segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Pacientes do TFD reclamam da forma que são tratados pela prefeitura de Coroatá
Os pacientes que necessitam do Tratamento Fora do Domicilio - TFD, procuraram o blog para reclamar da forma que a prefeitura tem os tratado. Segundo eles, a secretaria de saúde não está mais disponibilizando o recurso financeiro que era disponibilizado nas gestões anteriores e repassado aos pacientes para que os mesmos pudessem se deslocar para a capital do estado.
A nova forma que a prefeitura achou para "economizar" até na saúde dos coroataenses, foi alugando vans e colocando todos os pacientes dentro, saindo todos no mesmo horário rumo a capital do estado, não importa se a consulta ou exame da pessoa é 07 da manhã ou 5 da tarde, a van sai de madrugada e só retorna após a ultima pessoa da van fazer o procedimento que fora realizar. Um verdadeiro absurdo pois enquanto a "Raimunda" que realizou seu procedimento pela manhã, terá que ficar dentro de uma van, mesmo doente, durante todo dia, aguardando o "José", que está na mesma van e somente irá se consultar a tarde.
"Muitas crianças passam mal, desmaiam, é um verdadeiro Deus nos acuda, pois somos obrigados a esperar todos terminarem seus procedimentos para retornarmos para Coroatá, sendo que eles só disponibilizam 20 reais para alimentação" disse a mãe de uma paciente que utiliza os serviços.
Portanto o blog pede que a secretária, enfermeira Aritana Moura, reveja este modo desumano de tratar pacientes e volte a fazer da forma que era feito até meses atrás, facilitando assim a vida das pessoas carentes que necessitam deste recurso que é disponibilizado pelo governo federal.
Com a palavra, a secretária e a prefeita de Coroatá que são mães porém não precisam do TFD mas deveriam se sensibilizarem com a situação dos filhos de Coroatá...
Um justo agradecimento...
Assim que foi anunciado como delegado de Coroatá, Dr Daniel Higor Moura passou a sofrer com perseguições politicas de pessoas sem nenhum credito perante a sociedade coroataense que o apontava como "apenas mais um estagiário" que passaria pela delegacia de Coroatá sem mostrar serviço. Quebrou a cara quem pensava desta forma, pois o delegado Daniel tem mostrado que apesar de estar nos últimos meses de estagio probatório, tem sim e muita competência.
O delegado que tem buscado sempre trabalhar em parceira com a policia militar na pessoa do capitão Ricardo que também tem demonstrado conhecer e bem a nossa cidade e juntos estão dando um show na bandidagem de Coroatá. Crimes que antes passavam dias, meses ou até anos para serem descobertos e presos os culpados, agora em questão de horas já estão atrás das grades. É visível que o número de assaltos também registraram uma grande queda em Coroatá. Ainda não foi realizado por Daniel nenhuma operação para a prisão de grandes traficantes da cidade, porém o delegado informou ao blog que isso deverá acontecer a qualquer momento, já que o mesmo se encontra em plenas investigações...
Com isso, o blog vem novamente a público, agradecer o delegado Daniel e o capitão Ricardo, além claro de toda a equipe que faz a segurança pública de Coroatá, mesmo com algumas dificuldades deixadas por governos anteriores que abandonaram o estado por mais de 50 anos.
Portanto, se há quem tanto reclame, tem que haver também que reconheça e agradeça, e em nome de uma boa parcela da população de Coroatá, dizemos a ambos, Obrigado e continuem assim!
E Walter Santos vai seguindo sua caminhada...
O pré-candidato a prefeito de Coroatá, Walter Santos (PSD) tem mesmo levado a sério a sua pré-candidatura, após dizer ao blog que a mesma é irreversível, ele tem buscado apoio da população e sempre que pode está visitando bairros e povoados. Veja o registro abaixo deste final de semana de Walter e Carlos Magno...
PP, SD, PPS e REDE sinalizam apoio a pré-candidatura de Coronel Alexandre
![]() |
Coronel Alexandre em reunião com os representantes das siglas partidárias... |
Coronel Alexandre que por motivos de trabalho estava um pouco ausente do município, tem pontuado bem em pesquisas de consumo interno e estaria cada vez mais animado com o desafio de ser prefeito de Coroatá. "É com muita felicidade que recebo essas declarações de apoio, nestes próximos dias estarei mais presente em Coroatá e pretendo dialogar também com a população que sofre neste momento difícil da administração municipal" pontuou o Coronel.
EM TEMPO
Coronel Alexandre foi quem fez a DOAÇÃO do terreno para a construção do IEMA que deverá se iniciar nos próximos meses e foi também quem, junto com o empresário Ronnes Reis e o secretário Simplício Araújo, um dos principais responsáveis pela instalação do Frango Americano em Coroatá.
Em Itapecurú, Jaimizinho segue firme e forte na disputa pela prefeitura
Reunião realizada na ultima sexta-feira (26). |
Na vizinha cidade de Itapecurú, os ânimos estão também a flor da pele, por lá a cerca de 6 pré-candidatos buscam se viabilizar afim de chegarem nas convenções firmes e fortes rumo a prefeitura municipal.
O candidato que tem mais se mostrado centrado e firme com suas posições chama-se Jaimizinho Ferreira, ele que é suplente de deputado estadual e atualmente está filiado no PSDB, é empresário e reafirmou que continua buscando ainda mais apoios para vencer as eleições em outubro deste ano.
Jaimizinho tem realizado reuniões periódicas com lideranças que acabam se tornando grandes reuniões por conta do grande numero de pessoas que participam. Com toda certeza, Jaimizinho continua no caminho certo...
Teresa Murad não pode vender praças de Coroatá, decide Tribunal de Justiça
O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) indeferiu pleito do Município de Coroatá que, em agravo regimental, pediu a suspensão da liminar proferida pela juíza da 1ª Vara daquela comarca, Josane Araújo Farias Braga, que – nos autos da Ação Civil Pública nº 4304/2015 – suspendeu os efeitos da Lei Municipal nº 026/2015, proibindo atos de alienação, descaracterização ou destruição dos imóveis objetos da aludida lei, referente às áreas da Praça da Rodoviária e Praça do Mercado, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão do colegiado seguiu entendimento do desembargador Cleones Cunha, presidente da Corte.
No agravo interposto junto ao TJMA, o Município alega terem sido inseridas nos autos imagens que comprovam não serem praças os imóveis em questão, sendo apenas áreas de ventilação, estacionamento, passagem de pedestres e canteiros com plantas. Sobre a alienação dos bens públicos, apontou que cumpriu todos os requisitos legais para a sua efetivação e que a intervenção judicial caracterizaria afronta ao princípio da independência harmônica entre os Poderes.
Afirmou também que a proibição de venda das áreas gera grave lesão à ordem pública econômica, por inviabilizar recursos, suscitando a queda dos repasses públicos e da arrecadação.
As argumentações levantadas pelo Município para reformar a decisão de primeira instância não convenceram o relator do processo, desembargador Cleones Cunha. De acordo com o magistrado, em que pesem os pressupostos trazidos pelo Executivo Municipal no sentido de que os imóveis em questão não se tratam de praças, mas apenas áreas de ventilação, estacionamento, passagem de traseuntes e canteiros de plantas, “tais constatações não são suficientes de análise na via estreita da suspensão de liminar, havendo previsão de recurso para tal finalidade”.
Quanto à afirmação de que a Prefeitura cumpriu todos os requisitos legais para a alienação de bens públicos e que a intervenção judicial se caracteriza em afronta ao princípio da independência harmônica entre os Poderes, o desembargador ressaltou que a alienação de bens públicos não deve preencher apenas formalmente os requisitos legais exigidos e pautar-se simplesmente na vontade do chefe do Executivo Municipal. “Além da presença destes pressupostos, deve, sobretudo, pautar-se no atendimento ao interesse público”, frisou.No agravo interposto junto ao TJMA, o Município alega terem sido inseridas nos autos imagens que comprovam não serem praças os imóveis em questão, sendo apenas áreas de ventilação, estacionamento, passagem de pedestres e canteiros com plantas. Sobre a alienação dos bens públicos, apontou que cumpriu todos os requisitos legais para a sua efetivação e que a intervenção judicial caracterizaria afronta ao princípio da independência harmônica entre os Poderes.
Afirmou também que a proibição de venda das áreas gera grave lesão à ordem pública econômica, por inviabilizar recursos, suscitando a queda dos repasses públicos e da arrecadação.
As argumentações levantadas pelo Município para reformar a decisão de primeira instância não convenceram o relator do processo, desembargador Cleones Cunha. De acordo com o magistrado, em que pesem os pressupostos trazidos pelo Executivo Municipal no sentido de que os imóveis em questão não se tratam de praças, mas apenas áreas de ventilação, estacionamento, passagem de traseuntes e canteiros de plantas, “tais constatações não são suficientes de análise na via estreita da suspensão de liminar, havendo previsão de recurso para tal finalidade”.
No que se refere à alegação de que a proibição da venda das áreas gera grave lesão à ordem econômica por inviabilizar a geração de recursos, o relator afirmou que esse argumento cai por terra quando se mensura o risco iminente da população local ser privada de dispor de áreas de interesse da coletividade. “Nem mesmo as alegadas quedas nos repasses públicos e na arrecadação municipal serviriam de respaldo ao Município”, assinalou o desembargador.
Ao lado de Odair, Páblo Lima participa de reunião na Mariol
O pré-candidato a vereador pelo PDT, Páblo Lima, se reuniu na noite do ultimo sábado (27), com moradores do bairro Mariol, a reunião que aconteceu na residencia do senhor Raimundo Lago, contou com a presença ainda do pré-candidato a prefeito Odair José e outros pré-candidatos a vereador do partido.
Com discurso forte Páblo Lima elencou diversos problemas da atua administração municipal, como por exemplo o fechamento do Hospital Geral Municipal, a destruição da praça principal da cidade, o abandono do matadouro do bairro Mariol, e a falta de infraestrutura do bairro que está completamente abandonada pelo poder publico.
"Faltam 2018 dias para Coroatá se libertar, e ter prefeito e vereadores de verdade" disse Páblo Lima ao final do seu discurso bastante aplaudido pelos presentes, como mostra o vídeo abaixo.
Trecho do nosso discurso ontem no bairro Mariol aqui em Coroatá em mais uma reunião do PDT 12 na presença do nosso pré...
Publicado por Páblo Lima em Domingo, 28 de fevereiro de 2016
Odair José segue com pré-candidatura e se aproxima da comunidade
O pré-candidato a prefeito de Coroatá, professor Odair José (PDT), deu inicio ao projeto Roda de Conversas no Bairro Mariol. Com a iniciativa o pré-candidato procura ouvir a comunidade sobre as demandas de cada região do município e elaborar um plano de Gestão para Coroatá.
O projeto Roda de Conversas de acordo com o Professor Odair José, vai promover reuniões semanais em todas as regiões de Coroatá para ouvir as comunidades sobre as demandas de cada localidade e somente depois de colher as informações, o partido vai elaborar o plano de gestão para Coroatá. As reuniões seguiram um cronograma de agendamento feto pelos pré-candidatos a vereadores e militantes do PDT-Coroatá.
Páblo Lima recebe apoio da Juventude Socialista do PDT em São Luis
O jovem Páblo Lima que é pré-candidato a vereador pelo partido Democrático Brasileiro (PDT) esteve na capital do estado na ultima quinta-feira (25), para receber o apoio oficial da juventude Socialista do PDT, Juventude esta que é considerada a maior do estado no segmento politico.
"Recebo com enorme agradecimento e emoção o apoio da Juventude do meu partido, é gratificante saber que a juventude que ajudou a eleger Jackson Lago e tantos outros políticos de luta, estão apoiando o nosso projeto" declarou Páblo ao blog.
Secretário Simplício Araújo faz visita surpresa a terreno do Frango Americano em Coroatá
Em um visita surpresa, o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão,Simplício Araújo vistoriou ao lado do empresário e Coronel Alexandre , um dos responsáveis pela vinda do Frango a Coroatá, o terreno onde nos próximos dias começará a ser erguido o abatedouro do Frango.
O secretário percorreu todo terreno onde será instalado o grande empreendimento e verificou que o mesmo já está local já está em fase de limpeza e terraplanagem e nos próximos dias a obra começa pra valer!
Sem duvidas nenhuma, é um sonho que começa a se tornar realidade.
Sem duvidas nenhuma, é um sonho que começa a se tornar realidade.
Supremo inocenta Weverton Rocha no caso Costa Rodrigues
Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Penal (AP) 700, proposta pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA). Tanto o relator da ação, ministro Dias Toffoli, quanto o revisor, ministro Teori Zavascki, acolheram manifestação da Procuradoria Geral da República, que, em alegações finais, opinou pela absolvição sumária do político, bem como do corréu no processo.
Weverton Rocha foi denunciado, na qualidade de corréu, pela suposta prática dos delitos de dispensa ilegal de licitação e de ordenação de despesa não autorizada por lei, tipificados, respectivamente, no artigo 89, caput, da Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações) e no artigo 359-D do Código Penal. Os fatos se referem ao período em que ele estava à frente da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude do Maranhão. Quando assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, os autos vieram ao STF em razão do foro por prerrogativa de função.
A ação penal foi julgada improcedente com fundamento no artigo 6º da Lei 8.038/1990, por atipicidade da conduta, quanto ao crime descrito no artigo 89 da Lei de Licitações. De acordo com o ministro Toffoli, também não foi provado que Rocha concorreu para o crime descrito no artigo 359-D do Código Penal.
O relator esclareceu que não desmembrou a ação em razão do estado processual em que se encontrava, portanto a decisão pela improcedência abrange também o corréu Manoel de Moraes Aguiar
acusado do crime previsto na Lei de Licitações.
Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF)
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
A pedido de Deputado em Vargem Grande e Itapecuru, videomonitoramento será responsabilidade do governo
Diferentemente de como foi implantado em Coroatá, o deputado Fábio Braga conseguiu via emenda parlamentar a instalação de videomonitoramento para as cidades vizinhas, Itapecuru e Vargem-Grande, porém, lá, a central será implantada e comandada pela secretaria de segurança pública, e dará total apoio a guarnição das cidades, fazendo com que este importante investimento não caia no marasmo e esquecimento como acontece em Coroatá, bem como relatamos na postagem anterior CLIQUE AQUI E LEIA MAIS:
![]() |
Deputado Estadual Fábio Braga, na Tribuna da ALEMA. |
O deputado Fábio Braga (PTdoB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na segunda-feira (15), para falar do trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no início deste ano no município de Vargem Grande e região.
