terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SES inicia Campanha de doação de sangue para o período carnavalesco

Doadores aderem à Campanha de Carnaval 2015
Para garantir o estoque de sangue no período das festas carnavalescas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), deu início à campanha de incentivo de doação de sangue. Com o tema “Carnaval é Samba, Suor e Solidariedade. Doe Sangue!” a campanha, iniciada esta semana, prossegue até o dia 13 deste mês.

O diretor do Hemomar, Dario Nicolau, disse que nestes períodos festivos – como o Carnaval, São João, Natal e Ano Novo – é comum cair o número habitual de doações, mas a demanda continua a mesma, ou até aumenta em virtude dos acidentes nas estradas e violência com armas brancas e de fogo. "O Hemomar precisa ter estoque de sangue, e para isso conta com a solidariedade da população que pode doar”, justificou.

A coordenadora do Setor de Captação de Doação, Maria do Socorro Ferreira, explicou que no período das festas carnavalescas, o número de doações diminui em até 50%. “Precisamos manter a meta diária de 180 bolsas de sangue, para que possamos suprir a demanda dos hospitais de urgência e emergência”, enfatizou.

O comerciário Cosme Azevedo, 29, e morador do bairro Anjo da Guarda, aderiu à campanha e compareceu ao Hemomar. “Fiz a minha primeira doação direcionada a uma pessoa que precisava de sangue e nunca mais parei. Doei mais de 20 vezes e não pretendo parar porque estou contribuindo para salvar vidas”, justificou.

A funcionária pública, Célia Maria Pereira Araújo, 48, moradora do município de São José de Ribamar, também fez doação de sangue. “Sempre faço doações direcionadas para pessoas que estão precisando. É um gesto de solidariedade e que pode salvar uma pessoa”, comentou.

Coleta externa
Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentro serão realizadas coletas externas durante a Campanha de Carnaval. Uma equipe de coleta externa estará, nos dias 4 e 5, na sede do Detran (Vila Palmeira); no dia 7, na Igreja Batista Alvorecer (São Bernardo); e no período de 11 e 12 na unidade da Aeronáutico do Tirirical.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg, apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário