quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Flávio Dino anuncia Bira do Pindaré na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré (PSB) assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30).

A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.

Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, mais conhecido como Bira do Pindaré começou sua jornada política na pastoral da juventude da Igreja católica, e ao lado de outros onze jovens, fundou o primeiro grupo de jovens da comunidade católica do Vinhais. Depois organizou os jovens na paróquia e finalmente na diocese, com a ajuda do Padre Vilson Basso, que hoje é bispo de Caxias. Na UFMA, no anos de 1988 e 1989, rearticulou a pastoral universitária, e ingressou plenamente engajado no movimento estudantil, onde teve a oportunidade de ser dirigente do diretório central dos estudantes - DCE.

Depois já na Caixa Econômica Federal, foi convidado a fazer parte do movimento de oposição bancaria, tornou-se dirigente sindical bancário, vindo adiante a presidir esse, que é hoje um dos mais importantes sindicatos do Maranhão, o Sindicato dos Bancários. Com a eleição do Presidente Lula do PT, partido ao qual é filiado há mais de 22 anos, foi designado para exercer o cargo de Delegado Regional do Trabalho, ali pôde conhecer de perto a triste realidade e do povo do Maranhão, o trabalho escravo. Lutou contra a escravidão contemporânea uma bandeira que marcou profundamente a sua vida, e finalmente em 2006 a experiência que teve mais inusitada, foi candidato a Senador. Enfrentou dois grandes nomes da política maranhense, dois ex-governadores, numa eleição que só tinha uma vaga em disputa, mesmo sem apoio de presidente, governador, ou prefeitos, sem poder econômico, conquistou uma marca emblemática de mais de meio milhão de votos e venceu na cidade de São Luís, com 172 mil votos, seus dois adversários.

Nas eleições deste ano Bira recebeu 38.829 votos, destes 3.867 foram obtidos no município com o apoio do ex-vice-prefeito Domingos Alberto (PT), dos vereadores Juscelino Araújo (PT), Raimundo Diôgo (PT), Marcelo Moura (PTC) e aliados como a militância do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário