terça-feira, 8 de março de 2022

Guerra na Ucrânia: 13º dia

 Este 13º dia de guerra na Ucrânia começou com a abertura de corredores humanitários de cinco cidades ucranianas que estão entre as mais atacadas pelos russos, inclusive Kiev, a capital. E os Estados Unidos anunciaram um novo embargo contra a Rússia: empresas americanas estão proibidas de comprar petróleo e derivados dos russos.

A Rússia, que é o maior exportador de óleo e gás natural do mundo, já havia sido submetida a sanções depois de ter invadido a Ucrânia – mas elas não tinham, até agora, atingido as exportações de óleo para energia. Após a resolução do governo de Joe Biden, o preço do barril do petróleo ultrapassou os US$ 130 (o recorde absoluto é de 2008: US$ 147,50).

Em resposta à medida, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto que restringe a importação e exportação de bens e matérias-primas "para garantir a segurança da Federação Russa". Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu a Biden, dizendo que os Estados Unidos enviaram "um sinal mais forte para todo o mundo".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário