quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Destaques da sessão desta quinta-feira, 19

Mais uma sessão do parlamento foi acompanhada pela nossa reportagem, fizemos um breve resumo, que segue abaixo:

Matérias rejeitadas

As matérias de autoria dos parlamentares oposicionistas Cássio Reis (PSDB) e Lourdinha Pereira (PCdoB) foram rejeitadas com o voto unânime da bancada governista, sendo elas:
  • Um requerimento de autoria da vereadora Lourdinha Pereira (foto) solicitando à Secretaria Municipal de Educação - SEMED informações acerca do início das aulas de informática para os estudantes da escolas municipais dos povoados Pau-de-estopa e Macacos, o que causou indignação na Bancada de Oposição.
  • Uma indicação de autoria do vereador Cássio Reis solicitando o reinício das seguintes obras com recursos Governo Federal:  Cheches da Nova Coroatá, Mariol, Residencial, Quadra Poliesportiva do Povoado Macaúba, Matadouro Público, Posto de Saúde da Vila 7, Posto de Saúde do Povoado Conceição, cinco poços artesianos do Programa FUNASA, mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida pelo Banco do Brasil e 89 Casas correspondentes ao Programa FENIS.
Matérias aprovadas

  • A indicação do vereador Camilo Garret (DEM) solicitando a prefeita Teresa Murad (PMDB) a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Povoado Nogueira. "Para que eles possam ter os mesmos direitos de acesso a saúde que os moradores de outros povoados", declarou o governista.
  • O requerimento de autoria do vereador Júnior Buhatem (foto) solicitou o comparecimento do gerente da agencia local do Banco do Brasil, ou seu representante, à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre quais os motivos os caixas eletrônicos tem ficado sem dinheiro disponível nos últimos finais de semana, o que tem ocasionado, segundo o parlamentar, descontentamento na população coroataense.
Enviada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
  • Um requerimento de vereador Riba Maia (foto) solicitando à Mesa Diretora da casa legislativa a criação de uma Comissão formada por quatro parlamentares para realizar visita órgãos públicos. Para o vereador o trabalho da comissão em questão objetiva a fiscalização destas obras, bem como a formação de uma opinião mais coesa pelos parlamentares das duas bancadas existentes na Câmara. A matéria foi enviada para a Comissão de Constituição e Justiça, não antes que o líder da Bancada de Oposição, Raimundo Diôgo (PT), lembrasse que já existe na Câmara um comissão permanente com o mesmo objetivo, mas que não impedirá a criação de uma Comissão Especial.
  • O projeto de lei de autoria do vereador Wllisses Muniz que dispões sobre a nomeação de órgãos públicos em homenagem a coroataenses ilustres. Diôgo pediu que a proposta fosse enviada para na comissão, pois esta carece de outras informações para que volte a tribuna.
Lourdinha X Buhatem

A últimas sessões tem sido marcada por divergências entre os parlamentares Lourdinha Pereira e Júnior Buhatem, nesta quinta-feira após descer da tribuna e citação de trecho de nota publicada pelo Coroatá de Verdade o parlamentar governistas declarou que o ex-prefeito Luís da Amovelar encontra-se abandonado por aquele que ele ajudou. A vereadora comunista não gostou da declaração e chamou o nome Buhatem de covarde e pediu que o mesmo citasse nomes. “A quem a carapuça couber”, declarou o governista.

Buhatem X Cássio

... Mas os debates mais emocionantes têm ficado sempre por conta do atual líder da Bancada de Oposição, Júnior Buhatem, e Cássio Reis (foto), que foi o líder da bancada governista durante o último mandato do ex-prefeito Luís da Amovelar.

Estiveram presentes na sessão desta quinta-feira, 19: Bancada do Governo: César Trovão (PV), Riba Maia (PSC), Camilo Garret (DEM), Marcos Machado (DEM), Júnior Buhatem (PMDB), Josean Veras (PSC) e Wllisses Muniz (PMDB); Bancada de Oposição: Cássio Reis (PSDB), Juscelino Araújo (PT), Raimundo Diôgo (PT), Lourdinha Pereira (PCdoB); e Sem bancada: Dr. Naldo Dantas (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário