segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pesquisa mostra que Roberto Rocha vence Roseana Sarney na disputa pelo senado

Lideres absolutos, Flávio Dino e Roberto Rocha.

O pré-candidato ao Senado Federal, Roberto Rocha (PSB), continua na liderança na corrida eleitoral para o Senado Federal.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Amostragem em parceria com o Jornal Pequeno, se as eleições fossem hoje, 42,23% das pessoas entrevistadas votariam no vice-prefeito de São Luís contra 38,23% da governadora Roseana Sarney. 11,54% votariam em branco ou nulo e 7,38% não sabem ou não opinam.

Outro dado bastante relevante da pesquisa é a taxa de rejeição medida entre os 1.300 eleitores consultados: 43% dos eleitores não votariam na atual governadora Roseana Sarney para o senado, enquanto 13% declararam que não votariam em Roberto Rocha nas eleições do ano que vem. Isso significa, teoricamente, que o candidato Roberto Rocha poderá melhorar ainda mais sua fatia de preferência no eleitorado e com o início da campanha em 2014. Enquanto isso os números demonstram que a governadora Roseana Sarney estaria muito perto de atingir o teto de preferência da opinião pública.

Quando a disputa acontece contra o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a vantagem da oposição permanece. Numa possível disputa entre Gastão e Roberto Rocha, o pré-candidato da oposição teria 37,77% dos votos contra 23,31% do pré-candidato do governo. Brancos e nulos somam 16,69% e não sabem ou não opinam, 22,23%.

O Instituto Amostragem realizou a pesquisa em 40 municípios maranhenses entre os dias 22 e 27 de novembro. A amostra tem margem de erro de 2,66% para mais ou para menos.

Em agosto deste ano, uma pesquisa do instituto Amostragem lançou dados de outra pesquisa em que Roberto Rocha venceria Roseana Sarney com vantagem de 43,69% contra 35,38% da governadora. 13,85% votariam em branco ou nulo e 7,08% não sabiam ou não opinaram.

Blog do Domingos Costa.