terça-feira, 15 de setembro de 2015

Gestores Regionais de Saúde do Estado participam de capacitação



Teve início nesta segunda-feira (14), a ‘Oficina para Fortalecimento da Gestão das Unidades Regionais de Saúde do Maranhão’, que acontecerá até a próxima sexta-feira (18), no auditório do Convento das Mercês.

A capacitação é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde e irá capacitar profissionais das 19 regionais do Estado para ampliar o conhecimento em saúde e estimular os responsáveis pelo seu processo de trabalho.

“Cada gestor é um representante da SES em sua região. Eles devem observar todas as ações do Sistema Único de Saúde e as propostas dessa gestão que envolve diretamente a Atenção Básica. Essa oficina é uma oportunidade de reforçar os conhecimentos, para aperfeiçoar o desenvolvimento de técnicos capacitados”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco.

Diversos temas estão sendo levantados para fortalecimento da gestão das regionais de saúde. Na abertura, o secretário Adjunto de Atenção Primária, Arnaldo Garcia, apresentou as prioridades de governo e o papel das Unidades Gestoras.

“Fortalecer a atenção primária, a vigilância em saúde e os sistemas de informação do sistema de auditoria, controle, avaliação, regulação em saúde, é um processo relevante. São diversas abordagens, trabalhando de forma expositiva e com atividades em grupo, pois muitos são profissionais recém chamados para desempenhar essa função nas respectivas regionais. Precisamos fazer o levantamento de todos os dados pertinentes à saúde, para que a intervenção seja feita em parceria com os municípios”, afirma Arnaldo Garcia.

O coordenador geral das 19 regionais de saúde, Otaviano Gomes, esclarece que reunir todos os coordenadores em 40 horas de oficina é a forma de conseguir pautar de maneira geral, os aspectos que influenciam a qualidade do serviço público de saúde em todos os municípios do Estado. “Na oficina é elaborado o ‘Plano de Ação das Regionais de Saúde com Foco nas Prioridades’ que será desempenhado em cada localidade. Em relação à saúde todo dado é importante para definir uma linha de trabalho. Atualmente, o que está sendo ainda mais fortalecido para ser desenvolvido nas regionais de saúde é a Atenção Básica, no qual vemos que a atual gestão está focada em fazer um trabalho diferenciado e necessário para o desenvolvimento do Maranhão”, disse o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário