terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ricardo Murad quer colocar a filha de seu adjunto como conselheira do TCE

Do Blog do Luís Cardoso

Onde tem eleição ou ocupação de cargos altos lá estarão as impressões digitais do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Foi assim na escolha do presidente da Assembleia Legislativa em 2010. Ele tentou ser o candidato único e acabou renunciando por causada desistência dos colegas parlamentares ao seu nome.

Meses depois ele tentou eleger o então prefeito de São João dos Patos, Zé Mário, ao cargo de presidente da Famem. Mais uma vez saiu derrotado com a desistência de seu aliado em favor do ex-presidente Júnior Marreca.

Na mais recente escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, na vaga destinada ao quinto constitucional da OAB, teve o irmão rejeitado por causa do nepotismo. O advogado Samir Murad, assim como o irmão Ricardo Murad, são cunhados da governadora Roseana Sarney.

Agora, o secretário de Saúde entrou na escolha da vaga no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a ser aberta em outubro com a aposentadoria do conselheiro Yedo Flamarion Lobão.

Como a vaga deve ser preenchida por um membro do Ministério de Contas do TCE, Murad já escolheu sua candidata: a procuradora de contas Flávia Leite, filha de Márcio Leite, secretário adjunto de Saúde.

Mesmo se for confirmada a vaga para um dos quatro procuradores de contas do TCE, em lista tríplice a ser enviada para a indicação da governadora Roseana Sarney, a candidata de Murad terá dificuldades.

A Constituição do Estado reza que para ser Conselheiro do TCE o cidadão terá que ter no mínimo 35 anos. A preferida de Murad tem apenas 32 anos. Para ele, isto não é problema. E neste sentido tem consultado alguns parlamentares da possibilidade de reduzir a idade pela vis legislativa.

Diante da gula por indicações ou eleições, não é nada bom que se espalhe que haverá eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saco das Almas.