segunda-feira, 31 de julho de 2017
Caravana de Lula pelo Nordeste encerrará pelo Maranhão
Está confirmada a vinda do ex-presidente Lula ao Maranhão durante a caravana que fará pelo Nordeste a partir do dia 17 de agosto, começando pela Bahia e encerrando pelo Maranhão.
A previsão é que no início de agosto o ex-presidente passe pelo Estado. A confirmação foi no encontro de presidentes de diretórios estaduais e de capitais em São Paulo.
A agenda ainda será estabelecida. Mas São Luís está incluída na visita.
Dino e Camarão concedem progressão para 5.559 professores do Maranhão
Os professores da rede pública estadual tiveram mais uma conquista que impacta direta e positivamente na qualidade do trabalho e mostra valorização da categoria. O governador Flávio Dino concedeu progressão para 5.559 professores que soma aos demais benefícios já garantidos desde o início da gestão que passa por incrementos salariais, realização de concurso público e oportunidades de qualificação. O benefício foi concedido nesta sexta-feira, 28.
Após autorizar a progressão para os mais de 5 mil professores o governador Flávio Dino pontuou ser este um incentivo para estes profissionais na luta de sua gestão para assegurar uma educação de qualidade aos maranhenses. “A Educação é o principal investimento para desenvolver o Maranhão”, ressaltou o governador Flávio Dino.
O secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão, destacou que este é mais um no conjunto de benefícios que o governador Flávio Dino oportunizou aos professores. “É mais uma mostra do compromisso assumido pelo governador para garantir melhores condições e mais qualidade de trabalho, além de estimular a permanência em sala de aula e o mais importante, valorizar o professor da rede estadual”, pontuou. Este ano, o governador já havia garantido progressão para mil professores.
A progressão funcional é a evolução do educador da rede pública estadual, que, após determinado tempo de serviço, avança de uma referência para outra superior na tabela remuneratória do magistério, conforme estabelecido pelo Estatuto do Magistério. A medida é mais uma de incentivo à educação. Significa incremento nos vencimentos mensais. As progressões já passam a ser implementadas nos contracheques a partir do próximo salário, juntamente com o vencimento do mês.
A concessão da progressão funcional é uma demanda dos professores do Estado e são benefícios importantes para a categoria, que foi, por muitos anos, penalizada com o não pagamento destas, assim como dívidas das promoções e titulações. O governador também já havia contemplado a categoria com progressões em 2015, primeiro ano da gestão, quando beneficiou com o pagamento um total de 11.144 professores; e em 2016, com a progressão para 4.608 profissionais da área.
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Flávio Dino dá autonomia e agora Prefeitura de Coroatá poderá licenciar grandes empreendimentos no município
O governador Flávio Dino
autorizou e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcelo Coelho assinou
junto a Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Coroatá, Marilena
Vieira e o prefeito Luis da Amovelar Filho, o termo de habilitação que dá total
autonomia ao município para expedir licenciamento ambiental para grandes
empresas que desejam se instalar na cidade.
"Esse é um momento
histórico, há anos Coroatá lutava por isso pois acaba com a burocracia e
facilita para os empreendimentos que queiram se instalar em nossa cidade, com
esse termo em mãos, a prefeitura pode licenciar toda e qualquer empresa que
esteja cumprindo todos os parâmetros legais", disse a secretária Marilena
Viera.
Sem dúvidas um grande avanço para
a cidade que já recebeu o empreendimento Frango Americano e muitos outros estão
por vir.
quinta-feira, 27 de julho de 2017
Centro de Hemodiálise de Coroatá começa a ganhar forma com obras a todo vapor!
O Centro de Hemodialise de Coroatá, que foi deixado abandonado somente com o terreno e algumas barras de ferro pela gestão anterior, está passando por um verdadeiro rebuliço nos últimos dias, em menos de uma semana, já se pode ver uma obra adiantada e de qualidade.
"Pedimos ao governador Flávio Dino que ele olhasse com carinho ao Centro de Hemodialise e ele prontamente nos atendeu, resolveu os problemas judiciais e reiniciou as obras e em breve nosso povo poderá contar com mais este serviço de saúde em nossa cidade" disse o prefeito Luis da Amovelar Filho ao blog.
LUTO! Família Mouzinho perde sua matriarca, dona Francisca
O prefeito Luis da Amovelar Filho usou sua pagina em rede social para externar seus sentimentos à parentes e amigos.
Mãe de família exemplar, trabalhadora e dedicada, sem dúvidas é uma grande perda para nosso município." disse o prefeito Luis da Amovelar Filho.
O blog também deixa aqui os pêsames a família Mouzinho.
A calorosa recepção de Flávio Dino em Codó
Ao contrário do que atestam as pesquisas de proveta da oligarquia, contratadas a peso de ouro com recurso públicos, em favor de institutos investigados pela Polícia Federal, como é o caso da Escutec, as imagens que ilustram o post atestam a aprovação do governo Flávio Dino em Codó.
Na manhã de ontem, 26, o governador esteve em Codó e anunciou uma série de ações voltadas para o município. Serão investidos R$ 300 mil para a construção de quatro novos tanques, sete berçários e um moderno laboratório no Projeto de Piscicultura da Vila Fomento; expansão do Programa Mais Asfalto; Dino também assinou as ordens de serviço para o início das obras de construção do Parque Ambiental – no valor de R$ 7,7 milhões – e da revitalização da praça São Sebastião, com aporte da empresa FC Oliveira por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, dentre outros investimentos anunciados.
Um multidão acompanhou todo o roteiro do governador, além de lideranças políticas como o prefeito da cidade, Francisco Nagib, o empresário FC Oliveira, o secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry e o ex-prefeito da cidade, Zito Rolim.
Quem acompanhou a comitiva do governador ainda percebeu a afinidade entre o secretário Márcio Jerry e o ex-prefeito Zito Rolim, o primeiro será candidato a deputado federal o segundo a estadual. Pelo visto, pode surgir uma aliança da dupla em 2018, tanto para as eleições majoritárias e principalmente na chapa proporcional.
Simplício Araújo 'bate de frente' com a Cemar para evitar aumento na conta de energia
Na nota, a equipe técnica da Seinc afirma que alguns dados apresentados pela ANEEL foram questionados quanto a sua confiabilidade, bem como se haviam passado por auditoria. Outro ponto recorrente foi a qualidade do serviço oferecido pela concessionária de energia elétrica no estado, que, de acordo com os números apresentados, não alcançam os patamares médios nacionais.
Dados fornecidos pela ANEEL foram confrontados com os apresentados pelo Ministério Público Federal e Estadual e por representantes de sindicatos. Dados do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) em relação à CEMAR, colocam a companhia em 45° lugar em qualidade dos serviços oferecidos.
A nota destaca que como representante do Setor Produtivo, a Seinc deixa claro a insatisfação do Governo com números que ainda não foram apresentados para justificar o aumento da tarifa, mas que já contribuem para definir o reajuste da CEMAR em mais de 19%.
Compactuando, com o Ministério Público Federal – MPF, O Governo gostaria de ter acesso aos autos do processo em questão, para a obtenção de dados acerca das perdas técnicas e em decorrência de fraude e desvios, elencadas superficialmente pela ANEEL, cujas somas ultrapassam o valor percentual de 12% da composição da planilha de reajuste tarifário bem como a apresentação de relatórios, referente ao reajuste dos quatro anos anteriores.
Segundo o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a ANEEL não deu a devida transparência nos dados e não soube justificar os motivos deste aumento. Segundo ele, o Governo do Estado busca evitar esse grave impacto à vida das pessoas e ao funcionamento do segmento produtivo no Maranhão, diante de um cenário de crise econômica. O país está tentando se reestruturar e, aumentar a energia elétrica da população, sem que nada justifique, é inaceitável.
"O segmento do Setor Produtivo do comércio e indústria serão penalizados gerando um efeito cascata, pois é sabido que, a partir do momento que se eleva o valor da energia elétrica, as empresas repassarão o mesmo ao consumidor, o que é uma questão lógica, além de criar, certamente, um grande volume de desemprego", afirmou o secretário Simplício Araújo.
O secretário também destaca que o momento é de retomada da economia e a mesma se dá, também, com geração de emprego e renda. Reajustes tarifários, devem seguir os princípios da razoabilidade e modicidade, com fundamentos plausíveis, pois, caso não se dê dessa forma, fatalmente a própria CEMAR poderá acarretar enormes prejuízos em decorrência do fechamento de um grande número de empresas, que poderão vir a falência, principalmente, os negócios que se utilizam da energia elétrica como força produtiva, havendo também um impacto negativo nas contratações atuais e futuras, além de provável aumento no número de inadimplências, no que diz respeito, ao compromisso assumido pelos consumidores de energia elétrica com a referida empresa.
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Jefferson Portela firma parceria para implantação de aulas preparatórias gratuitas para concurso da Polícia Militar em Coroatá
Durante uma reunião realizada na tarde de ontem (25), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o gestor da pasta de segurança pública do estado, Jefferson Portela recebeu uma comitiva composta pela força de segurança da Polícia Militar, professores, secretários municipais e representantes da prefeitura do município de Coroatá, cidade que fica à 260 km, de São Luís.
Na pauta, foi apresentado ao secretário o Projeto “ Segurança Cidadã” que visa oferecer um curso totalmente gratuito para pessoas de pouca aquisição econômica que queiram prestar concurso público para a Polícia Militar do Maranhão, além de despertar o interesse pelos estudos da sociedade, tirando assim a possibilidades de ficarem às margens da criminalidade.
As inscrições começaram na última segunda-feira (24), onde o interessado efetua sua matricula doado 2 quilos de alimentos perecíveis. Sendo assim a coordenação do curso já contabilizou 130 escritos. As aulas serão iniciadas no dia (11) de setembro, sendo ministradas por professores voluntários no Auditório do Batalhão da Polícia Militar de Coroatá, que contará com a presença do secretário Jefferson Portela, que na oportunidade dará uma palestra para os alunos.
Estiveram presentes na reunião o capitão Ricardo da Polícia Militar em Coroatá, o representante da Prefeitura, Manoel Sansão, Gestores Pedagógicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Ao final do encontro, o secretário Jefferson Portela, assinou o termo de parceria, dando total apoio ao projeto que na sua concepção é uma ideia “ Brilhante “, e que logo outras cidades exportarão tal invento. “ Devemos combater a criminalidade, por meio do conhecimento” destacou Portela.
terça-feira, 25 de julho de 2017
Tribunal de Contas do Estado atesta total transparência da Prefeitura De Coroatá
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão - TCE/MA, atestou pela segunda vez neste ano, que a Prefeitura Municipal de Coroatá cumpre a lei da transparência em sua totalidade. Ou seja, expõe para todos os cidadãos os gastos da gestão, publicações oficiais e demais informações que interessa quem deseja fiscalizar o poder público.
"Estamos cumprindo a lei, mas acima de tudo, indo de encontro a tudo que falávamos durante a campanha eleitoral, que era fazer uma gestão diferenciada, tendo como foco o cidadão coroataense, essa é determinação do nosso prefeito Luis da Amovelar Filho e é assim que iremos trabalhar até o dia que o povo determine" disse o secretário de Orçamento, Gestão e Finanças, Manoel Sansão.
Para acessar o portal da transparência da Prefeitura basta digitar:
http://www.coroata.ma.gov.br/
http://www.coroata.ma.gov.br/
sexta-feira, 21 de julho de 2017
Flávio Dino lidera com larga vantagem pesquisa em Imperatriz
O instituto Exata realizou pesquisa de intenção de votos para o município de Imperatriz. A pesquisa foi realizada no final de junho e avaliou o cenário para o governo do estado com os principais pré-candidatos. Em uma foi incluído o nome do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que afirma ser pré-candidato a deputado federal, mas sempre tem seu nome ventilado para o governo.
No cenário sem Braide, Flávio Dino lidera com 61%, Roseana Sarney tem 25%, Roberto Rocha aparece com 11% e Maura Jorge com 3%.
Apesar de ser apontado como nome novo que pode entrar em um vácuo, Eduardo Braide não empolga o eleitor de Imperatriz. Com a inclusão do nome do deputado, Flávio Dino possui 60%, Roseana 24%, Roberto 9%, Eduardo Braide 4% e Maura Jorge 3%.
Jovem esclarece prisão por engano "Estava no lugar errado, na hora errada" diz ele
O Jovem coroataense, Joseanderson Araújo, que é bastante conhecido na cidade, já que o mesmo é jogador de futebol e já defendeu a cidade em alguns campeonatos, procurou nosso blog "Coroatá de Verdade", para esclarecer os fatos relacionados a sua apreensão que aconteceu na noite da ultima quinta-feira (20).
Segundo Joseanderson, tudo não passou de um grande mal entendido, tanto que ele e seu colega foram liberados após serem ouvidos pelo Delegado Cláudio Mendes, e o terceiro envolvido no caso e que estava portando uma arma de fogo, só foi liberado após pagamento de fiança.
"O que aconteceu foi que eu e um amigo, estávamos indo abastecer minha moto e na metade do caminho a gasolina acabou, foi quando passou este conhecido e pedimos ajuda para que ele nos levasse até o posto de combustível, e assim ele o fez, meu amigo passou para a moto dele e eu fiquei na minha, sendo rebocado por eles, quando fomos surpreendidos pelo esquadrão águia, que tem feito um grande trabalho de ronda na cidade, paramos a moto assim que nos foi pedido para parar e fomos encaminhados para a delegacia, onde prestamos esclarecimentos e fomos liberados, para nossa surpresa o rapaz para quem tínhamos pedido ajuda estava armado e o mesmo permaneceu na delegacia até que fosse liberado após pagar fiança, nós nunca imaginamos que ele estaria com essa arma." Esclareceu o jovem que está bastante abalado com a repercussão.
Alguns populares fotografaram o momento da abordagem da policia e começaram a compartilhar informações que não condiziam com a realidade dos fatos, vale lembrar que Joseanderson não possui nenhuma passagem pela policia, a informação compartilhada de forma errada, acabou causando tristeza na família do mesmo, e por isso o blog resolver dar espaço para que ele pudesse esclarecer todo o caso.
Pronto, a verdade é essa.
Vargem Grande: Deputado Fábio Braga cobra responsabilidades da Caixa Econômica e da Caema
Na última semana, o deputado Fábio Braga – SD, voltou à tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar atitudes da Caixa Econômica Federal que financiou a construção de um conjunto residencial com mais de 1.000 unidades ainda não entregues aos beneficiários, mesmo estando prontas há mais de um ano e a despeito do grande déficit habitacional existente no Maranhão, que é o maior do Nordeste, e em Vargem Grande, que é um dos maiores do estado.
No discurso, Fábio Braga disse “estive recentemente na minha terra e diante da ansiedade e dos questionamentos da população, o que mais inquietou foi o problema das 1.050 casas feitas pelo Programa Minha Casa Minha Vida que já estão prontas e ainda não foram entregues aos beneficiários” – lastimou.
“Vou entrar com um requerimento junto a Caixa Econômica e à construtora responsável pela obra cobrando responsabilidade de ambas em relação à entrega desses imóveis populares" – disse.
O parlamentar criticou também a falta de compromisso social da CAEMA para com a população de Vargem Grande “pois ela não vem prestando um serviço à altura do que o povo merece e exige" – arguiu.
Para ele, “o que temos hoje é um sistema de captação montado no rio lá de Nina Rodrigues, onde também é feito o tratamento d’água e conduzido por uma tubulação de mais ou menos 9 quilômetros até a cidade de Vargem Grande. O que a população com justa razão exige saber – prosseguiu o parlamentar é “de que forma essa água chega a nossa cidade? o tratamento está sendo feito corretamente? tem vazamento no sistema durante transporte até Vargem Grande? por que os reservatórios da cidade não estão atendendo as necessidades do povo, já que falta água permanentemente nas torneiras das casas e dos comércios, embora a CAEMA nunca deixe de mandar as faturas de cobrança? Isso é intolerável" – emendou.
O parlamentar também chamou a atenção para um problema que ele considera da maior gravidade, porque ameaça diretamente a saúde das pessoas: “a falta d’água fornecida pela CAEMA, incentiva cada vez mais o mercado paralelo de água, captada em poços artesianos da região e comercializada em tonéis em cima de carros e caminhões, sem que a população conheça a origem do produto, porque não existe inspeção ou fiscalização dos órgãos competentes, sejam eles municipais ou estaduais, em cima de um serviço dessa magnitude" – revoltou-se o deputado.
Ao afirmar que vai cobrar da CAEMA, o deputado disse ter conhecimento que esse sistema deve ser licitado em breve, e que o governador garantiu numa reunião com prefeito e vereadores de Nina Rodrigues, “ele ligou e cobrou, na frente de todos, a urgência da licitação ao presidente da CAEMA”. E mais ainda, desde ano passado que se tem essa informação do plano de recuperação desse sistema de distribuição de água, até prazo foram estipulados e não foram cumpridos.
O Presidente da CAEMA, Davi Teles, tem nesses últimos meses tentado solucionar a parte burocrática e fazer de forma rápida e eficaz a recuperação do sistemas de abastecimento de água dos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues. Quanto a distribuição de água sem fiscalização, as outras autoridades competentes, devem manter uma fiscalização rigorosa e permanente sobre esses serviços de captação e comercialização de água para o consumo humano, evitando enfermidades futuras na população consumidora - finalizou.
PROCON realiza ações de fiscalização em postos de combustíveis e Gás de Cozinha em Coroatá
O presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior, está neste momento em Coroatá e toda a região para fiscalizar revendedoras de gás de cozinha e postos de combustíveis, segundo informações após a passagem do presidente do PROCON, Duarte Jr, os preços da gasolina por exemplo deveriam baixar de 3,98 para 3,28, porém isso acabou não acontecendo até o momento.
Toda a população está aprovando a atuação do órgão pois a reclamação sobre os altos preços dominavam as redes sociais e rodas de conversas. Agora é aguardar e ver se os donos de postos e revendedoras de Gás irão cumprir as normas estabelecidas.
PROCON de parabéns!
quinta-feira, 20 de julho de 2017
Presidente nacional do PT estará em São Luís neste sábado
A nova presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffman, estará em São Luís neste sábado (22) para duas agendas na capital maranhense. Ela participará de uma plenária das mulheres e da inauguração da nova sede do diretório municipal da legenda.
A senadora chega ao Maranhão por volta de 12h e depois do almoço estará na CESIR (FETAEMA), participando da plenária das Mulheres do Maranhão, evento promovido pelo Diretório Estadual do PT que começa às 9h.
Gleisi também concederá entrevista coletiva à imprensa maranhense, que deve ocorrer às 15h.
Já à noite, participa da inauguração da nova sede do Diretório Municipal de São Luís, que agorá funcionará na Rua dos Jambos, Qd 70, n° 18, Renascenca. A festa será a partir das 20 horas.
Para o novo presidente do diretório municipal do PT, Honorato Fernandes, “o momento é muito significativo e marca o início do processo de implantação de uma série de ações que os membros do Diretório, junto com a nova Executiva e a base do Partido vêm discutindo e trabalhando, no intuito de alcançar um único objetivo, que nos norteia desde o período de campanha: a unidade e a renovação do PT em São Luís”.
Deputados maranhenses a favor de Temer receberam mais de R$ 10 milhões em emendas
Os três deputados do Maranhão que votaram pela rejeição ao parecer do deputado Sérvio Zveiter (PMDB) favorável à admissão da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, tiveram liberados em junho R$ 10.304.160,00 em emendas parlamentares. Os números foram divulgados pela ONG Contas Abertas.
O deputado Juscelino Filho recebeu R$ 3,9 milhões, Hildo Rocha R$ 3,8 milhões e Cléber Verde R$ 2,4 milhões. No mesmo período, o deputado Rubens Júnior, contrário ao presidente, teve direito a R$ 503 mil.
As bancadas do Maranhão, Rio Grande do Norte e Roraima tiveram R$ 220,4 milhões empenhados em junho e contabilizaram seis votos a favor de Temer na Comissão.
Na última quinta-feira, 13, depois da liberação de todas as emendas parlamentares, o governo conseguiu mobilizar a base aliada para rejeitar o relatório de Zveiter. Barrado por 40 votos a 25, o parecer foi substituído por outro, favorável ao arquivamento da acusação.
O texto agora será levada ao plenário para a votação definitiva no dia 02 de agosto.
“Eu tô fora do PSB, tô saindo”, dispara Zé Reinaldo
Depois de passar três anos tendo de suportar Roberto Rocha, seu declarado desafeto dentro do PSB, finalmente, quando o senador perde força na legenda, o deputado federal Zé Reinaldo anuncia de vez sua desfiliação.
O parlamentar vai para o DEM, como o blog já anunciou faz tempo. O PSB era seu reduto e comandava a maior parte das decisões socialistas ao lado do sobrinho Marcelo Tavares e do prefeito Luciano Leitoa. Quando Roberto Rocha entrou na sigla pulou etapas, sendo o candidato ao Senado do PSB em 2014, aproveitando de sua relação com a executiva nacional para tomar decisões de cunho pessoal e atropelar o arquirrival. Zé Reinaldo disse várias vezes que não havia espaço para os dois no mesmo partido.
Perguntado nesta terça-feira, 18, se estava trocando o PSB pelo DEM, respondeu: “eu tô fora do PSB, tô saindo”. O deputado disse que não se identifica mais com a legenda, que fechou questão contra as reformas. “Eles decidiram isso sem discutir nada com os deputados. E abriram processo contra quem votou diferente (na reforma trabalhista).”
Nessa queda de braço não houve vitoriosos e no fim, Zé Reinaldo e Roberto Rocha devem acabarão tendo o mesmo destino.
Derrotado no PSB, Rocha fica sem partido para 2018
Pelo menos no que depender do PSB, a malfadada candidatura de Roberto Rocha para o Governo do Maranhão deve morrer logo no nascedouro.
Defenestrado pelo comando nacional do partido por se posicionar em favor do pacote de maldades do governo caído de Michel Temer (PMDB), sem apoio da militância socialista no estado e malquisto entre os dirigentes Luciano Leitoa (estadual) e Bira do Pindaré (São Luís), só restará ao senador ‘Asa de Avião’ procurar outra legenda se quiser confrontar Flávio Dino (PCdoB) no ano que vem.
O caminho mais provável dele é o PSDB. Mas, para isso, terá que derrubar os tucanos Carlos Brandão, Neto Evangelista, Luís Fernando Silva e Pinto da Itamaraty do ninho.
Os quatro, no entanto, não escondem a predileção pela reeleição de Dino.
Justiça autoriza que intimações sejam expedidas via WhatsApp no MA
A intimação de partes em processos judiciais no âmbito dos juizados especiais cíveis e da fazenda pública agora pode ser feita por meio do aplicativo de mensagens “whatsapp”. A adesão das partes à notificação pelo aplicativo de mensagens é voluntária e as que não aderirem a esse procedimento serão intimadas pelos outros meios formais previstos em lei.
Durante cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (18), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, a corregedora-geral, desembargadora Anildes Cruz, recebeu do presidente da Corte, desembargador Cleones Carvalho Cunha, 33 aparelhos celulares “smartphones” que serão utilizados, exclusivamente, para envio das notificações.
A medida, de iniciativa da juíza Márcia Chaves, coordenadora dos juizados especiais do Estado do Maranhão, foi implementada pela corregedora e pelo presidente considerando que esse aplicativo tem sido utilizado reiteradamente pela Justiça, em vários estados, como meio de dar maior efetividade a atos processuais, como citações e intimações, devido às suas funcionalidades.
Foi considerado, ainda, que, além de caracterizar meio idôneo para efetivação de intimação, o uso do whatsapp implica maior celeridade e menores custos para o desempenho das atividades jurisdicionais e de secretaria, evitando impressões desnecessárias e dispensando o pagamento de qualquer despesa para instalação e manutenção, conforme os critérios de simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade que orientam os processos no âmbito dos juizados especiais (Lei nº 9.099/95).
A Portaria Conjunta nº 11/2017, assinada pelo presidente do TJMA e pela corregedora da Justiça, em 17 de julho, a ser publicada no Diário da Justiça, regulamenta o modo de fazer as intimações e define as responsabilidades das partes na adesão ao uso do aplicativo.
Os aparelhos celulares serão distribuídos aos juízes titulares dos juizados de todo o Estado, instalados em São Luís, Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês e São José de Ribamar.
Termo
Conforme o ato, as partes devem preencher e assinar um termo de adesão na unidade judicial e informar o número do telefone - inclusive no caso de mudança -, e confirmar o recebimento da mensagem até 24h do envio, por meio de texto “intimado(a)”, “recebido(a)”, “confirmo o recebimento” ou outro semelhante, seguido da data em que for feita a leitura da mensagem.
Não sendo confirmado o recebimento pela parte no prazo previsto na portaria, será considerada realizada a intimação no momento em que o ícone de confirmação de mensagem entregue e lida surgir na tela do aplicativo. Caso não seja verificada a entrega e leitura da mensagem pela parte, no prazo de três dias, a unidade judicial providenciará a intimação por outro meio legal.
No ato da intimação, o servidor judicial encaminhará pelo aplicativo a imagem do pronunciamento judicial a que se refere a notificação, com a identificação do processo e das partes.
Fonte: G1 Maranhão
Projeto de lei proíbe taxa de religação de água e luz em Timbiras
O plenário da Câmara Municipal de Timbiras aprovou por maioria absoluta, na sessão desta segunda-feira (03), o projeto de Lei, de autoria do vereador Alex Rocha (PDT), que proíbe a cobrança de valores ou taxas para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica e de água em Timbiras, a famosa “taxa de religação”. A matéria segue agora para a sanção do prefeito Antonio Borba (PSDB).
De acordo com parágrafo único, a proibição da taxa de religação não se aplicará para o consumidor que tiver tido os serviços suspensos por decorrência de fraude comprovada, ou seja, do famoso “gato”. Os rigores da Lei também não se aplicam quando a interrupção dos serviços tiver sido requerida pelo usuário em nome de quem estiver a unidade consumidora e a matrícula do imóvel.
Na justificativa do projeto, o vereador diz que o fornecimento de água e energia elétrica é essencial à vida humana, pois são intrínsecos ao cotidiano humano. “De acordo com a Constituição Federal, a exploração dos serviços de energia elétrica e de água é de competência exclusiva do Estado, portanto ele deve garantir a prestação deles à população, buscando satisfazer necessidades gerais, da forma mais eficiente e eficaz possível”, alegou.
Para Alex Rocha, a cobrança da taxa de religação, de início, dificulta o retorno do serviço ao usuário que, como já mencionado, é essencial para a sobrevivência humana, pois a pessoa, que tem o fornecimento suspenso, certamente, não dispunha de recursos para pagamento da conta e não teria como arcar com a despesa do restabelecimento.
“Eu considero as taxas de religação de água e luz um desrespeito com o consumidor de Timbiras, enquanto estiver vereador estarei lutando pelos direito de todos os timbirenses”, frisou Alex Rocha.
Conheça em Coroatá o 'Veras Fastfood', localizado na praça da Bíblia
Inaugurou em Coroatá a Veras Fastfood que traz uma nova opção para os coroataenses quando o assunto é alimentação de qualidade.
Localizada na Praça da Bíblia, no centro da cidade, a Veras Fastfood dispõe de um cardápio variado, desde tortas, pizzas, até mesmo refeições completas, sem falar no ótimo ambiente para toda a família e profissionais capacitados.
Faça uma visita e conheça a Veras Festfood. Para mais informações só entrar em contato através dos números (99) 98119-7070 ou (99) 99138-9466.
sábado, 15 de julho de 2017
Agora é OFICIAL: Dia 26 de Julho prefeito Luis Filho entregará as MIL CASAS do "Minha casa, Minha vida"
O Prefeito Luis da Amovelar Filho confirmou ao blog Coroatá de Verdade que no próximo dia 26 deste mês, entregará as mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida, que foram conquistadas ainda no governo de seu pai em 2012.
A gestão anterior passou 04 anos sem dar nenhuma satisfação para os beneficiários, muitos deles já haviam até perdido as esperanças, mas agora com apenas 06 meses de mandato o prefeito Luis da Amovelar Filho conseguiu desatar todos os nós e confirmou a entrega que acontecerá a partir das 8 da manhã e contará com a participação de representantes do governo Federal e Estadual.
Sem duvidas está de parabéns o prefeito Luis da Amovelar Filho.
quarta-feira, 12 de julho de 2017
Líder político Luis da Amovelar vai a Brasília e têm garantias de que Casas do Eco Marajá serão entregues em breve.
O líder político Luis da Amovelar informou ao blog Coroatá
de Verdade que esteve em Brasília no início da semana buscando junto ao
deputado federal Rubens Jr resolver o impasse sobre as casas do programa
"Minha Casa, minha vida", que está aguardando apenas a data da
entrega ser definida pelo ministério das cidades.
"Temos também de entender que o momento político que o
país passa é complicado, Brasília está a todo vapor e com muitas incertezas,
mas tenho certeza que muito em breve o ministro definirá a data para a entrega
destas casas que foram conquistadas em minha gestão ainda em 2012".
O líder político diz querer não acreditar que exista alguém
contra a entrega das residências já que a Prefeitura de Coroatá e a Caixa já
cumpriram tudo que lhes foi determinado pelo governo federal.
Ricardo Murad age em Brasilia para impedir entrega das casas do residencial 'Eco Marajá'
Em contato com alguns deputados federais e outras fontes em Brasilia - DF, o blog Coroatá de Verdade foi informado de que, apesar da prefeitura de Coroatá e a CAIXA já estarem com todos os processos resolvidos quanto a entrega das casas do residencial Eco Marajá, as mesmas não serão mesmo entregue a seus donos no próximo dia 14, como previa a prefeitura e a CAIXA.
Segundo informações, o ministro das cidade, Bruno Araújo que é do PSDB não confirmou a agenda para a data prevista e estipulada pela prefeitura e CAIXA, Bruno nem confirmou se virá a Coroatá, nem muito menos informou se enviará algum representante, com o impasse, a entrega deve ser adiada novamente. Outras informações repassadas ao blog foi a de que o marido da ex-prefeita Teresa Murad que foi derrotada nas ultimas eleições, está trabalhando junto aos senadores Lobão, João Alberto e Roberto Rocha para que as casas não sejam entregues tão cedo, causando assim desgaste politico para a prefeitura de Coroatá, pois os boletos de pagamento das casas, já chegaram aos beneficiários do programa "Minha casa, minha vida".
É triste a forma de fazer politica dos opositores do povo, pois todos sabem que Murad passou 04 anos na prefeitura e nada fez pela entrega das casas e agora, após o prefeito Luis da Amovelar Filho conseguir em apenas 6 meses cumprir todas as exigências tanto do governo federal quanto da CAIXA, Murad tenta mais uma vez atrapalhar o povo de Coroatá.
Mas o prefeito de Coroatá já informou que não ficará parado e buscará apoio para que a entrega acontece o mais rápido possível, nem que precise ir a justiça para isso!
VIII Conferencia Municipal de Assistência Social será realizada nos dias 18 e 19 deste mês
Após articulação de Sarney, governo Temer corta R$ 224 milhões da educação básica do MA
Apostando na tática do “quanto pior melhor”, o oligarca José Sarney usou sua influência política e articulou nos bastidores de Brasília para que o desgastado governo Michel Temer (PMDB) descumprisse acordo firmado com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), autorizando, por meio de portaria publicada pelo Ministério da Educação, corte de R$ 224 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que deveriam ser repassados aos municípios maranhenses.
Em abril deste ano, o presidente da Famem e prefeito da cidade de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), teve a garantia do Governo Federal da edição de uma medida provisória que parcelaria o pagamento dos recursos referentes ao ajuste anual do Fundeb, para evitar assim um déficit financeiro nas contas das prefeituras maranhenses.
No entanto, o acordo foi subitamente desfeito e o corte dos recursos do Fundeb deve acabar prejudicando significativamente o orçamento das cidades maranhenses, com reflexo direto no setor educacional e no pagamento dos profissionais que nele trabalham.
O maior corte será sentido pela Prefeitura de São Luís, mas a medida atinge até o governo estadual, que será penalizado com a perda de R$ 47 milhões em recursos.
Para Sarney, o corte dos recursos e a consequente precarização da educação no estado, devem acabar gerando desgaste na imagem de alguns gestores maranhenses, fato que pode enfraquecer adversários do seu grupo político nas eleições de 2018.
Atolados em escândalos de corrupção e com baixa popularidade, Sarney e seus aliados apostam na perversa estratégia do “quanto pior, melhor” – própria dos que estão sem saída – para afundar o Maranhão, já que estão caindo definitivamente na lama e no limbo político.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) já havia alertado para o enorme prejuízo por trás do corte. O parlamentar chegou a apresentar Projeto de Lei com a possibilidade de parcelamento dos repasses, mas o acordo foi estranhamente desfeito.
Em uma rede social o deputado alertou para o estrago que o corte de repasses do Fundeb deve causar às prefeituras. “Governo Federal descumpre acordo e corta de uma vez R$ 224 milhões do Fundeb do Maranhão, prejuízo enorme nos municípios. Venho alertando há dias. A Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) ajuizou uma ação para impedir isso. Apresentei um Projeto de Lei (PL) com a possibilidade de parcelamento. Mas o Governo Federal segue insensível a este grave problema do Maranhão”, protestou o deputado.
Para Rubens Júnior, com a medida “muitos municípios sequer pagarão o salário dos professores” e o corte deve inviabilizar o planejamento orçamentário anual dos municípios.
Todos os senadores maranhenses votam a favor da reforma trabalhista
Mais uma vez nossos três representantes no Senado envergonharam os maranhenses. Roberto Rocha (PSB), Edison Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB) votaram a favor da reforma trabalhista, que entre outras medidas muito mais favoráveis ao empregador privilegiam os acordos coletivos em detrimento da Lei.
O plenário do Senado Federal aprovou, por 50 votos favoráveis e 26 contrários, o texto base da reforma trabalhista. O presidente da Casa, Eunício Oliveira, teve que reabrir a sessão sentado no canto da mesa diretora, fora da cadeira principal, após senadoras da oposição terem ocupado os lugares na Mesa.
O texto foi aprovado do jeito que foi enviado pela Câmara e segue para sanção presidencial.
Vereador Junior Buhatem agradece assistência médica prestada ao seu pai na UPA e Macro Coroatá
O Vereador Junior Buhatem (PMDB), usou as redes sociais para agradecer toda a assistência médica prestada ao seu pai, o grande comunicador Zé Buhatem que faleceu na ultima segunda-feira dia 10.
Veja a postagem do vereador:
"Em nome da minha família quero agradecer a assistência médica prestada ao meu pai desde o momento que ele deu entrada na UPA ate a sua transferência para a UTI do Hospital Magro Regional.
Foram quase 2 meses de uma batalha pela vida do nosso patriarca, acompanhamos de perto toda a atenção e cuidado de cada profissional que integrava a equipe da UTI para restabelecer a sua saúde.
Foi feita a vontade de Deus, mais a nossa gratidão a cada um de vocês será eterna.
Obrigado a todos pelas palavras de conforto!
Fiquem todos com Deus!
Junior Buhatem e familia."
Humorista Tirullipa faz grande show em Coroatá neste sábado
Neste sábado dia 15, acontece em Coroatá o show de um dos humoristas mais famosos do Brasil. Tirullipa, o artista está em cartaz com o show “Não sou o cara, mas sou o filho dele”.
O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal, e terá início às 20h30.
Os ingressos podem ser encontrados à venda na Real Som e no Espaço Tim, por apenas R$ 40,00.
terça-feira, 11 de julho de 2017
Igreja Apostólica Rosa de Saron realizará ação social em bairro carente
A Igreja Apostólica Rosa de Saron, está de parabéns pelas lindas ações que vem realizando em nosso município. Com a ajuda dos fieis da Igreja, todos tem feito ações voltadas as pessoas mais carentes da nossa cidade.
O próximo bairro a ser beneficiado no próximo sábado é a Vila Cilene, um dos mais pobres do município, durante todo o dia ocorrerá distribuição de cestas básicas, corte de cabelo grátis, manicure e etc e durante a noite, será realizado um grande culto na localidade com o pastor Francisco e Pastora Eva e toda sua equipe de pastores.
Caso Fundeb: Bancada maranhense reúne com Temer e garante solução do impasse
A bancada do Maranhão no Congresso Nacional se reuniu com o presidente Michel Temer, na manhã desta terça-feira (11), para tratar dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “O novo acordo firmado com o Governo Federal prevê a antecipação do complemento da União dos próximos seis meses, a ser pago ainda em julho. Objetivo é atenuar a dívida e garantir a folha de pagamento”, anunciou o deputado federal e coordenador da bancada, Rubens Junior (PCdoB).
Com a presença dos três senadores do Maranhão e deputadores federais, o presidente Temer ladeado dos Ministros da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se mostrou preocupado com a situação.
A solução encontrada foi a seguinte: Uma comissão formada pelos deputados Juscelino Filho (DEM), Hildon Rocha (PMDB) e o senador Roberto Rocha (PSB) foi montada para encontrar o mecanismo legal que irá permitir a antecipação da compensação do Fundeb.
Essa antecipação que o município e o Estado vem recebida mês a mês, será antecipada em forma de todo o recurso do segundo semestre para ainda este mês de julho, e dessa forma, as prefeituras consigam pagar a folha do mês de julho, e suas obrigações em dias.
Senadores João Alberto, Lobão e até Roberto Rocha ignoram boicote de Temer ao Maranhão
A bancada maranhense na Câmara Federal e o presidente da Famem, Cleomar Tema, passaram o dia de hoje discutindo medidas para forçar o governo federal a cumprir o acordo de parcelar o desconto em relação aos repasses do Fundeb.
Estranhamente, foi publicada, na quinta-feira (6), a portaria nº 823/2017, autorizando o desconto de R$ 177 milhões das contas das prefeituras maranhenses. A medida também prejudicará o estado, que perderá R$ 47 milhões.
Líder da bancada maranhense no Congresso, o deputado Rubens Júnior anunciou uma reunião entre os representantes do Estado e o presidente Michel Temer, amanhã, às 11h, pra tratar sobre este assunto.
Segundo Cleomar Tema, ficou acordado que caso o governo federal não volte atrás, os deputados maranhenses podem começar a travar votações de interesse do Planalto. O objetivo é pressionar, ainda mais diante da situação do presidente em vias de ser afastado.
Enquanto prefeitos e deputados se unem para reverter à medida prejudicial aos municípios, os senadores Roberto Rocha, João Alberto e Edson Lobão continuam inertes a situação, apesar do risco de quebradeira de várias prefeituras. O caso é constrangedor. O próprio deputado do PMDB, Roberto Costa, prometeu cobrar uma postura dos parlamentares.
Aliados do presidente Michel Temer, os representantes do Estado no Senado simplesmente fecharam os olhos. Contudo, 2018 é logo ali, e os prefeitos hoje prejudicados se preparam para dar o troco em “Carcará”, no “Esquálido” e no autointitulado “Asa de Avião”.
Após matéria do blog, funcionários da antiga gestão informam onde estavam computadores do Conselho Tutelar
Pronto, mistério desvendado, após o blog Coroatá de Verdade, obter com exclusividade documentos que comprovam que os 5 computadores enviados pelo deputado Weverton Rocha ao conselho Tutelar de Coroatá já teriam sido enviados a prefeitura de Coroatá em Dezembro de 2016, eis que funcionários da antiga gestão da ex-prefeita Teresa Murad ligaram para informar que os computadores não haviam sido 'desviados', mas sim, cadastrados de forma maldosa para atrapalhar a atual gestão.
"Eles pediram para a gente cadastrar como se fosse de outro lugar pra não dizer que tinha sido o deputado que tinha mandado os computadores, e a gente cumpriu as ordens" disse o funcionário que pediu para não ser identificado.
Os computadores estavam cadastrados como se fossem pertencentes ao novo CRAS que será inaugurado em breve, e não ao Conselho Tutelar, com as informações em mãos, o secretário de Assistência Social, Hamilton Neto, foi até o almoxarifado e conseguiu localizar os devidos computadores que agora finalmente serão entregue aos conselheiros. Vale lembrar que as duas impressoras até o momento não foram localizadas, mas o secretário continua em busca de informações sobre as referidas.
E que venham novos 'mistérios', rssrsrs.
O povo perguntou e o blog apurou: Cadê os computadores e impressoras do Conselho Tutelar? Veja quem recebeu estes equipamentos
No dia do aniversário de Coroatá, o Conselho Tutelar da cidade recebeu um veiculo novinho das mãos do prefeito Luis da Amovelar Filho, além dele, foram entregues também um refrigerador, tudo fruto da emenda do deputado federal Weverton Rocha, que destinou emenda para a compra destes equipamentos, chamados 'Kits', e neste Kit, neste KIT é composto de 01 veiculo, 01 Geladeira, 02 Impressoras Multifuncionais e 05 Computadores.
Aí que está o problema, pois os computadores e as impressoras até o momento nunca chegaram nas mãos dos conselheiros, e os mesmos, como sempre cobram dia e noite, e foi através desta cobrança que o blog Coroatá de Verdade, através de suas fontes em Brasilia - DF, conseguiu através do gabinete do deputado Weverton e do Ministério de Direitos Humanos, que é responsável pela entrega dos equipamentos, os documentos de recebimento dos 05 computadores e das duas impressoras. Isso mesmo, o município já recebeu estes equipamentos, porém, não se sabe onde eles foram parar.
O mais interessante é que tais equipamentos foram entregues ainda em 2016, quando a prefeita era Teresa Murad, pois pasmem vocês, ao que tudo indica, os computadores e impressoras que deveriam servir ao povo de Coroatá através do Conselho Tutelar, podem ter sido 'usurpados', já que até o momento não se tem noticias deles, a atual gestão informou ao blog que não tinha conhecimento do recebimento dos mesmos, e que agora, munidos de toda a documentação iniciará uma verdadeira varredura afim de encontrar os computadores fujões, e caso eles não apareçam, quem recebeu será acionado na justiça.
Como provam os documentos abaixo, quem recebeu os 05 computadores, que juntos custam mais de 20 mil reais, foi o senhor Josafá dos Santos, que era o superintendente de almoxarifado e patrimônio da prefeitura na gestão de Teresa Murad.
![]() |
Clique na imagem para ampliar. |
Já as impressoras, quem recebeu no dia 07 de Dezembro de 2016, foi a própria secretária de Assistência Social, a senhora Marydalva, como constam nos documentos assinados pela própria.
Agora, a pergunta que não calar é, CADÊ OS EQUIPAMENTOS QUE ESTAVAM AQUI???
O Carro e o refrigerador que o prefeito Luis da Amovelar Filho recebeu, já estão servindo ao povo na sede do Conselho Tutelar.

Assinar:
Postagens (Atom)