segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ricardo Murad (e a oligarquia Sarney) à beira de uma síncope

Ricardo Murad: Freud explica?
Por Rogério Tomaz Jr., do blog Brasília-Maranhão

É merecedor de atenção especial o cunhado – que também ocupa o cargo de secretário de Saúde – da governadora Roseana Sarney.

Dando indícios de estar à beira de uma síncope ou de uma crise nervosa, Ricardo Murad publicou, nesta segunda-feira (9), um texto no blog de Zeca Soares – antigo e fiel funcionário do grupo de mídia da família Sarney, o Sistema Mirante* – contendo um total de 25 ofensas ou desqualificações grosseiras ao pré-candidato ao governo do Maranhão na eleição de 2014, Flávio Dino (PCdoB).

O título do “artigo” é explícito (“Flávio Dino”) e não deixa dúvida quanto ao seu alvo.

Em nove parágrafos, Flávio Dino e seu campo político – uma aliança tão ampla quanto heterogênea, unificada em torno da bandeira comum de oposição à oligarquia Sarney – são destinatários de 25 termos ou frases que, para quem conhecer a realidade política maranhense, se enquadram perfeitamente na teoria freudiana da projeção.

De forma resumida, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico. Através dele uma pessoa projeta emoções, pensamentos, sentimentos indesejáveis ou negativos sobre uma ou mais pessoas. Quando alguém guarda um pensamento “condenável” e não é capaz de admiti-lo conscientemente, o subconsciente joga esse pensamento sobre o outro e o culpa.

No texto de Ricardo Murad também é possível se notar a baba hidrofóbica mesclada às toxinas ofídicas historicamente características do autor (como bem sabe a própria governadora), provavelmente em razão de Flávio Dino permanecer há mais de um ano na liderança das sondagens eleitorais para 2014, quase sempre com potencial de vitória já no primeiro turno.

Sintomas de desespero extremo ou apenas o destempero usual de quem não ultrapassou a Idade Média no modo de governar?

Confira os elevados termos que Ricardo Murad projeta sobre o pré-candidato do PCdoB: “cínica”, “oportunista”, “irresponsável”, “demagógica”, “frustrado”, “fúria”, “ambição desmedida”, “ódio”, “obsessão doentia”, “ódio”, “mentira”, “calúnia”, “falsidade”, “tentando enganar”, “bando de apaniguados”, “arauto da demagogia”, “oportunismo”, “pretende desviar recursos para interesses privados”, “à margem da lei”, “frustradas”, “sequência interminável de escândalos”, “compras fantasmas”, “esquemas”, “mentira” e “oportunismo”

*Mirante é anagrama de mentira.