Participam da sessão apenas pacientes da Clínica Médica com liberação por apresentarem condições de saúde que permitem a saída dos leitos. A iniciativa tem por objetivo humanizar o atendimento do hospital, levar alegria e bem-estar aos pacientes, de forma a contribuir com o tratamento.
Segundo a Psicologia da Saúde, o paciente não pode ser visto apenas como alguém em busca de um tratamento médico, mas sim como uma pessoa que possui subjetividade e que através de intervenções psicológicas, terá a melhoria de seu bem-estar, visto que a internação é por si só desencadeadora de quadros ou reações mentais de baixa-estima. “Através desses momentos eles se sentem melhores, esquecem que estão em ambiente hospitalar e, com certeza, ficam mais felizes, o que reflete na resposta do organismo ao tratamento”, explica a coordenadora de reabilitação, Ana Carolina Marques.
A escolha do filme foi feita pelos pacientes, os quais optaram por uma temática leve e animada. Gleidiane Silva se emocionou durante a sessão. “Foi muito bom poder assistir ao filme! Voltei para o quarto mais alegre”, contou a paciente. O senhor Francisco Antônio de Sousa, internado há três semanas, também elogiou o projeto. “Ter a exibição de filme aqui no hospital nos animou e distraiu”, ressaltou. Segundo NeusifranVatanape, acompanhante de um dos pacientes, é visível a melhora na autoestima deles. “Essa interação ajuda a aliviar a rotina e os deixam mais descontraídos”, avaliou.
A ideia foi tão bem recebida, que a direção do hospital e a coordenação do projeto pretendem colocá-lo em prática uma vez por mês, no auditório Dr. Wellington Silva Mendes, localizado no HCM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário