segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Hospital Macrorregional de Coroatá fará mutirão de consultas urológicas



Em comemoração ao ‘Novembro Azul’, mês de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata, o Hospital Macrorregional de Coroatá vai realizar, no dia 19 deste mês, um mutirão de consultas urológicas, palestras em dois bairros do município e na unidade de saúde, e no encerramento, um passeio ciclístico. Cem consultas já foram agendadas para homens acima dos 45 anos. Além disso, dois urologistas estarão consultando nos turnos da manhã e tarde.

O diretor-geral do Hospital Macrorregional de Coroatá, Francisco Bezerra, ressaltou a importância do homem procurar o especialista quando atingir esta faixa etária. “Como inicialmente não há sintomas, é sugerido que todos os homens a partir dos 45 anos sejam avaliados, anualmente, por meio do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. É um câncer silencioso que precisa ser prevenido o quanto antes”, explicou.

O urologista do Hospital Macrorregional, Silvio Sousa, que atenderá as consultas do mutirão, salienta que o evento ‘Novembro Azul’ é uma excelente oportunidade para quebrar as barreiras do preconceito que muitos ainda possuem ao procurar um urologista. “A sociedade machista dificulta a redução de casos. Por isso, a campanha Novembro Azul é fundamental para auxiliar na quebra deste preconceito e acaba tratando da saúde masculina como um todo, alertando a sociedade sobre outras patologias que afetam os homens e que nem sempre são abordadas”, disse.

Além do mutirão, duas palestras estão marcadas nas capelas dos bairros Palmeira Torta e Areal. O encerramento da programação será marcado por um passeio ciclístico pelas principais avenidas do município no dia 25 de novembro.

Outubro Rosa
O Hospital Macrorregional de Coroatá esteve engajado na campanha Outubro Rosa com a realização de diversas atividades. No dia último 15, a unidade organizou uma pedalada pelas principais ruas e avenidas da cidade, reunindo dezenas de ciclistas. Ainda como parte da campanha ‘Outubro Rosa/Novembro Azul’, uma palestra foi realizada na noite da última quinta-feira (27) sobre prevenção ao câncer de mama no bairro Nova Mariol, também conhecido como Vila Maranhense, ministrada pelas enfermeiras da unidade Vildete Sousa e Marilena Coqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário