sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Maranhão da utopia

Por Císius Janus

Tenho ouvido muito nestes primeiros dias de 2014 o noticiário por parte do governo do estado e municipal de que a sociedade maranhense e Coroataense vive em uma ilha de crescimentos alarmantes, tanto econômicos, como de qualidade de vida, por esse motivo todos os efeitos deste crescimento esta vindo a tona neste momento. Diante de tudo isso acorreu-me a palavra utopia, o que significa?

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita.

Utopia pode ser considerada também não apenas a idéia de idealizar um lugar ou uma vida em uma visão fantasiosa, pode ser também um modo otimista de ver o mundo e ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem. Diante do significado exato dessa palavra grega, ocorreu-me que nós estamos completamente errados de nos revoltarmos com tantos abrolhos na atual vida de “nós” pobre mortais maranhenses, pois vivemos em um mundo paralelo, um mundo irreal, pois os representantes do governo estão dentro de uma atmosfera diferente da nossa, vivem em uma sociedade que não é a mesma na qual vivemos, diria que estamos precisando urgentemente acordarmos desse pesadelo chamado segurança pública, pois tudo é apenas um mal-entendido.

As revistas semanais como a Veja, Isto é, Carta Capital, os noticiários Jornal Nacional, Jornal da Record, Band News, Globo News, Jornal do SBT, Jornal da Globo, a mídia on line, Uol, Bol, gmail, Globo.com, The New York Times, WHASHINGTON POST, The Guardian, Le Monde, Clarin, ONU, enfim todos estes órgão estão vivendo uma grande mentira quando se trata de falar da miséria ética, moral em que vivem os maranhenses, diria que todos nós vivemos dias de sonambulismo, pois vivemos em uma verdadeira utopia de verdades. Caros leitores nós vivemos em um mundo de inverdades, e não o governo municipal e estadual do maranhão, a utopia esta em nós.