sábado, 31 de janeiro de 2015

Governador Flávio Dino e reitor da Uema definem ações para os próximos quatro anos



Representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) entregaram ao governador Flávio Dino um diagnóstico sobre a atuação da entidade em todo o território maranhense e uma pauta de sugestões de investimentos para os próximos quatro anos. Reunidos na sede do Poder Executivo, a equipe acadêmica também apresentou formas de atuar em parceria com o Governo do Estado para melhorar os indicadores educacionais em diversos municípios, mas com foco mais concentrado nas cidades que compõem o Plano de Ação ‘Mais IDH’.

Através de mutirões pela alfabetização e organização de campanhas educacionais em sintonia com o Governo do Estado, a Uema poderá atuar na promoção de aprendizado em todas as regiões do Estado. Esta proposta foi apresentada pelo reitor da Uema, Gustavo Pereira, em diálogo com Flávio Dino, que aprovou a ideia. “A obra em prol da Educação é o nosso maior desafio e o que de melhor o Governo pode fornecer aos maranhenses”, resumiu Flávio Dino durante a conversa.

A partir do diálogo com a Secretaria de Estado da Educação, a Uema poderá atuar como facilitadora e integrante dos mutirões pela alfabetização que fazem parte das ações previstas pelo ‘Mais IDH’, que está sendo articulado pelo Governo do Estado em parceria com os gestores municipais e os movimentos sociais.

Também foram debatidas as possibilidades de contribuição dos estudos realizados pela Universidade para áreas estratégicas do Estado e a ampliação da atuação da Uema. A previsão de investimentos na universidade estadual em 2015 é de R$ 30 milhões, assegurou o governador. A respeito de planejamento para os próximos 4 anos, a possibilidade de abertura de concurso público para a entidade passará a ser estudada para futura execução, com demonstração de interesse por parte do Governo do Estado.

O reitor elogiou ainda a nova postura do Governo que, após 6 anos sem receber os gestores da Uema, abriu as portas ao diálogo ainda no primeiro mês de Governo. Gustavo Pereira afirmou ainda que os programas de extensão e políticas de fomento realizadas pela Uema foram redimensionados para abarcar a nova visão de desenvolvimento do Estado, que agora é pautada na promoção da justiça social.

A reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (30) na sala de reuniões do Palácio dos Leões e contou ainda com a participação do vice-reitor Walter Canales e dos pró-reitores Marcelo Cheche (Pesquisa e Pós-Graduação), Roberto Serra (Planejamento), Andrea de Araújo (Graduação), Porfírio Guerra (Extensão e Assuntos Estudantis) e de Gilson Mendonça (Administração), além do chefe de gabinete da reitoria, César Choairy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário