sexta-feira, 20 de março de 2020

Professor da Universidade Ceuma é um dos 15 profissionais de referência nacional para o combate ao coronavírus


A pedido do Ministério da Saúde, foi realizado um treinamento entre os laboratórios centrais de 15 estados brasileiros, ocasião em que foi escolhido um profissional de referência de cada unidade da federação para ser capacitado para realizar o diagnóstico molecular do vírus que causa a Covid 19, infecção que tem como agente o novo coronavírus. No Maranhão, o escolhido foi um docente da Universidade Ceuma, o professor-doutor Lídio Gonçalves Lima Neto, que vai implementar seus conhecimentos Laboratório Central do Estado do Maranhão.

“O treinamento me capacitou tanto na parte prática, quanto na teórica, para fazer o diagnóstico molecular da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS – COV 2), que é responsável pelo Covid 19. Vou aplicar uma técnica que é a única disponível para diagnosticar e, também, estratégias para controle dessa pandemia”, informou Lídio.

Antes de ir ao encontro com os demais pesquisadores do Brasil, realizado no Instituto Evandro Chagas, no Pará, o docente reuniu alunos e professores do curso de Farmácia e Biomedicina da Universidade Ceuma para esclarecer e desmistificar todas as dúvidas geradas sobre o novo Covid 19, além de abordar o poder de infecção e como prevenir esse tipo de enfermidade pelos bons hábitos de higiene pessoal.

Lídio orientou os alunos, que são futuros profissionais da área da saúde e pesquisadores, os principais exemplos de como evitar a transmissão e de que forma os alunos da IES contribuirão para a sociedade com orientação e tirando dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário