segunda-feira, 23 de abril de 2018

Governo oferta cirurgia plástica de correção das orelhas no Hospital Regional de Timbiras



“Hoje, tenho prazer em mostrar minhas orelhas”. O relato é da jovem de 23 anos que passou toda a vida recebendo apelidos sobre sua aparência, mais especificamente sobre suas orelhas. A fisioterapeuta Carla Vanessa Ferreira foi uma das 21 pacientes que realizou cirurgias de correção de orelhas proeminentes no Hospital Regional de Timbiras. 

O procedimento, chamado de otoplastia, tem mudado a vidas dos pacientes. “Desde a infância, tenho um trauma porque todo mundo me apelidava, a famosa orelha de abano. Minha família também. Quando fiquei adolescente, sempre andava com as orelhas escondidas. Tinha cabelo longo, e sempre dava um jeito de esconder. Hoje uso ele solto, amarro em rabo de cavalo. Estou maravilhada. Minha autoestima está lá em cima”, disse Carla Vanessa Ferreira, que passou pela cirurgia há cerca de um mês.


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a proposta é expandir cada vez mais os serviços de saúde para os cidadãos. “Estamos avançando por todo o estado com iniciativas que beneficiem os usuários dos serviços públicos de saúde. É o que a gestão do governador Flávio Dino tem provado, especialmente com o atendimento de qualidade efetuado nos hospitais regionais, assim como em toda rede estadual de saúde no Maranhão”. 

Para o diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Sansão Pinheiro, a unidade tem expandido a assistência à população com especialidades e procedimentos inéditos para a região. Em fevereiro, por exemplo, a pielolitotomia ou retirada de cálculo do rim entrou na lista de cirurgias realizadas no local.

“Nossa premissa é trabalhar para melhorar a saúde dos moradores da região. Antigamente, enviávamos pacientes para São Luís. Hoje, recebemos pessoas da capital que estão em filas de espera. Não só de lá, do Pará, de São Paulo e Brasília também. É notória a elevação da autoestima de quem passou pela cirurgia. A sensação que eles relatam é de liberdade, de poder se mostrar. A equipe fica muito feliz em poder proporcionar isso. Nossa maior vitória é poder ver o sorriso no rosto dessas pessoas”, disse Sansão Pinheiro.

A maioria dos pacientes é jovem, que vêm de histórico de bullying na escola. A cirurgia no Hospital Regional de Timbiras é feita pelo cirurgião plástico Antônio Moreira Júnior, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Nenhum comentário:

Postar um comentário