sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Weverton e o xadrez político do Maranhão




O xadrez político do Maranhão começou a mudar desde as eleições de 2014, quando reis, damas, bispos, torres e cavalos que dominaram o tabuleiro durante longínquos 50 anos foram destituídos por novos jogadores, que deram um verdadeiro xeque-mate nos enxadristas do passado.

E um nome da nova safra da política maranhense se mostra um exímio estrategista quando o assunto é mexer as peças no tabuleiro político: Weverton. Líder do PDT – um dos partidos mais fortes do Maranhão ao lado do PCdoB – o senador eleito tem logrado êxitos pessoais e coletivos, que o colocam como figura central no xadrez da política do Maranhão.

A eleição de Erlanio Xavier, prefeito de Igarapé Grande, para comandar a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), foi mais uma jogada de mestre de Weverton. Além de colocar uma pessoa de confiança no comando da entidade, ele conseguiu costurar, junto ao governador Flávio Dino, um consenso para a continuidade da união do grupo que saiu vencedor das urnas em 2018.

Além da Famem, Weverton renovou o xadrez também na Câmara de Vereadores de São Luís, com a eleição de Osmar Filho, também do PDT. A Casa, comandada por políticos da velha guarda ludovicense durante anos, se revigora com sangue novo e perfil moderno, marca das novas peças políticas do estado.

As vitórias coletivas – desde promoção de peões até xeque-mates em reis – impulsionaram Weverton também em seus êxitos pessoais. Senador de dois milhões de votos, ele tem tudo para continuar mexendo as peças do tabuleiro e comandar, nos próximos anos, os destinos das jogadas do xadrez da política maranhense.

Pela habilidade que tem demonstrado em escolher as jogadas certas, Weverton tem tudo para continuar mexendo as peças e colhendo vitórias no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário