terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Simplício prestigia homenagem ao ex-governador Jackson Lago no Senado Federal



O deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) participou, nesta terça-feira (3), de sessão especial para a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, realizada no plenário do Senado Federal. A condecoração é entregue anualmente a personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.

O ex-governador do Maranhão Jackson Lago (in memoriam); e o juiz Márlon Jacinto Reis foram alguns dos homenageados. Viúva do ex-governador, Clay Lago recebeu a homenagem. A comenda foi instituída por projeto de lei do Senado, de autoria do ex-senador José Nery, e é uma homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909-1999), notório por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.

“Não poderia ser mais justa a homenagem que o Senado da República prestou hoje ao médico e ex-governador do Maranhão Dr. Jackson Lago. E é com imenso orgulho e satisfação que me associei a essa manifestação de reconhecimento a um grande homem público, probo e íntegro que foi o Dr. Jackson”, afirmou Simplício Araújo.

Segundo o parlamentar maranhense, é um reconhecimento a um homem que lutou muito pelo Maranhão , defendeu o povo daquele estado até os últimos dias de sua vida e liderou a oposição durante décadas. “O Dr. Jackson Lago deixou sua marca na política maranhense e na memória de todos nós. Sua simplicidade, história de lutas e lucidez são grandes exemplos para o país”, destacou.

A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara tem como objetivo homenagear personalidades que, de alguma forma, contribuíram e contribuem na defesa dos direitos humanos no país. Conforme lembrou o deputado, Jackson Lago, na juventude, atuou em movimentos sociais a favor da distribuição de terras e de moradias para pessoas pobres. Também foi notória o seu trabalho pela popularização da saúde. “Portanto, estamos diante de um reconhecimento justo e correto do Senado Federal, o que mostra a importância do Dr. Jackson Lago não só para o Maranhão, como para o Brasil”, apontou o parlamentar.

Simplício ressaltou ainda a importância da homenagem que o Senado prestou também ao juiz Marlon Reis, em reconhecimento à sua atuação na área de Direitos Humanos. Marlon Reis foi um dos idealizadores do movimento da Ficha Limpa e das Eleições Limpas.

Nascido em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Lago começou a carreira política na década de 1960, enfrentando o regime militar apoiado por Sarney. Em 2006, teve a mais importante vitória política de sua carreira: derrotou a senadora Roseana Sarney, então filiada ao PFL e hoje no PMDB, na disputa pelo Governo do Estado, desbancando o clã Sarney do governo estadual depois de um domínio de mais de 40 anos.

Receberam a homenagem ainda o psicólogo e mestre em Educação Claudio Luciano Dusik; o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Martins Gonçalles; a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP); e o arcebispo de Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido.

Reportagem: Letícia Bogéa