terça-feira, 5 de junho de 2018

Roberto Costa e Bira do Pindaré defendem programação dos festejos juninos do Governo do Estado



Os deputados Roberto Costa (PMB) e Bira do Pindaré (PSB) defenderam da tribuna, na sessão desta terça-feira (5), os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado de Cultura na elaboração da programação do Governo do Estado para os festejos juninos deste ano que, dentre outras atrações, conta com a participação do cantor Agnaldo Timóteo.

Roberto Costa reconheceu o trabalho feito pela Secretaria de Estado da Cultura de valorização e respeito aos artistas da terra e às manifestações culturais maranhenses, por intermédio da adoção do Edital de seleção para contratação e pagamento dos artistas e das brincadeiras. “Não podemos mais aceitar se pagar brincadeiras em porta de banco, como acontecia antes. E a política de edital põe fim a esse desrespeito. Precisamos oportunizar o maior número de vagas para essas brincadeiras, dentro do nosso São João, e isso o secretário Diego Galdino já me garantiu que vai acontecer”, argumentou.

“É importante, claro, que o Estado possa dar essas condições para essas brincadeiras. Sei que não é fácil porque o custo é elevadíssimo. Mas o secretário Diego Galdino se comprometeu em atender as reivindicações das brincadeiras. Inclusive, já me adiantou que o César Nascimento está incluído na programação do arraial, assim como Beto Pereira e Mano Borges”, salientou Roberto Costa.

“Quero aqui, mais uma vez agradecer, e dizer às brincadeiras que eu sei o que elas passam, sei da dificuldade que elas estão vivendo e, às vezes, da frustração que é não ter o direito de se apresentar, principalmente de todo um sacrifício anual que se faz na busca de se arrumar para as apresentações. Vamos buscar uma solução para que todos ganhem com isso. E tenho certeza que o Diego não vai lhes faltar com essa resposta extremamente positiva. E quem ganha com a apresentação das brincadeiras, na verdade, é o povo do Maranhão”, declarou Roberto Costa ao concluir seu pronunciamento.

Bira do Pindaré defendeu que as reivindicações das brincadeiras sejam todas analisadas e, na medida do possível, atendidas dentro da programação dos festejos juninos do Governo do Estado, de forma a garantir cada vez mais o acesso de todos os grupos e de todos os movimentos de cultura locais. “O deputado Roberto Costa trouxe para cá elementos importantes que demonstram essa disposição da Secretaria de garantir essa conciliação. É só uma questão de tempo para se resolver”, destacou.

“Acho que temos que buscar a conciliação. A política de edital é uma política que não é excludente. Ela permite que haja uma flexibilidade, que se garanta a participação de um número maior e mais diversificado de artistas e brincadeiras. Então isso faz parte de uma construção e que aos poucos vai se resolvendo”, ressaltou o parlamentar socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário