sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Um governo nada transparente

Raimundo Diogo (PT)
Cássio Reis (PSDB)
A então candidata Teresa Murad (PMDB) comprometeu-se durante as campanhas eleitorais em fazer um governo transparente, mas tem provado o tempo todo que isto não passou de mais uma PROMESSA que não será cumprida, embora, algumas vezes, tenha se esforçado para aparentar transparência.

Em 23 de agosto a Prefeitura Municipal realizou  uma audiência pública para "discutir" (assim mesmo entre aspas) as metas do governo para os quatro anos vindouros, assim como organizou no dia 23 (terça-feiras) às pressas uma outra na Câmara Municipal para (sic) expor a demonstração do cumprimento das metas fiscais relativas ao segundo quadrimestre deste ano – o exercício fiscal de 2013 na intenção torpe de atender o que determina a Lei Complementar nº 101, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim como mantém de forma grosseira dentro da página do executivo o Portal da Transparência Municipal.

Mas encerram-se por aí o engambelamento do desastroso governo da esposa do deputado licenciado e secretário de estado de Saúde Ricardo Murad quanto a tentativa frustrada de demonstrar a moralidade. Uma prova disso é que todos os requerimentos de pedidos de informação ao Executivo Municipal apresentados pelos parlamentares integrantes do Bloco de Oposição são reprovados com os votos contrários da maioria governistas.

A vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB) indignou-se na sessão do último dia 19 ao ter desaprovado um requerimento de sua autoria que solicitava à Secretaria Municipal de Educação - SEMED informações acerca do início das aulas de informática para os estudantes da escolas municipais dos povoados Pau-de-estopa e Macacos.

O fato voltou a ocorrer neste dia 26 quando os requerimentos de pedidos de informações dos vereadores Raimundo Diogo (PT) e Cássio Reis (PSDB) receberam um "não" de todos os parlamentares governistas presentes, apesar das ausências do seus integrantes (já que Marcelo Moura, PTC, e Lourdinha Pereira também não participaram daquela sessão).

O requerimento de autoria do tucano solicitava informações sobre os nomes e o locais de trablho dos dez médicos do Programa Saúde da Família - PSF que, segundo o Diário Oficial do Estado - DOE/MA, encontram-se contratados para prestas serviços no município. E o petista solicitava informação acerca das contratações de empresas terceirizadas para prestar os diversos serviços públicos, bem como execução da reforma do extinto Hospital Geral Municipal - HGM. Mas, como dissemos acima, ambas foram reprovadas descaradamente.

Em conversa por telefone com a nossa reportagem o líder de oposição, Raimundo Diogo, lamentou pela atitude da bancada aliada a prefeita e repetiu o que disse na tribuna ao líder governista Júnior Buhatem (PMDB): "Eu provo que a prefeita mente até no seu Portal da Transparência, quando diz que nasceu no município de Coroatá, o que é uma mentira segundo a sua carteira de identidade, pois lá está escrito que ela é natural da capital São Luís", declarou.