quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Escutec: Weverton 22%, Brandão 19%, Edivaldo 12%; Dino lidera para o Senado com 47%




Do Imirante – O Instituto Escutec trouxe a primeira pesquisa de intenção de votos para o governo do Maranhão, Senado e Presidência da República. Foram 2 mil eleitores ouvidos nos dias 17 a 22 de fevereiro. O registro da pesquisa está com o número MA 03951/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No cenário estimulado para o governo do Maranhão, o senador do PDT Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) estão em empate técnico.

No levantamento foram ouvidos 2 mil eleitores em todas as regiões do Maranhão. E no cenário estimulado, o senador Weverton Rocha aparece com 22%. Ele é seguido por Carlos Brandão com 19%. Pelos números, considerando a margem de erro, é possível avaliar um empate técnico entre os dois primeiros colocados.

Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), com 12%. Na sequência estão Roberto Rocha (sem partido) com 11%, Lahesio Bonfim (PTB) 11%, Josimar de Maranhãozinho (PL) com 5%, Simplício Araújo (SD) com 2% e Ernilton Rodrigues (PSOL) não pontuou.

Dos indecisos, somaram 9% nenhum dos candidatos e não souberam e não responderam 14%.


Rejeição para governo

Do cenário de rejeição, o maior percentual é de Josimar de Maranhãozinho com 23%. Ele é seguido por Roberto Rocha com 16%, Weverton Rocha com 15%, Carlos Brandão com 14%. O prefeito de São Pedro dos Crentes aparece com 12% de rejeição e Edivaldo Júnior com 6%. O exsecretário Simplício Araújo e Enilton Rodrigues aparecem com rejeição de 1% cada.

Disputa para o Senado

Na disputa para a única vaga de senador, o governador Flávio Dino (PSB) lidera no cenário consultado. O socialista aparece com 47% da preferência do eleitorado. Ele é seguido pelo senador Roberto Rocha com 23% e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (ainda do PCdoB) com 9%. A pré-candidata do PSOL, Antônio Cariongo do PSOL não pontuou.

A pesquisa pediu ainda a rejeição entre os possíveis candidatos aos Senado. O senador Roberto Rocha, se fosse disputar a reeleição, seria o mais rejeitado com 19%. Ele é seguido por Flávio Dino que aparece com 13%, Othelino Neto com 8% e Antônia Cariongo com 5%. Roberto Rocha tem maior rejeição.



Presidência da República

Na disputa pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcança 60% das intenções de votos contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seguida vem o exjuiz Sergio Moro (Podemos) com 6%, o pedetista Ciro Gomes com 5%, o governador de São Paulo, João Dória, com 1%, e Alexandro Vieira, André Janones, Felipe d’Ávila, Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tébet (MDB) não pontuaram.

Considerando a rejeição, Bolsonaro tem maior rejeição com 55% seguido por Lula com 18%, Moro com 10%, Ciro Gomes, 5%, mesmo percentual de João Dória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário