatura de Sansão ocorreu através de postagem em seu perfil numa rede social no início da noite desta quarta-feira, 22, no qual escreveu espantado com o número de aspirantes a chefia do executivo municipal: "é tanto pré-candidato a prefeito em Coroatá, todos legitimados por direito, pois estou pensando também em lançar meu nome, preciso de um vice alguém se habilita?". Não demorou muito em aparecer o primeiro interessado ou melhor a primeira interessada.

É importante ressaltar que o pai do menino Brayan, figura das mais simpáticas nas muitos arrastões da oposição coroataense, já sai na frente de todos os demais ambiciosos postulantes a mandatário-mor das terras coroataenses, pois já anunciou os primeiros três nomes para a sua equipe de governo se chegar a ser eleito, sendo os seus secretários de Finanças, Assistência Social (pasta a ser ocupada por sua vice) e Comunicação, este humilde jornalista.

Mas antes, o menos prospero dos pré-candidatos deverá vencer sua primeira batalha e talvez maior delas: passar pelo crivo e receber a benção dos ditosos e pomposos membros da oposição coroataense, o que certamente não será nada fácil, como vemos, já que os mesmo parecem nem saber o que desejam.

Não é muito, mas é o que temos por hoje...

Deputado pede na Justiça anulação de licitação abusiva do Governo Roseana 

O deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) já recorreu ao Poder Judiciário para pedir a suspensão do processo licitatório do contrato de R$ 1,3 bilhão para gestão do sistema penitenciário. O caso foi denunciado na manhã desta quarta-feira (22) no plenário da Assembleia Legislativa.

O contrato licitado por Roseana Sarney às vésperas de deixar o cargo representa o equivalente a 10% do orçamento total do Estado. Para cada preso, o gasto mensal seria de R$ 8.891,00, valor que representa o dobro da média nacional de gastos no setor, que é de aproximadamente R$ 4 mil.

No documento entregue à Justiça, o coordenador da Equipe de Transição de Flávio Dino, Marcelo Tavares destaca a necessidade da contratação de empresas para prestação de serviços de suporte e apoio à administração penitenciária. “Todavia, é indispensável certificar-se de que a contratação desses serviços seja feita de forma lícita e responsável, afim de que atenda o verdadeiro objeto da contratação com valores equitativos que não lesem o erário”, consta na ação.

A preocupação da Equipe de Transição designada por Flávio Dino para conhecer os contratos vigentes do Estado a partir de 1o de janeiro é garantir que a próxima Administração do Estado seja feita com contratos que cumpram todas as disposições legais da Administração Pública. Isto é, assegurar a legalidade, moralidade e economia nos gastos públicos.

Conforme demonstrado pelo deputado na tribuna e na petição, a licitação aberta pelo governo Roseana Sarney no fim do mandato tem cifras muito acima da média nacional e podem comprometer os cofres públicos estaduais. O deputado afirmou que todo trabalho da transição será feito para impedir abusos do grupo Sarney nos últimos meses de mandato e garantir que o próximo governo tenha condições de implantar as políticas públicas aprovadas amplamente pela população maranhense nas últimas eleições.

Luis da Amovelar já articula candidatura de Dona Joana em Coroatá e Luis Filho em Peritoró

Luis Filho e Joana Movelar ao lado de Luis da Amovelar.
É isso mesmo, mal acabou as eleições estaduais e segundo informações, os "líderes" coroataenses já começam a se articular para a disputa de 2016, quando os coroataenses irão escolher seu prefeito e vereadores. Estão entre os mais articulados, Luis da Amovelar (que é crânio nisso), Domingos Alberto e Major Alexandre.

O ex-prefeito Luis da Amovelar, que está proibido pela justiça e não pode disputar nenhum mandato eletivo até 2022, segundo informações teria prometido a vereadora Lourdinha que a apoiaria para prefeita de Coroatá, caso ela apoiasse Ana do Gás, mas 'Movelar' parece ter repensado o apoio e agora já articula por trás uma candidatura de sua esposa, Dona Joana, a conhecida Joana da Amovelar, com isso, seu candidato em Peritoró seria seu filho, o festeiro Luis Filho, que até o momento ainda não teve nenhuma experiencia eleitoral.

Muitos dizem que o que Luis quer é apenas demarcar território para pelo menos ter força politica para indicar um candidato a vice-prefeito em Coroatá e cair pra dentro de Peritoró com "gosto de Gás", outros já defendem a tese de que Luis estaria ainda chateado com baixa votação de sua candidata em Peritoró que acabou na terceira colocação perdendo para o candidato do prefeito e a do vice-prefeitos, que também são candidatos a prefeito em 2016, com isso Luis abandonaria Peritoró e iria agora apenas pedir votos em Coroatá.

Mas, vale aguardar e ver o que sairá dessa caixinha de surpresa chamada Luis Mendes Ferreira, ou simplesmente Luis da Amovelar.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Irmã de Teresa Murad moradora do RJ recebia "salário gordo" no governo do Maranhão na época de Roseana Sarney

Yomar e a deputada estadual recém eleita, Andréa Murad 'tumando' umas no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Facebook
Essa é de lascar! Rapaz, O Maranhão é hoje segundo todos os indicadores sociais, um dos estados mais pobres da federação, e mesmo sabendo disso, como pode uma família tão rica como a Trovão/Murad ainda tirar milhares de reais todos os meses da boca das crianças carentes deste estado? Sinceramente isso é uma pouca vergonha.

Para assumir um bom cargo em qualquer governo sério, o servidor precisaria de um bom currículo, já no governo do Maranhão, isso não é necessário, basta ser parente de alguém 'importante', e isso dona Yomar Ruth Trovão Moreira Lima, parece ser, veja seu 'curriculum vitae' Yomar é irmã da atual prefeita de Coroatá, Teresa Murad, tia da deputada estadual Andrea Murad e mãe do ex-prefeito Rômulo Augusto, além claro de ser cunhada do (ainda) secretário de saúde do estado, Ricardo Murad. Pronto!! para a ainda governadora Roseana Sarney isso já é o suficiente para a nobre senhora receber um salario gordo e segundo ela mesma, morar no rico estado do Rio de Janeiro (pelo menos é o que diz sua pagina no Facebook). É mole???

Reprodução/Facebook
Foram por histórias como essas que os maranhenses simplesmente cansaram e resolveram romper com essas velhas praticas, elegendo um novo governador. Flávio Dino é o escolhido pelo sofrido povo do Maranhão para mudar essa triste realidade do nosso povo, além disso, Flávio Dino tem também o compromisso de ajudar os coroataenses a se libertarem das oligarquias Trovão/Murad que tanto humilham diariamente os moradores dessa cidade que também clamou e clama por dias melhores.

Em tempo: Ao que parece, governo do estado do Maranhão  está fazendo essas exonerações para entregar a maquina 'enxuta' para o novo governador, ainda não se sabe ao certo quantos milhões o governo pagou para todos esses indicados de políticos a cargos de confiança.

Abaixo a exoneração da irmã de Teresa Murad, que agora, ao que tudo indica deverá fazer parte dos quadros da prefeitura municipal de Coroatá.

Clique na imagem para ampliar.

Domingos Alberto participa de festa dos aposentados e pensionistas do STTR

Na manhã do ultima sábado (17) o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá realizou uma grande festa em homenagem aos aposentados e pensionistas do INSS, o ex vice-prefeito de Coroatá, Domingos Alberto, que tem histórico de luta em favor dos trabalhadores coroataenses participou da festa ao lado de Antonio Viana, presidente do STTR.

O evento foi marcado por muitas brincadeiras, danças e sorteio de vários brindes aos participantes.

Veja as fotos:


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Em nota Andrea Murad faz mau agouro ao governo de Flávio Dino e promessas para população

Reprodução/Zeca Soares
Perder uma eleição não é fácil para ninguém, ainda mais para aqueles que investem seus milhões e prometem sumir da política se seus candidatos forem derrotados. O sentimento da derrota fez prefeita internar-se às pressas bem distante dos seus amados munícipes, fez secretário e deputada eleita sumirem por quase um mês.

A deputada eleita Andrea Murad (PMDB) desapareceu de Coroatá no cair da noite daquele fatídico domingo, 05, para a oligarquia Sarney/Murad, não ficou nem mesmo para agradecer os muitos votos que recebeu por aqui, desde então, não se sentiu por essas bandas o cheiro, ou catinga, do super-secretário Ricardo Murad.

Somente nesta segunda-feira, 20, há exatos quinze dias após a saraivada nas urnas a mais nova parlamentar maranhense deus as caras nas redes sociais para agradecer os votos, prometer festa comemorativa e, passando-se pelo esotérico porto-riquenho Walter Mercados que, diga-se de passagem, não acertava muitas previsões, agourar a futura administração do governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

"Preocupo-me com o nosso futuro pois os sinais demonstram que teremos tempos difíceis", escreveu com pessimismo a filha da prefeita Teresa Murad (PMDB) que, aliás, usou como argumento o possível estado de saúde da mãe para justificar o seu sumiço da princesa do Itapecuru.

Como já disse, a deputada finaliza sua nota prometendo a todos os maranhenses que "em breve estaremos juntos para comemorar a nossa vitória". Espero, sinceramente, que a moça seja melhor de cumprir promessas que seu pai Ricardão, que jamais cumprirá a promessa feita em cima de palanque aqui mesmo em Coroatá na qual jurou que se concretizasse a iminente derrota do seu candidato, o suplente de senador Edinho Lobão (PMDB), ele abandonaria para sempre a vida pública, alguém acredita que ele cumprirá (risos)?

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Deputado Rubens Jr. se reune com coordenação de campanha da presidenta Dilma Rousseff

Deputado Zé Carlos (PT), Márcio Jerry (presidente do PCdoB-MA), senador Inácio Arruda (PCdoB), Ministro Ricardo Berzoíni (PT) e Deputado Rubens Jr. (PCdoB)
O deputado federal eleito, Rubens Pereira Jr. (PCdoB), participou de uma reunião com coordenadores de campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT). A reunião aconteceu no hotel Hollidayinn, no bairro do São Francisco e contou com as presenças do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), do ministro de articulação política, Ricardo Berzoini (PT-SP), além do deputado federal eleito, Zé Carlos (PT), do presidente do PCdoB-Maranhão, Márcio Jerry, do secretário de educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho (PCdoB), da vereadora de São Luís, Rose Sales (PCdoB), de jornalistas e militantes locais.

O principal tema das discussões foi a importância da reeleição de Dilma Rousseff para o desenvolvimento do estado. Segundo o senador Inácio Arruda, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, possuí uma proximidade muito grande com o governo petista, o que facilitaria a liberação de recursos para a execução de obras importantíssimas para o desenvolvimento do estado.

Rubens Jr., deputado estadual em seu segundo mandato e o terceiro deputado federal com a maior votação nas eleições deste ano, citou como exemplo da atuação do governo federal a cidade de Matões. "Atualmente, Matões conta com 23 obras em execução, destas, uma está sendo feita com recursos próprios e 22 com recursos federais, nenhuma com a ajuda do governo do estado. Por tanto, temos convicção que precisamos reeleger Dilma Rousseff para construir um Maranhão ainda melhor. No Maranhão o 65 é 13."

Ainda na tarde de hoje (17) às 16:30, está programada uma caminhada no Centro de São Luís em apoio à candidatura da presidenta Dilma. Além dos citados na matéria, o evento contará com a presença da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Patrícia Vieira divulga carta de agradecimento a Bacabal


A candidata do PROS divulgou uma carta na manhã desta terça-feira, 14, em que agradece os votos obtidos no município.

Não eleita na disputa por uma das vagas da Assembleia Legislativa nas eleições do último dia 05, a candidata Patrícia Vieira (PROS) divulgou nesta terça-feira, 14, uma carta falando do resultado. Ela agradeceu os 6.704 votos recebidos, destacou seu trabalho e o empenho do seu marido, o deputado federal José Vieira Lins nesse período de campanha, agradeceu também a todos aqueles que estiveram com ela na caminhada e disse aceitar o resultado como um processo natural e democrático.

 “Quero agradecer às pessoas simples que nos receberam em suas casas, que nos abriram suas portas, que nos incentivaram. Quero agradecer aos abraços apertados e a todas as manifestações de carinho que recebi nesses últimos meses que me dediquei de corpo e alma nesse esforço de convencimento dos bacabalenses”, diz a tesoureira estadual e presidenta do PROS Mulher na carta divulgada.

Leia abaixo a íntegra da carta: 

 Antes de qualquer coisa, meus agradecimentos. Quero agradecer aos quase 7 mil eleitores que foram às urnas para votar em meu nome como candidata a deputada estadual. Tenho certeza que essas pessoas ainda acreditam que a ética é um valor não apenas insubstituível, mas indispensável para quem deseja laborar na vida pública.

Nessa campanha, vi uma cidade que sofre, vi um povo abandonado nos bairros da periferia, convivendo com a poeira e a lama de ruas sem pavimentação, com esgotos escorrendo a céu aberto, sem escolas de qualidade.

Mas, o que mais me doeu mesmo foi ver a situação lastimável em que se encontra a Saúde do nosso município, onde prevalece a insensibilidade mais ultrajante. Como é possível que aceitemos impassíveis que nosso povo sofra, como sofre hoje sem atendimento de qualidade na saúde, sem médicos nos PSFs, sem acesso rápido e muitas vezes urgente a exames? Até quando aceitaremos isso? Espero agora, sinceramente, que a nossa campanha tenha sensibilizado a administração do município para essa situação degradante e humilhante que vive o nosso povo.

Quero agradecer às pessoas simples que nos receberam em suas casas, que nos abriram suas portas, que nos incentivaram. Quero agradecer aos abraços apertados e a todas as manifestações de carinho que recebi nesses últimos meses que me dediquei de corpo e alma nesse esforço de convencimento dos bacabalenses.

Agradeço a todos que me acompanharam nessa caminhada, aos partidos que nos apoiaram. Um agradecimento especial eu dedico ao meu marido José Vieira, meu companheiro incansável, dedicado, íntegro e leal, que esteve sempre ao nosso lado em todos os momentos. É hora de agradecer à nossa militância que nos acompanhou nas longas caminhadas pelas ruas de Bacabal, que se evolveu nesse esforço coletivo de convencimento dos bacabalenses, que deu alegria e vibração à campanha.

Não posso deixar de agradecer à minha família, que compartilhou comigo as alegrias e tristezas dessa campanha, e foi amiga, companheira e solidária. Vocês são meu esteio. Por fim, agradeço a Deus por ter me permitido viver esses momentos e chegar até aqui podendo afirmar, sem ser contestada, a honradez do início de uma vida pública sem máculas. 

Bacabal (MA), 14 de Outubro de 2014 .
PATRÍCIA Flávia Braga VIEIRA Lins

Ótima escolha! Rodrigo Lago será secretario de Flavio Dino

Advogado Rodrigo Lago será o secretário de Transparência e Controle, pasta a ser criada na gestão de Flávio Dino.

Esta secretaria será responsável pelo controle interno da administração, acompanhando os contratos, apurando denúncias e fiscalizando a correta aplicação das verbas públicas. Esta foi uma das principais bandeiras da campanha de Flávio Dino, eleito governador em primeiro turno.

A Secretaria será criada sem que seja adicionado nenhum novo cargo comissionado, apenas com remanejamento de cargos já existentes. Estarão integradas à Secretaria a Corregedoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado, visando fazer um governo transparente, honesto e republicano.

O anúncio foi feito por Flávio Dino nesta sexta (17) pelas redes sociais. Conheça o perfil do secretário.

RODRIGO LAGO – SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE

Com destacada atuação em Direito Constitucional, Rodrigo Lago é advogado há 12 anos. Estudou Direito Constitucional no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

É Conselheiro Federal suplente da OAB (2013-2015) e consultor da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. Faz parte também do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

No Maranhão, é diretor-geral da Escola Superior de Advocacia do Maranhão – ESA-OAB/MA (2013-2015), fez parte do Conselho Estadual da OAB como presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MA (2010-2012). Foi também membro de bancas examinadoras de concursos para a Magistratura e Ministério Público.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Vereador Cássio Reis defende candidatura de Aécio Neves em pronunciamento

Os oposicionistas Cássio Reis e Raimundo Diogo divergem quanto candidaturas à presidência
Durante o pronunciamento no grande expediente o vereador Cássio Reis (PSDB) defendeu a candidatura do seu correligionário Aécio Neves a presidência da República e o novo modelo governista proposto pelo candidato a ser implantado se for eleito, conforme garantiu.

"O país inteiro sofre com o PT, mas especialmente os maranhenses onde tirou o sonho de muitos ao prometer a refinaria para beneficiar a reeleição de Roseana Sarney em 2010", declarou. O vereador reafirmou ainda que os parlamentares petistas teriam votados contra os programas sociais durante o governo de Fernando Henrique e que agora não reconhecem que estes foram criados no governo do PSDB.

"O povo nordestino e maranhense não pode ficar refém do bolsa família, mas o candidato Aécio Neves reafirma a continuidades e ampliação dos programas de transferência de renda mantido no governo dos petistas", afirmou.

Ainda segundo o vereador tucano após doze anos de governo petista não é possível encontrar no Maranhão nenhum um projeto econômico para o estado. "O que vemos é o partido perdido em um mar de lama”, disparou.

Durante o discurso Cássio Reis afirmou que “no Maranhão só existe a sigla, pois é comandada pelo PMDB de Roseana Sarney, votar na Dilma é contemplar os Sarneys para repetir o governo paralelo, o que atrapalharia muito o nosso governador Flávio Dino”.

“Quem vota em Dilma estará votando nos Sarney e finalizo convocando todos os coroataenses que fizeram a mudança do Maranhão com Flávio Dino que complete a mudança com Aécio Neves”, finalizou.

Dilma/Diogo x Aécio/Cássio - O líder da bancada de oposição Raimundo Diôgo (PT) traçou durante os primeiros trinta minutos do grande expediente que antecederam as falar do seu colega de bancada destacadas acima um paralelo das muitas conquistas do governo petista representado pelo ex-presidente Lula (2003/2010) e do governo tucano comandado por Fernando Henrique Cardoso (1995/2002), finalizou o seu discurso convocando os munícipes para votar mais uma vez para a reeleição da presidenta Dilma Roussef apesar de “suas más companhias” (sic).

Juscelino Araújo solicita através de indicação melhoria de estradas vicinais na zona rural

Juscelino Araújo (PT)
O vereador oposicionista Juscelino Araújo (PT) solicitou através de uma indicação apresentada na sessão desta quinta-feira, 16, o melhoramento da estrada que liga os povoados Negro e Jacaré, com entrada no povoado Bacaba se estendendo ao povoado Santo Antônio dos Maranhenses, bem como a construção de uma ponte que se encontra nas proximidades do povoado Bacabalzinho.

“Trago através desta indicação a voz do povo, ao andar na região do Alto Alegre dos Maranhenses ouço a cobrança dos moradores daquela região, são estradas danificadas no período chuvoso, assim como uma ponte que se encontra quebrada atrapalhando o trânsito de pessoas e veículos”, disse o autor durante a defesa da matéria.

Durante a discussão da proposta o vereador Cássio Reis (PSDB) lembrou que o governo municipal anunciou muitas vezes através do seu líder naquela casa, o vereador Riba Maia (PSC) recursos para a realização de obras com esta finalidade, mas nunca ocorreu.

Em reposta a afirmativa do parlamentar o oposicionista, Maia disparou elogios ao governo que defende, ataques a administração anterior e previsões incertas acerca da administração do futuro governador Flávio Dino (PCdoB), fugindo propositalmente do teor da discussão em questão.

Parlamentares governistas coroataenses reconhecem a derrota e desejam boa administração ao governador eleito Flávio Dino

Riba Maia, líder do governo
Wllisses Muniz, correligionário do candidato derrotado
Desde a primeira sessão após o pleito eleitoral realizada na quinta-feira, 09, os vereadores da bancada que apoia o desastroso governo da prefeita Teresa Murad (PMDB) esqueceram o discurso de ódio e ataques ao governo eleito Flávio Dino (PCdoB), que vinha sendo empreendido ao longo do período que antecedeu as eleições. Em tom de mansidão os governistas reconheceram a derrota do candidato da oligarquia Sarney apoiado por eles a pedido do seu líder Ricardo Murad, o suplente de senado Edinho Lobão (PMDB), e desejaram ao governador recém-eleito “uma boa administração”.

Ainda durante aquela sessão os bons votos à contra gosto foram feitos pelo líder de governo Riba Maia (PSC), mas que não perdeu a oportunidade para alfinetar com discurso terrorista ao final do seu pronunciamento.

E na sessão realizada na tarde de hoje, 16, os parlamentares governistas Camilo Garret (DEM) e Wllisses Muniz (PMDB) também proferiram discursos em prol da administração estadual que se iniciará no primeiro dia do ano de 2015.

O correligionário do candidato derrotado e da ainda governadora Roseana Sarney (PMDB), Muniz aproveitou o seu discurso para cobrar do governador de Flávio Dino o que o atual governo não conseguiu fazer, nem mesmo após as muitas promessas de Ricardo Murad. “Que o seu governo entregue a estrada Coroatá a Pirapemas”, disse ele dirigindo-se ao vereador Cássio Reis (PSDB), que observava sorridente do seu assento e emendou atribuindo a bancada de oposição, bem como aos demais membros da oposição coroataense, o sucesso na vitória de Flávio Dino no município comandado por Teresa Murad (PMDB).