sábado, 28 de setembro de 2013

Opinião: Esclarecimentos necessários sobre a minha declaração de voto ao professor Odair José

Comecei em minha página no Facebook esclarecer alguns pontos a respeito da minha declaração na última quinta-feira (26) durante a 3ª Conferência Municipal do PCdoB, realizada no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais, quando tornei pública, juntamente com o novo presidente da legenda, Ciba Araújo, a minha intenção de voto ao pré-candidato ao parlamento estadual pelo PDT, Odair José (que estava presente na platéia) se este realmente tiver seu nome apresentado como postulante a Assembléia Legislativa do Maranhão - ALEMA, conforme postagem que você poderá ler clicando aqui.

O primeiro ponto que merece esclarecimento diz respeito a frase que usei naquela oportunidade para defender o nome do ex-secretário municipal de Educação. Eu disse ali que o nome de Odair José era "o melhor nome", mas me expressei mal, pois deveria ter dito que "ele é o melhor nome entre os que estão disponíveis", pois também enxergo outros nomes excelentes no grupo de oposição, tais como o vereador Cássio Reis, o ex-vice-prefeito Domingos Alberto, o ex-vereador Ciba Araujo e até mesmo do ex-prefeito Luís da Amovelar (se este conseguisse se livrar das amarras da condenação judicial) entre outros, mas que nenhum destes (até o momento) colocaram-se à disposição... Entendam-me. Mas não estou através desta postagem retirando minha declaração, pelo contrário, estou inclusive reafirmando, porém, buscando evitar que uma injustiça seja cometida com os companheiros citados.

Segundo, nem por isso menos importante: eu também deveria ter dito na minha manifestação durante a condução da mesa de trabalhos da 3ª Conferência Municipal do PCdoB, logo após o discurso de Ciba Araújo sobre conjuntura política e os rumos do partido, que, entendendo a necessidade do lançamento de uma candidatura local à Assembleia Legislativa do Maranhão, caso o PDT não apresente, por quaisquer motivos, o nome do professor Odair Soares, o partido para o qual fui reconduzido naquele mesmo dia ao Diretório Municipal, o PCdoB, discutirá um nome entre os seus quadros para apresentar à disputa para o referido cago. Nem que este nome seja o meu, portanto, aproveito este espaço para reafirmar o meu nome como pré-candidato a deputado estadual por amor ao meu município de Coroatá.

Como tenho dito nas rodas de conversas com os amigos mais próximos ou entre "grandes" personagens da política coroataense (quando este me dão oportunidade) o nosso município precisa ter um candidato ao parlamento estadual nas eleições vindouras e se os que se julgam preparados e maduros o suficientes para tal disputa se acovardam os jovens audaciosos tem que chamar para si tamanho desafio. Pena que a política partidárias muitas vezes é um jogo de cartas marcadas ou apenas uma corrida desleal para aqueles que acabaram de enveredar por estas bandas...

Mas, voltando ao pré-candidato Odair José, não renegarei quaisquer críticas feita por mim a ele, pelo contrário, sempre que necessário voltarei a fazê-las, pensando em seu crescimento pessoal e político. Sendo assim, espero ter evitado quaisquer transtornos quanto a minha sincera declaração.

E, por fim, volto a reafirmar que a opinião dos dois dirigentes comunistas ainda não representam a opinião do partido, que reunirá seu Diretório Municipal recém eleito posteriormente para discutir esta e outras questões.
Abraço a todos e a todas.

PS: Sobre os motivos que me fazem defender a necessidade de uma candidatura local ao parlamento estadual falarei em outra postagem específica nos próximos dias (ou não).