Em nome do povo de Vargem Grande, o deputado Fábio Braga reconheceu que no último mês as atividades do sistema de segurança pública do governo do Estado foram reforçadas com a presença dos policiais militares da Rotam e com o aumento dos policiais na cidade, onde a população permanecia à mercê dos bandidos.
O parlamentar comentou que as ações foram feitas depois de uma intensa campanha contra a violência, promovida pelos moradores de Vargem Grande que reivindicaram a presença e o comprometimento do secretário Jefferson Portela. Uma das principais solicitações foi o aumento de policiais e de viaturas nas ruas da cidade.
Fábio Braga conseguiu junto ao secretário, durante visita a Vargem Grande, a destinação de duas viaturas policiais e, também solicitou que o sistema de segurança fosse reforçado, com um maior efetivo, para combater a onda de crimes que assola a cidade e a região, especialmente relacionados aos roubos e ao tráfico de drogas.
Na ocasião, Fábio Braga parabenizou os policiais que, com responsabilidade, cumpriram com o trabalho deles em Vargem Grande, e que, até hoje, continuam a garantir o direito de ir e vir da população. Vale ressaltar o comprometimento deles com a segurança dos bens e das propriedades dos cidadãos da cidade e da região, ao inibir a onda de violência que apavorava a população.
VIDEOMONITORAMENTO
No discurso, o deputado Fábio Braga anunciou que destinou emenda parlamentar de R$ 250 mil, para iniciar a implantação do sistema de videomonitoramento em Itapecuru Mirim e em Vargem Grande. “Vou pedir ao governador que dobre esse valor, por meio da Secretaria de Segurança, a responsável pela instalação do sistema”, garantiu.
Em sua fala, o parlamentar comprometeu-se em lutar na Assembleia pela ampliação do valor investido no sistema de videomonitoramento, para contemplar mais avenidas, ruas e áreas nas cidades de Itapecuru e de Vargem Grande e atender aos anseios da população que clama por mais segurança.
Finalizando seu pronunciamento, Fábio Braga agradeceu aos prefeitos da região por terem compreendido que, ao destinar os recursos de sua emenda parlamentar, diretamente para a Secretaria de Segurança, teve como objetivo dar maior celeridade na implantação do sistema de videomonitoramento.
“E que nos próximos dias continue com esse policiamento na cidade, tornando o sistema cada vez mais eficaz, para que a população sinta que a questão da segurança é uma prioridade do governo e de todos, para que se possa, em curto prazo de tempo, livrar nossa Vargem Grande da relação daquelas com alto índice de criminalidade”, concluiu.
Alô prefeitura reative as guaritas de segurança JÁ!!!
Funcionários da prefeitura de Coroatá, se dizem revoltados com tanta insegurança no município de Coroatá, que está ligado a inúmeros fatores! Dentre eles, o fato da prefeitura ter em 2013, assim que a nova prefeita tomou posse, desativado as guaritas que faziam a segurança e controle de quem entrava e saia da cidade.
Os funcionários que hoje dominaram as redes sociais, agredindo o governo do estado, deveriam também pedir da prefeitura, ações enérgicas contra o crime na cidade, bem como está fazendo o governador Flávio Dino que tem lutado para superar os quase 50 anos de atraso deixados pela família Sarney no Maranhão.
Sem duvidas nenhuma as guaritas municipais, abandonadas pela gestão atual, deveriam ser reabertas imediatamente pela prefeitura e em parceria com as policias civil e militar, serem transformadas em unidades de pacificação de bairros, além claro de inibir a ação de criminosos e evitar que os mesmos cometam crimes e fujam da cidade com facilidade.
QUEREMOS PAZ, E QUEREMOS A REATIVAÇÃO DAS GUARITAS!!!!
Afinal, para que servem as inúmeras câmeras de "segurança" da prefeitura de Coroatá???
![]() |
Central de monitoramento municipal, quando inaugurou e funcionava em parceria com a policia Civil e Militar |
A pergunta que não quer calar, para que servem tantas câmeras que se dizem de segurança na cidade de Coroatá? Porque os índices de assaltos nunca diminuíram após a instalação das mesmas? Porquê a prefeitura não continuou com a parceria que tinha com a policia civil e militar existente outrora, quando o delegado de policia era o Samuel Morita?
Quer dizer que os operadores de tais câmeras apenas veem os assaltos acontecerem e não comunicam a ninguém? É tipo um Big Brother? só serve pra acompanhar a vida de seres humanos e nada mais?
O blog Coroatá de Verdade recebeu a denuncia de que, caso você seja assaltado próximo a uma das câmeras e precisar das imagens para identificar os assaltantes, você terá que desembolsar uma quantia em dinheiro para a prefeitura liberar as imagens! Um verdadeiro absurdo!
COROATÁ PEDE PAZ SIM, mas acima de tudo pede UNIÃO, não adianta um lado puxar pra lá e outro para cá, todos precisam se unir e fazer com que nossa cidade volte a ser a boa e tranquila Coroatá, bem como era antes de serem desativados as Guaritas Municipais e antes também da instalação do presidio próximo a escola agrícola. Será que irão esperar mais um inocente ser ceifado para que se possa ser feito algo? Prefiro acreditar que não...
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Em tempos de crise, Murad vai gastar 4 milhões com combustível em Coroatá
É meus amigos, pelo visto a crise não chegou na prefeitura de Coroatá, isso porquê em prefeituras que estão passando por aperto financeiro, jamais se faria um contrato milionário com um posto de gasolina que por "coincidência" foi o mesmo quem patrocinou o combustível para a campanha da prefeita da cidade, quando a mesma era candidata.
Segundo o extrato do contrato, a prefeita Teresa Murad está contratando pelo quarto ano consecutivo, o posto Franco de Coroatá pelo valor de 3.979.599,48 (TRÊS MILHÕES, NOVECENTOS E SETENTA MIL, QUINHENTOS E NOVENTA E NOVE REAIS E QUARENTA E OITO REAIS) Arredodando tudo, pode-se dizer que serão QUATRO MILHÕES, apenas para abastecer os veículos dos secretários municipais. Um verdadeiro absurdo!!!
Com a palavra o, surdo, mudo e cego, Ministério Público de Coroatá...
![]() |
POSTO FRANCO EM 2012 ABASTECENDO A CANDIDATA TERESA MURAD, QUE HOJE É PREFEITA... |
Roseana esculacha Sarney por causa de participação de Andrea Murad no programa do PMDB
O clima de discórdia no grupo Sarney anda tão acirrado que até os espaços nas inserções partidárias do PMDB são motivo para crises, disputa de egos e trocas de ofensa.
Há algumas semanas, o ex-senador José Sarney, no leito do Hospital Sírio Libanês, articulou a presença da deputada estadual Andrea Murad no programa nacional do PMDB.
Ao saber da intervenção em favor da filha de Ricardo Murad, a ex-governadora Roseana Sarney – que ainda não superou a rasteira que os Murad deram no sobrinho Adriano Sarney – viajou imediatamente para São Paulo a fim de tomar satisfações do velho oligarca, sem considerar nem o debilitado estado de saúde do pai, que se recuperava de uma cirurgia para reconstrução do ombro.
Esculachado e chantageado pela filha, Sarney foi forçado, ainda que contrariado, a também providenciar a participação do vereador Fábio Câmara na inserção peemedebista.
Resultado: Câmara e Andrea gravarão, em uma produtora de Brasília, o programa em que se apresentam como candidatos a prefeitos de São Luís.
Com informações do Blog Marrapá.
Deputado Fábio Braga prestigia Carnaval Lava-Pratos de Afonso Cunha
O deputado Fábio Braga (PTdoB) prestigiou a 7ª Edição do Carnaval do Lava-Pratos no município de Afonso Cunha. A abertura oficial da festa aconteceu na noite da última sexta (12), na Prainha, em clima de muita animação, promovida por bandas de nível nacional, cerca de 4 mil foliões da cidade e de outros municípios.
O parlamentar estava acompanhado do prefeito José Leane, do deputado Federal Waldir Maranhão, do ex-deputado Sétimo Waquim, vereadores e lideranças. Fábio Braga elogiou a organização do Carnaval Lava-Pratos, agradeceu a todos pelo convite e destacou a atenção da Prefeitura nas manifestações culturais.
Na ocasião, o prefeito José Leane, agradeceu o deputado Fábio Braga pela colaboração para a realização do Carnaval de Lava Pratos 2016 de Afonso Cunha, que ocorreu durante três dias de muita folia: sexta (12), sábado (13) e domingo (14). A população também agradeceu ao deputado, que sempre está presente na cidade e na região.
O deputado falou aos presentes da parceira exitosa do prefeito Leane e o Governo do Estado, e que além das atividades culturais, o município será contemplado com recursos do governo do estado para manutenção do hospital através de uma emenda parlamentar.
Deputado Wellington na luta contra o câncer infantil
Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (15), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS), destacou o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil, comemorado hoje. Na ocasião, o parlamentar também cobrou ações do poder público que garantam o acesso à saúde.
Ao se pronunciar, Wellington ressaltou, ainda, proposições de sua autoria que solicitam ao Executivo que adote medidas, a fim de implantar o Programa Fila Zero para a realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no âmbito estadual. O deputado apresentou, também, anteprojeto que concede ao servidor público estadual o direito à folga remunerada para fins de realização de exames oncológicos preventivos.
Para o deputado Wellington, faz-se necessário fomentar as ações em defesa das pessoas com câncer, enfatizando direitos como a saúde e princípios como a dignidade humana.
“O dia de hoje é considerado o dia internacional da luta contra o câncer infantil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, todos os anos, cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Infelizmente, o câncer tornou-se algo presente em nossa sociedade. Por sabermos disso e compreendermos os desafios enfrentados pelas pessoas com câncer, apresentamos, mais uma vez, propostas que fazem jus ao cumprimento do direito à saúde. Solicitamos, dessa vez, a concessão de folga remunerada ao servidor público estadual para fins de realização de exames oncológicos preventivos. Além da prevenção, sabemos que é necessário enfatizar a relevância do tratamento. Por isso, solicitamos, ainda, a implantação do Programa Fila Zero para realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no âmbito estadual. A doença, por si só, já causa imensurável tristeza às famílias, no entanto, dor maior que a própria doença é ser negligenciado e ver seu parente em uma fila esperando pela expectativa de vida”, lamentou o deputado.
Além das propostas de anteprojeto, Wellington também destacou o projeto de lei, de sua autoria, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer e que ainda aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Entenda as proposições:
FOLGA REMUNERADA AO SERVIDOR PÚBLICO PARA FINS DE REALIZAÇÃO DE EXAMES ONCOLÓGICOS PREVENTIVOS:
Por não ser de competência do Legislativo, tal proposição foi encaminhada, na forma de anteprojeto, ao Governador do Estado, solicitando que conceda tal garantia aos servidores públicos do Maranhão.
ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER:
O principal objetivo do Estatuto é reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com câncer, visando sua inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva.
O Estatuto prevê alguns “benefícios” para as pessoas com câncer, dentre eles a preferência no atendimento, direito ao atendimento especial em unidades de saúde e, ainda, o direito ao transporte da pessoa com câncer, comprovadamente carente, no sistema de transporte público coletivo intermunicipal por meio do passe livre, concedido e utilizado de acordo com condições descritas.
PROGRAMA FILA ZERO:
O projeto consiste na obrigatoriedade dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) em priorizar o atendimento aos pacientes que necessitem dos exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no prazo máximo de 72 horas.
Para o deputado Wellington, faz-se necessário fomentar as ações em defesa das pessoas com câncer, enfatizando direitos como a saúde e princípios como a dignidade humana.
“O dia de hoje é considerado o dia internacional da luta contra o câncer infantil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, todos os anos, cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Infelizmente, o câncer tornou-se algo presente em nossa sociedade. Por sabermos disso e compreendermos os desafios enfrentados pelas pessoas com câncer, apresentamos, mais uma vez, propostas que fazem jus ao cumprimento do direito à saúde. Solicitamos, dessa vez, a concessão de folga remunerada ao servidor público estadual para fins de realização de exames oncológicos preventivos. Além da prevenção, sabemos que é necessário enfatizar a relevância do tratamento. Por isso, solicitamos, ainda, a implantação do Programa Fila Zero para realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no âmbito estadual. A doença, por si só, já causa imensurável tristeza às famílias, no entanto, dor maior que a própria doença é ser negligenciado e ver seu parente em uma fila esperando pela expectativa de vida”, lamentou o deputado.
Além das propostas de anteprojeto, Wellington também destacou o projeto de lei, de sua autoria, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer e que ainda aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Entenda as proposições:
FOLGA REMUNERADA AO SERVIDOR PÚBLICO PARA FINS DE REALIZAÇÃO DE EXAMES ONCOLÓGICOS PREVENTIVOS:
Por não ser de competência do Legislativo, tal proposição foi encaminhada, na forma de anteprojeto, ao Governador do Estado, solicitando que conceda tal garantia aos servidores públicos do Maranhão.
ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER:
O principal objetivo do Estatuto é reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno e em condições de igualdade de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com câncer, visando sua inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva.
O Estatuto prevê alguns “benefícios” para as pessoas com câncer, dentre eles a preferência no atendimento, direito ao atendimento especial em unidades de saúde e, ainda, o direito ao transporte da pessoa com câncer, comprovadamente carente, no sistema de transporte público coletivo intermunicipal por meio do passe livre, concedido e utilizado de acordo com condições descritas.
PROGRAMA FILA ZERO:
O projeto consiste na obrigatoriedade dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) em priorizar o atendimento aos pacientes que necessitem dos exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no prazo máximo de 72 horas.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
O quesito rejeição...
Hoje a oposição de Coroatá tem 05 pré-candidatos ao cargo de prefeito, e garantem que se unirão para apoiar apenas um nome para prefeito e um para vice, logo, acredita-se que sejam os que melhor se posicionar nas pesquisas eleitorais, porém, entretanto, todavia, nem sempre quem está na frente é o preferido da população.
Uma das principais observações que devem ser feitas é o quesito rejeição, pois, quando um candidato alcança um numero razoável de aceitação e por outro lado mostra quase o dobro de rejeição, fica praticamente inviável que este individuo cresça durante a eleição, que agora serão mais curtas e durarão apenas 45 dias. Muitos analistas políticos acreditam que quem apresenta uma rejeição menor, é o que tem mais chance de se eleger no fim da apuração dos votos. Foi assim com o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, quando ele se candidatou, tinha apenas 2% das intenções de voto e menos de 1% de rejeição, no decorrer da campanha, ele conseguiu se mostrar aos eleitores e como sua rejeição era muito baixa, acabou indo ao segundo turno e vencendo José Serra que era o mais rejeitado de todos os candidatos...
Outro ponto é quando o candidato tem bons números de aprovação e baixos de rejeição, digamos que um candidato com este perfil, segundo analistas é praticamente imbatível, em um processo eleitoral...
Então, vendo por este lado, os lideres oposicionistas precisam sentar e analisar todos os parâmetros possíveis, aceitação, rejeição e todos os outros dados que ela trouxer e assim chegar em um denominador comum.
Luis da Amovelar confirma pré-candidatura de dona Joana em Peritoró
O ex-prefeito de Coroatá em contato com o blog Coroatá de Verdade, garantiu que continua firme e forte contra os desmandos que, segundo ele, assolam o povo de Coroatá e Peritoró.
"Tanto em Coroatá quanto em Peritoró, continuo fazendo uma oposição séria e em defesa dos que mais sofrem com duas administrações desastrosas, agora em 2016, estarei disposto a ajudar nosso povo se libertar mais uma vez das mãos desses ditadores" disse Luis da Amovelar.
O ex-prefeito aproveitou também para desmentir o boato de que ele estaria 'conversando' em busca de uma união para derrotar o prefeito Padre Josias, "Não há nenhuma possibilidade de aliança com Murad e muito menos com qualquer candidato que seja ligado a ele, essa possibilidade é zero" explicou o ex-prefeito.
Ao ser questionado sobre a pré-candidatura de sua esposa Joana da Amovelar em Peritoró, Movelar garantiu que Joana será sim candidata e ele lutará com todas as forças para que desta vez ela seja eleita prefeita de Peritoró. bem como Luis da Amovelar Filho em Coroatá.
Coroataense participará do Miss Maranhão 2016
“Não foi nada planejado! Eu vi a divulgação do concurso, me interessei e minha participação está confirmadíssima”, contou a estudante de direito.
Esthéfane falou também sobre o apoio de internautas, principalmente de coroataenses, que já estão na torcida por um excelente resultado, e ainda revelou a vontade de representar Coroatá.
“Nossa, fiquei muito feliz pelo apoio de todos! Eu não imaginava que alcançaria tamanha proporção em tão pouco tempo. É o meu primeiro concurso de beleza e já me sinto muito feliz por todos estarem empenhados comigo! Sobre a questão de representar nossa cidade ainda não é certo, é necessário, primeiramente, falar com as autoridades do município! Mas é meu imenso desejo representar nossa amada cidade no dia do evento!”, disse.
A coroataense Esthéfane Farias tem uma nova página no facebook onde você pode acompanhar mais detalhes sobre sua participação no Miss Maranhão 2016. Para acessar a página basta CLICAR AQUI. Empresários que estão dispostos a ajudar também podem entrar em contato através da página.
Em Brasília, Flávio Dino cumpre intensa agenda em favor do Maranhão
Nesta quinta-feira (11), logo após o feriado prolongado do Carnaval, o governador do Maranhão, Flávio Dino,e seu vice, Carlos Brandão, cumpriram extensa agenda de encontros com ministros do governo Dilma Rousseff em Brasília. Logo no início do dia, o governador foi recebido em audiência pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanhado nessa agenda dos deputados federais Rubens Pereira Jr. (PCdoB) e José Reinaldo (PSB).
Na conversa com Aldo, o governador Flávio Dino destacou dois pontos: a instalação da 2ª Esquadra da Marinha no Maranhão e a criação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no estado. No caso da esquadra, o ministro Aldo revelou que já houve a definição pela instalação da base no Maranhão por parte da área técnica da Marinha. “Agora precisamos dar prioridade na ampliação dessa estrutura, levando em conta sobretudo o interesse da população”, destacou Flávio Dino.
Sobre a instalação de uma unidade de extensão dos estudos acadêmicos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), governador e ministro também trataram de investimentos necessários para seu funcionamento. E destacaram a relevância que tal unidade terá, em associação com a Base de Lançamento de Alcântara, para um projeto de desenvolvimento da política aeroespacial brasileira e da economia do estado.
“Alcântara já está consolidada como parte central de nossa política aeroespacial e, portanto, é candidata natural à expansão do ITA”, afirmou o ministro da Defesa. “A conversa com ministro Aldo foi no sentido de agilizar as medidas políticas e administrativas que garantam o andamento desses empreendimentos que são de grande importância para o país e para o estado. Para o Brasil, porque significa investimentos em soberania e desenvolvimento tecnológico autônomo, integrado ao desenvolvimento estratégico”,afirmou Flávio Dino, que destacou ainda que a implantação desses projetos no Maranhão garantirá a injeção de recursos públicos que vão gerar movimentação no setor privado com a criação de novos postos de trabalho.
ZikaVirus, Itaqui e Energia
Ao longo do dia, sempre acompanhado do vice Carlos Brandão, o governador Flávio Dino também foi recebido pelos ministros da Saúde, Marcelo Castro; de Planejamento, Valdir Simão; e de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Com Castro, o governador tratou detalhes do plano de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, ZikaVirus e chikungunya. Uma mobilização especial foi lançada esta semana também em âmbito federal e contará com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, em São Luís no próximo sábado (13).
Com o ministro da saúde, o governador e o vice do Maranhão também pleitearam o aumento do repasse de recursos federais ao estado. Segundo levantamento da bancada de deputados federais eleitos pelo Maranhão, o estado é um dos que recebe menor investimento per capta federal em Saúde.
Com o ministro do Planejamento, Valdir Simão, responsável pelo gerenciamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as pautas foram a duplicação da BR-135 e os leilões para investimento privado em novas áreas do Porto de Itaqui. O governador destacou os resultados positivos apresentados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em 2015 e detalhou ao ministro os planos de ampliação do Porto de Itaqui. Na pauta da agenda com o ministro Eduardo Braga, titular da pasta de Minas e Energia, também esteve presente o desentrave de investimentos privados no estado.
Weverton apresenta emendas para reforçar o combate ao Aedes aegypti…
O líder do PDT na Câmara, deputado federal Weverton Rocha, apresentou emendas à Medida Provisória 712/15, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde.
A primeira emenda apresentada pelo deputado estabelece responsabilidades da União no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. Para o parlamentar, é preciso que todos os entes garantam as medidas de controle satisfatoriamente e disponham de um sistema eficiente de denúncias de focos do mosquito.
Já a segunda emenda exige que as empresas prestadoras de serviços de controle de pragas, durante sua rotina operacional, tomem todas as medidas necessárias à extinção dos focos do mosquito Aedes aegypti, por meio do acompanhamento dos locais tratados, de repasse de material informativo e orientações sobre as formas de garantia do ambiente isento dos focos do mosquito.
A terceira emenda proposta pelo pedetista exige que os órgãos e entidades públicas federais atuem efetivamente no combate ao mosquito Aedes aegypti por meio do controle dos focos do vetor em suas próprias instalações.
A quarta e última emenda apresentada pelo parlamentar permite que os agentes de saúde tenham acesso forçado a imóveis públicos e privados em caso de recusa do proprietário ou responsável pelo imóvel.
Segundo o deputado Weverton Rocha, as medidas são relevantes e urgentes na guerra contra o Aedes aegypti.
“Diante da grave epidemia que o país enfrenta, a minha proposta é tornar as ações de combate ao mosquito transmissor mais eficazes”, afirmou.
Patetice da semana: Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão
Faleceu neste sábado a professora Andréa Baima
Pedagoga, diretora de algumas escolas em Coroatá, Andréa sofreu parada cardíaca por volta das 21h00 e infelizmente não resistiu. Ela sofria de lúpus, uma doença autoimune que pode afetar vários órgãos.
Tida como uma brilhante educadora, Andréa Baima deixou dois filhos, Alícia e Wlisses Jr, e o esposo, o vereador Wlisses Muniz.
Tida como uma brilhante educadora, Andréa Baima deixou dois filhos, Alícia e Wlisses Jr, e o esposo, o vereador Wlisses Muniz.
sábado, 6 de fevereiro de 2016
Enfermeira Tatiana desmente boatos sobre convite para dirigir Hospital Macrorregional
![]() |
Tatiana Vasconcelos, coordenadora de enfermagem |
Além de pretender divulgar uma falsa discórdia dentro do grupo oposicionista, a matéria buscou colocar em cheque a competência da enfermeira e administradora para ocupar o cargo.
Em busca de esclarecimentos a nossa reportagem conversou com a Tatiana Vasconcelos que negou ter recebido até o momento o convite da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES-MA) para ocupar o posto que se encontra vacante desde no ano passado.
Coroatá de Verdade (CV) – Você recebeu o convite para assumir a direção administrativa do Hospital Macrorregional ou não passa de especulações da imprensa local?
Tatiana Vasconcelos (TV) – Até o momento não recebi nenhum convite da SES, embora tenha sido surpreendida na quarta-feira, 04, por várias mensagens e ligação de amigos e colegas de outras unidades me parabenizando pelo que seria a minha condução ao cargo, mas reitero que não há nenhum convite oficial até o momento, o que posso afirmar é sou a coordenadora de enfermagem da unidade.
CV – O que você tem a comentar sobre a matéria mentirosa e caluniosa divulgada pelos blogs da oposição?
TV – Vivemos numa cidade politizada que o grupo dominante no poder executivo e na imprensa faz oposição ao governo do estado, portanto não podemos esperar outro comportamento deles, o que me estranharia seria ser elogiada por eles. Recentemente ao ser anunciada para a coordenação de enfermagem usaram os mesmo argumentos e meios para duvidar da minha capacidade. Sou suspeita para falar de mim mesmo, porém com mais de doze meses à frente da equipe de enfermagem tenho sido elogiada pela equipe da secretaria e nas reuniões de diretores de unidades.
CV – O que você tem a dizer a essas pessoas maldosas que usam os meios de comunicação para lhe atacar?
TV – Eu diria a essas pessoas que, o tempo que ocupam para usar um importante meio de comunicação para denegrir a mim e a outras pessoas de bem deste município deveriam usar para fazer o que eu fiz, ou seja, estudei e me preparei para hoje me orgulhar de dizer que tenho duas formações em nível superior (Administração e Enfermagem) e estou cursando um mestrado (Terapia Intensiva), assim estes poderiam ocupar cargos em nosso município ou estado. Não irei usar as minhas redes sociais para dar uma resposta a eles porque não irei me igualar ou me apequenar ao nível dessas pessoas, todos nos conhecemos nesta cidade para ver a posição que ocupo hoje diante destas que usam dessas ferramenta para nos atacar, o que eu gostaria é que estas pessoas deveriam resolver seus próprios problemas e frustrações e se livrar de uma dos sentimentos mais horríveis que um ser humano pode carregar com ele a inveja.
CV – E se o convite realmente vier qual será sua resposta?
TV – Não somente aceitaria como posso dizer a todos que estou preparada, pois a minha vida sempre foi pautada em desafios, nunca me amedrontei ou acovardei diante deles, estas são duas palavras (medo e covardia) as quais nunca fui apresentada e não conheço.
Secretário de Governo Felipe Camarão reúne-se com lideranças políticas coroataenses
Na tarde desta sexta-feira, 05, o secretário de estado de Governo, Felipe Camarão, esteve no município de Coroatá para cumprir agenda oficial, na oportunidade reuniu-se com lideranças políticas coroataenses no auditório do CEM Luiz Montenegro Tavares.
Acompanhado do superintende de articulação política de Codó, Ciba Araújo, dos vereadores Lourdinha Pereira (PC do B) e Jucelino Araújo (PT), o comandante da Polícia Militar, Capitão Ricardo Carvalho, visitou as instalações da antiga delegacia do prédio provisório da mesma.
Em seguida Camarão e o diretor do Viva Cidadão, Duarte Júnior, seguiram para a vizinha cidade de Codó acompanhado do vereador Pedro Belo (PC do B) que também integrava a comitiva.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Secretário de Governo Felipe Camarão e diretor Duarte Júnior visitam Coroatá
![]() |
Felipe Camarão |
Os mesmos deverão realizar visita e vistorias ao local onde funcionará o novo posto do Viva Cidadão que recentemente passou a funcionar nas dependências do CEM Luiz Montenegro Tavares, aos prédios da delegacia de polícia, tantos as atuais quanto às antigas instalações inacabadas do órgão, bem como a outras obras abandonadas pelo governo anterior.
A visita do secretário de Governo acompanhado do diretor do PROCON-MA seguida da vistoria indicam o interesse do governado Flávio Dino (PCdoB) em dar continuidade a estas obras.
Além do superintendente de Articulação da Região de Codó, Ciba Araújo, outras lideranças políticas, empresariais e sociais locais deverão acompanhar Camarão e Duarte durante a passagem pelo município.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Vereador aliado a Ricardo Murad demonstra despreparo ao fazer declaração mentirosa em blogs de aliados
![]() |
Documento assinado pelo vereador Leon Camilo desmente o próprio Leon Camilo |
A declaração do parlamentar governista produzida com a intenção de agradar aos interesses políticos do seu cacique Ricardo Murad expondo para o povo o seu despreparo para o cargo que como representante do povo e como 1º secretário da Câmara Municipal de Coroatá, pois o mesmo Leon Camilo que assinou o documento enviado a páginas dos aliados, foi o mesmo que votou, assinou e atestou a indicação nº 0023/2015 de autoria do vereador Cássio aprovada por unanimidade no plenário daquela casa de leis no dia 13 de maio daquele ano, conforme a imagem publicada junto a esta matéria, que ao contrário da que fora publicada na página citada desta não possui nenhum compromisso com a VERDADE.
A indicação apresentada pelo vereador Cássio Reis solicitou “o envio de ofício ao senhor Neto Evangelista, secretário de estado de Desenvolvimento Social, indicando a implantação de Programa Mais Bolsa Escola neste município”, conforme frisou durante entrevistas concedidas aos meios de comunicação o deputado licenciado e aproveitou para parabenizar todos os vereadores daquela casa pela aprovação da matéria.
Esta é apenas mais uma das informações mentirosas e caluniosas e de conteúdo utilizando-se de palavras de baixo calão e termos chulos, o que não é de se admirar tendo em vista o nível do vocabulário usado e divulgados incansavelmente e diariamente pelos blogs de aliados/funcionários do ex-secretário Ricardo Murad e sua esposa a prefeita Teresa Murad visando atingir aqueles que ousam fazer oposição ao seu desastroso governo.
![]() |
Declaração mentirosa do vereador Leon Camilo |
Contribuintes têm até 11 de fevereiro para aproveitar benefícios de regularização do IPVA
Termina
no dia 11 de fevereiro o prazo para contribuintes aproveitarem o
benefício de 10% de desconto no pagamento do Imposto sobre Propriedade
de Veículos Automotores (IPVA) de 2016, conforme a Portaria 562/15.
O
governo do estado também ofereceu benefício aos proprietários de
veículos automotores que possuem débitos de IPVA de 2015 e anos
anteriores, inscritos ou não em Dívida Ativa, reduzindo 100% de multas e
juros com pagamento em cota única e vencimento até 11 de fevereiro.
Para ambos os benefícios o caminho é o mesmo. Basta acessar o site do IPVA, no portal da Sefaz na internet: http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=23, acessar o menu ‘IPVA débitos – 2016/anteriores’ e informar o número do Renavam do veículo para consultar os débitos.
IPVA 2016
A
partir do site do Detran, no ícone ‘Licenciamento 2016’, o contribuinte
também pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais
(Dare) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento como, taxa
do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, podendo serem
pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.
O
contribuinte também pode realizar o pagamento em qualquer agência de
autoatendimento do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do
Renavam para o caixa da agência, ou pagamento por meio de débito em
conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas.
Benefício para débitos de 2015 e anteriores
O
benefício que reduz 100% das multas e dos juros, decorrentes de IPVAs
atrasados, também encerra no dia 11 de fevereiro e, para se regularizar,
o contribuinte poderá emitir o documento de arrecadação (Dare) com o
código de barras na página do IPVA, no portal da Secretaria da Fazenda,
realizando o pagamento no Banco do Brasil e seus correspondentes.
O
parcelamento dos débitos de 2015 e anterior em até 12 vezes, se torna
uma opção para o contribuinte que não quitar em cota única até 11 de
fevereiro sem a cobrança de multas e juros. Esse procedimento pode ser
realizado diretamente na página do IPVA, menu ‘Parcelamento de IPVA’,
onde o contribuinte informa o Renavam do veículo e definir as condições
da parcela, não sendo inferior a R$ 30 (trinta reais), para motocicletas e similares, e de R$ 100 (cem reais), para os demais veículos automotores. As orientações para realização deste procedimento podem ser consultadas no endereço: http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/files?codigo=7925.
Governo do Estado lança edital para seleção de estagiários da Caema
O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), abriu inscrições para o processo de seleção de estagiários, que inicia nesta quarta-feira (3) e encerra no dia 19 de fevereiro. Os estudantes interessados devem fazer as inscrições por meio do preenchimento do formulário disponível no site www.caema.ma.gov.br
No total, estão sendo oferecidas 58 vagas nas áreas de Administração (8), Análise de Sistema (2), Ciências Biológicas (uma), Ciências Contábeis (6), Comunicação Social (2), Direito (5), Engenharia Ambiental (uma), Engenharia Civil (4), Engenharia de Produção (2), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Mecânica (2), Engenharia Química (uma), Geologia (2), Serviço Social (4), Técnico em Edificações (9), Técnico em Eletromecânica (uma), Técnico em Meio Ambiente (2), Técnico em Saneamento (2) e Técnico em Segurança do Trabalho (2).
Os interessados devem ter cursado no mínimo 50% do curso, além de possuir conhecimento e habilidades relacionados à área de informática, capacidade crítica e analítica (busca de dados, organização, capacidade de gerar conclusões e solucionar problemas), capacidade de relacionamento com diversos setores da Instituição, bem como os de fora da Instituição, pró-atividade e criatividade, coeficiente de rendimento igual ou superior a sete, não ter sido reprovado no último semestre letivo ou em disciplinas básicas, além de ser aluno de Instituição de Ensino conveniada com a Caema (Ufma, Uema, Ifma, Ceuma, Fama, Pitágoras, UNDB, Santa Fé, Florence, Facem, Cest, Estácio, Facam, CEMP e Anhanguera).
Os estágios atuarão na sede da Companhia, na Superintendência Metropolitana, nas Gerências de Negócios da Capital, de Santa Inês e São João dos Patos, com carga horária de 20 horas semanais. O valor da bolsa de estagiário de curso superior é de R$ 459,00 e auxílio transporte de R$ 57,20. Para estagiário de curso técnico (nível médio), a bolsa é de R$ 357,00 e auxílio transporte de R$ 57,20.
No ato da inscrição, o candidato deverá anexar cópia de RG, histórico escolar atualizado (emitido pela instituição de ensino), Curriculum Vitae acompanhado dos correspondentes documentos comprobatórios, além de documento comprobatório de contemplação pelo Programa Universidade para todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies), somente para estudantes que se enquadram nesta situação.
O Processo de Seleção de Estagiário será realizado e julgado por uma Banca Examinadora constituída por três membros e constará de duas fases, com análise do histórico e entrevista, no período de 22 a 26 de fevereiro. A classificação será em ordem decrescente de pontos.
O edital de seleção de estagiários da Caema está disponível no www.caema.ma.gov.br
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
"Nossa candidatura é irreversível" afirma Walter Santos!
![]() |
Ex-vereador Walter Santos |
Walter Santos diz que é irreversivel a sua candidatura, primeiro porquê tem como principal incentivadora a deputada estadual Graça Paz, e Clodomir Paz que hoje ocupa a chefia do gabinete do senador Roberto Rocha (PSB) com quem Walter esteve reunido nos ultimos dias.
"O povo de Coroatá que cansou dessa de estar de um lado ou de outro e agora irá contar com o nosso nome como opção" Disse Walter ao blog.
Walter disse ainda que reúne todas as condições de enfrentar o clã Murad, em virtude de sempre ter sido um crítico e opositor sistemático do modelo de gestão imposto por ele.
Enquanto isso, o grupo de oposição denominado "G10" segue sem candidato definido...
58% das emissoras do Maranhão são controladas por políticos
Uma em cada cinco retransmissoras de TV da região da Amazônia Legal pertence a algum político. Dos 1.737 canais de retransmissão legalmente aptos a produzir conteúdo local, 373, ou 21,5% do total, estão em nome de políticos ou de parentes próximos. O grupo inclui sete senadores.
O Maranhão é o extremo desse fenômeno. Das 276 retransmissoras de TV maranhenses, 159, ou 58%, estão registradas em nome de empresas de políticos. Se forem somadas as retransmissoras de prefeituras, são impressionantes 223 televisões comandadas por políticos, o que representa 81% do total de retransmissoras existentes no estado.
As quatro grandes redes nacionais de televisão – Globo, SBT, Record e Bandeirantes – estão associadas a políticos no Maranhão. A TV Mirante, afiliada da Globo, é da família Sarney. A principal emissora do grupo, a de São Luís, pertence aos três filhos do ex-presidente: Roseana Sarney (ex- governadora do Maranhão, ex-senadora e ex-deputada federal, do PMDB), José Sarney Filho (deputado federal do PV, com nove mandatos consecutivos) e o empresário Fernando Sarney, que dirige o grupo de comunicação da família. A Mirante tem 20 retransmissoras no estado.
Em sociedade com a mulher, Tereza Murad Sarney, Fernando Sarney possui mais duas geradoras (o canal 10 de Imperatriz e o canal 9 de Codó), que por sua vez possuem outras nove retransmissoras. Há mais dez retransmissoras em nome da TV Maranhão Central, uma sociedade entre Tereza Murad Sarney e o ex-deputado Joaquim Nagib Haickel (PMDB).
No final de 2014, a família Sarney comprou a empresa Rio Balsas, proprietária do canal 6, na cidade de Balsas. Trata-se de uma emissora geradora. Mas até o final da pesquisa, em outubro de 2015, continuava oficialmente em nome do ex-prefeito Francisco de Assis Coelho (PDT), que ocupou o cargo de 2005 a 2012. A Mirante atribui a situação à lentidão da burocracia do governo. A transferência só pode ser oficializada com aprovação do Ministério das Comunicações, processo que pode levar vários anos.
A família Lobão controla a rede mais extensa do estado: 79 retransmissoras de televisão em nome da Rádio e TV Difusora, afiliada do SBT. Comandada por Edison Lobão Filho, primeiro suplente do pai no Senado e candidato derrotado ao governo estadual em 2014, a rede se tornou uma máquina de alianças políticas.
Tentativa de legalização
No interior do Maranhão foi possível constatar que Edinho Lobão, como é conhecido, terceiriza a gestão das retransmissoras, o que é proibido pela legislação.
Quando ocupou a vaga do pai no Senado, ele propôs legalizar o aluguel das retransmissoras, com o projeto de lei 285/2009. A justificativa para a proposta era a de que os titulares das outorgas tinham dificuldade para implantar as operações e que o arrendamento seria uma forma de “democratizar e estender o acesso à informação e lazer”.
O projeto chegou a ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça – contra o voto isolado do então senador Eduardo Suplicy (PT-SP) –, mas emperrou na Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo. Em dezembro de 2014, foi arquivado pela mesa diretora do Senado.
Os parceiros de Lobão Filho, na maioria dos casos, são políticos com base eleitoral na localidade, que assumem a responsabilidade pelo negócio.
Um exemplo é a retransmissora de Bacabal, na região do Médio Mearim. Em 1987, o Ministério das Comunicações outorgou o canal 2 daquela cidade à Rádio e TV Difusora, mas quem explora o serviço é o deputado estadual Roberto Costa, do PMDB, afilhado político do senador José Alberto, do mesmo partido.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, do PDT, arrendou por vários anos de Lobão a retransmissora de Caxias. Na eleição de 2014 para governador, Coutinho aliou-se a Flávio Dino, que derrotou Lobão Filho. Em retaliação, o peemedebista rompeu o contrato de arrendamento no meio da campanha eleitoral. Passada a eleição, voltaram a se acertar.
Edinho Lobão chegou a ser condenado em primeira instância, em 2010, por ter arrendado o canal 9 de São Mateus do Maranhão. O processo foi arquivado depois de prescrito.
Famílias tradicionais
A afiliada da Record no Maranhão também pertence a uma tradicional família de políticos, a do senador Roberto Rocha, do PSB, filho do ex-governador Luiz Rocha, falecido em 2001, e irmão do prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho. A mãe do senador é sócia da Rádio Ribamar, concessionária do canal 6 de São Luís. Os herdeiros do ex-governador possuem ainda seis retransmissoras no interior do estado, sendo duas na cidade de Balsas.
A afiliada da Record está em rápida expansão no interior, repetindo o modelo de alianças com políticos e prefeitos. Há relatos de que ela também cobra um valor mensal dos parceiros para liberar o sinal.
O canal afiliado da Rede Bandeirantes em São Luís não tem concessão de emissora geradora, como os outros grandes concorrentes. Ele só tem outorga de retransmissora e produz conteúdo local por estar na Amazônia Legal. A empresa, chamada Sistema Maranhense de Radiodifusão, pertence a Manoel Nunes Ribeiro Filho, ex-prefeito de São Luís e ex-deputado estadual por cinco mandatos. Filiado ao PTB, Ribeiro Filho foi presidente da Assembleia Legislativa por doze anos.
Continue a ler no Congresso em Foco…
Atendendo requerimento do vereador Cássio Reis o secretário Neto Evangelista traz caravana do Programa Bolsa Escola a Coroatá
O secretário de estado de Desenvolvimento Social, o deputado estadual licenciado Neto Evangelista (PSDB), acompanhou nesta quinta-feira, 28, a passagem da caravana do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) instituído por iniciativa do governador Flávio Dino (PCdoB) que se encontra sob a coordenação de sua pasta.
A visita da caravana e do secretário é fruto de um requerimento nº 0023/2015 de autoria do vereador Cássio Reis (PSDB) apresentado e aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal na seção do dia 13 de maio de 2015.
Durante o evento que ocorreu no CEM Luís Montenegro Tavares, Neto Evangelista pessoalmente, em atitude inédita de um secretário de estado, realizou durante toda a manhã ao lado da sua equipe a entrega e o desbloqueio de diversos cartões que foram entregues a centenas de cidadão que se fizeram presente no local. Os vereadores Jucelino da Fazendinha (PT) e Lourdinha (PC do B) fizeram uma rápida passagem no local da entrega dos cartões que se estenderá até o sábado (30).
Em entrevista o secretário falou da importância do programa e parabenizou o governador Flávio Dino por honrar mais um dos seus compromissos de campanha e que escolheu o município de Coroatá para ser a primeira cidade do estado a receber a visita da sua caravana em parceria com o Correios objetivando proporcionar rapidez na entrega dos cartões que dar direito ao benefício. O secretário aproveitou destacar que o programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) do governo do estado beneficiará somente em Coroatá 13.520 usuários o que injetará na economia local o valor de R$ 621.920,00.
Ainda na quinta-feira, acompanhado do vereador Cássio e do superintendente de Articulação Política da Região do Codó, Ciba Araújo, o secretário iniciou o dia atendendo a imprensa local concedendo entrevista no programa Jornal da Manhã da Rádio Educativa FM e ao Coroatá na TV da TV Nazaré, ambos apresentados pelo radialista Antonio Silva, visitou as livrarias credenciadas junto ao programa para vender o material escolar aos beneficiários do programa.
E encerrou sua passagem em Coroatá realizando uma visita ao Hospital Macrorregional, sendo recebido pela coordenadora de enfermagem Tatiana Vasconcelos, pelo assessor administrativo Cleo Freitas, pelo diretor clínicoJosé Rodrigues, pelo médico cirurgião Hélio Wilson, supervisores, coordenadores e diversos colaboradores da unidade.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Absurdo! Em Coroatá Moradores constroem ponte com recursos próprios
![]() |
Moradores utilizando a ponte que eles mesmo construíram. |
Cansados de esperar, moradores dos povoados Espirito Santo, Bom Jardim e Serraria e outros, resolveram se reunir e juntar seus poucos recursos e com o apoio de empresários que tem terras por lá, começaram a construção da ponte sob o rio Peritoró que liga os povoados e facilita a vida de quem vive nas localidades, principalmente as crianças que antes da ponte improvisada, precisavam se arriscar em canoas para irem em busca de educação.
Os moradores relatam que procuraram a atual prefeita Teresa Murad (PMDB), já que os povoados estão localizados na zona rural de Coroatá, mas não foram sequer atendidos pela mesma "Eles falaram que ela não estava na cidade e ninguém nem nos deu atenção, mas quero ver ela vir aqui no povoado em outubro" disse dona Maria do Rosário ao Blog Coroatá de Verdade.
"Aqui ninguém é engenheiro, arquiteto ou coisa parecida, mas nós temos o que a prefeita não tem, que é muita força de vontade e coragem para trabalhar, por isso mostramos pra ela que é possivel fazer muito com pouco". Disse o morador José Francisco.
PROMESSA ANTIGA
Vale lembrar que a prefeita Teresa Murad em 2012 quando era apenas uma candidata ao cargo, foi aos povoados e prometeu construir a ponte, além de resolver outros problemas da região. Mas, infelizmente, tudo só ficou na promessa, que devem ser renovadas em outubro, quando a prefeita concorrerá a reeleição.
Assinar:
Postagens (Atom)