segunda-feira, 20 de junho de 2016

Escolas estaduais de Coroatá são reformadas depois de 30 anos



As reconstruções dos Centros de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães e Clodomir Millet, entregues pelo governador Flávio Dino, esta semana, no município de Coroatá, com investimento de cerca de R$ 3 milhões, marcaram o final de um ciclo de mais de 30 anos sem reformas nas duas escolas. Além delas, o Governo do Estado entregou, também, o CE Hermano José Leopoldino Filho, beneficiando, ao todo, quase dois mil alunos no município.

As reformas nas escolas de Coroatá ocorreram em função do grande programa de reestruturação da rede física escolar do Maranhão, promovido pelo governo Flávio Dino. No total, 60 unidades educacionais em todo o estado estão sendo reconstruídas, obras que representam um investimento de mais de R$ 90 milhões e que beneficiam mais de 40 mil estudantes em todas as regiões do Maranhão. Além das grandes reformas, centenas de outras unidades estão recebendo algum de tipo de intervenção e/ou manutenção. Somente no último neste mês, o governador entregou e vistoriou dezenas de unidades em mais 16 municípios.

“Até o fim da nossa gestão, todas as escolas de ensino médio do Maranhão vão receber algum tipo de melhoria, de acordo com a necessidade e a realidade de cada comunidade“, garantiu o governador Flávio Dino ao entregar as unidades em Coroatá.

De acordo com gestora auxiliar do CE Francisco Gonçalves Magalhães, Maria do Carmo Brito, desde a construção da escola, em 1985, nunca houve uma reforma. “O sonho da tão desejada reforma da escola, enfim, aconteceu. Isso depois de 30 anos de descaso dos governos anteriores, que nunca tiveram educação como prioridade”, frisou.

As escolas ganharam telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, revestimentos, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica. Os serviços foram executados pelo Governo do Maranhão, por meio pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).



Mais escolas
O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ressaltou que as reconstruções e manutenções de escolas fazem parte do maior programa de investimentos da educação da história do Maranhão, o ‘Escola Digna’. “Entregamos em Coroatá, três escolas, e, ao mesmo tempo, o governador determinou o início da recuperação das outras três escolas. De modo que na sede de Coroatá todas as seis escolas do Estado estão sendo recuperadas”, afirmou o secretário.

Após a inauguração das escolas, uma equipe técnica da Seduc, sob a coordenação dos secretários adjuntos Anderson Lindoso (Suporte ao Sistema Educacional) e Rosyjane Paula (Gestão das Unidades Regionais de Educação), vistoriou as escolas Montenegro Tavares (sede), que atende 849 alunos; Maria José Dias Trovão (937 alunos) e João Lisboa (803). As três receberão, nos próximos dias, serviços de manutenção e melhorias na infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário