quinta-feira, 9 de julho de 2015

Projeto ‘Sessão de Cinema’ leva alegria à pacientes do Hospital Dr. Carlos Macieira


O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), por meio de seu setor de reabilitação, que conta com o trabalho de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, promoveu nesta quarta-feira (8), a 1ª Edição do Projeto ‘Sessão de Cinema’, com a exibição do filme ‘Operação Big Hero’, vencedor do Oscar de ‘Melhor Animação’ em 2015.


Participam da sessão apenas pacientes da Clínica Médica com liberação por apresentarem condições de saúde que permitem a saída dos leitos. A iniciativa tem por objetivo humanizar o atendimento do hospital, levar alegria e bem-estar aos pacientes, de forma a contribuir com o tratamento.

Segundo a Psicologia da Saúde, o paciente não pode ser visto apenas como alguém em busca de um tratamento médico, mas sim como uma pessoa que possui subjetividade e que através de intervenções psicológicas, terá a melhoria de seu bem-estar, visto que a internação é por si só desencadeadora de quadros ou reações mentais de baixa-estima. “Através desses momentos eles se sentem melhores, esquecem que estão em ambiente hospitalar e, com certeza, ficam mais felizes, o que reflete na resposta do organismo ao tratamento”, explica a coordenadora de reabilitação, Ana Carolina Marques.

A escolha do filme foi feita pelos pacientes, os quais optaram por uma temática leve e animada. Gleidiane Silva se emocionou durante a sessão. “Foi muito bom poder assistir ao filme! Voltei para o quarto mais alegre”, contou a paciente. O senhor Francisco Antônio de Sousa, internado há três semanas, também elogiou o projeto. “Ter a exibição de filme aqui no hospital nos animou e distraiu”, ressaltou. Segundo NeusifranVatanape, acompanhante de um dos pacientes, é visível a melhora na autoestima deles. “Essa interação ajuda a aliviar a rotina e os deixam mais descontraídos”, avaliou.

A ideia foi tão bem recebida, que a direção do hospital e a coordenação do projeto pretendem colocá-lo em prática uma vez por mês, no auditório Dr. Wellington Silva Mendes, localizado no HCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário