terça-feira, 19 de junho de 2018

Palestras sobre empreendedorismo reforçam a importância do mercado interno em seminário de Imperatriz



Empreendedorismo local, posições estratégicas dentro do cenário econômico atual, desafios e mecanismos para elevar a produtividade e competitividade foram alguns dos temas que nortearam as palestras que integraram a programação do Seminário Mais Desenvolvimento: Mercado Interno, realizado recentemente, em Imperatriz.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, com a organização das Secretarias de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, visando fomentar oportunidades de diálogos e debates com os principais nomes do empreendedorismo do país.

O proprietário do Grupo Mateus, Ilson Mateus, que falou sobre empreendedorismo e o crescimento de sua empresa ao longo dos anos, destacou o novo Centro de Distribuição do grupo, que contou com o apoio do Governo do Estado e que gera milhares de empregos.

“Nossa expansão é resultado de muito planejamento e investimentos em logística. Nos preparamos para dar passos mais largos, sem perder também o foco em capital humano. Com base nesse tripé temos mantido o equilíbrio e conseguido aproveitar oportunidades para gerar novos negócios”, disse.

Felipe Carneiro, sócio da Ambev, que conduziu a palestra ‘Empreendedorismo de resultado: De filho de padeiro a sócio da maior cervejaria do mundo’ no primeiro dia de evento, acredita que os acordos auxiliam no fortalecimento e crescimento da economia e destacou como a harmonia entre empreendedor e governo podem impulsionar melhores resultados.

“Eu acredito que o único jeito da economia crescer é realizando eventos como esse, que trazem exemplos. É uma excelente iniciativa do Governo aproximar os empreendedores dos diálogos, onde eles podem externar as suas insatisfações e indicar aonde querem chegar. Só existe um jeito de avançar, e esse jeito é com união. Se não for junto, ninguém vai conseguir superar nenhuma crise e problema”, pontuou Carneiro.



O secretário da Seinc, Expedito Rodrigues, reforçou a intenção das palestras no seminário. “Nosso objetivo com as palestras foi incentivar e incrementar os negócios locais, levar uma base de sustentação para estratégias que puderam surgir com o evento, além de motivar, claro, os muitos empresários que participaram. Tivemos grandes exemplos se apresentando à nossa classe e eu acredito que isso auxiliará no nosso desenvolvimento”.

A diretora presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, avaliou o novo momento que o Maranhão está vivendo com a iniciativa. “Essa disposição do Governo em planejar um estado em conjunto, ouvir os desejos e anseios da sociedade em prol do desenvolvimento é o que de fato pode levar o Maranhão a caminhos diferentes, a se tornar um estado moderno e ampliar a competitividade tão necessária para que o estado chegue ao topo”.

Também ministraram palestras, o economista chefe do Banco do Brasil, Ronaldo Távora; o empreendedor Sérgio Damasceno; o administrador de empresas, Claudio Forner e o secretário Expedito Rodrigues, que proferiu a última palestra ‘A força do mercado maranhense’, apresentando dados e oportunidades de negócios nas cadeias produtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário