terça-feira, 31 de maio de 2016

G8 se articula e finalmente busca consenso, Odair deverá ser o indicado...

G8 na TV, no mês passado, informando que decidiriam quem seria o candidato... 
Finalmente, após olharem o resultado da pesquisa DataM realizada na semana passada em Coroatá, o grupo G8 resolveu se reorganizar novamente. Fontes seguras informaram ao blog que até a próxima semana, o G8 apresente o tão esperado nome, tudo indica que o nome de consenso de todo o G8 será o do ex-secretário de educação de Coroatá, Odair José (PDT).

O blog foi informado de que o superintendente de articulação política do governo do estado, Ciba Araújo que já retirou seu nome da disputa, irá até aos tribunais do estado para ver a situação jurídica de Odair, caso os juristas garantam que Murad não conseguirá derrubar a liminar que suspendeu os dois processos julgados irregulares de Odair no TCE, é ele quem deverá ser anunciado como o pré do G8 e logo após disputaria a vaga de candidato único da oposição com Luis da Amovelar Filho, uma pesquisa realizada pelo governo do estado é que irá decidir, segundo informações. 


O blog também já está sabendo do 'plano D' do G8, caso Odair não passe no crivo dos juristas, mas aí já é outra história...

Em Tempo

Independente de tais desistências, as pré-candidaturas de Luis da Amovelar Filho e Walter Santos (PSD) que não fazem parte do G8, continua a todo vapor. 

Dr Hélio se filia ao PSDB de Cássio Reis



O médico cirurgião, Dr Hélio, que trabalha no hospital Macrorregional de Coroatá e Hospital Geral de Timbiras, foi convidado pelo vereador Cássio para se filiar ao partido a qual o parlamentar é presidente na cidade, o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, sigla que é presidida a nivel estadual pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Dr Hélio chegou a Coroatá com a missão de dirigir o novo Hospital Macrorregional de Coroatá e o fez tão bem que logo resolveu se mudar para a cidade construindo sua casa e sempre atendendo muito bem a população coroataense. O médico não é mais diretor do hospital, porém continua no quadro de profissionais do estabelecimento de saúde oferecendo seus ótimos serviços a todos que precisam. Ele tem nada mais, nada menos que 32 anos dedicados a medicina.

Em tempo


O vereador Cássio não confirmou, mas o blog arrisca a dizer que Dr Hélio está nos planos do vereador já para este ano de eleições. Quem sabe não vem por aí mais um pré-candidato a prefeito ou a vice? ou até mesmo vereador? Isso só o tempo vai dizer...

Luis da Amovelar Filho é fenômeno de popularidade em Coroatá



Todos estão completamente abismados como a população tem recebido tão bem o filho do ex-prefeito de Coroatá Luis da Amovelar em suas casas, Luis Filho ou Luis da Amovelar Filho como é conhecido, por onde passa, recebe acenos, abraços e declarações de apoio. 

Sempre ao lado de seu fiel companheiro Domingos Alberto, Luis Filho já se garante em reuniões e arranca aplausos dos presentes com seu discurso, quem embora esteja iniciando na vida política efetivamente, já mostrou que herdou não apenas o sobrenome do pai, mas também toda a popularidade do líder político da população de Coroatá Luis da Amovelar.

Os únicos que não gostam nada nada da popularidade de "Movelarzinho" são alguns membros do G8 que já são velhos conhecidos da população mas não conseguem nem um terço dos números alcançados por ele em pesquisas internas. 

Marcelo Boldrin se reúne com deputados do DEM que reforçam "Nos representa na região dos Cocais"

Lider Amorim, Marcelo Boldrin e os deputados.

Marcelo Boldrin, que é o novo representante do DEM - Coroatá, se reuniu na semana passada com os deputados Federal Juscelino Filho, estadual Cabo Campos, presidente e vice respctivamente da executiva estadual do partido.
Os deputados garantiram que Boldrin juntamente com o lider Amorim da Igreja Mundial do poder de Deus, serão os representantes de ambos na região dos cocais. Serão eles quem darão as cartas no partido em toda a região.

"Fico muito lisonjeado com o apoio e confiança dos deputados, iremos lutar pelo fortalecimento de nosso partido e o DEM estará cada vez mais forte e presente na vida dos cidadãos." Disse Marcelo.

Em tempo

O DEM Coroatá está na pré-campanha de Coronel Alexandre e conseguiram recentemente, 'tomar' a sigla dos vereadores Camilo e Marcos, aliados de Murad.

"Esperamos que eles façam uma reflexão, e venham se redimir e que venham somar conosco" diz Luis da Amovelar



Em discurso realizado nos movimentos políticos, na busca por apoio à candidatura do filho, o ex-prefeito de Coroatá, Luis da Amovelar, aproveitou para cutucar seus ex-aliados que fizeram parte do seu governo. Amovelar disse que a intensão deles é atrapalhar o processo político de Coroatá e pediu para que o grupo reflita sobre o assunto e decida somar forças.

CONFIRA O DISCURSO NA ÍNTEGRA
“Procurei uma pessoa pra eu representa-lo e essa pessoa é meu filho, Luis da Amovelar Filho, que está aqui para junto comigo, com Domingos Alberto, nossos vereadores e cada um de vocês para fazer as transformações que Coroatá precisa.

"Meus amigos, a vida é uma continuidade. A cada dia temos que fazer algo novo e hoje Coroatá requer que façamos tudo novo e diferente. Vocês sabem que em nosso governo nós demos oportunidades aos coroataenses, em especial à juventude. Vamos voltar a dar as mesmas condições, não como foi ano passado, que hoje companheiros que deveriam estar aqui reconhecendo o papel e a oportunidade que tiveram, hoje estão buscando atrapalhar o processo político de Coroatá. Mas nós esperamos que eles façam uma reflexão, que venham se redimir e que venham somar conosco, para que a vitória do povo torne-se uma vitória mais fácil de ser conquistada".

"Toda campanha é um desafio, de um lado está o grupo que acompanha Luis da Amovelar e Domingos Alberto; do outro lado a oposição e bem no meio estão nossos amigos ainda imaginando como fazer, se vão sair sozinho ou se vão somar conosco, nós esperamos que venham somar, porque aqui é a casa deles e serão bem vindos. Não precisamos citar nomes porque sabemos de quem estamos falando, mas eles sabem que estamos ansiosos para que venham e todos possamos nos perdoar".

sábado, 28 de maio de 2016

Convenção que homologará nome de Luís da Amovelar Filho será dia 30 de julho



O ex-prefeito e líder político de Coroatá, Luís da Amovelar (PT), informou em reunião com pré candidatos a vereadores que já pré agendou a convenção que homologará o nome de seu Filho Luís da Amovelar Filho como candidato a prefeito de Coroatá e de Domingos Alberto como vice.

"Temos 30 pré candidatos a vereadores e um número grande de apoiadores, temos um candidato a prefeito e um a vice, não temos porque não sairmos candidatos, vamos deixar a cargo do povo escolher a chapa que melhor o representa, se a de Luís da Amovelar Filho e Domingos Alberto ou qualquer outra que se apresente, isso é a democracia" disse Amovelar, informando ainda que continuará o diálogo com todos que querem o bem de Coroatá "Nós continuaremos até o dia da eleição buscar novos apoios, queremos vencer um mal maior, mas os que não forem possíveis conquistar, seguiremos com a população e com os que já acreditaram no nosso projeto" declarou.

Histórico 

Luís da Amovelar Filho tem 22 anos, cursa Direito na capital do estado e sempre esteve acompanhando seu pai nas andanças políticas. 

Domingos Alberto que é pré candidato a vice de Luís da Amovelar Filho, já foi vereador, é líder sindical por vários anos e foi vice prefeito de Luís da Amovelar nas suas duas últimas gestões. Em 2012 foi candidato a prefeito e obteve mais de 14 mil votos, contra 16 da atua prefeita que era esposa do então secretário de saúde e segurança do estado, Ricardo Murad. Domingos abriu mão da pré candidatura a prefeito em favor de Luís Filho após a realização de uma pesquisa interna realizada em dezembro do ano passado. 

Bomba! Vereadores e líderes escondem pesquisa que revelaria caminhos da oposição




Na tarde de ontem (28), os pré-candidatos a prefeito Cassio Reis (PSDB), Juscelino (PT), Marcelo Moura (Rede), Coronel Alexandre (Sem partido), Odair José (PDT), que contratam o instituto DataM para realizar pesquisa quantitativa no município de Coroatá na semana passada, parece que não se animaram nada com o resultado que segundo eles, seria utilizado para dizer os caminhos que tais deveriam seguir nas eleições próximas, ambos prometeram e juraram de pés juntos que iriam apoiar o primeiro colocado do grupo de oposição.

Acontece que desde a tarde de ontem, os vereadores e demais pres citados acima, simplesmente sumiram do mapa, não atendem ninguém, não respondem mensagens, nada, tudo porque segundo informações, o resultado não foi muito animador para os vereadores, que chegaram a marcar números bem abaixo do esperado. Para não passarem vergonha, preferiam deflagrar a operação "abafa" "abafa", uns dizem que em tal pesquisa só deu Luís da Amovelar Filho, outros dizem que Odair José foi o melhor, mas o que se sabe mesmo é que a oposição continuará se digladiando entre si em busca de amaciar seus próprios egos, até quando é que não se sabe.

Em tempo:

A vereadora Lourdinha continua afirmando que sua pré candidatura continua independente do resultado da pesquisa.

Os vereadores informaram ao blog que somente se manifestarão em breve, provavelmente na terça-feira.

O pré candidato Walter Santos (PSD) informou que também continua com sua pré candidatura.

O ex-prefeito Luís da Amovelar informou ao blog que a candidatura de seu filho é irreversível e disse que aguarda todos que quiserem integrar a frente de libertação de Coroatá, composta pelos partidos PT e PSB, tendo como pré candidato a prefeito o jovem Luís da Amovelar Filho e pré candidato a vice, Domingos Alberto.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Roberto César lança pré-candidatura a vereador pelo PSB e reúne multidão




O pré-candidato a vereador pelo Partido Socialista  Brasileiro, Roberto César, que é morador do bairro Cohab, e antigo defensor do grupo Murad, resolveu agora caminhar pelo bem da população de Coroatá e aderiu a pré-campanha de Luis da Amovelar Filho a prefeito de Coroatá tendo como pré-candidato a vice, Domingos Alberto que também é ex-vice prefeito da cidade.

A reunião de Roberto Cesar reuniu uma verdadeira multidão de apoiadores e ele promete surpreender nestas eleições.


Pré-candidatura de Lourdinha abre nova crise no G8...



O blog foi procurado por alguns membros do G8 que informaram que devem nos próximos dias, abandonar o grupo dos 08, assim como fizeram Luis da Amovelar e Domingos Alberto. Tudo porque pra eles, a vereadora Lourdinha já teria garantido que diferente do que fora acordado entre eles, ela não seguirá o resultado da pesquisa contratada pelo próprio grupo, Lourdinha é pré-candidata do PCdoB e deverá seguir com sua pré-candidatura até que o governador intervenha no caso. Prova disso foi a ausência dos vereadores de oposição e demais pré-candidatos do G8 no lançamento da pré-candidatura da vereadora.

ENTENDA

No mês passado, com afã de tentar unir toda a oposição, o ex-prefeito Luis da Amovelar retirou a pré-candidatura do seu filho, Luis da Amovelar Filho a prefeito e decidiu que apoiaria Domingos Alberto e pediu que o G8 apresentasse um pré-candidato para ir para a pesquisa com Domingos e o mais votado nesta pesquisa seria o apoiado por todo o grupo, inclusive pelo ex-prefeito. Porém, o grupo G8 não aceitou e Luis voltou com a pré-candidatura do seu filho, tendo como pré-candidato a vice Domingos Alberto e semanas depois o G8 decidiu que faria uma pesquisa já com os nomes dos vereadores Cássio, Marcelo Moura, Juscelino e Lourdinha, além dos já postos, Odair e Coronel Alexandre, para escolher o candidato do grupo e assim foi, contrataram o instituto DataM e o resultado deve sair em breve, porém, agora, como o blog sempre disse, o resultado de tal pesquisa deverá ser ignorado e o racha na oposição continuará...

Em tempo:

Alguns membros do G8 garantiram que já na segunda-feira, após o resultado da pesquisa, irão aderir a pré-candidatura do que melhor pontuar, deixando de lado os que ignorarem o resultado...


Lourdinha lança pré-candidatura a prefeita no povoado Pau-de-Estopa com presença da deputada Ana do Gás



A deputada estadual Ana do Gás atendendo ao convite da vereadora e pré-candidata a prefeita de Coroatá, Lourdinha Pereira, participou de evento realizado neste domingo (22), no Povoado Pau-de-Estopa, para lançar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Coroatá pelo Partido Comunista do Brasil - PCdoB.

Ao chegar ao local, Ana do Gás foi recepcionada com muita alegria e entusiasmo pelos presentes que lhe deram uma votação expressiva naquela localidade por ocasião das eleições de 2014, quando tornou-se a deputada estadual mais bem votada entre os candidatos apoiados por lideranças políticas da oposição já com o apoio da vereadora Lourdinha.

Durante o evento que reuniu centenas de pessoas e diante da sua apoiadora, a vereadora reafirmou a sua intenção em disputar ao cargo máximo do executivo municipal e recebeu o apoio da deputada que aproveitou para reforçar o nome de Lourdinha Pereira como a alternativa mais viável para que a oposição coroataense vença as eleições que se aproximam.

Em seu discurso a deputada disse sentir-se feliz e representada pela pré-candidatura da vereadora Lourdinha por suas qualidades de mulher dedicada à família e a política, sendo um exemplo de coerência no município. Ainda em seu discurso a deputada reforçou que a pré-candidatura representa o desejo do diretório estadual da legenda e que fará o que tiver ao seu alcance para concretizar em um futuro bem próximo esta candidatura.

Para a deputada, o apoio à pré-candidatura da vereadora representa a consolidação da parceria que nasceu vitoriosa nas últimas eleições estaduais e que se intensificou ainda no início do governo de Flávio Dino através da sua filiação ao PC do B do Maranhão.

“A candidatura da vereadora Lourdinha é a candidatura do PC do B em Coroatá”, declarou Ana do Gás.

O evento contou ainda com a presença do superintendente de Articulação Política de Codó, Ciba Araújo, e de pré-candidatos a vereadores do PCdoB e do PRB, antigo partido da deputada.







Após caso Jucá, PV sai do governo e pede que Sarney Filho se licencie do partido



O PV está oficialmente fora do governo Michel Temer. O líder do PV no Senado, Alvaro Dias (PR), avisou que a direção executiva do partido pede que o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, se licencie da legenda. A decisão veio logo após o vazamento da conversa do ministro do Planejamento, Romero Jucá, em que ele sugere que seja feito um acordo para travar as investigações da Operação Lava-Jato.

A direção executiva do partido se reuniu nesta segunda-feira (23), em Brasília e, entre outras determinações, colocou essa posição para Sarney Filho. Álvaro Dias explicou que o PV não faz parte da base aliada do governo Temer e que o cargo de Sarney Filho como ministro do Meio Ambiente foi um convite do presidente, que não demonstra qualquer aliança partidária.

Dessa forma, para manter a isenção ante as ações do governo, a direção executiva do partido achou por bem orientar Sarney Filho a se licenciar, caso ele queira se manter no cargo, como ministro do governo interino de Temer, explicou o senador.

Sarney Filho não deverá perder o cargo, já que não é cota do PV, mas cota de José Sarney.

Conversa de Romero Jucá revela: golpe foi pacto para barrar Lava Jato



O jornal Folha de São Paulo publica nesta segunda-feira (23) trechos de uma conversa telefônica entre Romero Jucá, ocupante do Ministério do Planejamento, e Sérgio Machado, ex-presidente da Petrobras, em que os dois, citados na operação Lava Jato, discutem sobre a necessidade de afastar a presidenta Dilma para por fim as investigações. Jucá chega a afirmar: “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”.

Nas informações publicadas pelaFolha, a conversa ao telefone entre o senador licenciado, Romero Jucá, ocupando atualmente o ministério do Planejamento, e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, revela o interesse entre os interlocutores em acelerar o afastamento da presidenta Dilma Rousseff para barrar as investigações da operação Lava Jato. Ambos são citados na operação, sendo que Machado foi alvo de uma das fases e teve sua residência visitada por policiais federais. Romero, citado por delatores, chega a afirmar literalmente: “Com Dilma não dá”. E ambos são categóricos: “Tem que ter impeachment”. “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, afirma Jucá.

Mais adiante, o diálogo entre os dois é mais revelador. Machado afirma: "Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer]. (...) É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional”. Jucá reforça e prevê o STF no acordo: “Com o Supremo, com tudo”. Machado arremata: Com tudo, aí parava tudo.”

O diálogo teria ocorrido em março deste ano e os dois se mostram preocupados com o tempo. A certa altura Machado afirma: “ Porque se a gente não tiver saída... Porque não tem muito tempo”. Jucá reforça: “Não, o tempo é emergencial”. E Machado propõe uma conversa: É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês”.

Leia abaixo trechos do diálogo:

SÉRGIO MACHADO - Mas viu, Romero, então eu acho a situação gravíssima.

ROMERO JUCÁ - Eu ontem fui muito claro. [...] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?

MACHADO - Agora, ele acordou a militância do PT.

JUCÁ - Sim.

MACHADO - Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.

JUCÁ - Eu acho que...

MACHADO - Tem que ter um impeachment.

JUCÁ - Tem que ter impeachment. Não tem saída.

MACHADO - E quem segurar, segura.

JUCÁ - Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.

MACHADO - Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.

JUCÁ - Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.

MACHADO - Odebrecht vai fazer.

JUCÁ - Seletiva, mas vai fazer.

MACHADO - Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que... O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.

[...]

JUCÁ - Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. [...] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra... Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.

[...]

MACHADO - Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

JUCÁ - Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. 'Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha'. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

MACHADO - É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

JUCÁ - Com o Supremo, com tudo.

MACHADO - Com tudo, aí parava tudo.

JUCÁ - É. Delimitava onde está, pronto.

[...]

MACHADO - O Renan [Calheiros] é totalmente 'voador'. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.

JUCÁ - Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.


MACHADO - A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado...

JUCÁ - Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com...

MACHADO - Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.

JUCÁ - Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].

MACHADO - Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?

JUCÁ - Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.

[...]

MACHADO - O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.

JUCÁ - Todos, porra. E vão pegando e vão...

MACHADO - [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.

JUCÁ - Não, veja, eu estou a disposição, você sabe disso. Veja a hora que você quer falar.

MACHADO - Porque se a gente não tiver saída... Porque não tem muito tempo.

JUCÁ - Não, o tempo é emergencial.

MACHADO - É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês.

JUCÁ - Vá atrás. Eu acho que a gente não pode juntar todo mundo para conversar, viu? [...] Eu acho que você deve procurar o [ex-senador do PMDB José] Sarney, deve falar com o Renan, depois que você falar com os dois, colhe as coisas todas, e aí vamos falar nós dois do que você achou e o que eles ponderaram pra gente conversar.

MACHADO - Acha que não pode ter reunião a três?

JUCÁ - Não pode. Isso de ficar juntando para combinar coisa que não tem nada a ver. Os caras já enxergam outra coisa que não é... Depois a gente conversa os três sem você.

MACHADO - Eu acho o seguinte: se não houver uma solução a curto prazo, o nosso risco é grande.

MACHADO - É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma...

JUCÁ - Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não.

MACHADO - O Aécio, rapaz... O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...

JUCÁ - É, a gente viveu tudo.

JUCÁ - [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então... Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.

MACHADO - Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]

JUCÁ - Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento...

MACHADO -...E burro [...] Tem que ter uma paz, um...

JUCÁ - Eu acho que tem que ter um pacto.

[...]

MACHADO - Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.

JUCÁ - Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara... Burocrata da... Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça].

Do Portal Vermelho

Deputado José Reinaldo Tavares será presidente do PSB em São Luís



A direção estadual do PSB destituiu o senador Roberto Rocha da presidência da Comissão Provisória Municipal do partido em São Luís. O PSB na Capital será comandado pelo deputado federal José Reinaldo Tavares.

A decisão do comando estadual do PSB baseou-se nos parágrafos base nos § 2º, 3º 4º do art. 23 do estatuto da legenda. A nova comissão que terá o senador como vice-presidente terá 180 dias para reorganizar o partido em São Luís.

Segundo a decisão da direção estadual do PSB, a nova Comissão Provisória Municipal terá como tarefa, “conduzir o partido na capital durante o processo eleitoral de outubro e, ao mesmo tempo, organizá-lo para, em consonância com o calendário nacional, realizar seu congresso municipal”, anota o documento distribuído pelo PSB.

O presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa afirmou que o partido vive um quadro de grande instabilidade em São Luís, após o lançamento da pré-candidatura de Roberto Rocha na capital, seguida do anúncio da pré-candidatura de seu filho vereador Roberto Rocha Júnior.

“Em São Luís, diante de duas pré-candidaturas a prefeito já postas, o partido enfrenta um quadro de grave instabilidade. Causando ainda mais incerteza, a Comissão Provisória Municipal mantém-se estagnada e não oferece aos pré-candidatos, filiados e sociedade nenhum gesto de que movimentar-se-á no sentido de atender a resolução nacional e apresentar uma candidatura às próximas eleições majoritárias ludovicense”, diz o documento da Executiva Estadual.

A direção do PSB aponta ainda que a legenda está desorganizado em São Luís e passa por um momento de incertezas por conta da desmobilização da base partidária.

“Ainda sobre o PSB na capital, causa preocupação à Comissão Executiva Estadual o fato de que não enfrentamos apenas incertezas eleitorais. O partido não se organizou e se encontra desmobilizado. Não se verifica, por exemplo, a construção de núcleos de base, campanhas de filiação ou mesmo articulação com os movimentos sociais”.

Além do deputado federal José Reinaldo Tavares, a nova Comissão Provisória Municipal será composto pelo advogado José Antonio Almeida (Secretário Geral); o deputado estadual Bira do Pindaré (1º Secretário), Conceição Marques (Secretária de Finanças), o vereador Roberto Rocha Jr (secretário Parlamentar) e Domingos Paz (secretário de Mobilização).

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Governo do Maranhão concede progressão funcional para 4.608 professores do Estado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da educação (Seduc), divulgou, nesta quarta-feira (10), a relação de professores da rede pública de ensino que serão contemplados com o pagamento de progressões funcionais, neste ano. Ao todo, 4.608 educadores do quadro da Seduc progredirão na carreira, resultando em um impacto financeiro anual de aproximadamente R$ 14 milhões para o Estado.
As progressões serão implementadas a partir do próximo salário, parceladas em duas etapas. Juntamente com o vencimento de maio, os servidores receberão retroativamente os meses de janeiro, fevereiro e março, e, no vencimento de junho, o Estado pagará o retroativo de abril, maio e junho, regularizando a situação.
O secretário da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o governo do Estado tem se empenhado em atender os pleitos dos servidores da educação. “Desde o início de sua gestão o governador Flávio Dino tem trabalhado para honrar o compromisso que tem com a educação e com a valorização dos servidores do Estado. Somente no primeiro ano de governo, mais de 11 mil professores foram contemplados com a progressão funcional. Agora, em seu segundo ano, 4.608 professores estão recebendo progressão, totalizando mais de 15 mil promoções neste período”, destacou.
Com a progressão destes 4.608 professores, o Estado terá um acréscimo mensal de de R$ 1 milhão em sua folha de pagamento de profissionais da educação, totalizando R$ 13.947.525,04 no decorrer do ano.
A implantação da progressão funcional é um pleito antigo dos professores do Estado, que somente em 2014 começou a ser atendido. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, lembra que os benefícios são importantes para a categoria, que foi penalizada durante vários anos com o não pagamento das progressões, assim como dívidas das promoções e titulações.
“Foi um grande prejuízo para a categoria, permitindo a precarização dos salários. O sindicato tratou das questões, buscando, ao mesmo tempo, mobilizar os trabalhadores e criar condições para negociar o atendimento a esses itens. Como resultado da luta temos, hoje, o terceiro maior salário entre as redes estaduais do Brasil, além de professores mais valorizados”, afirmou Júlio Pinheiro.
A progressão funcional é a evolução do educador da rede pública estadual, que, após determinado tempo de serviço, avança de uma referência para outra superior na tabela remuneratória do magistério,conforme estabelecido pelo Estatuto do Magistério. A medida é mais uma de incentivo à educação. Especificamente sobre progressão, em janeiro de 2015 o governador, por meio de decreto, autorizou a progressão funcional de 11.144 professores e o reajuste de 15% no salário dos professores contratados, além da aplicação do percentual de reajuste do piso nacional a todas as referências funcionais do magistério e realização de reparos emergenciais em 93 escolas que estão sem condições de funcionamento.
Quantitativo de progressões
2015 - 11.144 professores
2016 - 4.608 professores

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ministério da Agricultura libera terreno para construção do Frango Americano em Coroatá

Local onde será construído o abatedouro.

O proprietário do terreno onde será construído o Frango Americano, Coronel Alexandre informou ao blog juntamente com o empresário Ronnes Reis que o ministério da Agricultura acaba de liberar o terreno para a construção da obra do abatedouro da empresa.

"Agora faltam apenas mais um alvará e o terreno estará pronto para receber este empreendimento que mudará a vida da população de Coroatá" disse Alexandre.

Governo avança em melhorias na educação com reforma de 67 escolas da rede estadual

Telhado da Escola Mário Meireles foi recuperado e as salas de aulas climatizadas

Cerca de 40 mil estudantes maranhenses serão beneficiados com a reforma de 67 escolas da Rede Estadual de Ensino. As obras são fruto de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O Programa de reforma das escolas é um dos maiores já implantados no Maranhão e foi determinado pelo governador Flávio Dino para melhoria da oferta e qualidade do ensino no Maranhão.

Além de instalações elétricas e hidráulicas, as escolas estão recebendo reforço nos telhados, melhoria dos pisos, banheiros, pintura de paredes e fachadas, além da instalação de ar condicionado nas salas de aula e melhoria dos espaços comuns. As escolas contarão também com a política de manutenção preventiva, implantada pela Sinfra.

Em entrevista à Rádio Timbira, na manhã de quarta-feira (11), o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, detalhou os benefícios gerados pelas obras. “É um dos programas mais importantes do Maranhão na área da educação. São 67 escolas que praticamente estão sendo reconstruídas.

Essas escolas estão espalhadas em municípios de todas as regiões do Maranhão, mostrando a sensibilidade do governador Flávio Dino, que sabe da importância da educação e está cuidando das questões que são mais emergenciais, além do futuro do nosso estado”, disse.

O Programa de Reforma das Unidades Estaduais de Ensino já beneficiou mais de 170 escolas em todo o estado desde o início da atual gestão.

Fracassa manifestação de Riba Maia contra governo do estado

No começo foram 25 pessoas, contando com o vendedor de água, o segurança e o motorista do trio da prefeitura.

O vereador Riba Maia teve um grande constrangimento na tarde de ontem (18) e teve a certeza de que sua popularidade não está nada legal. Após esquecer do atraso de 04 anos nas obras do Hospital Municipal de Coroatá, Prédio da Prefeitura, Praça José Sarney e Estádio Municipal, o vereador resolveu organizar uma manifestação contra a reforma das escolas estaduais de Coroatá.
Há escolas como a Unidade Escolar Francisco Gonçalves Magalhães que desde sua inauguração nunca havia sido reformada. O governo do estado já informou que nos próximos dias as aulas serão restabelecidas pois as reformas que foram completas já estão nos últimos ajustes.

Enfim, ficou feio para o vereador Riba Mala já que o mesmo não conseguiu nem 30 alunos para sua manifestação (você mesmo pode contar na imagem) ou seja, os "alunos" presentes não completam nem uma sala de aula. 

Em tempo: O que chamou atenção também foi a presença do trio que presta serviços para a prefeitura de Coroatá, mostrando claramente o cunho politico da "manifestação".

No final, somente 10 pessoas foram até a casa do superintendente de articulação politica Ciba e foram prontamente atendidos pelo representante do governador Flávio Dino na cidade. 

Vereadores deverão desistir de pré-candidatura nos próximos dias para apoiar Lourdinha

Vereadores Marcelo Moura(REDE), Diôgo(PT), Cássio(PSDB) e Juscelino (PT)

Os vereadores oposicionistas de Coroatá que apoiavam em peso a pré-candidatura do ex-vereador Ciba a prefeito de Coroatá e que após a desistência do mesmo, passaram a se dizer pré-candidatos, deverão  desistir das recentes pré-candidaturas para assim como fizeram com Ciba, declararem agora apoio a vereadora Lourdinha do PCdoB.

A maioria dos vereadores já até desistiram da ideia da pesquisa do G8 que seria usada para escolher o candidato do grupo a prefeito da cidade, Lourdinha deverá ser escolhida por aclamação e não mais pela pesquisa. 

Ninguém sabe até agora é como ficarão os também pré-candidatos Coronel Alexandre (PCdoB) e Odair José (PDT), já que os mesmos estavam na expectativa de serem escolhidos candidatos após a desistência de Ciba. Irão, Odair e Alexandre também declarar apoio a vereadora Lourdinha assim como farão os vereadores? 

Com a palavra os dois pré-candidatos...

EM TEMPO:

Tanto Luis da Amovelar quanto Domingos Alberto, informaram ao blog que a pré-candidatura de Luis da Amovelar Filho a prefeito continua a todo vapor tendo como pré-candidato a vice o ex-vice prefeito Domingos Alberto (PSB).

EM TEMPO 2:

Os vereadores entraram em contato com o blog e informaram que somente apoiarão a vereadora Lourdinha para a prefeitura de Coroatá se a mesma pontuar como a melhor do G8 na pesquisa, pois segundo eles "acordo é acordo". 

Secretário Marcio Jerry virá a Coroatá para tentar resolver impasse na oposição local

Secretário Marcio Jerry e os camaradas de Coroatá, Lourdinha e Ciba.

Como o blog sempre informou, parece que chegou a hora dos 'Leões' se passarem para Coroatá para tentar unir a oposição em busca de um único candidato que terá a missão de vencer a oligarquia Murad em Coroatá.

A comunicação do PCdoB de Coroatá informou ao blog 'Coroatá Online' que o secretário Marcio Jerry declarou apoio a pré-candidatura a prefeita da vereadora Lourdinha (PCdoB), e aproveitou para informar que o próprio secretário e presidente estadual do PCdoB virá a Coroatá nos próximos dias para tentar resolver o impasse dentro do grupo de oposição que se subdividiu em três grupos, o do ex-vereador Walter Santos (PSD), o do ex-prefeito Luis da Amovelar (PT) e ex-vice Domingos Alberto (PSB), e G08 composto pelos vereadores, Lourdinha (PCdoB), Cássio (PSDB), Juscelino da Fazendinha (PT), Marcelo Moura (REDE), Diôgo (PT) e das lideranças, Coronel Alexandre (PCdoB), Odair José (PDT) e Ciba (PCdoB).

Caberá ao secretário Marcio Jerry dialogar com todas as lideranças da oposição e chegar a um denominador comum visando o melhor para Coroatá, pois todos são sabedores que a oposição unida tem chances reais de vencer a oligarquia Murad que tanto maltrata os coroataenses.

Segundo informações, o secretário irá também acompanhar os investimentos e obras do governo do estado no município.

Governo alerta para últimos dias de vacinação contra a Influenza A



A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1, termina na próxima na sexta-feira (20). No Maranhão, as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) receberam doses da vacina para que o estado alcance a meta, que é vacinar 80% da população prioritária. Entre as URS, 12 já ultrapassaram 50% da cobertura vacinal, as outras sete estão na casa dos 40%.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até a tarde dessa terça-feira (17), a campanha alcançou em todo o estado 55,32% das pessoas indicadas para imunização, o que corresponde a 769.512 pessoas vacinadas. Em São Luís, 143.752 mil doses da vacina foram aplicadas, o que representa 75,93% da cobertura vacinal no grupo prioritário.

Em todo o estado, dez municípios ultrapassaram a meta de 80% do Ministério da Saúde (MS), dentre os quais Davinópolis (94,26%), São Pedro dos Crentes (90,21%) e Bacabeira (87,02%), que seguem na liderança do ranking de cobertura vacinal. Por outro lado, 43 cidades ainda não atingiram a metade da cobertura, como é o caso dos municípios de Cajari (26,24%), Godofredo Viana (23,37%) e Alcântara (12,65%).

A campanha é direcionada a crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.

Estrutura


Ao todo, são 1.794 postos de vacinação e 8.406 pessoas envolvidas em todo o estado. Em São Luís são 158 postos, sendo 62 nas Unidades de Saúde e 96 postos volantes. Segundo a chefe do Departamento de Imunização da SES, Helena Almeida, o vírus Influenza está circulando no país e a população precisa procurar os postos de saúde para realizar a vacinação. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos”.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Deputado Fábio Braga participa de inaugurações em Peritoró

Deputado Fábio e demais lideranças na inauguração.

O deputado Fábio Braga (SD) prestigiou, no sábado (14), em Peritoró, a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Povoado Precateira e a entrega da Reforma e Ampliação da Praça Francisco Xavier de Matos, executadas pela Prefeitura Municipal.

O parlamentar estava acompanhado do prefeito Padre Jozias, da primeira-dama Jacilene Oliveira, do deputado federal Aluísio Mendes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Constantino Santos e do vice-prefeito da cidade, Jorginho Murad. Também estavam presentes o presidente da FETAEMA, Chico Miguel, o superintendente da CODESVAF, Celso Adriano e os vereadores Jesusmar Aurino, Irmão Bentinho, Naldo Lisboa, André Coelho, Elton Sanches, secretários municipais e populares em geral.

PARCERIA PELO POVO
Na solenidade, o prefeito Padre Josias reconheceu a importância do trabalho de parceria realizado com Fábio Braga, um aliado sempre presente, que ouve os pleitos da população, e luta pelo bem-estar do povo de Peritoró na Assembleia Legislativa.

Em seu discurso, Fábio Braga elogiou o prefeito Padre Josias pela inauguração da Unidade Básica de Saúde Raimunda Rosa de Jesus, projetada para atender milhares de pessoas que buscavam atendimento nos postos de saúde de outros municípios.

Para Fábio Braga, o prefeito também está de parabéns pela praça, que ganhou um sistema de segurança, novos bancos, mesas, grama, pintura, iluminação, parque infantil e, ainda, a instalação de “wi-fi” gratuito para a população acessar a internet.

Diretório estadual aprova pré-candidatura de Cássio Reis a prefeito de Coroatá

Cássio e o vice-governador Carlos Brandão.
 O Vereador Cássio Reis que é uma das vozes da oposição de Coroatá na câmara municipal, baseado em toda sua história política resolveu lançar seu nome como pré-candidato a prefeito de Coroatá.

Carreira política

Cássio foi eleito a primeira vez no ano de 2004, na época fazia política ao lado do deputado Mauro Bezerra que era um dos lideres do PDT, partido que Cássio concorreu e venceu a eleição para vereador sendo eleito com 712 votos, quatro anos depois ele foi para a reeleição e obteve 927 votos alcançando mais um mandato, neste período, por perseguições políticas de seus opositores, trocou o PDT pelo PSDB e conquistou amizade com o deputado Neto Evangelista, anos mais tarde, Cássio se reelegeu novamente e com 1.086 votos consquistou seu terceiro mandato. Em 2014, Cássio inovou e com muita coragem apoiou sozinho o deputado estadual Neto Evangelista, em uma campanha de pé no chão, Neto ficou como um dos deputados mais votados de Coroatá obtendo expressivos 1.036 votos.

Após a reeleição de Neto Evangelista e do governador Flávio Dino, Evangelista assumiu a secretaria de Desenvolvimento Social e convidou Cássio para fazer parte de sua equipe, no entanto Cássio preferiu continuar em Coroatá exercendo seu mandato de vereador de oposição ao governo Murad, defendendo os interesses da população e não aceitou o convite.

Agora, Cássio resolveu lançar seu nome como pré-candidato a prefeito.

Apoio do partido.

O vereador Cássio recebe o apoio formal do seu partido na figura do vice-governador do Maranhão e presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão e do secretário Neto Evangelista. Em conversa na manhã desta terça-feira 17, Cássio esteve no Palácio dos Leões dialogando com Brandão e apresentando sua pré-candidatura a prefeito de Coroatá ao vice-governador, Cássio recebeu total apoio de toda a cúpula do partido. Nos próximos dias, o nome do vereador constará na pesquisa a ser realizada e o melhor colocado deverá ser escolhido como pré-candidato único da oposição.



Weverton apresenta projeto que prevê desconto de energia para produtores rurais que usam irrigação



O deputado federal Weverton Rocha (PDT) apresentou projeto de Lei (PL 5250/2016) que concede descontos especiais nas tarifas de energia elétrica aplicáveis às unidades consumidoras classificadas na Classe Rural, beneficiando, prioritariamente, os agricultores familiares irrigantes.

O deputado Weverton avalia que as mudanças climáticas têm sido um dos maiores desafios ambientais do século XXI e que a irrigação é uma das mais importantes medidas adaptativas em resposta aos fenômenos naturais.

“Temos que contribuir na efetivação de políticas públicas que visem o desenvolvimento de estratégias para combater os efeitos adversos das mudanças climáticas, principalmente sobre os sistemas agrícolas de subsistência e familiares. Os pequenos produtores são responsáveis pela produção de mais 70% dos produtos consumidos pelos brasileiros”, pontuou.

Em sua justificativa, o parlamentar acrescenta:

“A proposta irá incrementar as ações de combate à estiagem uma vez que diminuirá os custos para manutenção de um sistema de irrigação, diminuindo assim, o custo de produção”,assinalou o pedetista maranhense.

Rubens Jr. é o 6º parlamentar mais atuante da Câmara, diz ranking



O deputado federal e vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr. (MA) está em uma lista divulgada recentemente pelo Atlas Político como um dos parlamentares mais atuantes da Câmara dos Deputados.

Em 6º lugar, foram avaliados quesitos como campanha responsável, ativismo legislativo, fidelidade partidária, entre outros itens.

O vice-líder comemorou o 6º lugar no ranking, entre os 513 deputados avaliados: “Fiquei extremamente feliz em saber minha posição ranking. Mostra que nosso trabalho está sendo visto e lembrado”, disse o parlamentar.

O Atlas Político é um site de acompanhamento das atividades dos parlamentares no Congresso Nacional. Todo ano eles avaliam quesitos que ajudam a opinião pública a fiscalizar o trabalho de seus representantes.

Trajetória pessoal
Advogado, Rubens Jr. foi o terceiro deputado federal mais votado pelo Maranhão.

Em 2015 esteve à frente dos debates e das comissões mais importantes da Câmara, como a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que é a responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos de lei do parlamento.

Em 2016, além de permanecer na CCJ e vice-liderança do PCdoB, Rubens Jr. também é um dos relatores do novo Código de Processo Penal (CPP), que está em discussão na Câmara.

Além disso, Rubens integra a Comissão de Minas e Energia (CME), comissão para a Reforma Tributária, entre outras.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Governador autoriza concurso para a Polícia Militar ainda este ano


O governador Flávio Dino anunciou, durante a solenidade de posse dos Conselheiros Comunitários pela Paz, realizada na tarde desta segunda-feira (16), que vai autorizar concurso para a Polícia Militar.

“Estamos autorizando para ainda este ano o concurso da polícia militar do Maranhão", disse o governador em discurso. Os detalhes sobre número de vagas, período de inscrições e data de realização do concurso serão divulgados quando do lançamento do certame.

Ao longo do ano de 2015, o governo convocou mais de 1200 policiais militares aprovados no concurso realizado em 2014. A meta do governo é dobrar o efetivo da PM ao longo de quatro anos de gestão.

Vereadora Lourdinha recebe aval do PCdoB para ser candidata a prefeita de Coroatá

Vereadora Lourdinha e seu esposo o médico José Rodrigues.

A vereadora Lourdinha recebeu aval do seu partido o PCdoB para concorrer as eleições deste ano como prefeita de Coroatá. Lourdinha conversou pessoalmente com o presidente estadual do partido e secretário de articulação politica e comunicação Marcio Jerry e com o governador Flávio Dino, ao lado de Ciba que abriu mão de sua pré-candidatura para apoiar a camarada vereadora.

A vereadora agora só precisa convencer os também prés-candidatos do G8 a apoia-la, tanto coronel Alexandre (PCdoB), como Odair (PDT), se dizem irredutiveis e só desistirão de suas candidaturas mediante o resultado de pesquisas de intenção de voto. O grupo já até teria contratado o instituto DataM para realizar tal pesquisa, porém, após o encontro da vereadora com seus lideres partidários, a ideia da pesquisa foi adiada e até o momento não se sabe como se resolverá mais este emboglio no grupo de oposição denominado G8.

Enquanto isso, o pré-candidato a prefeito Luis da Amovelar Filho (PT), segue cumprindo uma extensa agenda de visitas e reuniões em bairros e povoados de Coroatá ao lado de seu pré-candidato a vice, Domingos Alberto (PSB).

Rosângela Curado se consolida em Imperatriz



Com uma carreira política já bastante consolidada, a odontóloga Rosângela Curado confirmou que é pré-candidata a prefeita de Imperatriz pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Curado já concorreu uma vez ao cargo de chefe do Executivo daquele município, mas não obteve vitória. E desde então vem trabalhando forte no intuito de fortalecer os seus apoios políticos para que possa lograr êxito durante as eleições municipais de 2016. E tem conseguido.

“O cenário das eleições desse ano é muito positivo e diferente dos anos anteriores. Tenho certeza que será um pleito bastante concorrido, mas trabalharemos com muito afinco para sairmos vitoriosos dessa disputa”, declarou Rosângela Curado.

A pré-candidata já iniciou as atividades de preparação para o período da campanha eleitoral, que começa em julho. Reuniões já estão sendo realizadas, assim como visitas em bairros de Imperatriz, a fim de conseguir o máximo de apoio possível.



A Volta do Blog "Juventude Antenada"



Juventude Antenada é um blog Coroataense que busca atualizar a população diante dos fatos ocorridos e que estão ocorrendo em nossa cidade e em nosso país, trazendo assim notícias de todos os gêneros para agradar todos os leitores.

Por motivos pessoais do administrador, o blog passou exatamente um ano sem nenhuma atualização, agora está voltando a todo vapor, com dois administradores. Lucas Salomão criador do blog e David Carvalho são os administradores, os dois cursando o 3º (terceiro) ano do Ensino Médio. O Blog terá atualizações todas as noites e manhãs.

Lixão de Coroatá ‘ultrapassa limites’ e ameaça invadir bairros



Um assunto muito sério que os coroataenses precisam tomar conhecimento. A imagem mostra uma pequena casa ao lado, que funciona como uma espécie de guarita, onde ficam os vigias. O lixo era para ser despejado 500 metros depois dessa casa, mas como você poder ver, o limite já não existe mais. O lixo literalmente está transbordando, criando ameaças à população.

Se nenhuma medida for feita com urgência, bairros como Mocó e Vila Cilene podem ser afetados.

O problema, segundo o que apuramos, é a falta de uma carregadeira para empurrar todo o lixo. Sem ter onde colocar, o material é despejado ali mesmo, e como uma bola de neve, o problema vai se agravando.

Do Coroatá Online.

Processo por desvio de recursos da Saúde vira discórdia no clã Sarney/Murad


São fortes os indícios de que as declarações da deputada Andréa Murad criticando Roseana Sarney por ter se omitido na sucessão estadual de 2014 e cobrando dela a promessa de aposentadoria da vida pública, tem tudo a ver com a tentativa da ex-governadora transferir para o ex-secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, toda a responsabilidade pelo desvio de verbas da saúde pública do Maranhão.
Ao aceitar a denúncia do Ministério Público Estadual, o juiz Fernando Luiz Mendes Cruz, da 7a Vara Criminal, forçou Roseana se manifestar, o que ela fez através das redes sociais e transferiu toda a responsabilidade do suposto desvio de recursos ao cunhado Ricardo Murad, que ficou furioso e mandou a filha aproveitar a declaração de apoio da ex-governadora ao pré-candidato a prefeito pelo PMDB, vereador Fabio Câmara,  para recomendar que ela se aposente de vez da política.
De acordo com o promotor público, Lindonjonson Gonçalves de Sousa, autor da denuncia, os recursos foram desviados do Programa Saúde é Vida e da construção de 64 unidades hospitalares em municípios do interior do Maranhão que consumiram entre 2009 e 2010 cerca de R$ 151 milhões.
Nos bastidores da política local ninguém tem dúvidas de que o destempero da deputada Andréa Murad por conta da declaração de apoio da ex-governadora ao concorrente Fábio Câmara, teria sido uma reação do ex-secretário de Saúde às afirmativas de Roseana de que foi ele o único responsável pela sangria nos cofres da secretaria.
Roseana negou ter assinado ou autorizado atos que ensejaram desvios milionários, deixando Murad furioso e pronto para disparar contra a cunhada, que também está sendo cobrada pelo Procuradoria Geral do Estado a devolver aos cofres públicos R$ 11 milhões por conta de irregularidades em licitação e contratos celebrados com as empresas Lastro Engenharia LTDA e Proenge Engenharia e Projetos na reforma do Hospital Pam Diamante.
Blog do Jorge Vieira.

Implantado projeto do deputado Wellington de combate ao analfabetismo



Mais uma proposição do deputado estadual Wellington do Curso (PP) já é realidade. Trata-se do Programa “Sim, eu posso!”, que objetiva combater o analfabetismo no Maranhão.

A proposta do deputado Wellington foi encaminhada, através da Indicação nº 777/2015, no dia 9 de setembro de 2015, solicitando que o governador apreciasse a possibilidade de implantar o referido projeto. A proposta foi aceita e o Governo levará a ação alfabetizadora do “Sim, eu Posso!” para oito municípios com baixo IDH.

“Ao apresentarmos essa solicitação, em 2015, o nosso objetivo foi é combater o analfabetismo no Maranhão, tendo em vista os inúmeros casos de jovens, adultos e idosos analfabetos. Agora, precisamos ampliar o programa, a fim de que o número de pessoas contempladas seja cada vez maior. Acreditamos que o desenvolvimento de um estado está intimamente relacionado ao desenvolvimento de seu povo. E tal desenvolvimento só será plenamente possível quando a educação alcançar os mais humildes e o conhecimento for bem comum entre ricos e pobres”, destacou.


“SIM, EU POSSO!”
O Programa “Sim, eu posso!” é um dos métodos de combate ao analfabetismo mais propagados na atualidade, por ter apresentado resultados “positivos”, de acordo com parâmetros da UNESCO, em mais de 15 países, com destaque para a Venezuela, que foi declarada “território livre do analfabetismo”.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido em oito municípios, dentre os 30 com menor IDH. A meta é atender mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos, fortalecendo, assim, a parceria com o Governo Federal para o Programa Brasil Alfabetizado, que atendeu, no ciclo 2013 exercício 2014/2015, 111 municípios, beneficiando 45.014 jovens, adultos e idosos.

sábado, 14 de maio de 2016

Fábio Braga reconhece a importância do "Luz Para Todos" no estado do Maranhão


O deputado Fábio Braga (SD) participou, na quinta-feira (12), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, de seminário sobre o maior investimento da história da Companhia Energética do Maranhão – CEMAR no Estado do Maranhão.
Na condição de representante da Assembleia Legislativa, Fábio Braga debateu com os presentes sobre os constantes investimentos da Cemar no sistema elétrico, na área de concessão da Empresa, para fornecer energia de qualidade e, assim, atrair novos investimentos que, consequentemente, contará com a satisfação de cada um dos clientes da Companhia.
Fábio Braga lembrou que existiam, no ano de 2000, mais de 2 milhões de domicílios rurais brasileiros sem energia elétrica, com 10 milhões de habitantes sem esse serviço.
“O quadro de exclusão se agrava porque 90% dessas famílias possuíam renda inferior a 3 salários mínimos, vivendo em localidades de baixo IDH”, afirmou.
O parlamentar informou que durante a execução do Programa Luz Para Todos, foi constatado que localidades a serem atendidas estavam distantes das redes de energia elétrica existentes, com difícil acesso, baixa densidade populacional e condições ambientais que inviabilizavam a construção de redes convencionais.
LUZ PARA TODOS
Na ocasião, Fábio Braga reconheceu que o Programa Luz para Todos contribuiu para a redução da pobreza e do aumento da renda familiar; facilitou a integração dos serviços públicos e dos programas sociais do governo federal; permitiu a melhoria do abastecimento de água e do saneamento básico. Em vista disso, houve um grande avanço na saúde e na educação.
Na avaliação de Fábio Braga, o Luz Para Todos possibilita a aquisição de eletrodomésticos e de equipamentos rurais pelas famílias, contribuindo para a geração de emprego e renda, pois é dada prioridade ao uso de mão de obra local e à compra de equipamentos nacionais, favorecendo a permanência das pessoas no campo e a melhoria da qualidade de vida da população em geral.
O diretor José Jorge informou que, até o final de 2016, a Cemar pretende aplicar mais de R$ 700 milhões na construção de novas estações, da mesma forma em ampliação, em expansão e em modernização, reforçando, portanto, o primeiro lugar da Companhia em qualidade de energia, no ano de 2015, e a terceira do ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
De acordo com José Jorge, o Luz Para Todos reflete uma evolução extraordinária no sistema de distribuição de energia elétrica, pois saímos de zero para 335 mil novas ligações, em parceria com o Governo Federal, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas que receberam a comodidade da energia, entre elas comunidades quilombolas e aldeias indígenas.