No total, 845.817 estudantes de 4.011 escolas públicas e particulares do Maranhão se inscreveram para a OBMEP 2018. Estes números representam um aumento na ordem de 6,95% a mais que em 2017, quando 830.965 alunos de 3.874 escolas garantiram a participação na Olimpíada.
A OBMEP 2018 é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.
Essa é a maior olimpíada estudantil do país, e reúne estudantes de todos os estados brasileiros. Foi criada com o intuito de estimular e testar o raciocínio lógico e o pensamento matemático dos estudantes.
No Centro de Educa Mais Jornalista João Francisco Lisboa (Cejol), 1.728 estudantes estão inscritos para fazer a prova nesta terça-feira. Isto representa 100%.
“O nosso objetivo é, cada vez mais, preparar os nossos alunos para a excelência acadêmica. E estas olimpíadas representam um grande valor para os nossos alunos. Não sabemos qual será o resultado, mas esperamos que seja o melhor possível. As provas da OBMEP problematizam situações cotidianas, o dia a dia do aluno. E isso é que queremos para o ensino. Estamos muito esperançosos”, disse a professora Regina Pereira, gestora geral da escola.
Também, no Centro de Ensino Maria José Aragão, 100% dos estudantes foram inscritos, um total de 852 estudantes dos três turnos.
“A OBMEP é marcante na educação brasileira. A importância dela se dá porque estimula os alunos a participarem de eventos que possam melhorar o desempenho deles na escola. E os alunos se mostram cada vez mais interessados em participar, porque além de aprimorar o conhecimento, tem ainda a premiação que, de certa forma, tem reflexo na autoestima deles, no desejo de crescer, de ter mais conhecimento. Então, daí a importância da Olimpíada de Matemática”, destacou Wilson Chagas, gestor geral do C.E. Maria José Aragão.
Para o secretário de Educação Felipe Camarão, é fundamental estimular a participação dos estudantes na OBMEP.
“Nos últimos quatro anos estamos vendo crescer o interesse dos professores e dos alunos em participarem da OBMEP. E a Seduc tem fomentado essa participação, por entender que, quanto mais os nossos estudantes estimularem o raciocínio lógico, mais resolutivos eles serão. E, consequentemente, maior será a capacidade que eles terão em resolver situações de suas próprias vidas. Além disso, é conhecimento que eles estarão agregando para a vida toda”, pontuou Felipe Camarão.
“Nós queremos agradecer aos gestores escolares, professores e aos nossos queridos alunos pelo empenho para participar da OBMEP. E dizer que estamos todos na torcida pelo bom desempenho de todos. Uma ótima prova”, finalizou o secretário.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da Matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil. Seu intuito, em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades a alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado.
A OBMEP é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das Secretárias Estaduais de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário