terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Em crise, prefeitura do Rio de Janeiro suspende todos os pagamentos




O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), suspendeu todos os pagamentos que seriam realizados pelo município.

A resolução, publicada no Diário Oficial do Município que circula nesta terça-feira (17), é assinada pelo secretário de Fazenda, Cesar Augusto Barbiero, e já tem efeito desde as 14h desta segunda (16).

Segundo comunicado da prefeitura, o objetivo da medida é ajustar o caixa municipal em razão dos “arrestos determinados pela Justiça do Trabalho para pagamento de salários atrasados de funcionários terceirizados da saúde municipal”.

A gestão Crivella informou ainda que a suspensão dos repasses é “pontual e pode ser revertida a qualquer momento”.


O Rio de Janeiro vive uma crise financeira na área da saúde sem precedentes.

Na esfera municipal, a carência de profissionais e de insumos é a principal crítica de médicos. “Nunca vi a situação deplorável como está”, afirma o ginecologista e obstetra Raphael Câmara, conselheiro do Cremerj (Conselho Regional de Medicina).

No âmbito estadual, onde a crise começou primeiro, em 2015, com o desajuste das contas públicas, a situação já está mais controlada, mas reclamações de pacientes persistem. Uma comissão chegou a ser criada em 2018 para reavaliar protocolos depois que uma paciente morreu no Hospital Getúlio Vargas, superlotado, por falta de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário