segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Em Brasília, Flávio Dino cumpre intensa agenda em favor do Maranhão



Nesta quinta-feira (11), logo após o feriado prolongado do Carnaval, o governador do Maranhão, Flávio Dino,e seu vice, Carlos Brandão, cumpriram extensa agenda de encontros com ministros do governo Dilma Rousseff em Brasília. Logo no início do dia, o governador foi recebido em audiência pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanhado nessa agenda dos deputados federais Rubens Pereira Jr. (PCdoB) e José Reinaldo (PSB).

Na conversa com Aldo, o governador Flávio Dino destacou dois pontos: a instalação da 2ª Esquadra da Marinha no Maranhão e a criação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no estado. No caso da esquadra, o ministro Aldo revelou que já houve a definição pela instalação da base no Maranhão por parte da área técnica da Marinha. “Agora precisamos dar prioridade na ampliação dessa estrutura, levando em conta sobretudo o interesse da população”, destacou Flávio Dino.

Sobre a instalação de uma unidade de extensão dos estudos acadêmicos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), governador e ministro também trataram de investimentos necessários para seu funcionamento. E destacaram a relevância que tal unidade terá, em associação com a Base de Lançamento de Alcântara, para um projeto de desenvolvimento da política aeroespacial brasileira e da economia do estado.

“Alcântara já está consolidada como parte central de nossa política aeroespacial e, portanto, é candidata natural à expansão do ITA”, afirmou o ministro da Defesa. “A conversa com ministro Aldo foi no sentido de agilizar as medidas políticas e administrativas que garantam o andamento desses empreendimentos que são de grande importância para o país e para o estado. Para o Brasil, porque significa investimentos em soberania e desenvolvimento tecnológico autônomo, integrado ao desenvolvimento estratégico”,afirmou Flávio Dino, que destacou ainda que a implantação desses projetos no Maranhão garantirá a injeção de recursos públicos que vão gerar movimentação no setor privado com a criação de novos postos de trabalho.

ZikaVirus, Itaqui e Energia

Ao longo do dia, sempre acompanhado do vice Carlos Brandão, o governador Flávio Dino também foi recebido pelos ministros da Saúde, Marcelo Castro; de Planejamento, Valdir Simão; e de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Com Castro, o governador tratou detalhes do plano de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, ZikaVirus e chikungunya. Uma mobilização especial foi lançada esta semana também em âmbito federal e contará com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, em São Luís no próximo sábado (13).

Com o ministro da saúde, o governador e o vice do Maranhão também pleitearam o aumento do repasse de recursos federais ao estado. Segundo levantamento da bancada de deputados federais eleitos pelo Maranhão, o estado é um dos que recebe menor investimento per capta federal em Saúde.

Com o ministro do Planejamento, Valdir Simão, responsável pelo gerenciamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as pautas foram a duplicação da BR-135 e os leilões para investimento privado em novas áreas do Porto de Itaqui. O governador destacou os resultados positivos apresentados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em 2015 e detalhou ao ministro os planos de ampliação do Porto de Itaqui. Na pauta da agenda com o ministro Eduardo Braga, titular da pasta de Minas e Energia, também esteve presente o desentrave de investimentos privados no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário