quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mulheres: lutas, conquistas e representação política

Por Patricia Vieira.

Patricia Vieira.

Na qualidade de mulher e Presidente do PROS-MULHER do Maranhão, quero aproveitar e me juntar a todas as mulheres brasileiras na luta contra a desigualdade, no avanço das conquistas e na representação política.

As desigualdades sempre fizeram parte do cotidiano brasileiro especialmente contra as mulheres. Nós mulheres não tínhamos acesso à escola, ao mercado de trabalho formal, sofríamos com a mortalidade infantil e materna e não possuíamos uma série de direitos civis e políticos. Essa situação começou a mudar com o processo de industrialização e urbanização, época que as mulheres brasileiras conquistaram avanços sociais na educação, saúde, mercado de trabalho extradoméstico, etc.

 Por outro lado, na política e nos espaços de poder muito ainda falta ser feito para se chegar a uma situação mais igualitária. E é nesse contexto que coclamo as mulheres maranhenses para participar desse processo de mudança na política, nas lutas, conquistas e principalmente no combate à violência contra as mulheres.

Com relação a violência, é cada mais assustador o número de mulheres que tornam vítimas de seus companheiros, companheiras. São 12 mil assassinatos desse tipo, todos os anos, e na maioria resulta impune.

Outra preocupação das mulheres brasileiras, especialmente as negras, é a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Precisamos de representantes no poder para propor políticas públicas voltadas às mulheres a fim de reverter esse quadro.

Diversos estudos feitos por organismos e universidades revelam o impacto gerado pelas políticas públicas na vida das brasileiras, onde podemos destacar o Plano Nacional de Política para as Mulheres, a Lei Maria da Penha; o disque 180, serviço gratuito de denúncia e o Programa Mulher sem Violência, que reúne serviços protetivos e resultam na Casa da Mulher.

O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres para 2014 é da ordem de 170 milhões de reais, fora emendas parlamentares. Atendendo minha solicitação, o deputado Zé Vieira destinou recursos orçamentários para implementação de Centros Especializados de Atendimento às Mulheres em municípios do Maranhão que tem como finalidade a execução de espaços voltados ao atendimento às mulheres entre outros projetos.

É focando essa demanda que convido as mulheres maranhenses e guerreiras para juntar-se a nós.

*Patricia Vieira é presidente do PROS - Mulher no estado do Maranhão e pré-candidata a deputada estadual.