terça-feira, 28 de agosto de 2018

6565 serão os primeiros números digitados pelos eleitores maranhenses nas urnas em 2018



O deputado federal e candidato a reeleição, Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), falou sobre a mudança na ordem da escolha dos votos para estas eleições. “Neste ano, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal, e no nosso caso, o número é 6565. Até as eleições de 2014, o eleitor votava primeiro para deputado estadual ou distrital”, disse o candidato.

A mudança na ordem de votação foi aprovada pela Câmara em 2010 e pelo Senado em 2014. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança não valeria para aquela eleição.

À época, o ministro Dias Toffoli afirmou que a implantação da mudança para as eleições de 2014 demandaria a liberação de nova versão de software, de treinamento, entre outros fatores.

“De acordo com as regras atuais, neste ano, a ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (são dois votos para o Senado), governador e, por fim, presidente da República”, detalhou Rubens Pereira Jr.

A resolução do TSE com os atos preparatórios para o pleito de 2018 determina ainda que deverão aparecer as fotos e os nomes dos candidatos na urna eletrônica. O eleitor digita o número do candidato e, na sequência, aparece a foto para confirmação.

Em sua campanha à reeleição, Rubens Pereira Jr tem como slogan “Quem vota pelo povo, merece ser eleito de novo”. Sua atuação na Câmara Federal foi marcada por posicionamentos firmes, de forte oposição ao governo Temer, e contra as propostas que tramitaram na casa contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

Advogado e mestre em Direito Constitucional, Rubens Jr, 34 anos, é um dos grandes destaques do parlamento brasileiro na atualidade. Foi deputado Estadual no Maranhão por dois mandatos, nos períodos de 2006 a 2014. Na época, com 22 anos, tornou-se um dos deputados estaduais mais jovens do país. Em 2014, foi o terceiro deputado federal mais votado pelo Maranhão, com um total de 118.115 votos.

Como vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, tornou-se uma referência na imprensa local e nacional Foi membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), a mais importante da Casa. Em 2017, foi eleito coordenador da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional. Em seu primeiro mandato, assumiu postos relevantes, participando das decisões mais importantes do País nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário