segunda-feira, 2 de março de 2015

Governo amplia em 60% capacidade de atendimento cirúrgico no Hospital Infantil

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos ganhou mais 20 novos leitos e serão realizados mutirões para cirurgias pediátricas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou na manhã deste sábado (28) mais 21 leitos pós-cirúrgicos, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, ampliando a capacidade para o atendimento de cirurgias infantis em até 60%. Além da entrega dos leitos, o hospital realiza, neste fim de semana, o 1º Mutirão Cirúrgico Pediátrico do Maranhão, que atenderá 31 crianças, com as mais diversas patologias, com o objetivo de diminuir a lista de espera que têm mais de 250 pacientes, acumulada durante os últimos anos.

A ampliação de leitos e do atendimento no Hospital Juvêncio Matos com a realização de mutirões de cirurgias eletivas integra o conjunto de medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino para melhorar os serviços de saúde publica do Estado, que criou a Força Estadual de Saúde visando ampliar atendimento na atenção básica.

O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, relatou que a ampliação dos leitos foi determinação emergencial do governador Flávio Dino e frisou que criança é prioridade expressa para a gestão estadual. Ele ressaltou o processo de mutirões que está sendo implementado por meio do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, para que seja reduzida a fila de espera por cirurgias eletivas.

“Nos dói muito saber que as crianças que precisam de intervenção cirúrgica estavam tendo que esperar ao longo dos anos. Mesmo sabendo que se tratam de procedimentos eletivos, ou seja que não são de caráter emergencial, mas é importante ressaltar que causam sofrimento, e a missão de uma Secretaria de Saúde é aliviar o sofrimento das pessoas e manter a qualidade de vida da população. É por isso que nós estamos aqui em um sábado e vamos trabalhar durante todo o final de semana para atender 31 crianças”, afirmou Marcos Pacheco.

Segundo Cláudio Rezende, diretor do hospital, o Juvêncio Mattos atende pacientes pediátricos, na faixa etária de 0 a 14 anos, em quase todas as especialidades, dentre elas a pediatria geral, cirurgias, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia e gastrenterologia. Ele disse que as cirurgias são realizadas pelas mais diversas patologias e as mais comuns em crianças são as hérnias umbilicais, hérnias inguinais e as fimoses.

“O nosso atendimento gira em torno de 4 mil crianças por mês, e para os casos cirúrgicos a demanda pode variar de 250 a 300 cirurgias/mês. Com essa abertura teremos em média 21 leitos de cirurgia infantil, que será suficiente não só para os procedimentos emergenciais, oriundos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como também para as cirurgias eletivas, nos destacando como o pioneiro e único no estado a realizar tal procedimento. Com a atenção dada pelo governador Flávio Dino na parte da cirurgia pediátrica estamos aumentando a nossa capacidade cirúrgica em quase 60% e a intenção é extinguir a lista de espera até o mês de setembro, com mais dois ou três mutirões”, explicou Cláudio Rezende.

A autônoma Almira Abrantes, de 43 anos, mãe do pequeno Josué Abrantes da Costa, de 7 anos, contou que já está na lista de espera do Juvêncio Mattos há cinco meses. Ela disse que o filho que aguardava por uma cirurgia de fimose, foi chamado na sexta-feira (27), para se apresentar ao hospital para ser atendido no 1º Mutirão Cirúrgico Pediátrico do Maranhão. “A iniciativa do governador Flávio Dino foi de extrema importância para que o meu filho deixasse essa lista e fosse atendido, essa espera nos causava dor e ansiedade”, disse ela.

Sobre o hospital
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, foi inaugurado no início da década de 40 pelo pediatra emérito do Maranhão, Odorico Amaral de Mattos, que deu o nome do seu pai ao local – Juvêncio Mattos, e desde então o hospital teve a característica de atender pacientes pediátricos, na faixa etária de 0 a 14 anos.

Atualmente a unidade é administrada pelo Governo do Estado, sendo o único hospital da rede a realizar cirurgias pediátricas eletivas. Junto com a Maternidade Benedito Leite, o Juvêncio Mattos integra o Complexo Estadual Materno-Infantil em São Luís, e dispõe de 100 leitos, incluindo clínica pediátrica e cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo e Pediátrica, além dos ambulatórios geral e de especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário