domingo, 6 de outubro de 2013

Mais uma "santa" Maria na educação coroataense

Por Carlos Machado

Formatura do Ensino Médio (2012)
Visita Literária (2013)
Sexta-feira Literária (2013)
O Centro de Ensino Maria José Dias Trovão (CEMJDT) é uma das mais consagradas escolas públicas da Região dos Cocais, e nos seus 31 anos de existência, sempre é referência pelas várias atividades educacionais, culturais e esportivas realizadas ao longo da sua história, que tem a frente desde a sua fundação a diretora Maria José Veiga.

Quem não se lembra da banda de música que fez sucesso nos desfiles da Semana da Pátria, e que era aguardada por todos que saiam das suas residências só pra ver o CEMJDT passar nas avenidas e ruas coroataenses, e por falta de recursos se desfez, mas que ainda é um sonho reativá-la.

A escola possui uma estrutura física antiga, mas isso não a impede de traçar as suas metas no caminho da educação coroataense, sendo referência na Educação Estadual por obter bons índices nos sistemas de avaliação da educação existentes no Brasil como o Enem e dentre outros, além dos vários projetos educacionais de grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.

É uma das escolas estudais de Coroatá - MA que possui o Programa do Ministério da Educação (MEC), o Ensino Médio Inovador, que destina recursos financeiros para desenvolver projetos em várias áreas como a Iniciação científica e outros para melhorar o ensino dos educandos do Ensino Médio. Além disso, também possui o outro programa financiado pelo MEC, que é o Mais Educação, que se destina ao processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental.

Ela realiza vários outras ações educativas como a Viagem de Pesquisa ao Delta do Parnaíba, Talentos de Maria, que descobriu os talentos existentes dos nossos discentes, Festas e Viagens de Formatura, Danças Folclóricas, Feiras de Ciências e dentre outras. Podemos também citar a experiência educacional LiterArte do Professor Especialista em Linguística Carlos Machado, que tem o objetivo de transformar conhecimentos literários e teóricos, em atos concretos em eventos dentro e fora da sala de aula com seus alunos do Ensino Médio, utilizando os recursos disponíveis das disciplinas Literatura e Arte.

Sabemos que a escola pública às vezes é alvo de críticas, mas quando se tem um ótimo corpo docente e discente, além de uma gestão democrática tudo dar certo, pois a nossa meta é estabelecer a nossa comunidade escolar uma Educação de qualidade.

Às vezes, enfrentamos alguns problemas como toda escola pública brasileira, mas isso não abala as nossas estruturas, pois mais que seja difícil a tarefa, a nossa responsabilidade, dedicação e a credibilidade depositada pelos pais, alunos, funcionários e sociedade em geral faz a gente resolver esses obstáculos mínimos com maestria, tudo em favor da educação.

Como diz Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, é com esse pensamento que nós que fazemos o Centro de Ensino Maria José dias Trovão acreditamos nessa escola pública de grande valor em nossa cidade.

Portanto, a educação de forma interdisciplinar torna conhecimentos acessíveis e fáceis de ser compartilhados entre todos os envolvidos, e como o CEMJDT existe em todo Brasil, escolas públicas que nos dar orgulho de ser brasileiro, e que tem vários ex-alunos brilhando em diversas áreas profissionais provindo delas.

Antonio Carlos Machado é professor especialista em Linguística, Poeta, Bailarino, Coreógrafo, colunista do Portal Altos de Noticias e sócio colaborador do Instituto da Juventude Piauiense. Atualmente reside em Coroatá/MA, onde exerce suas funções educacionais e culturais na rede estadual de ensino.