quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A teoria do caos

Por Císio Janus L.Costa

“Nosso destino é ser bom; um dia chegaremos a ele”. (Conde de Rochester)

Não deixe que o vejam como um impostor, mesmo que hoje seja impossível não o ser. Que a sua maior esperteza esteja em dissimular o que parece ser esperteza. (Baltazar Gracián, 1601-1658)

Uma mudança mesmo que seja insignificante em uma situação no seu inicio leva a efeitos imprevisíveis. Veja o exemplo emblemático:

Uma menina brinca despreocupadamente com uma bola, de repente uma borboleta surpreende a garotinha! Pronto: apareceu a tal “pequena alteração nas condições iniciais” Com o susto, ela deixa a bola cair, a bola vai rolando em direção à estrada e a menina corre atrás para recuperá-la isso, um caminhão carregado de sal está passando por ali, para não atropelar a menina, o motorista vira o volante subitamente. Mas o caminhão não agüenta a manobra e tomba. O veículo começa a pegar fogo. Todo o suprimento de sal começa a torrar. A fumaça do incêndio está carregada de minúsculas partículas de cloreto de sódio, que sobem para as nuvens. Nas nuvens, as partículas de cloreto de sódio atraem pequenas gotinhas de vapor d’ água e começam a tornar gotas de chuvas que crescem até terem peso suficiente para cair. Com as nuvens pesadas, começa a chover depois de algum tempo. Ou seja, a brincadeira inocente da menina, no fim, produziu uma alteração imprevisível nas condições climáticas!

A teoria do Caos teve seu inicio de estudos na década de 1960, pelo meteorologista americano Edward Lorenz e na década de 1970 ganhou novo impulso com o matemático Benoit Manderlbrot, isso fez com que houvesse uma nova forma de ver os acontecimentos ao nosso redor, de que forma como exposto no parágrafo inicial como uma brincadeira simples de uma criança pode resultar na transformação meteorológica com o cair de uma chuva. Diria que vivemos tempos em que acontecimentos no mínimo “estranhos”, ou melhor, inusitados ganham força em nossa cidade chamada Coroatá, uma vez que ao acordarmos hoje em dia, nos dar calafrios, nos faz imaginar: Meu Deus, mais um dia em que tenho que sair e retornar com segurança proteja-me! As nossas orações de hoje em dia não é mais que tenhamos tanto sucesso no dinheiro, no trabalho, mas se podemos retornar com vida em nossa casa no fim do dia. Vamos analisar a situação: Na quarta-feira desta semana sou convidado a almoçar com uns amigos, no retorno deste almoço ao deixarmos um desses amigos em seu estabelecimento de trabalho, ao adentrar em sua Farmácia, eis que ele é abordado por um cidadão que pergunta: Você tem créditos da Oi, TIM ou Vivo? O dono do estabelecimento responde: sim temos eis a surpresa: isso é um assalto! Exclama o dito cidadão, ponha tudo nesta bolsa e me entregue agora! Mas ai vem teoria do Caos, no momento do assalto, deveria essa assaltante esta no Fórum da cidade de Coroatá em uma audiência, no qual ele é acusado de ter participado de um assalto no mês anterior na mesma cidade a uma casa Lotérica, ou seja, o dito cidadão estava assaltando outro estabelecimento, provando que os acontecimentos têm suas conseqüências imediatas a todo o momento.

Na Lei do Poder de nº 37, que é: CRIE ESPETÁCULOS ATRAENTES que diz: ”Imagens surpreendentes e grandes gestos simbólicos criam uma aura de poder – todos reagem a eles. Encene espetáculos para os que o cercam repletos de elementos visuais interessantes e símbolos radiantes que realcem a sua presença. Deslumbrados com as aparências, ninguém notará o que você realmente está fazendo”. Isso faz com que percamos o foco real do que os lideres fazem com a sociedade, diria que enquanto estamos em protestos, em festas, em eventos que os próprios lideres financiam, existe uma idéia muito maior por trás, distração do objetivo real. Você pode esta sendo manipulado caro cidadão, muitos destes lideres tem se vestidos de homens “santos” mas se prostituirão com o passar do tempo usando o nome de Deus para alavancar suas carreiras medíocres profissionais. Podemos usar o sagrado para explicar isso quando o próprio Jesus de Nazaré nos diz na bíblia no livro de Mateus capitulo 7, versículo 15: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são todos roubadores”. Isso mostra-nos como o próprio Jesus já nos advertia sobre as conseqüências do engano, essas conseqüências tem resultados catastróficos, uma vez que iludem os seus fieis a co-participarem de uma política suja e vil.

Os acontecimentos atuais em nossa sociedade coroataense fazem com que nos motivemos a observar os arredores, pois quando se instala o medo, o terror, muitas vezes é para fazer-nos enganar com uma futura realização de acontecimentos, nos quais surgem os “salvadores” da pátria, estes que manipulam a massa da sociedade, usando seres que se dizem lideres, mas que são na verdade agentes do próprio Caos. Na teoria do Caos caro leitores, jamais uma atitude é feita de forma aleatória, mas de forma precisa para se ter sucesso no período não muito distante. Fiquemos atentos aos acontecimentos vindouros, e analisem se você esta colaborando para que essa teoria fortaleça alguém, somos parte de uma sociedade motivada a cada dia pelo desejo de mudança, e somos peças chaves de um tempo em que cada um é parte do todo, portanto faça a sua parte, e contribua para minimizar o caos de nossa sociedade.

Uma superabundante semana a todos com amor, muito trabalho e esperança, e queira Deus que possamos chegar um dia a ter na pratica o pensamente do Conde de Rochester: “Nosso destino é ser bom; um dia chegaremos a ele”.