quarta-feira, 10 de julho de 2013

O ex-vereador Ciba troca PT por PCdoB após 21 anos de militância

O ex-vereador Sebastião Araújo, o Ciba, entregou na manhã desta quarta-feira (10) através da sua assessoria ao presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Diôgo, o seu requerimento de desligamento da legenda após longos mais de duas décadas de dedicação e trabalho prestado as trincheiras petistas, tendo sido seu único partido até então. O mais novo ex-petista apresentou em seguida ao Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – PCdoB o seu pedido de filiação e participará já neste sábado (13) de reunião com a equipe que coordenará campanha do pré-candidato da oposição ao governo do estado, Flávio Dino.

Durante o período em quem foi filiado ao PT, elegeu-se parlamentar por três mandatos consecutivos (2000, 2004 e 2008), tendo concorrido eleições para prefeito de Coroatá (1996) e deputado estadual (1998), sendo um dos personagens cruciais nas duas vitórias da esquerda coroataense. Ao final do mandato em 2012, Ciba corajosamente abdicou do direito de concorrer ao seu quarto mandato parlamentar, mesmo depois de ter exercido a presidência da Câmara por quatro anos ininterruptos e dos altos índices de aprovação popular.

Segundo o ex-petista os três mandatos foram suficientes para colocar em prática o que acreditava e decidiu então dedicar-se a sua empresa, a cerâmica Barro Nobre. “Se três mandatos não foram o suficiente para alcançar os meus anseios de servir ao povo de minha cidade, não seria um quarto mandato que mudaria esta situação”, disse Ciba ao Coroatá de Verdade e relatou ainda aos nossos repórteres a sua decepção com a função parlamentar, com o jogo da política e principalmente com a chegada do PT ao poder.

Eleições 2014 - Apesar das decepções, Ciba acredita que a política ainda é o único caminho para provocar a mudança, portanto, não se afastará das atividades políticas, porém descarta qualquer possibilidade de disputar a cargos eletivos. Nas próximas eleições o mais novo comunista desempenhará uma função importantíssima na campanha para governo do estado, quando à convite do próprio Flávio Dino coordenará o partido e ações da sua campanha na região dos Cocais.

Atualização: A data utilizada para cacular os anos de militância do ex-petistas (20.03.1992) é referente ao a implantação do sistema de filiação eleitoral (Filiaweb) constante naquele sistema, mas o blogue apurou que a adesão de Ciba Araújo ao PT ocorreu muitos anos antes (1986).