quarta-feira, 30 de abril de 2014

Estudantes sendo transportados em “pau-de-arara” em Coroatá, não é novidade!

O constaste: Na frente alunos em um “pau-de-arara”, e atrás os secretários municipais nos carrões de luxo.

Depois do terrível acidente ocorrido na noite de terça-feira (29), em Bacuri (MA) na MA-303 (entre as cidades de Bacuri – localizada a 500 km da capital maranhense – e Apicum-Açu do Maranhão), que resultou na morte de pelo menos 12 estudantes entre crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos em que de acordo com moradores, as vítimas – a maioria estudantes – retornavam em um veículo D-20 (“pau-de-arara”) da escola Cristino Pimenta, em Bacuri, e seguiam para o povoado Madragoa quando um caminhão que transportava areia colidiu frontalmente com a caminhonete. Com o impacto, o veículo D-20 caiu em uma ribanceira, a discussão sobre como nossos jovens são transportados para as escolas no Maranhão a fora.

Pois bem, trazendo esta triste realidade para nosso município, não somos pegos de surpresa, pois por aqui, é normal se ver alunos sendo trasportados da pior maneira possível, e isso vem de muitos e muitos anos, não é de hoje nem de ontem, isso acontece porque existem comunidades distantes que são completamente abandonadas e sem estradas, escolas, sem nada, os governos não se preocupam com as pessoas que residem nessas localidades distantes e o que oferece pra quem deseja seguir em busca de dias melhores, são apenas pau de araras velhos e sem nenhuma segurança. E isso infelizmente, vai acontecer por muitos e muitos anos, porque não são os filhos dos políticos que utilizam esse meio de transporte ultrapassado e vergonhoso. Essa é a realidade.

Por outro lado, pelo menos aqui na cidade de Coroatá, enquanto alunos coroataenses são transportados iguais aqueles que morreram em Bacuri, os secretários do governo municipal só andam se for em veículos de luxo, alugados a preço de ouro com o dinheiro da população de Coroatá, que deveria ser investido em estradas de qualidade e veículos novos para transportar nosso alunos.