domingo, 15 de junho de 2014

Rubens Júnior e Bira do Pindaré participam de apresentação de pré-candidatos da bancada oposicionista

O deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e o deputado estadual e pré-candidato a reeleição Bira do Pindaré (PSB) foram recebidos na noite de ontem, 14, em Coroatá pela população, lideranças políticas, vereadores integrantes da Bancada Parlamentar de Oposição e pelo ex-prefeito Luís da Amovelar.

O objetivo do encontro realizado no Centro de Formação Paroquial foi a apresentação de Rubens Pereira Júnior como o candidato do grupo de vereadores à Câmara Federal e contou com a participação de Bira do Pindaré, o pré-candidato à Assembleia Legislativa de três dos cinco parlamentares.

Em um auditório lotado por populares da cidade e localidades rurais os pré-candidatos ouviram as manifestações dos seus apoiadores.

O ex-vereador Ciba Araújo, presidente do Comitê Municipal do PCdoB, foi o primeiro a fazer uso da palavra para declarar o seu apoio ao seu correligionário e em seguida o ex-prefeito Luís da Amovelar que recordou o apoio de Rubens Pereira, pai, em suas duas eleições (2004 e 2008): “Finalmente eu terei a oportunidade de retribuir o apoio recebido”, declarou. Mas, durante a sua fala o ex-prefeito petista não deixou de mencionar que sua pré-candidata ao parlamento estadual será Ana Mendonça (PRB), esposa do prefeito de Santo Antonio dos Lopes, que integrará a coligação da oligarquia Sarney.

Durante o seu discurso, o líder da Bancada de Oposição na Câmara, Raimundo Diôgo (PT), que apoiará a reeleição de Bira do Pindaré a Assembléia e Rubens Júnior a Câmara, disse que a oposição possui diversas lideranças, mas que todas trabalham pelo fortalecimento do grupo e que houve “um esforço sobre-humano para que toda a banca tivesse o mesmo candidato a deputado federal”.

O vereador Cássio Reis (PSDB) em seu pronunciamento, além de declarar apoio ao comunista, aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, reafirmar seu apoio à reeleição de Neto Evangelista (também do PSDB), ausente por estar participando da Convenção Nacional do seu partido no estado de São Paulo, bem como justificar o seu apoio ao correligionário: “o deputado Neto me acolheu em seu partido quando fui obrigado deixar minha antiga legenda e também me ajudou quando tentaram tomar o meu mandato por ter sido obrigado a trocar de partido e pude contar com ele pra ser candidato novamente nas últimas eleições”. O tucano ressaltou que a liderança reggaeira, Ribamar "Azedo" e os suplentes de vereadores Edimilson Braga (PT) e Cleo Freitas (PCdoB) lhe acompanharão no apoio a Evangelista,

Os vereadores Marcelo Moura (PTC), Juscelino da Fazendinha (PT) e Lourdinha Pereira (PCdoB) também declaram na oportunidade seu apoio ao deputado Rubens Pereira Júnior em sua disputa a uma vaga à Câmara Federal. O petecista e o petista aproveitaram para dizer que, assim com o líder da bancada, apoiarão a reeleição de Bira do Pindaré e para a surpresa dos presentes, a comunista Lourdinha Pereira pela primeira vez falou em público que apoiará a candidata de Luís da Amovelar, a sarneysta Ana do Gás, o que já havia sido anunciado por ele em seu discurso.

Os últimos a falar foram os deputados Rubens Júnior e Bira do Pindaré. Em seu discurso o comunista e pré-candidato a deputado federal destacou os índices vergonhosos nos quais o Maranhão se destaca, como nas áreas segurança e saúde, destacou sua trajetória política e disse sentir-se feliz por seu nome estar “servindo para construir a unidade da oposição coroataense”, pois, segundo ele, cerca de 80% das principais lideranças oposicionistas estão defendendo a sua eleição: “a oposição se encontra unida neste momento e também estará em 2016”, destacou.

O deputado que é líder da oposição na Assembleia frisou a importância dos coroataenses abraçarem nas próximas eleições as candidaturas dos deputados estaduais que estarão ao lado de Fávio Dino e que têm compromisso com a população coroataense e citou como exemplos os deputados Neto Evangelista e Bira, este último ali presente.

Rubens Júnior aproveitou o seu discurso para elogiar a força dos cinco parlamentares dizendo que “embora sejam a minoria resistem as tentações do poder, as ameaças, as intimidações  as tentativas de cooptação em defesa dos interesses populares” e concluiu dizendo que “Coroatá possui o que há de pior na política maranhense, o muradismo, que confia que a força sempre vence as eleições, que é corrupto, mentiroso e que acredita na cooptação do judiciário, por isso precisamos combatê-lo com o que há de melhor na oposição”.

O deputado estadual Bira do Pindaré foi o último dos presentes a usar a fala e aproveitou para destacar a sua história, suas origens no interior do estado e logo depois sua convivência na periferia de São Luís – MA, sua trajetória na Pastoral da Juventude, movimento estudantil e partidário (passando por sua candidatura ao Senado até a sua vitória a Assembleia Legislativa) agradeceu o apoio dos três parlamentares que abraçarão a sua reeleição e disse que “podem contar comigo para construir a mudança no Maranhão, bem como em Coroatá”.

O suplente vereador Edimilson Braga, representando o PT, que em seu discurso reafirmou que apoiará o "candidato do avô de sua neta (vereador Cássio Reis)", o deputado Neto Evangelista, e também o ex-vereador Gilmar Arruda prestigiaram o evento.

Ao final do encontro os deputados receberam os cumprimentos das lideranças e o carinho dos populares presentes.

Veja abaixo as imagens do evento: