quinta-feira, 15 de março de 2018

“Governo Flávio Dino rompe ciclo de poder”, diz secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry



“O Governo Flávio Dino rompeu um ciclo de poder patrimonialista, que tinha como finalidade obter privilégios ilegais e imorais, com uso da máquina pública para perpetuação no poder. O governador estabeleceu uma governança alicerçada na transparência, correta aplicação dos recursos públicos e diálogo permanente”, enfatizou o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, em entrevista ao radialista Gilberto Lima no programa Comando da Manhã, Rádio Timbira, nesta quinta-feira (15).

Na ocasião, o secretário fez breve balanço de sua gestão à frente da Secap e pontuou obras e programas do Governo em áreas importantes como saúde, educação, segurança pública, produção e infraestrutura urbana. “A mudança e os investimentos são notáveis. Flávio Dino faz um governo ousado, competente e dedicado ao Maranhão”, destacou Márcio Jerry. No que se refere ao seu comando na Secap, Jerry avalia que “temos conseguido realizar um trabalho frente ao esperado pelo governador na divulgação das grandes obras e ações da gestão em todo o Estado”.
Como um dos mais significativos processos na área da comunicação, Jerry citou a recuperação plena e completa da Rádio Timbira. “Uma ação histórica que abriu a emissora aos ouvintes, popularizando e democratizando a comunicação institucional do Governo, além de modernizar sua estrutura, equipamentos e integrar meios como as redes sociais e o site”, reforçou. Jerry destacou obras na saúde com a criação de unidades de referência no tratamento de câncer, ampliando o acesso e melhorando o atendimento.


Entre as unidades está a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, localizada na Madre Deus, que abriga pacientes do interior do estado e seus acompanhantes; o setor de Oncologia Pediátrica em Imperatriz; e de Oncologia no Hospital Macrorregional em Caxias. “São pacientes de grandes dificuldades de tratamento em todo o país, devido à gravidade da doença e escassez de serviços. No Maranhão, o governador amplia e torna mais humanizado esse atendimento”, pontua.

Respondendo a participação de ouvinte sobre ações de Governo na infraestrutura e outras áreas, Márcio Jerry citou a recuperação da Avenida dos Agricultores, uma das mais importantes do bairro Cidade Olímpica; a inauguração de diversas escolas que foram reformadas ou totalmente construídas na capital e interiores; e a melhoria dos índices de segurança, que garantiu à capital destaque como a única cidade de Nordeste e uma das três do país que saíram da lista das mais violentas do mundo.

Durante a entrevista, um ouvinte de Palmeirândia solicitou a construção de uma ponte para melhorar o acesso e garantir a segurança na travessia dos moradores. O secretário se comprometeu a levar a demanda à pasta da Infraestrutura e enumerou obras neste segmento como as pontes Central-Bequimão; as interbairros de São Luís; ligando Zé Doca Bezerra a Barra do Corda; de Buriti Bravo a Baú; de São Francisco a Barão de Grajaú, entre outras. “O governador tem grande capacidade de gerenciar e conhecimento de todos os sistemas do Governo. Não terceiriza as atividades para as quais o povo o elegeu. Por isso, governa bem”, reforçou.

Em mais uma participação do ouvinte, foi citado o compromisso e a sensibilidade do governador Flávio Dino com as questões dos municípios, apoiando e promovendo o desenvolvimento, mesmo em setores de responsabilidade das prefeituras. “Neste Governo há um maior diálogo com parlamentares e prefeitos, valorizando as lideranças com fins a aprimorar a relação institucional com as demais gestões”, avaliou o titular da Secap.

Questionado sobre obras de referência na educação, o secretário pontuou o Escola Digna, que substitui escolas de taipa e palha por unidades de tijolos e telhas em vários municípios maranhenses. “É uma ação que influencia no desenvolvimento das crianças e jovens em seus primeiros momentos escolares e vai refletir positivamente no futuro”. Jerry citou, ainda, a rede dos Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), criada para aliar ensino médio e formação técnico-profissionalizante, e a abertura da UemaSul para suprir a demanda por ensino superior na Região Tocantina. “Enquanto outros estados estão fechando unidades, a gestão Flávio Dino está construindo e ampliando o acesso a formação superior”, destacou.

No último bloco do programa, um ouvinte tratou das questões dos aposentados e a possibilidade de ações para aquisição da casa própria. Márcio Jerry lembrou da retração de investimentos dos governos e prefeituras em áreas como a habitação, devido à crise, mas lembrou que a gestão Flávio Dino buscou meios, criando o Minha Casa Meu Maranhão, que tem garantindo moradia em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O secretário citou, ainda, a construção de unidades habitacionais aos servidores do Estado no Parque Independência, e o Cheque Minha Casa, para reforma de residências com ênfase em obras de saneamento básico. “Para defender o Governo Flávio Dino basta apenas falar a verdade, comparando o que temos hoje com o que era no passado. Hoje temos um governo sério, transparente e comprometido com o povo e com o Maranhão. Por tudo isso, o Maranhão está em boas mãos. Nas mãos de um governador honesto”, finalizou Márcio Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário