quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fábio Braga prestigia a abertura da II Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia em Caxias



O deputado Fábio Braga (PTdoB), prestigiou, na quarta-feira (11), na cidade de Caxias - acompanhado do governador Flávio Dino (PCdoB) e do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social, Arnoldo de Campos, dosecretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares – a solenidade de abertura oficial da II Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Estado do Maranhão (Agritec).

Também acompanhavam Fábio Braga, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), Deputados Ricardo Rios, Fernando Furtado e Marco Aurélio, os prefeitos de Afonso Cunha, José Leane, de Buriti, Rafael, de Matões, Suely Pereira, de São Domingos, Tratorzão, de Caxias, Léo Coutinho, de Peritoró, Padre Josias, além de vereadores, empresários, e expressivas lideranças políticas e comunitárias da Região do Leste Maranhense.

Na ocasião, Fábio Braga parabenizou o governador por ter conseguido R$ 20 milhões do Governo Federal, a fim de impulsionar a capacidade produtiva dos trabalhadores rurais e, ainda, ampliar de 3 para 9 mil famílias os benefícios oferecidos, como acompanhamento técnico nos municípios com menor IDH, e aquisição de caminhões que transportarão produtos agrícolas nas cidades do Plano Mais IDH.

CONVÊNIOS E CRÉDITOS
Fábio Braga destacou que, além dos importantes anúncios de investimento do Governo Federal no Estado do Maranhão, durante a abertura da II Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia,foi assinado convênio entre o Governo do Estado e a Cooperativa da Refor, para assentamentos rurais na Região do Vale do Itapecuru, um importante direito cobrado pela população.

O parlamentar destacou, outrossim, que foram firmados importantes contratos de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que, em curto espaço de tempo, vão beneficiar milhares de agricultores do município de São Domingos, com a concessão de créditos bancários para ampliar a capacidade agrícola dos produtores rurais da região.

Durante a Feira, foram entregues ainda kits de irrigação para as famílias das comunidades quilombolas Soledad e Usina Velha. O governador, o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e os prefeitos ressaltaram a importância da Agrotec, como possibilidade de fortalecimento da produção agrícola familiar e da ampliação da rede de conhecimentos no Estado do Maranhão.

CAMINHO CORRETO
O governador Flávio Dino prometeu que “passo a passo construímos políticas públicas para todos os maranhenses ao aplicar corretamente os recursos públicos. Vamos continuar apoiando a produção e os agricultores familiares. Acreditamos que esse é o caminho correto, investir na educação e na produção. Nós temos uma crença profunda de que estamos no caminho correto”.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Embrapa/Cocais), com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA) e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Também participam da II Agritec o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Aconeruq), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) e a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário