.

.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Oposição coroataense sai vitoriosa das eleições, Veja como foi a votação em Coroatá

Flávio Dino durante comício em Coroatá

Com a vitoria de Flávio Dino, a oposição coroataense tem muito o que comemorar. Como todo mundo sabe, havia uma 'briga' interna entre os 'lideres' da oposição coroataense, essa disputa ocorria com seus candidatos a deputados, tanto estaduais quanto federais.

De um lado tínhamos Domingos Alberto  e Major Alexandre, que juntos disputaram a prefeitura de Coroatá em 2012, e continuaram juntos quando declararam apoio ao deputado federal Simplício Araújo e estadual, Bira do Pindaré. Por outro lado estava o ex-prefeito Luis da Amovelar que corria atras de votos para Ana do Gás e Rubens Pereira Jr. Além deles, o vereador Cássio Reis também entrou na briga e declarou apoio a Neto Evangelista, bem como o ex-secretario de educação de Coroatá, Odair José buscou votos para Edivaldo Holanda e Weverton Rocha.

Com esse cenário, a oposição se dividiu e garimpou voto a voto e ao sair o resultado, quem saiu vitorioso foi Domingos Alberto e Major Alexandre que tiveram votação expressiva para seus candidatos na cidade, Bira e Simplício somente perderam para a maquina da prefeitura de Coroatá. Simplício Araújo obteve 4.883 votos, mil votos a mais que o candidato a deputado do ex-prefeito Luis da Amovelar e dos 5 vereadores.  Bira, obteve 3867, seiscentos votos a mais que a candidata de Luis da Amovelar, portanto na briga entre Domingos e Luis, Domingos foi quem mostrou mais força e continua firme e forte na disputa pela prefeitura em 2016.

O destaque dessa eleição também foi o vereador Cássio Reis, que transferiu para Neto Evangelista, incríveis 1.032 votos, votos estes que por pouco não ultrapassaram os de Graça Paz, que tinha uma estrutura 10 vezes maior que a de Neto na cidade, além de já ser uma velha conhecida dos coroataenses, Graça foi apoiada pelo Ex-vereador Walter Santos e pelo suplente de vereador, Carlos Portela.

Odair José até transferiu uma boa votação para o deputado federal Weverton Rocha (2.027) mas já seu deputado estadual, obteve apenas 965 votos.

Outra surpresa, foram os votos que Ricardo Archer obteve em Coroatá, mostrando que seu apoiador, Julinho Santana também tem liderança em Coroatá.

Mas, apesar da 'divisão' com deputados, a oposição continuou unida até o final e conseguiu a vitoria de Flávio Dino em Coroatá, mesmo por poucos votos, o novo governador venceu a maquina da prefeitura e do governo do estado, o que é histórico, pois nunca na historia da cidade, um candidato a governador de oposição havia ganhado do grupo Sarney em Coroatá.

Veja quantos votos cada candidato obteve em Coroatá.

FLAVIO DINO 13.902                              13. 698            Lobinho.


Bira do Pindaré        3.867                       Simplício Araújo            4.863                

Ana do Gás               3.225                       Rubens Pereira Júnior   3.855

Graça Paz                 1.065                       Weverton Rocha              2.027

Neto Evangelista        1.032                     Ricardo Archer                1.307

Edivaldo Holanda       965                       Fábio Gondim                  531