quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Principais destaques da 1ª Sessão Ordinária após o recesso parlamentar

Vereador Cássio lamenta o falecimento da líder comunitária Nena

O vereador Cássio Reis (PSDB), ainda no pequeno expediente desta primeira Sessão Ordinária após o recesso parlamentar desta legislatura, lamentou o falecimento na cidade no Rio de Janeiro na última sexta-feira (26) da líder comunitária Alcionalda Pereira (Nena) moradora do povoado Macaúba, em seu discurso lembrou da determinação da líder comunitária e da sua candidatura em 2008 na coligação que reelegeu o prefeito Luís da Amovelar. O parlamentar solicitou ainda que a presidência da Câmara Municipal envie votos de pesar aos familiares da líder comunitária .


O retorno do cursinho pré-vestibular

O parlamentar governista Riba Maia (PSC) anunciou durante discurso ainda no pequeno expediente a retomada do Cursinho Pré-vestibular Municipal já para a primeira quinzena deste mês (provavelmente até o dia 10). Segundo Maia a nova fase do projeto será administrada através de uma empresa terceirizada a ser escolhida através de licitação (?), mas informou que a ex-secretária municipal de Educação, Simone Salazar, será a responsável por sua reimplantação.



Espaço para o comércio informal e apresentações

Wllisses Muniz (PMDB) apresentou uma indicação solicitando ao executivo municipal a disponibilização de espaço físico para o comércio informal e a realização de atividades culturais, especialmente musicais, no local onde se encontra atualmente a Praça Ayrton Sena e onde a prefeita promete construir uma academia popular. Durante a discussão desta matéria Cássio Reis disse que Ricardo Murad pretende apenas garantir condições (inclusive financeiras) para a sua reeleição ao parlamento estadual com a alocação de recursos da Secretaria de Estado de Saúde - SES para o município de Coroatá.

Ainda durante a discussão da matéria de autoria de Wllisses Muniz, Raimundo Diogo (PT) declarou que é contraditório que um parlamentar tenha votado na sessão anterior contra a manutenção de um espaço comum à população (referindo-se ao projeto que autorizou a doação do Centro Comunitário) volte um sessão depois reivindicando a construção de um espaço coletivo.


Josean Veras (PSC) reivindica consultório odontopediátrico

A implantação de um consultório odontopediátrico na maternidade (?) e um consultório odontológico plantonista nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento - UPA ou no Hospital Macrorregional foi objeto de defesa do vereador Josean Veras (PSC) em indicação de sua autoria, sendo a mesma muito criticada pelos oposicionistas. "Não que sejamos contra o projeto, pelo contrário, mas como pedir a implantação de consultório odontopediátrico e outro para emergências diante da deficiência do atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde?", indagou Cássio Reis (PSDB). A indicação foi aprovada com uma emenda da vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB) pedindo a aquisição de uma unidade móvel de odontologia.


Destino de recursos 

O vereador Marcelo Moura (PTC) apresentou uma indicação solicitando que a prefeita Teresa Murad (PMDB) encaminhe aquela Casa o extrato bancário do Banco do Brasil datado do 1º dia do mês de janeiro de 2013 referente aos depósitos do último mês da administração do ex-prefeito Luís da Amovelar (PT). Moura disse que com sua indicação pretende saber o destino dos últimos recursos que caíram nos cofres municipais. "Alguém precisa prestar esclarecimentos, seja o ex ou a atual gestora, o que não se pode é deixar a população sem respostas, pois somente a última parcela dos repasses do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB totalizaram 3 milhões de reais", disse o autor da proposta.


Estação de história

A vereadora Lourdinha Pereira (PCdoB) apresentou uma indicação solicitando ao Poder Executivo a recuperação do que ainda restam dos prédios das estações da Estrada de Ferro que corta o município de Coroatá (sede e Pau-de-Estopa), na ementa sugeriu que as antigas instalações fossem transformadas em um museu.

Estrada para povoados

Juscelino Araújo (PT) indicou a construção de estrada para atender as necessidades dos povoados Taboca e Dominguinhos, localizados na zona rural de Coroatá.

Locação de veículo para transporte emergencial no povoado Macaúba

Cássio Reis (PSDB) apresentou indicação solicitando à Secretaria Municipal de Educação - SEMUS a locação de veículos que atendam as necessidades dos moradores do povoado Macaúba e localidades vizinhas para que sejam utilizados para a transferências emergenciais quando necessário, pois a Unidade Básica de Saúde daquela comunidade rural continua fechada após 7 meses de administração, mesmo com funcionários recebendo sem prestar atendimento. Este assunto será tratado com mais profundidade em uma postagem no blog do vereador Cássio Reis, clicando aqui.

Maia cobra segurança

O parlamentar governista Riba Maia (PSC) apresentou uma indicação solicitando à prefeita municipal, Teresa Murad, a colocação de um portal luminoso em todas as entradas da cidade, destacando algumas informações referentes ao município (nome, população e outros). Na mesma matéria pediu a prefeita a reabertura das guaritas localizadas nas entradas da cidade, Maia disse ao Coroatá de Verdade a prefeita não tem mais motivos para continuar com as guaritas fechadas, já que a Guarda Municipal voltou a atuar.

Cidadania pra quem?

O projeto mais polêmico do dia não foi colocado em votação, sendo encaminhado (desnecessariamente) para a Comissão de Constituição Justiça e Redação Final - CCJ, trata-se do projeto de resolução que concederá o título de cidadania coroataense ao Picolé de Chuchu, ou melhor, Luís Fernando da Silva (PMDB), mas se fosse colocado em votação na ocasião certamente seria reprovado já que o governo encontrava-se em minoria naquela momento. Mas certamente o Bloco de Governo fará uma articulação que permitirá a aprovação do projetos, não sem antes enfrentar caloroso debate com a oposição que não deixará a matéria passar facilmente.

E o doutor?

E novamente o Dr Naldo (PSDB) entrou mudo e saiu calado, mas desta vez não esperou nem mesmo para votar nos projetos dos seus correligionários.