terça-feira, 5 de junho de 2018

Mais de 840 mil alunos maranhenses estão inscritos na 1ª etapa da OBMEP 2018



Será realizada, nesta terça-feira (5), a prova da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2018. As provas serão realizadas nos dois turnos escolares, em escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

No total, 845.817 estudantes de 4.011 escolas públicas e particulares do Maranhão se inscreveram para a OBMEP 2018. Estes números representam um aumento na ordem de 6,95% a mais que em 2017, quando 830.965 alunos de 3.874 escolas garantiram a participação na Olimpíada.

A OBMEP 2018 é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

Essa é a maior olimpíada estudantil do país, e reúne estudantes de todos os estados brasileiros. Foi criada com o intuito de estimular e testar o raciocínio lógico e o pensamento matemático dos estudantes.

No Centro de Educa Mais Jornalista João Francisco Lisboa (Cejol), 1.728 estudantes estão inscritos para fazer a prova nesta terça-feira. Isto representa 100%.

“O nosso objetivo é, cada vez mais, preparar os nossos alunos para a excelência acadêmica. E estas olimpíadas representam um grande valor para os nossos alunos. Não sabemos qual será o resultado, mas esperamos que seja o melhor possível. As provas da OBMEP problematizam situações cotidianas, o dia a dia do aluno. E isso é que queremos para o ensino. Estamos muito esperançosos”, disse a professora Regina Pereira, gestora geral da escola.

Também, no Centro de Ensino Maria José Aragão, 100% dos estudantes foram inscritos, um total de 852 estudantes dos três turnos.

“A OBMEP é marcante na educação brasileira. A importância dela se dá porque estimula os alunos a participarem de eventos que possam melhorar o desempenho deles na escola. E os alunos se mostram cada vez mais interessados em participar, porque além de aprimorar o conhecimento, tem ainda a premiação que, de certa forma, tem reflexo na autoestima deles, no desejo de crescer, de ter mais conhecimento. Então, daí a importância da Olimpíada de Matemática”, destacou Wilson Chagas, gestor geral do C.E. Maria José Aragão.

Para o secretário de Educação Felipe Camarão, é fundamental estimular a participação dos estudantes na OBMEP.

“Nos últimos quatro anos estamos vendo crescer o interesse dos professores e dos alunos em participarem da OBMEP. E a Seduc tem fomentado essa participação, por entender que, quanto mais os nossos estudantes estimularem o raciocínio lógico, mais resolutivos eles serão. E, consequentemente, maior será a capacidade que eles terão em resolver situações de suas próprias vidas. Além disso, é conhecimento que eles estarão agregando para a vida toda”, pontuou Felipe Camarão.

“Nós queremos agradecer aos gestores escolares, professores e aos nossos queridos alunos pelo empenho para participar da OBMEP. E dizer que estamos todos na torcida pelo bom desempenho de todos. Uma ótima prova”, finalizou o secretário.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da Matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil. Seu intuito, em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades a alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado.

A OBMEP é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das Secretárias Estaduais de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário