sexta-feira, 31 de maio de 2013

Senado: Pesquisa coloca Oposição na frente de Roseana Sarney

Do Blog Marrapá
São cada vez mais desesperadoras as perspectivas do clã Sarney para as eleições de 2014. Como se já não bastasse a vantagem astronômica do presidente da Embratur em relação a candidatura oficial ao governo, agora Roseana Sarney tem que enfrentar mais um agravante: o fato de ser superada pelos pré-candidatos da oposição ao Senado.

Sondagem de intenção de votos contratada pela oligarquia mostra a governadora com apenas 40% na preferência do eleitorado, atrás de nomes como Roberto Rocha (PSB), Zé Reinaldo Tavares (PSB), Eliziane Gama (MD) e Domingos Dutra (PT/Rede), que juntos chegam fácil à casa dos 45%.

Os números caíram como uma bomba na cabeça da filha de José Sarney, que não consegue reverter a tendência de queda nem com o fiascante “Governo Itinerante” – movimento que percorre o interior do estado na tentativa de promover ela e Luís Fernando Silva.

A rejeição a Roseana, somada a fatores como a insatisfação do povo maranhense e competitividade dos quadros da oposição, preocupa aliados, que tentam a todo custo dissuadi-la da ideia de abandonar o governo para concorrer ao Senado. Consideram suicídio eleitoral. O próprio Picolé de Chuchu já bateu o pé e condicionou a sua candidatura à permanência dela no Palácio dos Leões.

Para os analistas palacianos a conta é simples: como apostar na viabilidade de Roseana se quem leva vantagem na disputa à sucessão se apoia em um discurso que atinge em cheio as administrações dela?

Eles consideram que a definição em torno de um único nome apoiado por Flávio Dino fortalecerá ainda mais a oposição, expondo a governadora ao risco de ser duplamente humilhada nas urnas.