De acordo com os números, atualmente temos 1,7 milhão de pessoas indígenas, o que representaria 0,83% do total da população brasileira.
A região com maior presença de indígenas é a Norte, com 45% dos indígenas brasileiros. Já a região Nordeste, que vem logo atrás, tem 31% dos indígenas.
Entre os estados, o Amazonas lidera com 29% do total da população indígena do Brasil, ou seja, cerca de 491 mil. Logo depois aparecem dois estados do Nordeste, o Bahia com 230 mil e o Maranhão com 57.214 indígenas.
No Maranhão, esse número representa corresponde a apenas 0,84% da população maranhense. (Cabe ressaltar que, segundo o Censo 2022, a população quilombola corresponde a 20,26% dos habitantes do estado).
O levantamento mostra que, nos últimos 12 anos, o Maranhão obteve um crescimento de 40,27% no número de pessoas indígenas vivendo dentro de Terras Indígenas.
A Terra Indígena Cana Brava/Guajajaras, entre as cidades de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú e Barra do Corda, é a mais populosa do Maranhão e uma das dez mais populosaO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira (07), liberou a divulgação de novos dados do Censo 2022, agora referente a população indígena no Brasil
Fonte: Blog do Jorge Aragão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário