terça-feira, 16 de junho de 2015

Hemomar realiza campanha de incentivo à doação de sangue no período junino


Com o tema “Doar sangue faz parte da brincadeira. Salve vidas!”, a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), iniciou, nesta segunda-feira (15), campanha de incentivo à doação de sangue para reforçar o estoque no período junino.
Geralmente, nessa época do ano há uma redução no número de doações. No entanto, a demanda tende a aumentar o que torna necessária uma mobilização para manter a quantidade de bolsas de sangue doadas rotineiramente, que atualmente é de 180 por dia.
“O banco de sangue sempre está precisando de doação. Ao longo dos anos o número de pessoas que doam constantemente cresceu, mas é importante que a população saiba que a necessidade de transfusões também aumentou. Por isso, estamos fazendo essa mobilização nesse período de festa, que costuma cair em até 30% o número de doações”, afirma a chefe do setor de captação, Maria do Socorro Ferreira.
A campanha foi lançada após o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Como parte do início da programação, foi realizada uma ação de divulgação sobre doação de sangue no Shopping da Ilha, esclarecendo sobre quem pode ser um doador e a importância desse gesto capaz de salvar centenas de vidas.
Uma equipe de coleta externa do Hemomar estará em diferentes pontos durante a campanha, facilitando o acesso daqueles que não podem se deslocar até o ponto oficial de coleta, sede da Hemomar, no bairro da Jordoa. Nestas quarta (17) e quinta-feira (18), a equipe estará no município de Vargem Grande. No dia 20, a ação de coleta será realizada na Igreja Batista Shalon, no bairro do Cohatrac. No dia 23, um ponto de coleta será disponibilizado na Praça Deodoro e, nos dias 25 e 26, no município de Pinheiro.
A assistente social Ediane Santos é doadora há seis anos. Aproveitando a campanha, ela esteve na segunda-feira realizando a captação. “Quando doamos sangue estamos exercendo o amor ao próximo. Não nos custa nada e para quem recebe custa a possibilidade da vida. É com esse intuito que venho ao Centro, para ajudar quem precisa”, disse a assistente social.
Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é resposto pelo organismo em 24h (parte líquida).
Critérios para doação
Todas as orientações podem ser disponibilizadas através do disque-sangue (3216-1134) ou na sede do Hemomar. Mas, basicamente, além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam do consentimento formal do responsável legal, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
Além disso, há impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário