terça-feira, 29 de agosto de 2017

Estudantes de seis escolas de Coroatá participam da 12ª edição do Tour Jovem Cidadão 2017






Em sua 12ª edição em 2017, o projeto ‘Tour Jovem Cidadão’, proporcionou mais um dia de turismo educativo a jovens maranhenses. Dessa vez, 40 estudantes de seis escolas do município de Coroatá, a 247 km de São Luís, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão, através de um tour por vários equipamentos históricos e culturais da capital maranhense.
Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.
Filmes, palestras, e visitas a espaços como, o Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite, além de museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.
Para a estudante Aline Eduarda, de 15 anos, o Tour Jovem Cidadão foi um dia de descobertas e redescobertas. É que a jovem é natural de São Luís e após 5 anos morando em Coroatá, teve a oportunidade de retornar a sua cidade natal e ainda rever espaços que há anos não via e visitar outros que ainda não conhecia. “Sou natural de São Luís e participar dessas visitas está sendo bom demais, porque estou matando a saudade de locais que fazia tempo que não visitava e também conhecendo outros que ainda não conhecia, como os museus”, relatou.
A secretária da Juventude, Tatiana Pereira ressaltou o caráter educativo do Tour Jovem Cidadão. Para Tatiana, as visitas despertam nos estudantes, uma relação forte entre turismo e educação, aprofundando o conhecimento sobre a história de São Luís e do Maranhão. “Ao garantir o acesso dos jovens aos equipamentos culturais, o Tour Jovem Cidadão proporciona que estes jovens criem uma relação mais próxima entre a cultura do seu estado com a sua vida escolar de formação cidadã”, comentou.
Roteiro 

A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ Coroatá teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense e assistiram a um filme sobre a história e cultura de São Luís e do Maranhão. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã, foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.
No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
Turismo educativo
Com a edição de Coroatá, chega a mais de 800 jovens beneficiados com o turismo educativo proporcionado pelo projeto Turismo Jovem Cidadão em 2017. Até o fim do ano, serão realizadas mais 13 edições. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário